verificacao-gramatical-ingles

8 Ferramentas de Verificação Gramatical em Inglês Perfeitas para Alunos de Idiomas

Todo mundo comete erros.

Todo estudante de línguas sabe disso.

O que é mais importante é encontrando seus erros e aprendendo como evitá-los no futuro.

Um verificador gramatical em inglês é uma das ferramentas mais úteis para essa finalidade.

Verificadores gramaticais ingleses mostram a você erros que você não teria notado de outra forma. Muitos deles até explicam o erro, então você aprende com ele.

Neste post, compartilharei algumas incríveis ferramentas de verificação de gramática e ortografia em inglês que ajudarão você a descobrir erros, comunique-se claramente e cresça como aprendiz de idiomas.

Lista de verificação de gramática inglesa

Quando você está revisando seu trabalho em busca de erros, você pode não ter certeza do que exatamente deve verificar. Memorizar esta lista rápida abaixo irá ajudá-lo a identificar e evitar alguns erros gramaticais muito comuns em inglês.

  • Ortografia e pontuação: Verifique se você digitou mal as palavras ou se perdeu uma sinal de pontuação, como um ponto final ou uma vírgula.

Isso significa que tanto o verbo quanto o assunto devem ser no singular ou no plural, conforme o caso. Por exemplo, se eu escrevi “Sally likes apples”, o sujeito da terceira pessoa (Sally) concorda com o verbo “gosta”.

  • Frases longas: Há uma razão pela qual os alunos são incentivados a escrever frases curtas. Mas se você preferir escrever frases longas e complexas usando várias cláusulas e conjunções, certifique-se de verificar seu trabalho pelo menos duas vezes, pois fica difícil identificar os erros.
  • Tempo: Certifique-se de que seu tempo é consistente por toda parte. Por exemplo, certifique-se de que você não começou a escrever no passado e concluiu no presente.
  • Singular/plural: Este é um erro comum. Às vezes, podemos ter usado a forma plural um substantivo quando pretendíamos usar o singular, ou vice-versa.

8 Ferramentas de Verificação Gramatical em Inglês Perfeitas para Alunos de Idiomas

Mas antes de começarmos, é importante lembrar: nenhum verificador gramatical de idioma é 100% exato. Embora possam ser extremamente úteis, não substituem os conceitos gramaticais ingleses.

verificacao-gramatical-ingles

Então, para aproveitar ao máximo seu verificador gramatical, faça parte de um programa de aprendizado completo. Por exemplo, você pode usá-lo com o FluentU para uma combinação poderosa. Isso porque o FluentU captura vídeos do mundo real – como vídeos musicais, trailers de filmes, notícias e discursos inspiradores – e os transforma em lições personalizadas de idiomas.

Use os vídeos, os flashcards e as legendas interativas da FluentU para construir seu vocabulário e reforçar seu aprendizado gramatical. Escreva frases de exemplo e complete os exercícios com essas novas informações e, em seguida, vá para um verificador gramatical para ver como você fez isso.

Agora que você tem isso em sua caixa de ferramentas, abaixo estão alguns dos melhores verificadores de inglês para gramática, ortografia, pontuação, estilo de escrita e muito mais.

Confira também os aplicativos para iOS e Android.

Microsoft Word

verificação gramatical inglêsAntes de começar a procurar ferramentas on-line, pode ser útil analisar o que o processador de texto comum, como o Microsoft Word, pode fazer. O Microsoft Word possui um software de correção de gramática e ortografia integrado que é útil tanto para alunos de inglês quanto para falantes nativos.

O Microsoft Word irá sublinhar palavras com erros ortográficos e palavras repetidas a vermelho. Também irá sublinhar erros de gramática em verde. Basta clicar com o botão direito na seção sublinhada e você verá uma lista de possíveis correções.

Você também pode alterar o dialeto do inglês (EUA, Reino Unido, etc.) de configurações de idioma do Microsoft Word.

Microsoft Word também oferece um recurso “Thesaurus” para encontrar sinônimos de palavras, bem como recurso “Pesquisa” para definições e traduções.

Grammarly

verificação gramatical inglêsHoje em dia, tendemos a fazer a maior parte do nosso trabalho online. Embora a maioria dos sites de blogs já tenha um software básico de verificação de erros pré-carregado, isso geralmente não é suficiente. É aí que entra Grammarly, como um plugin de download gratuito para usar com o Chrome.

Ele basicamente funciona como um “assistente de redação” e garantirá que todos os seus posts, e-mails, artigos do LinkedIn ou status no Facebook estejam livres de erros gramaticais.

Ele irá lembrá-lo de colocar hífens ou excluir palavras repetidas e fornecerá sugestões para o uso apropriado das palavras.

O melhor de tudo, o Grammarly também explicará por que uma determinada escolha de palavra / pontuação estava incorreta. Isso significa que seus erros podem se tornar lições de gramática rápidas e memoráveis, como discutimos no começo deste artigo.

Ginger

verificação gramatical inglêsGinger é outro verificador gramatical on-line que funciona com o Chrome. No entanto, Ginger tem alguns recursos bônus muito bacana.

Por exemplo, ele oferece um verificador ortográfico contextual, o que significa que verifica a ortografia da palavra e o contexto em que ela é usada. Dessa forma, é possível encontrar palavras que você usou incorretamente, mesmo que não estejam incorretas ( por exemplo, se você usou a versão errada de “seus”, “lá” ou “eles”.

Gengibre também irá ajudá-lo aprimore seu vocabulário e até mesmo o guie em como reformular frases inteiras, tornando esta uma ferramenta ideal para iniciantes.

OnlineCorrection

verificação gramatical inglêsSe você está procurando por uma ferramenta de verificação gramatical online e não quer passar pelo incômodo de baixar e instalar novos softwares, então a OnlineCorrection é um ótimo site.

Ele verifica a ortografia, gramática e até tem uma opção de autocorreção que corrige automaticamente todos os seus erros. (Você ainda obterá uma lista das alterações que foram feitas para que você possa verificar novamente.)

Você pode escolher entre vários dialetos ingleses , incluindo americano, britânico, sul-africano, neozelandês e australiano, para se adequar ao seu contexto.

Sentence Checker

verificação gramatical inglêsSe você preferir uma ferramenta de correção de erros muito simples para verificar se as suas frases estão bem, então o Verificador de Frases é bom.

Tudo o que você precisa fazer é copiar e colar seu texto e verificar se há erros, e pronto, pronto! Quaisquer erros serão destacados em vermelho ou amarelo.

Virtual Writing Tutor

verificação gramatical inglêsSe você precisa de uma ferramenta online com mais opções, então você pode querer verificar o Virtual Writing Tutor. A associação é gratuita e, como membro, você pode verificar até 3.000 palavras por vez. Não membros podem verificar até 500 palavras de cada vez.

Além da verificação gramatical e ortográfica usual, ele também pode verificar seu vocabulário — por exemplo, ele pode ajudá-lo a escolher entre palavras acadêmicas e conversacionais ou evitar clichês.

Se você está resumindo algo, você pode selecionar “Check Paraphrase” para comparar seu resumo com o original.

PaperRater

verificação gramatical inglêsPaperRater funciona como a maioria dos softwares de correção de gramática online, mas também oferece sugestões de escrita e verificações de plágio.

Portanto, essa é uma ferramenta imprescindível se você for um aluno e tiver tarefas ou trabalhos de conclusão de curso devidos, pois você pode usá-la para revisão e garantir que não tenha copiado acidentalmente parte de seu trabalho de uma fonte externa.

Ele também dará feedback sobre o quão “legível” seu trabalho é, frases para evitar, alertá-lo quando você estiver escorregando na voz passiva e até mesmo analisar o quão forte é a abertura de suas frases.

Hemingway App

verificação gramatical inglêsInspirado pelo grande escritor Ernest Hemingway, que era conhecido por seu estilo minimalista de contar histórias, este aplicativo garante que tudo que você escreve seja claro, coerente e extremamente fácil de ler .

Depois de colocar algum texto em Hemingway, você verá que ele fica codificado por cores.

Uma frase em amarelo significa que você precisa encurtá-la, enquanto que uma frase em vermelho significa que é muito difícil de ler, então você deve tentar editá-la. Uma palavra marcada em roxo significa que você pode usar uma palavra menor em uma lista sugerida, enquanto frases em verde indicam voz passiva.

Antes de enviar o e-mail profissional ou a carta de apresentação, é uma boa ideia publicar o texto em Hemingway e verificar como ele é “legível”.

 

Embora essas ferramentas de verificação gramaticais em inglês sejam confiáveis e muito convenientes, não se esqueça de revisar o rascunho final por conta própria também. Tente usar as verificações gramaticais de inglês como uma ferramenta de aprendizado, prestando atenção aos seus erros mais frequentes e treinando-se para ficar cada vez melhor.


Archita Mittra é escritora freelance, jornalista, editora e educadora. Sinta-se à vontade para visitar seu blog ou entrar em contato com ela para consultas sobre freelancing/educação.

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close