english-vowels

Você Sabe Pronunciar Vogais Americanas? Aprenda Aqui!

Wtht vwls w wld hv n lngg.

Uau, o quê?!

Isso é o que acontece quando você remove todas as vogais de uma frase. O que tentamos dizer é…

Without vowels, we would have no language.

A letra mais comum no idioma inglês é a letra E , uma vogal.

As vogais O , I e A também estão entre as sete principais letras mais usadas em inglês. Precisamos de vogais para formar palavras – sem elas, outras letras ficam quase impossíveis de pronunciar.

Infelizmente, as vogais também são uma das partes mais difíceis do inglês quando se trata de pronúncia. Parece que há tantas maneiras de dizê-las!

A boa notícia é que na verdade existem apenas algumas maneiras diferentes de pronunciar vogais. O verdadeiro truque é saber quando usar cada som.

Você encontrará um guia abrangente sobre o uso de vogais em inglês na parte inferior deste post. Primeiro, porém, vamos conhecer algumas vogais.

O que é uma vogal?

A resposta simples para a pergunta acima é: vogais são as letras A , E , I , O , U e às vezes Y.

Todas as outras letras do alfabeto Inglês são consoantes. Você já deve saber disso, já que é algo que a maioria das pessoas simplesmente memoriza.

Já se perguntou por que essas letras são vogais?

Faça um som de ‘E’ em voz alta. Agora coloque sua língua entre os dentes ou no céu da boca e tente novamente. E agora feche a boca e tente mais uma vez. É difícil – quase impossível – fazer esse som quando há algo como seus lábios ou sua língua no caminho, não é?

Isso é o que as vogais são: Sons que você faz sem alterar o som ou o ar saindo da sua boca.

Os sons de consoantes, por outro lado, são feitos colocando sua língua ou lábios de uma certa maneira. Isso bloqueia o ar que sai da sua boca quando você fala, transformando-o em um som específico.

Quando vogais são colocadas entre consoantes, todos os sons se juntam e uma palavra é formada.

Vogais são a chave para corrigir a pronúncia

Algumas consoantes, como G e C , têm dois sons diferentes, mas são exceções. A maioria das consoantes da língua inglesa soa exatamente como você espera. A letra B tem som de ‘B’ e a letra D tem som de ‘D’. Não fica muito mais simples que isso!

As vogais, no entanto, são um pouco diferentes. Vogais têm algumas pronúncias diferentes, que podem mudar o significado de uma palavra ou apenas soar “errado” para um falante nativo. Se você tiver problemas de pronúncia, há uma boa chance de que, ao consertar suas vogais, você conserte muitos dos seus problemas de pronúncia.

Um som de vogal para cada ocasião

A maioria das vogais tem duas pronúncias, um som longo e um som curto .

Vogais também mudam seu som com base em onde estão localizadas em uma palavra, em quais letras estão ao seu redor e, às vezes, até de que idioma a palavra se origina.

Felizmente, existem algumas regras e dicas simples que você pode lembrar para tornar as pronúncias de vogais mais fáceis.

Tente dizer estas palavras em voz alta:

bat

bet

bot

but

Como esses sons são diferentes? E quanto a estas palavras:

bait

beet

boot

boat

Se todas as palavras parecerem iguais em voz alta, ou se você não souber como pronunciá-las, não se preocupe – no final deste artigo, saberá exatamente como elas soam!

Antes de começar

Quando estiver praticando sua pronúncia, tenha um espelho próximo. Quando estiver fazendo sons de vogais, o formato da sua boca é muito importante para fazer o som certo.

Você também precisa estar ciente de onde sua língua está para cada som. Experimente um pouco fazer sons enquanto move sua língua ao redor de sua boca. Vai parecer algo bobo, então divirta-se com isso – mas também ajudará você a ter uma idéia melhor de onde sua língua está em todos os momentos enquanto fala.

A figura 41 nesta página (na metade da página) mostra como sua boca deve estar quando você está fazendo sons de vogais. Um pouco acima na página, há um conjunto legal de imagens tiradas de uma pessoa ao dizer esses sons, para que você possa ver onde a língua está em cada caso.

Este gráfico simplificado também mostrará onde sua língua deve estar em sua boca. Se você está com dificuldade em dizer onde está sua língua, basta colocar um dedo (limpo) em sua boca e sentir ao fazer o som. (Talvez você também deva fazer isso em algum lugar privado, para que não fique muito estranho!).

Você pode praticar usando sua língua e boca um pouco mais antes de começar, com alguns exercícios bobos e divertidos. Mova sua boca de uma maneira exagerada para sentir a diferença nos sons de vogais, como neste vídeo. Ou faça alguns exercícios de língua como neste vídeo. Afinal, sua língua é um músculo!

Dominando os sons das vogais inglesas

Abaixo está uma lista de sons de vogais, como fazê-los e quando fazê-los.

Na maioria das vezes, as letras produzem seus próprios sons (isto é, a letra A tem som de ‘A’).

Em alguns casos raros, porém, um certo som é feito por uma combinação de outras letras (como quando o som de ‘A’ longo é feito pelas letras EI). Marcamos esses casos especiais com um asterisco – esse símbolo: *.

Lembre-se de que todas as regras têm exceções, que são ocasiões onde elas regras não se aplicam!

Sons longos de vogal

Som de ‘A’ longo

O som:

O som longo da letra A é o mesmo que seu nome: EI . Faça-o deixando sua boca em um formato amplo e estreito . Escute aqui.

Quando usar:

  1. Quando a letra A está perto do fim da palavra, seguida de uma consoante e depois de um ‘E’ silencioso. Por exemplo: fate, debate.
  2. Quando a letra A é seguida por outra vogal, incluindo a letra Y. Por exemplo: fail, maybe, maelstrom.

*3. Quando as letras EI são seguidas por GH silencioso. Por exemplo: weight, neighbor.

Exemplos:

No way! That dress is on sale for one day only, but I’m not able to fit into it!? I blame all that cake I ate yesterday.

Som de ‘E’ longo

O som:

O som longo da letra E é o mesmo que o seu nome: EE. Faça-o deixando sua boca em um formato muito amplo e estreito, com os dentes quase se tocando. Escute aqui.

Quando usar:

  1. Quando a letra E é seguida por outra vogal, geralmente um A ou um E. Por exemplo: feed, bleeding, appeal.
  2. Quando a letra E estiver perto do final da palavra, seguida por uma consoante e depois por um E silencioso. Por exemplo: eve, these.
  3. Quando a letra E estiver no final de uma palavra, mas não é silenciosa. Por exemplo: me , be.
  4. Quando a letra E for seguida por um Y no final de uma palavra. Por exemplo: monkey, money.

*5. Quando a letra Y estiver no final de uma palavra com mais de uma sílaba, ela leva o som de ‘E’ longo. Por exemplo: lady , funny.

*6. Quando as letras IE estão juntas em uma palavra. Por exemplo: believe, piece.

Exemplos:

I can’t believe this! Last evening I was pulling weeds in my garden and accidentally cut myself and started to bleed. It’s going to take a week to heal. Maybe gardening in the dark is not such a good idea

Som de ‘I’ longo

O som:

O longo som da letra I é o mesmo que o seu nome: AIY. Faça-o deixando sua boca em um formato neutro (não muito largo ou muito estreito, bem no meio termo), levemente arredondado. Escute aqui.

Quando usar:

  1. Quando a letra I é seguida por uma consoante e depois outra vogal. Por exemplo: ice, line, iris, dinosaur.
  2. Quando a letra I é seguida por um GH silencioso. Por exemplo: sight, night
  3. Quando a letra I é seguida por um E silencioso no final de uma palavra (isso permanece verdadeiro no tempo passado, quando a palavra for seguida por um D). Por exemplo: tie, lie, tried.

4, Quando a letra I é seguida por um S silencioso, especificamente nas palavras island” e “aisle”.

  1. A palavra ‘I’!

*6. Quando a letra Y estiver no final de uma palavra de uma sílaba, mesmo que seguida por um E silencioso. Por exemplo: try , my , bye.

Exemplos:

Last night, Mike and I tried to run nine miles but we only made it to one before my side started to hurt. Next time, we’ll just ride our bikes.

Longo de ‘O’ longo

O som:

O som longo da letra O é o mesmo que o seu nome: OH. Faça-o com sua boca em um formato arredondado, formando um círculo. Escute aqui.

Quando usar:

  1. Quando a letra O é seguida por uma consoante e depois outra vogal. Por exemplo: remote, oboe, nose.
  2. Quando a letra O é seguida por W. Por exemplo: bowl, elbow.
  3. Quando a letra O é seguida por outra vogal, incluindo a letra Y. Por exemplo: boat, poison, boy, toe.
  4. Em alguns casos, quando a letra O é seguida pelas letras ST (as exceções são lost, cost, frost e várias outras). Por exemplo: most, ghost.
  5. Quando a letra O é seguida por LD. Por exemplo: cold, bold, folder.
  6. Quando a letra O é seguida por UGH. Por exemplo:  though, dough.

Exemplos:

My friends went on a boat ride today. They left the coast and rowed to a little cove, where the foam was white and bubbly. By the time they got home, though, it was late and cold. I hope they won’t get sick!

Som de ‘U’ longo

O som:

O som longo da letra U é o mesmo que o seu nome: YU. Faça-o com sua boca em uma formato arredondado e movendo sua língua para perto de seus lábios. Escute aqui.

Quando usar:

  1. Quando a letra U é seguida por uma consoante e depois outra vogal. Por exemplo: cute, universe, music.
  2. Quando a letra U é seguida pela letra E ou I. Por exemplo: duel, clue, fruit.
  3. Na palavra “you“!

*4. Quando as letras EW aparecem juntas em uma palavra. Por exemplo: drew , jewel.

Exemplos:

I drew a huge unicorn on my wall. I wanted it to be cute but it came out looking confused instead, so I got mad and threw my paints at it. Now it looks more like a mule.

Sons curtos de vogal

Som de ‘A’ curto

O som:

O som curto da letra A é um ‘AH’ curto. Faça-o deixando sua boca em um formato estreito, com os lábios separados. Escute aqui.

Quando usar:

  1. Quando a letra A é seguida por uma única consoante no final de uma palavra, ou por duas consoantes. Por exemplo: cat, back, mattress.
  2. Na palavra “a“.

Exemplos:

My dad had a bat as a pet when I was young. One day he sat in my mom’s favorite hat and ruined it. I never saw him again.

Som de ‘E’ curto

O som:

O som curto da letra E parece que você não está impressionado com algo: EH. Faça-o com sua boca em um formato estreito, com os dentes juntos (mas sem tocar). Escute aqui.

Quando usar:

  1. Quando a letra E é seguida por uma única consoante no final de uma palavra, ou por duas consoantes. Por exemplo: bet, melt, letter.
  2. Na palavra “the” e a palavra “friend“.

Exemplos:

On the day of the wedding, Ted’s best friend gave him a hen as a present. He said it was for good luck, but I bet he just thought it was funny.

Som de ‘I’ curto

O som:

O som curto desta letra soa como um grunhido: IH. Faça-o deixando sua boca em uma formato neutro e fazendo um som na parte de trás da garganta. Escute aqui.

Quando usar:

  1. Quando a letra I é seguida por uma única consoante no final de uma palavra, ou por duas consoantes. Por exemplo: it, little, ship.

Exemplos:

I once saw a pig and a kitten living in an igloo… and then I woke up. What a silly dream!

Som de ‘O’ curto

O som:

Este som está em algum lugar entre um U e um O, soando como o que você diria se se machucasse: OW. Faça-o com sua boca em um formato ligeiramente arredondado, porém amplo. Escute aqui.

Quando usar:

  1. Quando a letra O é seguida por uma única consoante no final de uma palavra, ou por duas consoantes. Por exemplo: bother, stop, box.
  2. Quando as letras O ou A são seguidas por um U ou UGH. Por exemplo: cousin, trouble.

*3. Quando a letra A é seguida por R, T, L ou W. Por exemplo: bar, father, calm, paw.

Exemplos:

My cousin got into big trouble for leaving the cow outside at night. Luckily, there were no wolves or foxes nearby.

Som de ‘U’ curto

O som:

O som curto da letra U parece que você está pensando: UH. Faça-o deixando sua boca em um formato neutro, com os lábios próximos e a língua perto do fundo da boca. Escute aqui.

Quando usar:

  1. Quando a letra U é seguida por uma única consoante no final de uma palavra, ou por duas consoantes. Por exemplo: cut, butter.

*2. Quando as letras OO seguem um L. Por exemplo: flood, blood.

Exemplos:

During the flood last year I found a mutt in my backyard. I left an umbrella out for him and he stayed under it until the sun came out.

Outros sons de vogal

Os dois sons de ‘OO’

Muitos alunos de inglês (e nativos) não percebem que existem dois sons de ‘OO’.

Um desses é feito ao arredondar seus lábios em forma de ‘O’ e parece que você está impressionado com algo: OOO. Por exemplo: loot, boot, sue.

O outro é feito sem mover os lábios, mantendo-os em uma posição neutra, e soa mais como um UH macio. Por exemplo: foot, took, book.

O som ‘OO’ tem algumas outras pronúncias. Você pode ouvir exemplos aqui. Diga em voz alta para ouvir a diferença!

Não há uma maneira certa de saber qual usar – você apenas terá que aprendê-las.

Agora, olhe novamente a lista de palavras na seção “A Vowel Sound for Every Occasion”

Fale em voz alta mais uma vez. Você deve ser capaz de ouvir a diferença agora!

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.