ferramentas para aprender inglês

13+ Ferramentas Essenciais para Aprender Inglês + Recursos Avançados para Subir de Nível

Quando criança, eu adorava jogos de cards colecionáveis.

Você sabe — jogos como “Yu-Gi-Oh!”, “Magic: The Gathering ”e“ Pokémon ”.

Meus amigos e eu jogávamos uns contra os outros usando monstros e feitiços poderosos em batalhas épicas.

Nesses jogos, você sempre começa com um conjunto básico de cartas, um “pacote inicial” de ferramentas essenciais para o jogo.

Mas eventualmente conseguimos cartas novas e especializadas para expandir nossa coleção. Esses “pacotes de expansão” tinham feitiços ou personagens únicos que poderíamos usar, e o objetivo era simples: nos tornar imbatíveis!

Creio que aprender inglês seja muito parecido com um desses jogos de cartas. Você começa com um conjunto de ferramentas limitado, mas essencial, e depois encontra muitos recursos para expandir seu aprendizado.

Você também descobre quais estilos de aprendizado são mais adequados para você e ajusta suas ferramentas de acordo.

Então, com tudo isso em mente, trouxemos uma lista de ferramentas de aprendizado de inglês em duas partes que ajudará todos os estudantes de idiomas.

A primeira parte é o pacote inicial”: ferramentas de aprendizado de inglês para ensinar todos os fundamentos do idioma. A segunda parte é como um “pacote de expansão”: recursos personalizáveis para aprimorar suas habilidades. Você pode escolher o que você precisa para alcançar a fluência do inglês.

13+ Ferramentas Essenciais para Aprender Inglês + Recursos Avançados para Subir de Nível

Pacote de iniciante: Ferramentas Essenciais para Todo Estudante de Inglês

Há muitas dicas e técnicas para aprender um idioma efetivamente. Abaixo estão sete recursos de aprendizagem cruciais que todo estudante autodidata precisa.

Um bom dicionário: “Oxford English Dictionary”

ferramentas para aprender inglêsVocê não pode apropriadamente aprender uma língua até ter compreendido o vocabulário básico e conhecer todas as frases essenciais. Portanto, ter um bom dicionário na ponta dos dedos e consultá-lo quando encontrar novas palavras ajudará seu vocabulário a crescer rapidamente.

Você pode estar se perguntando em qual dicionário de inglês você deve investir, então é sempre melhor usar um nome confiável como “Oxford”.

“Oxford English Dictionary” é um ótimo recurso porque contém mais de 600.000 palavras e está constantemente sendo atualizado. Você também pode manter um aplicativo de dicionário baixado em seu telefone para referência rápida e fácil.

Faça questão de abrir o dicionário para uma página aleatória todos os dias e aprenda o significado da primeira palavra que chama a sua atenção. Dessa forma, dentro de um ano, você terá adicionado 365 novas   para o seu vocabulário crescente.

Uma referência gramatical: EnglishGrammar.org

ferramentas para aprender inglêsO vocabulário é apenas uma parte do processo de aprendizado de idiomas. Você também precisa entender as regras da linguagem e como as sentenças são construídas.

Os fundamentos da gramática inglesa são muito importantes e você pode começar a aprendê-los imediatamente com uma referência gramatical decente. EnglishGrammar.org é um recurso útil que contém muitos exercícios de gramática gratuitos, questionários e uma lista de regras básicas.

Os tópicos de gramática são organizados em categorias, o que facilita a navegação e a aprendizagem. Há também links para outras ferramentas on-line para verificar seu trabalho quanto à gramática, plágio e contagem de palavras corretas.

Lições no YouTube  Speak English with Misterduncan

Sim, memorizar regras gramaticais é muito importante quando se trata de dominar uma língua. Mas você só saberá que se tornou proficiente em inglês quando consegue manter conversas completas. Portanto, é muito importante que você aprenda a falar bem e também ouça nativos falarem inglês, pois isso ajudará você a entender a pronúncia, a dicção e o sotaque.

Eu recomendo que você assine o Misterduncan, que está repleto de vídeos interessantes de duas horas. É como uma aula de inglês em sua casa.

Você pode navegar pelas playlists para assistir a vídeos sobre temas específicos ou apenas assista aos vídeos em sequência. Misterduncan geralmente cobre eventos atuais, tópicos culturais ou o que quer que esteja em sua mente, o que ajudará a prepará-lo para qualquer conversa em inglês. Ainda melhor, ele frequentemente realiza “chats ao vivo”, onde ele fala em inglês e responde aos comentários dos espectadores.

Podcasts: EnglishClass101

ferramentas para aprender inglêsQuer aulas de inglês diretamente nos seus fones de ouvido? Podcasts são a maneira perfeita de levar aulas de inglês com você para qualquer lugar.

Um dos podcasts de aprendizado de inglês mais populares e eficazes é EnglishClass101. Eles oferecem mais de 1.500 lições de podcast em vídeo e áudio. As lições são projetadas para serem envolventes e culturalmente relevantes com os anfitriões divertidos.

Além disso, essas lições vêm com anotações detalhadas em PDF para ajudá-lo a reter informações. Há também muitas ferramentas de aprendizado de vocabulário, incluindo flashcards que automaticamente garantem a revisão das palavras antes que você as esqueça. Você pode até participar de um fórum da comunidade de outros alunos e palestrantes de inglês.

Apps de aprendizado de inglês: FluentU

ferramentas para aprender inglêsO FluentU oferece “o melhor dos dois mundos” quando se trata de aprender inglês: aprendizagem por imersão e estudo focado de idiomas.

O que queremos dizer com isso?

Bem, o FluentU oferece vídeos autênticos em inglês , como trailers de filmes, vídeos musicais, discursos inspiradores e muito mais – o tipo de coisa que os falantes nativos assistem. Mas você nunca precisa se preocupar em perder uma palavra! FluentU tem legendas interativas, listas de vocabulário, flashcards e testes divertidos em todos os vídeos.

Enquanto assiste, você pode clicar ou tocar em qualquer palavra das legendas para obter uma definição instantânea e informações gramaticais. FluentU também lhe indicará outros vídeos com a palavra, para que você entenda como usá-lo em qualquer contexto. Quando você terminar de assistir, o FluentU se lembra das palavras do vídeo com exercícios desafiadores, mas divertidos.

É uma maneira divertida e simples de aprender inglês do jeito que os falantes nativos usam na vida real. Você também explorará todos os tipos de cultura em todo o mundo de língua inglesa. Isso, por sua vez, tornará o processo de aprendizado mais agradável, envolvente e memorável, e você desenvolverá maior confiança em suas habilidades de estudo.

Os vídeos são organizados por gênero e nível, por isso é fácil encontrar os que funcionam para você. O melhor de tudo, você pode praticar a qualquer hora, em qualquer lugar com o aplicativo FluentU para o seu dispositivo iOS ou Android.

Tutores de Idiomas Online: Verbling

ferramentas para aprender inglêsCom um coach de idiomas, você terá um profissional qualificado que lhe dará feedback e orientações imediatas sobre como melhorar seu inglês. Muitos de vocês podem estar muito ocupados para assistir a uma aula de inglês local, mas a contratação de tutores de inglês on-line é muitas vezes uma opção mais conveniente e acessível.

Há muitos sites dedicados a treinadores de idiomas, mas sugiro que você confira o Verbling. Lá, você pode selecionar facilmente professores por sua classificação, experiência, custo e disponibilidade.

Você verá de onde vêm os professores, o que é útil se você está tentando aprender um tipo específico de inglês (americano, britânico, etc.). Você também verá que outras línguas falam e possivelmente encontrará alguém que possa falar em sua língua nativa, se necessário.

Verificadores de ortografia e gramática em inglês: Grammarly

ferramentas para aprender inglêsPalavras com ortografia incorreta ou erros gramaticais em sua escrita em inglês podem criar uma má impressão. É por isso que você deve sempre se esforçar para falar e escrever em inglês correto e coerente. É claro que, se você cometer um erro, deve perdoar a si mesmo e aprender com isso — mas existem muitas ferramentas que você pode usar para evitar cometer erros desse tipo em primeiro lugar.

Grammarly é uma das ferramentas de correção de inglês mais conhecidas e eficazes por aí. Ele busca erros de ortografia e gramática em sua escrita, incluindo e-mails, postagens de mídia social, documentos e muito mais. O legal do Grammarly é que ele é realmente bom em considerar o contexto da sua escrita. Ele pode dizer se você está usando a palavra certa ou gramática, dependendo da frase como um todo.

Ele até notará palavras ou frases fracas e fará sugestões para fortalecer sua redação.

Melhor de tudo, Grammarly não apenas aponta seus erros. Isso realmente explicará o erro para evitar que você o faça novamente no futuro.

Pacote de expansão: Recursos adaptáveis para atender aos seus objetivos de aprendizagem

Uma vez que você esteja familiarizado com os recursos de aprendizagem mencionados acima, então é hora de ajustar sua educação e focar em habilidades específicas ou áreas problemáticas. Os recursos abaixo podem ser adaptados às suas necessidades de aprendizado e orçamento, além de mantê-lo em direção à fluência em inglês.

Um grupo de estudo de inglês

A maioria dos recursos que listei acima são maravilhosos para o auto-ensino. No entanto, o aprendizado sempre se torna mais rápido e mais agradável se você também tiver um parceiro de estudo ou um grupo de estudo para praticar.

Comece com sua biblioteca local, universidade, organização inglesa ou até mesmo um pub em estilo inglês. Pergunte se há grupos em inglês que se reúnem regularmente.

ferramentas para aprender inglêsSe não houver ninguém em sua comunidade que esteja disposto a estudar inglês com você, não há necessidade de se preocupar. Você pode usar as mídias sociais para encontrar amigos de estudo online!

Sites de redes sociais como Facebook normalmente tem vários de grupos que você pode pesquisar e participar. Basta pesquisar com palavras-chave relevantes, como “grupo de estudo em inglês”, e você tem certeza para encontrar comunidades locais ou on-line interessadas em aprender inglês e fazer novos amigos.

ferramentas para aprender inglêsVocê também pode conferir sites como Meetup, especificamente projetado para reunir pessoas com interesses comuns. Pesquise por “Grupo de estudo em inglês” ou termos relacionados para encontrar parceiros de prática em sua área.

Jogos de palavras em inglês

Muitos estudantes de idiomas lutam para encontrar as palavras certas para um tópico ou emoção em particular. É precisamente por isso que expandir o seu vocabulário é tão importante. Há muitas maneiras de aprender novas palavras, mas uma das mais agradáveis é aprenda jogando jogos.

ferramentas para aprender inglêsJogos são uma ótima ferramenta de aprendizado de inglês para “expansão”, porque geralmente são curtos e específicos. Você pode encontrar aqueles que se concentram no vocabulário que é importante para você, e você pode ter tempo para tocá-los sempre que tiver um momento livre.

Há muitos aplicativos de jogos de palavras, mas o meu favorito é Catena. É um jogo colorido onde você precisa reorganizar letras para soletrar palavras inglesas diferentes. Você pode jogar sozinho ou com um amigo e existem diferentes níveis de dificuldade.

english-learning-tools-3E, é claro, existem jogos como Scrabble, um clássico jogo de tabuleiro que e uma ótima opção para aprendizado em grupo. E, finalmente, há muitos jogos de caneta e papel que você pode experimentar com seus amigos e parceiros de estudo em seu tempo livre, como Forca e Name, Place, Animal, Thing.

Estes dois últimos jogos são perfeitos para estudar vocabulário temático. Por exemplo, você pode jogar Hangman com apenas nomes domésticos, ou você pode alterar as categorias de nome, lugar, animal, coisa para se concentrar em grupos de palavras diferentes (por exemplo, esporte, comida, vestuário, coisa).

Livros e Jornais

A menos que você mergulhe regularmente no idioma, parecerá estranho e desconhecido para você. Então, para dominar o inglês, você tem que garantir que você leia muito o inglês.

Desenvolver um amor pela leitura em inglês também não é difícil! Basta escolher recursos de leitura que sejam naturalmente interessantes para você.

  • Project Gutenberg é um dos maiores bancos de dados de livros gratuitos de origem legal. Você pode baixar alguns dos clássicos da literatura inglesa de lá.
  • Amor alcançando as manchetes? The Guardian é uma fonte de notícias britânica bem conhecida e o New York Times é uma fonte de notícias americana bem conhecida.
  • Para poesia, ficção e histórias de não-ficção mais longas, confira The New Yorker.

Newsletters

Você pode assinar newsletters por e-mail   aprender inglês diretamente da sua caixa de entrada! Aqui estão algumas boas opções para o seu “pacote de expansão”.

  • VOA Learning English é um ótimo boletim para alunos de todos os níveis. Se você está interessado em dominar o inglês americano, bem como aprender sobre assuntos atuais e fatos interessantes, então VOA é o único para você.

Eles até têm uma opção especial chamada “VOA Learning English Highlights”, que fornece as últimas notícias e conteúdo em destaque em um nível que funcione para estudantes de inglês.

  • Daily Grammar: Precisa se concentrar na sua gramática? Obtenha aulas de gramática fáceis de entender por e-mail para você todos os dias. Você vai até receber um teste gramatical para experimentar uma vez por semana.
  • Lembra do  FluentU da seção “pacote inicial”? FluentU também tem um boletim informativo semanal para estudantes de inglês, fornecendo recursos e dicas de estudo diretamente à sua caixa de entrada. Você também receberá dicas sobre como aproveitar ao máximo o programa de aprendizado do FluentU. Basta se inscrever pelo ícone no lado direito do blog FluentU.

Questionários e planilhas de exercícios: AllESL

ferramentas para aprender inglêsComo estudante de inglês, você deve entender o valor da revisão constante de linguagem. Uma boa maneira de verificar seu progresso de aprendizado é fazer testes periodicamente e tentar resolver planilhas e exercícios. Quanto mais você pratica e continua revisando o que aprende, melhor e mais confiante você estará.

AllESL tem diversas planilhas em inglês que você pode escolher. Cada uma se concentra em um tópico diferente, por isso é fácil encontrar as que são mais importantes para você, de gramática difícil a tópicos básicos de vocabulário. As planilhas também são convenientemente organizadas por tipo, para que você possa escolher planilhas de escuta, planilhas de vocabulário, etc., dependendo de suas necessidades específicas.

MOOCs de Língua Inglesa em Coursera

ferramentas para aprender inglêsFinalmente, uma maneira extremamente eficiente e eficaz de aprender um idioma é se inscrever em um curso online. Os MOOCs (Massive Open Online Courses) são um tipo específico de curso online criado por universidades e instituições educacionais. Em muitos casos, você pode até ganhar créditos do curso ou um certificado para colocar no seu currículo.

Coursera é um dos melhores sites para MOOCs. Você pode encontrar uma grande variedade de aulas de inglês para atender às suas necessidades. Basta passar o mouse sobre o menu “Explore” na parte superior da página inicial, selecionar “Language Learning,” e “Learning English”. A partir daí, você poderá escolher cursos de inglês on-line com base nas habilidades específicas que deseja aprender, no seu nível, na universidade que oferece o curso e muito mais.

Os tópicos incluem tudo, desde inglês para negócios até inglês para falantes de espanhol, até pronúncias difíceis em inglês.

É a ferramenta perfeita de “expansão” para ajudá-lo a aprender exatamente o que você precisa em qualquer estágio.

Agora você tem o deck completo para dominar a língua inglesa! Essas ferramentas de aprendizado de inglês ajudarão você a criar seu “pacote inicial” perfeito e o “pacote de expansão” para se tornar um comunicador fluente e confiante no ritmo que funciona para você.


Archita Mittra é escritora freelancer, jornalista, editora e educadora. Sinta-se à vontade para visitar seu blog ou entrar em contato com ela para consultas sobre freelancing/educação.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.