livros-de-gramatica-em-ingles-2

7 Livros de Gramática em Inglês Gratuitos para Download que Você Pode Ler Agora

A gramática é muito parecida com a matemática.

Você aprende uma regra e descobre como aplicá-la.

Salvo algumas exceções, essas regras são mais ou menos universais e podem ser aplicadas a qualquer conversa no idioma.

É por isso que seguir um livro de gramática inglesa é um método de estudo tão útil. Assim como os antigos livros de matemática dos seus tempos de escola, os livros de gramática mostram as regras e te ajudam a usá-las corretamente.

Mas não se preocupe. Isso não significa que aprender inglês tem que ser como aula de matemática.

Há uma abundância de excelentes livros de gramática inglesa que você pode estudar em sua própria agenda, em um café ou no conforto da sua cama.

Sem mesas desconfortáveis ​​ou provas de manhã cedo!

O melhor de tudo, muitos deles estão disponíveis gratuitamente online.

Neste post, trouxemos uma lista dos melhores livros de gramática inglesa gratuitos que você pode simplesmente baixar e ler no seu próprio ritmo. Cada um deles tem suas vantagens e você pode escolher os mais relevantes, dependendo de suas necessidades de aprendizado.

Como aproveitar ao máximo um livro de gramática

Estas dicas abaixo irão guiá-lo sobre como aproveitar ao máximo qualquer livro de gramática ao qual você se refira.

  • Faça as lições em cada capítulo. A maioria dos livros de gramática lidará com os tópicos simples e básicos antes de passar para os mais difíceis. Portanto, seguir a sequência de lições descritas na página de conteúdo pode ser uma boa ideia.
  • Leia a teoria primeiro. Nem tente fazer os exercícios, a menos que você tenha lido e entendido a teoria primeiro. Dessa forma, quando você finalmente começa os exercícios, é menos provável que você esteja preso.
  • Tente formar frases usando os exemplos dados no livro. A maioria dos exemplos nesses livros usará vocabulário e frases comuns em inglês. Então você pode tentar memorizar seus formatos para usar em sua própria comunicação.

Por exemplo, você pode encontrar exemplos de perguntas como: “Can you tell me the way to the school?” Você pode memorizar a primeira metade da frase e substituir “school” por “bank” ou “restaurant” conforme o caso, e usá-la sempre que precisar perguntar por direções.

  • Procure por respostas para verificar suas respostas. Ao selecionar um livro de gramática, certifique-se de verificar se há uma chave de resposta em anexo para os exercícios do livro. Uma chave de resposta lhe dirá as respostas corretas para cada exercício para que você possa comparar seu trabalho.

Você precisa garantir que você tenha resolvido corretamente os exercícios, caso contrário você não aprenderá com eles!

free-english-grammar-books

  • Suplemento com vídeos do mundo real em inglês FluentU. Livros de gramática não serão de muita ajuda quando se trata de pronúncia, sotaques ou até mesmo as sutilezas da fala cotidiana. Por isso, é sempre melhor se expor ao idioma inglês o máximo que puder, e o FluentU é uma das melhores (e mais divertidas) ferramentas para fazer isso.

FluentU fornece vídeos autênticos em inglês, como trailers de filmes, vídeos musicais, palestras inspiradoras e muito mais, que foram transformados em lições de idiomas personalizadas. Cada vídeo vem com legendas interativas, flashcards, testes divertidos e transcrições completas. Dessa forma, você não está apenas absorvendo a fala nativa do inglês — você está aprendendo ativamente com isso.

Os vídeos são organizados por gênero e nível, por isso é fácil encontrar os que funcionam para você. Confuso sobre um tópico específico de gramática? Basta digitar na barra de pesquisa e o FluentU mostrará vídeos que sobre este tópico. Por exemplo, neste vídeo interessante de notícias científicas, você ouvirá muitos exemplos do tempo passado. Você pode conferir a biblioteca completa de graça com uma avaliação do FluentU.

7 livros de gramática gratuitos que você pode baixar e ler gratuitamente

Não importa se você é um mero iniciante no uso da língua inglesa, ou se já obteve proficiência avançada, mas sente que sua gramática ficou enferrujada. Esses livros gratuitos que contêm uma mistura de livros e pastas de trabalho serão de grande benefício para todos.

Livros básicos de gramática para você começar

Se você é um iniciante e não tem muita noção do básico da gramática, vale a pena conferir esses três livros.

English 4U

free-english-grammar-books

English 4U é um site maravilhoso, cheio de recursos para falantes não nativos que acabaram de iniciar seu processo de aprendizado de inglês. Seu site tem dois livros de gramática gratuitos disponíveis para download. “Grammar Book 1” é para iniciantes, enquanto “Grammar Book 2” é uma continuação para estudantes intermediários.

O primeiro livro aborda alguns dos tópicos mais comuns de gramática inglesa, como plurais, tempos simples, artigos e perguntas. Será ideal para aqueles que lutam com as estruturas de conversas básicas.

Possui 16 capítulos. Cada um começa com uma pequena lição, seguida de vários exercícios acompanhados das respostas corretas.

O segundo livro aborda tempos verbais mais complicados, verbos irregulares e palavras similares que são fáceis de misturar. Possui 20 capítulos.

Grammar Teacher

free-english-grammar-books

Grammar Teacher é um site dedicado a ajudar estudantes a dominar o idioma inglês. Eles até têm um livro de gramática grátis, que você pode baixar e distribuir entre seus amigos sem nenhum custo extra, contanto que você não altere nenhum material do livro.

O livro é chamado de “Segredos de Gramática Inglesa” e é focado principalmente no uso correto dos diferentes tempos , bem como importantes verbos em inglês como “will”, “can” e “should” que são amplamente usados ​​na fala.

Este livro também ensinará como perguntar e responder perguntas e expressar desejos ou sentimentos no tempo apropriado. Cada capítulo começa com uma pequena lição, seguida por alguns exercícios relacionados aos testes gramaticais no site.

“Oxford Guide to English Grammar”

free-english-grammar-books

“Oxford Guide to English Grammar” de John Eastwood, é um livro de referência abrangente de gramática que você deve sempre manter ao seu alcance. Ele aborda todos os tópicos de gramática chave em detalhes e é um ótimo livro para entender os padrões e estruturas do idioma inglês.

No entanto, este livro não tem nenhum exercício, então eu aconselho você a usá-lo para fins de referência. Por exemplo, se você estiver preso em algum lugar ou precisar de uma explicação melhor, consulte o tópico deste livro e siga os exemplos fornecidos.

Como alternativa, você pode usar este livro como um suplemento para outro recurso de gramática e consultá-lo para obter explicações mais detalhadas ou uma variedade maior de exemplos.

Livros de gramática online estudantes ocupados

Esses livros de gramática não são baixados em PDF, mas estão disponíveis e indexados online. Isso significa que você pode escolher convenientemente um capítulo ou exercício individual para concluir a qualquer momento, em qualquer lugar.

Englishpage’s Online English Grammar Book

free-english-grammar-books

O índice de tópicos de gramática deste site fornecerá um curso completo sobre o idioma. Os tópicos são organizados em ordem alfabética e você pode literalmente começar em qualquer lugar. Cada tópico também tem vários exercícios online para ajudá-lo a praticar e melhorar suas habilidades.

No topo da página, eles até têm “tutoriais de gramática” específicos para determinados tópicos, como tempos verbais, gerúndios e condicionais, que vêm com gráficos e perguntas frequentes para garantir que você tenha uma compreensão clara desses tópicos.

Education First’s English Grammar Guide

free-english-grammar-books

O Education First também contém um guia de gramática brilhante, ordenadamente ordenado pelas partes importantes do discurso (substantivos, adjetivos, advérbios, etc.). Eu sugiro que você use principalmente isso como uma ferramenta de referência, porque eles têm definições fáceis de entender e exemplos relevantes .

Considere-o mais um livro de estudos do que um livro de exercícios. Por exemplo, se você está curioso sobre substantivos, você terá que aprender sobre os diferentes tipos de substantivos , as regras de capitalização e até sobre os pronomes. Desta maneira, você será capaz de identificar substantivos em uma frase e aprender a modificá-los para expressar o que deseja.

Listas Enormes de Livros de Gramática para os Perfeccionistas

Os livros de gramática ingleses gratuitos acima certamente lhe darão uma base sólida. Mas caso você tenha esgotado todos eles e esteja procurando por mais recursos gratuitos para continuar e aperfeiçoar seu aprendizado, os links abaixo podem ajudar.

PDF Drive Database

free-english-grammar-books

PDF Drive é um prático motor de busca para procurar e baixar e-books gratuitos. Existem livros sobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo um grande número de livros de gramática. Esteja você procurando pastas de trabalho, pacotes de teste, guias de composição ou livros de gramática focados em um tópico específico, você encontrará muitas opções para atender às suas necessidades.

Você também pode classificar os livros por relevância, popularidade e contagem de páginas para restringir suas opções. Se você ainda estiver confuso, procure livros de Oxford ou Longman e estará em boas mãos.

ESL Pages’ Grammar Worksheets

free-english-grammar-books

Este site contém links para fazer o download de dois livros de gramática gratuitos, bem como recomendações de livros que você pode comprar. No entanto, ambos os livros gratuitos contêm mais de 100 folhas de trabalho cada e são um must-have para os alunos ansiosos por mais prática gramatical.

Essas planilhas têm uma grande variedade de exercícios para mantê-lo envolvido por algum tempo. Se você já leu os outros livros de gramática e está procurando praticar e aplicar o que aprendeu, terá um tempo divertido para resolver essas planilhas. Você pode até usá-los em um grupo de estudo.

Aprender inglês não precisa ser algo caro ou demorado. A internet está repleta de recursos gratuitos se você souber onde encontrá-los e como usá-los criteriosamente. Ao contrário de algumas outras línguas, a gramática inglesa é comparativamente fácil de entender, aprender e aplicar, e uma vez que você domina o básico, você está pronto para se tornar um usuário fluente da língua. Portanto, faça o melhor esforço possível, faça as lições regularmente e a língua inglesa estará ao seu alcance.


Archita Mittra é escritora freelancer, jornalista, editora e educadora. Sinta-se à vontade para verificar seu blog ou entrar em contato com ela para consultas sobre freelancing/educação.

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close