exercicios-de-audicao-ingles

3 Exercícios Divertidos para Praticar sua Audição em Inglês em Todos os Níveis

É um problema comum na prática de ouvir inglês.

Tudo só vai em um ouvido e sai do outro.

Já ouviu esta expressão inglesa?

Significa que você ouviu alguma coisa, mas você a escutou. A informação não ficou no seu cérebro.

Como você pode evitar isso com sua própria prática de inglês?

A resposta é simples: divirta-se!

Não importa o quanto você adora aprender inglês, sempre há um tempo em que estudar se torna difícil, estressante ou simplesmente entediante. A prática de escuta pode ser especialmente difícil se você não estiver interessado no assunto ou não puder acompanhar os oradores.

Assim como em sua língua nativa, você pode desligar (parar de prestar atenção).

Mas ao tornar as atividades de audição divertidas, esse problema desaparece!

Neste post vamos mostrar-lhe três exercícios de escuta totalmente divertidos para você aumentar suas habilidades de escuta em inglês .

Também vamos explorar alguns exercícios de audição específicos que você pode fazer, que ajudarão melhorar não só a sua compreensão, mas também as suas habilidades de fala e vocabulário.

Pronto para descobrir como você pode praticar inglês de maneira divertida?

O que acontece quando você se diverte com a prática de ouvir inglês?

Quando uma atividade é divertida, é natural querer fazê-la novamente. Então, se você gosta de praticar o seu inglês, você estará disposto a continuar praticando e melhorando suas habilidades de escuta em inglês.

Mas não é apenas a quantidade de tempo que você gasta praticando. Divertir-se enquanto aprende pode realmente apoiar o processo de aprendizagem em si.

Tudo tem a ver com dopamina, uma substância química que é liberada em nossos cérebros quando esperamos uma recompensa ou uma experiência agradável. A dopamina ajuda a controlar a experiência do prazer. E de acordo com um estudo, o aumento da dopamina não apenas melhora sua motivação para aprender, mas também ajuda a reter o que você aprendeu.

Em outras palavras, se você gostar do processo de aprendizado, poderá conseguir mais.

Neste post, vou compartilhar três formas divertidas e prontas para praticar o inglês, para que você possa ficar animado e motivado para aprender. Não importa qual seja o seu nível de inglês, você encontrará exercícios de escuta para obter a dopamina fluindo e aprender!

3 exercícios divertidos para praticar a escuta em inglês para todos os níveis

Para cada método de prática de escuta em inglês abaixo, forneceremos nossos recursos favoritos e dicas práticas para aproveitar ao máximo.

1. Contos de Fadas e Fábulas em Audiobook

Contos de fada, como desenhos animados para aprender inglês são ideais para jovens aprendizes e adultos iniciantes praticarem suas habilidades auditivas.

Um conto de fadas é uma simples história infantil sobre criaturas mágicas, como goblins, sereias, animais falantes, bruxas malvadas, dragões assustadores ou gigantes amigáveis. Fábulas são histórias tradicionais, geralmente sobre animais, que ensinam uma lição moral.

Por serem escritas para crianças, a linguagem é direta e as histórias são fáceis de seguir. Há também muitas repetições, o que pode ajudá-lo a acompanhar o enredo e memorizar o novo vocabulário. Além disso, os personagens geralmente não são muito complicados – é fácil reconhecer seus conflitos, objetivos e motivações.

Isto é especialmente verdade para as fábulas, porque elas são destinadas a ensinar lições.

E quando você está gostando dessas histórias no audiolivro, há ainda mais vantagens. Você verá que o narrador geralmente usa um ritmo lento para acomodar os jovens ouvintes. Contos de fadas e fábulas também são muitas vezes curtas. Isso significa que você não se perderá ou ficará sobrecarregado antes que a história termine, e você poderá facilmente re-ouvir uma história para pegar qualquer coisa que tenha perdido.

Onde encontrar audiolivros de conto de fadas e de fábulas em inglês

Aqui estão alguns recursos on-line para obter contos de fadas e fábulas em áudio:

  • Contos de fadas de Grimm no YouTube: Ouça mais de 60 contos de fadas clássicos, tudo em um só lugar! A narração firme e clara é perfeita para a prática de escuta de iniciantes. Não há elementos visuais associados, para que você possa se concentrar totalmente no áudio.

  • Fábulas de Esopo no Audible: Quer alguma variedade na sua prática de inglês? Você pode encontrar muitos grandes audiolivros de fábulas com diferentes narradores que falam inglês. Os audiolivros variam entre uma e quatro horas, então há muito para você praticar.
  • Contos de fada de Hans Christian Andersen no LibriVox:Esta coleção de histórias também tem diferentes narradores, para que você possa ouvir diferentes estilos de fala e sotaques. Estes são especialmente ótimos se você está procurando por treinos curtos. A maioria das histórias tem entre cinco e 15 minutos de duração.

Atividades de listening em inglês com contos de fadas e fábulas

Dependendo do seu nível de fluência e de suas circunstâncias de aprendizado, você pode escolher uma ou algumas dessas atividades.

Ouça uma história várias vezes:

O primeiro passo é colocar uma história e ouvi-la sem interrupções ou distrações para ver se você entende o enredo. Nesta fase, você está procurando por palavras-chave. Veja se consegue captar palavras estressadas, acompanhar conversas e acompanhar o fluxo da história.

Isso ajudará você a aprender como captar o significado geral do discurso em inglês, mesmo que você não entenda cada palavra — uma habilidade crucial para conversar com sucesso com falantes nativos de inglês!

Depois da primeira escuta, faça uma pequena pausa para reunir o que você aprendeu. Em seguida, pressione replay. Desta vez, preste atenção aos detalhes. Quais adjetivos são usados para descrever cada personagem? Que roupa eles usam? Como a configuração é descrita?

Esta é sua chance de:

  • Treinar usando pistas de contexto
  • Identificar palavras de vocabulário desconhecidas

Enquanto escuta, anote os detalhes. Faça um jogo. Por exemplo, tente pegar todos os adjetivos qualitativos (por exemplo, bonito, alto, forte). Anote-as e veja se você pode adicioná-las quando ouvir o audiolivro novamente.

Se você tem um colega de estudos em inglês, faça uma competição e veja quem pode obter mais detalhes!

Leia depois de ouvir:

Contos de fadas e fábulas também são úteis porque geralmente é fácil encontrar versões de texto da história que você está ouvindo.

Assim que você encontrar um audiolivro que goste, procure on-line por um e-book ou uma versão impressa. Mais uma vez, você pode experimentar a loja Kindle, já que ela oferece e-books com áudio acompanhante — assim, você sabe que está obtendo a mesma versão da história em áudio e texto.

Depois de ouvir, leia a história e acompanhe as palavras, expressões ou elementos do enredo que você perdeu ao ouvir. Se você escreveu alguma nota enquanto ouve, compare-as com o texto.

Você também pode adivinhar a ortografia de palavras desconhecidas enquanto ouve o audiolivro e, em seguida, tentar localizá-las no texto para ver se você as digitou corretamente.

Depois de entender todas as palavras, seus significados e pronúncias, pratique a leitura em voz alta junto com o narrador.

Este exercício de escuta dá-lhe a experiência completa de como as palavras são usadas em conjunto em inglês. Ao ler junto com o narrador, você pode perceber onde você faz as coisas de maneira diferente dele em relação ao tom, ao comprimento das vogais, ao ritmo e até à velocidade.

Dramatização com parceiros de aprendizagem:

Pegue alguns outros alunos de inglês e dê vida à história!

Depois de ouvir um conto de fadas ou fábula no audiolivro, a dramatização de papéis pode ajudar a garantir que você não ouviu a história, mas a entendeu.

Uma pessoa pode ser o narrador e os outros podem interpretar personagens, como a rainha malvada e seu espelho falante em “Branca de Neve”.

Tente transmitir o humor do conto (história), bem como fazer os padrões de fala adequados. Se necessário, ouça a história mais algumas vezes e preste muita atenção a elementos como contrações, vinculação e ritmo. Os falantes nativos usam todos esses elementos naturalmente, mas os estudantes de inglês precisam aprendê-los, e o primeiro passo para aprender é imitar.

2. Comédia em inglês

Quem não gosta de uma boa comédia? Quer se trate de um filme bobo, um desempenho em pé ou uma comédia clássica, a comédia é uma ótima maneira de relaxar, além de ganhar habilidades essenciais em inglês.

A comédia é particularmente boa para os alunos de inglês, porque normalmente se baseia em jogos de palavras e referências culturais. Muitas vezes, as piadas usam homofones, trocadilhos e rimas, ou fazem referência a figuras famosas da cultura de língua inglesa.

Claro, essas são as mesmas razões pelas quais a comédia inglesa pode ser bem difícil de entender. Certos conteúdos podem ser muito difíceis se você não tiver uma base sólida no idioma e cultura ingleses. Abaixo, vamos falar sobre quais tipos de comédia são melhores para diferentes níveis de aprendizagem.

Gêneros de comédia que são ótimos para os alunos de idiomas

Estes são três tipos de comédia que eu assisto à prática de ouvir inglês, bem como por diversão.

Eles são bons para iniciantes, porque as piadas geralmente envolvem repetição ou humor físico , tornando-os mais fáceis de seguir enquanto ouvem. Confira esta lista dos 10 melhores sitcoms americanos modernos para os alunos de inglês começarem.

  • Podcasts de comédia: Eles são melhores para alunos intermediários e avançados, já que muitas vezes há muitos jogos de palavras complicados, vários oradores e piadas internas (piadas compartilhadas por um grupo em particular).

Confira os melhores programas como ID10T Comedy Bang! Bang! ou BBC Radio 4’s Friday Night Comedy.

  • Comédia standup: A maioria das comédias standup é mais adequada para alto-falantes avançados. É rápido, específico e os comediantes saltam de assunto em assunto sem aviso prévio. Se você está pronto para isso, esta é uma ótima maneira de absorver a cultura anglófona e dar um jeito nas suas habilidades auditivas de inglês .

Eu acho que standups são muito pessoais. Eu sou um grande fã de um chamado Mike Birbiglia. Você pode nunca ter ouvido falar dele, mas eu escutei   suas performances no Spotify por pelo menos cinco anos. Eu voei de um país para outro para ver seu último show. Muita prática de audição, devo dizer.

Se você não sabe por onde começar, aqui estão alguns grandes nomes no mundo dos comediantes: Louis C.K., Jerry Seinfeld e Wanda Sykes. Você também pode conferir a lista dos 50 melhores comediantes de stand-up de todos os tempos daRolling Stone.

Atividades de audição em inglês com programas de comédia

Assista com e sem legendas:

A menos que você seja praticamente fluente em inglês, com certeza haverá algumas palavras e piadas que você sente falta na primeira vez.

Se houver legendas disponíveis, você poderá usá-las para testar sua compreensão. Assista uma vez sem legendas e faça uma estimativa de quanto você entendeu. Metade? Um quarto? Com exceção de uma ou duas piadas?

Então observe de novo e pare nas partes que você não entendeu. Anote o que você vê nas legendas e procure quaisquer palavras ou referências que não façam sentido para você. Você pode até postar perguntas no seu fórum on-line de alunos de inglês favoritos para obter ajuda sobre piadas que você está perdendo.

Infelizmente, as legendas nem sempre estão disponíveis para a comédia standup, mas você deve ter boa sorte se estiver navegando em shows em plataformas como a Netflix. Se você estiver usando um podcast de comédia, veja se a transcrição do podcast é fornecida junto com a gravação.

Preste atenção ao riso enlatado:

Esta atividade é específica para sitcoms. Quando você assiste a “Friends” ou a “The Big Bang Theory”, risadas enlatadas (gravações de risadas) serão reproduzidas depois de todas as grandes piadas.

Para os alunos de inglês, isso é ótimo porque permite que você saiba se perdeu uma piada. Se você não entender a piada, volte e ouça novamente, fazendo a si mesmo estas perguntas:

  • O falante usou um homófono ou um homônimo? A frase ou frase poderia ser entendida com um significado totalmente diferente?
  • Alguém disse algo que era muito incomum para seu caráter? Ou eles disseram algo que só esse personagem diria?
  • As palavras têm outro significado, além do que o interlocutor pretende? Muitas vezes, será algo ofensivo ou politicamente incorreto. (Eles fazem isso muito em “Modern Family”, por sinal).

Fazer essa atividade muitas vezes é uma ótima maneira de se tornar mais consciente das sutilezas do idioma inglês e ajudará a prepará-lo para conversas da vida real com pessoas que falam inglês.

3. Assista vídeos em inglês autêntico online

Os vídeos online são uma fonte para a prática do escutar inglês, pois você pode encontrar muitos conteúdos relevantes, educativos e divertidos. Eles também são úteis para aprender a reconhecer sotaques diferentes , já que eles vêm de todas as partes do mundo que falam inglês.

Onde encontrar vídeos ingleses autênticos e autênticos online

Veja alguns ótimos recursos para encontrar vídeos autênticos em inglês que você adorará:

  • TED Talks: Este é um incrível recurso on-line para vídeos formais e educacionais sobre qualquer assunto que você possa se interessar. Cada vídeo tem apenas um falante, falando em um ritmo constante em uma voz clara. Eles também vêm com transcrições, um resumo e notas.
  • FluentU:O FluentU é o recurso on-line mais divertido, porém eficaz, para a prática do inglês. Você receberá vídeos autênticos em inglês , como trailers de filmes, vídeos musicais, palestras inspiradoras e muito mais, que foram transformados em lições de idiomas personalizadas.

Enquanto assiste e ouve, você recebe legendas interativas para definições e frases de exemplo em contexto. Passe o mouse sobre qualquer palavra e o vídeo será pausado automaticamente enquanto você o aprende. Depois que você terminar de assistir, o FluentU fornece flashcards e exercícios com áudio para que você não esqueça o que acabou de aprender.

Você também pode filtrar os vídeos com base em seus interesses e nível de aprendizado. FluentU até sugere mais vídeos com base no que você já aprendeu!

Em outras palavras, você será exposto a situações reais e conversas do mundo de fala inglesa, além de ferramentas para ter certeza de que aprenderá com elas. Você pode explore a biblioteca de vídeos completa gratuitamente com um teste FluentU.

Inglês Atividades de escuta com vídeos da vida real

Aproveite as legendas:

Assim como nos shows de comédia, as legendas também são úteis para vídeos on-line.

Como esses vídeos vêm de todas as classes sociais, você pode encontrar um com um sotaque desconhecido que torne o conteúdo muito difícil de entender. Mas não desista! Basta ligar as legendas para melhorar sua compreensão.

As legendas ajudam você a seguir qualquer conversa quando o som falha. Em particular, as legendas podem ajudá-lo a entender os acentos não padronizados, os alto-falantes rápidos e discurso conectado. É como um trampolim para uma compreensão fluente de inglês.

Esse tipo de prática pode ser especialmente útil se você estiver planejando usar o inglês para trabalhar em um ambiente multicultural, onde haverá muitos sotaques diferentes usados.

Crie um personagem:

Com vídeos online, você pode fazer um exercício semelhante, conforme descrito na seção de contos de fadas. A execução de um vídeo ajudará você a segmentar áreas confusas ou novos vocabulários. Tente recriar o clima do vídeo, imite a pronúncia e fale com o mesmo ritmo.

Você pode até gravar sua versão e compará-la ao vídeo original. Isso ajudará você a ouvir detalhes na versão em inglês, bem como suas próprias fraquezas gramaticais ou de vocabulário.

Faça o seu próprio vídeo relacionado:

Este é um exercício para alunos avançados que leva o anterior um passo adiante. Funciona melhor com vídeos educativos como o TED Talks, embora você também possa usar clipes de notícias e até mesmo anúncios em inglês.

Depois de assistir a um vídeo em inglês on-line, você pode criar seu próprio clipe com base no que ouviu. Essa é uma maneira fantástica de se preparar para debates, reuniões profissionais ou apresentações em inglês, que são importantes para qualquer pessoa que usará o idioma em um ambiente empresarial ou acadêmico.

Para poder discutir o tópico por conta própria, preste atenção ao seguinte quando você ouve o vídeo original:

  • As palavras enfatizadas, que indicam pontos críticos
  • A linguagem corporal do locutor, que transmite o humor ou tom do sujeito
  • Nomes importantes (pessoas, empresas, países, etc.) relevantes para o tópico

Em seu vídeo, você pode registrar uma resposta direta ao que assistiu: com o que você concordou ou discordou? Que pontos você acha que o vídeo original deixou de fora?

Este exercício de escuta irá treiná-lo não apenas para ouvir os elementos-chave de qualquer fala em inglês, mas também para poder responder em inglês sozinho.

Quem disse que a prática de ouvir inglês tem que ser chata? Com esses recursos divertidos em seu cinto de ferramentas, você pode começar a melhorar suas habilidades de audição em inglês da maneira divertida.

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close