expressoes-idiomaticas-inglesas

20 Expressões Idiomáticas Inglesas Essenciais para Falar como um Nativo

Imagine que você está em um bar americano.

Há muito barulho, mas você consegue perceber o que as pessoas falam.

Você ouve alguém falando sobre bater em livros (hitting books)…

…outra pessoa fala sobre torcer o braço de alguém (twisting someone’s arm)…

…e, ao que parece, alguém foi esfaqueado nas costas (stabbed in the back).

Mas que diabo está acontecendo?

Você se pergunta porque é que continua confuso, apesar de conseguir traduzir as palavras.

Bom, parabéns, você acabou de ter seu primeiro contato com expressões idiomáticas inglesas.

O Que São Expressões Idiomáticas Inglesas?

Expressões idiomáticas inglesas são frases cujo significado não corresponde ao que as palavras individuais sugerem.

Elas foram se desenvolvendo ao longo do tempo e, por isso, podem não fazer sentido para você. Estas expressões idiomáticas se servem muito de analogias e metáforas.

Como elas são tão usadas no inglês do dia a dia, se você não as conhecer, será quase impossível entender o contexto.

Por Que Aprender Expressões Idiomáticas Inglesas?

O seguinte cenário soa familiar para você?

Você fez aulas de inglês tradicionais.

Você aprendeu a gramática, as regras e um monte de exceções.

Seu vocabulário poderia rivalizar com o de um estudante americano.

Você até tem alguns certificados bem visíveis na parede do seu quarto confirmando sua fluência em inglês…

…então, porque tem vezes que você simplesmente não entende nada?

Na verdade, o que você aprende nos livros e o que você aprende no mundo real são duas coisas bem diferentes no que diz respeito a aprender um idioma.

O que você realmente precisa é de aprofundar seu conhecimento de expressões comuns e idiomáticas do inglês.

Aprender expressões idiomáticas comuns do inglês do dia a dia ajudará você a se sentir à vontade na maior parte das situações, seja quando assiste a um jogo de basquete, quando bebe um chope, quando está estudando ou em uma saída romântica.

O segredo para entender expressões idiomáticas inglesas é nunca olhar para elas ou lê-las de forma literal – quando você descobrir os segredos da linguagem idiomática inglesa, aí sim, você vai conseguir entender tudo!

Para ajudar você a dominar as expressões idiomáticas inglesas, reunimos 20 das expressões comuns e idiomáticas mais usadas no inglês americano. Elas são úteis para estudantes de ESL (Inglês como Segunda Língua) e mesmo para qualquer outro estudante de inglês. Desfrute!

20 Expressões Idiomáticas Inglesas Essenciais para Estudantes de ESL

1. (To) Hit the books

No sentido literal, hit the books significa bater, esmurrar ou esbofetear (to hit) seus livros (books). No entanto, esta é uma expressão idiomática inglesa comum entre estudantes, sobretudo estudantes americanos fazendo faculdade que precisam estudar muito. A expressão significa simplesmente “estudar” e é uma forma de você dizer a seus amigos que você vai estudar. Pode ser para uma prova final, uma prova a meio do semestre ou mesmo uma prova de inglês.

 “Sorry but I can’t watch the game with you tonight, I have to hit the books. I have a huge exam next week!”

2. (To) Hit the sack

Tal como a primeira expressão, o significado literal desta seria bater em uma saca (um saco grande geralmente usado para transportar produtos a granel, como farinha, arroz ou mesmo terra). Mas, na verdade, to hit the sack significa ir para a cama, pelo que você usaria esta expressão para dizer a seus amigos ou familiares que você está muito cansado e vai dormir. Em vez de dizer hit the sack, você também pode dizer hit the hay.

“It’s time for me to hit the sack, I’m so tired.”

3. (To) Twist someone’s arm

To twist someone’s arm significa literalmente pegar no braço (arm) de alguém e torcê-lo (twist), algo que poderia ser bem doloroso se você interpretasse a expressão literalmente. Na verdade, se seu arm has been twisted, isso quer dizer que alguém conseguiu convencer você a fazer algo que você talvez nem quisesse.

E se você, por acaso, twist someone else’s arm, isso quer dizer que você é muito bom a convencer outras pessoas e que elas finalmente aceitaram fazer algo após você insistir que elas o fizessem.

Tom: Jake you should really come to the party tonight!

Jake: You know I can’t, I have to hit the books (study).

Tom: C’mon, you have to come! It’s going to be so much fun and there are going to be lots of girls there. Please come?

Jake: Pretty girls? Oh all right, you’ve twisted my arm, I’ll come!

4. (To be) Up in the air

Quando pensamos literalmente em algo up in the air, imaginamos algo flutuando ou voando pelos ares (in the air), como um avião ou balão. Mas, na realidade, se alguém disser a você que as coisas estão up in the air, isso é sinal de que essas coisas estão incertas ou indefinidas; ainda não foram feitos planos concretos.

“Jen have you set a date for the wedding yet?”

“Not exactly, things are still up in the air and we’re not sure if our families can make it on the day we wanted. Hopefully we’ll know soon and we’ll let you know as soon as possible.”

5. (To) Stab someone in the back

Se interpretarmos esta expressão de forma literal, poderemos vir a ter muitos problemas com a polícia, visto que acabaríamos pegando em uma faca, ou outro objeto afiado, e a espetaríamos (to stab) nas costas (in the back) de alguém.

No entanto, enquanto expressão idiomática, to stab someone in the back significa magoar emocionalmente alguém que era próximo e que confiava em nós por trairmos essa pessoa em segredo e quebrarmos sua confiança. À pessoa que faz isso, nós chamamos de back stabber.

“Did you hear that Sarah stabbed Kate in the back last week?”

“No! I thought they were best friends, what did she do?”

“She told their boss that Kate wasn’t interested in a promotion at work and Sarah got it instead.”

“Wow, that’s the ultimate betrayal! No wonder they’re not friends anymore.”

6. (To) Lose your touch

Esta expressão significa literalmente perder (to lose) a capacidade de tocar ou de sentir (touch) com seus dedos ou mãos. Mas, na verdade, to lose your touch significa perder uma capacidade ou talento que você costumava ter quando lidava com coisas, pessoas ou situações.

Esta expressão é usada quando as pessoas costumam ser boas em algo, mas depois deixam de conseguir fazê-lo com o sucesso de antes.

“I don’t understand why none of the girls here want to speak to me.”

“It looks like you’ve lost your touch with the ladies.”

“Oh no, they used to love me, what happened?”

7. (To) Sit tight

To sit tight é uma expressão idiomática inglesa meio estranha que significa sentar (to sit) e contrair o corpo de forma rígida (tight), que seria algo desconfortável de se fazer, para além de ser algo estranho de se ver.

Mas, quando uma pessoa diz a você to sit tight, o que ela quer dizer é que você deve aguardar pacientemente e não fazer nada até chegar o momento certo.

“Mrs. Carter, do you have any idea when the exam results are going to come out?”

“Who knows Johnny, sometimes they come out quickly but it could take some time. You’re just going to have to sit tight and wait.”

8. (To) Pitch in

Esta expressão inglesa não faz sentido nenhum se você a tentar interpretar ao pé da letra. Mas, em sentido figurado, ela significa contribuir para algo ou alguém ou participar em algo.

Então, se seu pai falar para sua família que ele quer que todos pitch in no próximo fim de semana e que ajudem a limpar o quintal, isso quer dizer que ele quer que todos participem na limpeza do quintal e ajudem a fazer as coisas mais rápido.

“What are you going to buy Sally for her birthday?”

“I don’t know I don’t have much money.”

“Maybe we can all pitch in and buy her something great.”

A conversa acima sugere que cada um dos amigos de Sally deve contribuir com algum dinheiro para que eles possam comprar um presente maior e melhor para ela em conjunto.

9. (To) Go cold turkey

Soa estranho? Bom, você está certo, é estranho mesmo. Como alguém poderia literalmente se transformar em um peru frio (cold turkey)? É impossível que uma pessoa se torne na ave que tantas pessoas gostam de comer em dias de celebrações como o Natal ou o Dia de Ação de Graças.

As origens desta expressão idiomática inglesa são estranhas e to go cold turkey significa abandonar ou parar de repente um comportamento perigoso ou associado a vícios, como fumar ou beber álcool.

Diz-se que esta expressão surgiu no final do século XX e sugere que alguém que abandona subitamente algum vício — como drogas ou álcool — sofre de efeitos secundários que fazem a pessoa parecer um peru frio, não cozinhado. Isso inclui pele muito pálida e pele arrepiada, de galinha (ou de peru!).

“Shall I get your mom a glass of wine?”

“No, she’s stopped drinking?”

“Really, why?”

“I don’t know. A few months ago, she just announced one day she’s quitting drinking.”

“She just quit cold turkey?”

“Yes, just like that!”

10. (To) Face the music

Dito de forma literal, facing the music significaria voltar seu corpo na direção da música (music) e ficar de frente para ela (to face). Mas se um amigo ou familiar seu disser para você face the music, o significado é muito mais duro.

A expressão significa encarar ou lidar com a realidade de uma situação e aceitar todas as consequências, sejam elas boas ou más (mas sobretudo as más). Talvez você esteja evitando algo porque está inseguro ou tem medo dos resultados. Talvez você tenha mentido para um professor que entretanto descobriu a verdade e agora você tem de face the music e aceitar a punição.

“I can’t understand why I failed math.”

“You know you didn’t study hard, so you’re going to have to face the music and take the class again next semester if you really want to graduate when you do.”

11. (To be) On the ball

Traduzindo esta expressão idiomática inglesa literalmente, seu significado seria estar de pé ou sentado sobre uma bola (ball) – mas quem faria isso?

Se you’re on the ball, isso quer dizer que você entende certas coisas muito rapidamente, está muito bem preparado para algo ou reage rapidamente (e da forma certa) a uma situação.

Por exemplo, se você estiver planejando seu casamento com um ano de antecedência e já fez quase todos os planos, você está claramente on the ball porque poucas pessoas se preparam tão bem!

“Wow, you’ve already finished your assignments? There not due until next week, you’re really on the ball. I wish I could be more organized.”

12. (To) Ring a bell

O significado literal de ring a bell é simplesmente esse: Você poderia fazer a campainha (bell) da escola tocar (ring) para os alunos saberem que é hora de irem para a sala de aula ou você poderia tocar à campainha da porta de casa de alguém.

Mas esta expressão se refere a quando alguém menciona algo que soa familiar para você, algo que você talvez já tenha escutado. Por outras palavras, quando alguém diz algo que você pensa já ter escutado antes, soam alarmes em sua cabeça e você tenta se lembrar da razão pela qual o nome ou lugar mencionado soa familiar.

“You’ve met my friend Amy Adams, right?”

“Hmmm, I’m not sure, but that name rings a bell. Was she the one who went to Paris last year?”

13. Rule of thumb

Os polegares (thumbs) podem governar algo ou estabelecer regras (to rule)? Ou você pode literalmente governar um polegar? Se analisar a expressão logicamente, ela não significa absolutamente nada e não faz sentido algum. Mas, quando você escuta alguém falar as a rule of thumb, a pessoa está sim dizendo algo: ela quer dizer que aquilo que ela está dizendo é uma regra geral ou comum, ainda que não seja uma regra oficial.

Estas rules of thumb não têm base na ciência ou em investigações, são apenas princípios gerais. Por exemplo, não existe nenhuma lei científica que diga que você deve adicionar óleo à água fervente quando cozinha macarrão, mas é uma rule of thumb e é aplicada pela maior parte das pessoas para que o macarrão não fique grudado na base da panela.

“As a rule of thumb you should always pay for your date’s dinner.”

“Why? There’s no rule stating that!”

“Yes, but it’s what all gentlemen do.”

14. (To be) Under the weather

Você pode estar literalmente sob o clima (weather)? Provavelmente sim, se você pensar em ficar por baixo das nuvens, chuva e sol, mas isso não faz sentido. Na verdade, se você se sente under the weather, você não está com seu humor habitual e pode até se sentir um pouco doente ou indisposto. Essa sensação de mal-estar não é grave; pode ser só cansaço extremo por estudar demais ou uma dor de cabeça forte no início de uma gripe.

“What’s wrong with Katy, mom?”

“She’s feeling a little under the weather so be quiet and let her rest.”

15. (To) Blow off steam:

Uma pessoa não pode realmente expirar ou soprar (to blow) vapor quente (steam) — só equipamentos elétricos podem fazer isso, como as chaleiras elétricas. Então, o que se quer dizer quando uma pessoa blows off steam?

Se você está zangado, estressado ou sentindo outras emoções intensas e você quer se livrar delas para voltar a se sentir melhor, você irá blow off steam por fazer algo que alivie seu estresse, tal como exercício físico.

“Why is Nick so angry and where did he go?”

“He had a fight with his brother, so he went for a run to blow off his steam.”

16. (To) Look like a million dollars/bucks:

Não seria incrível se nós realmente pudéssemos ter o aspeto de um milhão de dólares (look like a million dollars)? Nós seríamos ricos, mas não é esse o caso aqui. Se alguém disser que você look like a million bucks, você deve considerar isso como um grande elogio porque significa que você está com um visual fantástico e muito atraente.

Embora esta expressão idiomática inglesa possa ser usada ocasionalmente para homens, ela é mais usada para elogiar mulheres. E ainda que algumas de suas amigas possam estar lindas todos os dias, você deve guardar esta expressão para ocasiões especiais em que elas realmente tenham feito um esforço especial em relação a sua aparência, como no baile de finalistas ou em um casamento.

“Wow, Mary, you look like a million dollars/bucks this evening. I love your dress!”

17. (To) Cut to the chase

Quando alguém diz a você para cut to the chase, isso significa que você está falando demais e ainda não chegou ao ponto principal. Quando alguém usa esta expressão idiomática, a pessoa está dizendo a você para chegar logo à parte importante, sem tantos detalhes. Tenha cuidado ao usar esta expressão, pois se a usar quando fala com pessoas como um professor de faculdade ou seu patrão, será considerado rude e mal-educado.

Se estiver falando para um grupo de pessoas, como seus empregados, e disser I’m going to cut to the chase, isso significa que tem coisas que você precisa dizer, mas não tem muito tempo, por isso você vai saltar para as partes importantes para que todos entendam.

“Hi guys, as we don’t have much time here, so I’m going to cut to the chase. We’ve been having some major problems in the office lately.”

18. (To) Find your feet

É possível perder seus pés (feet)? De jeito nenhum, eles estão presos ao seu corpo! Então, o que as pessoas querem dizer quando falam que estão tentando find their feet? Se você se deparar com uma nova situação, tal como viver em um novo país ou ter que se adaptar em uma nova faculdade, você pode dizer I’m still finding my feet. Isso significa que você ainda está se adaptando e se acostumando com o novo ambiente.

“Lee, how’s your son doing in America?”

“He’s doing okay. He’s learned where the college is but is still finding his feet with everything else. I guess it’ll take time for him to get used to it all.”

19. (To) Get over something:

Se pensar bem, você pode literalmente passar por cima de algo (get over something), por exemplo, por cima de uma cerca — mas não é esse o sentido habitual desta frase em inglês.

Imagine que você está vivendo um momento difícil, como o fim de um relacionamento com sua namorada ou namorado — é difícil. Mas, quando o tempo passar e você deixar de pensar na pessoa que amava, isso significa que você have gotten over him/her, que você já não se preocupa com o assunto e já não sofre com ele. Também é possível que você get over an illness, o que significaria que você recuperou totalmente de uma doença (illness).

“How’s Paula? Has she gotten over the death of her dog yet?”

“I think so. She’s already talking about getting a new one.”

20. (To) Keep your chin up

Você acabou de brigar feio com um amigo? Você chumbou em sua prova final de inglês? Seu time favorito perdeu em uma final? Você perdeu seu emprego? Se você respondeu “sim” a alguma dessas questões, então você provavelmente se sente em baixo e meio deprimido, não é mesmo?

Em uma situação dessas, um amigo que queira ajudar você poderá dizer keep your chin up. Quando alguém usa esta expressão, a pessoa está dando apoio a você e dizendo algo como “seja forte, você vai ultrapassar isso” ou “não se deixe afetar por essas coisas.”

“Hey, Keiren, have you had any luck finding work yet?”

“No, nothing, it’s really depressing, there’s nothing out there!”

“Don’t worry, you’ll find something soon, keep your chin up buddy and don’t stress.”

Se você realmente quer aprender inglês bem e find your feet com o idioma no estrangeiro, dedique algum tempo a aprender expressões idiomáticas inglesas para que sua adaptação seja mais fácil. Boa sorte e keep your chin up!

Outros Recursos para Estudantes de ESL Aprenderem Expressões Idiomáticas

English Idioms & Proverbs no English Language Cyber Center: Um recurso muito detalhado, com imagens e exemplos.

English Idioms, Sayings, and Slang: Outro recurso muito completo, com exemplos.

Biblioteca de vídeos em inglês de FluentU: Com FluentU, você tem a possibilidade de aprender novas expressões idiomáticas e escutar falantes nativos de inglês usá-las. É ótimo aprender novas palavras e frases, mas é essencial que você escute como elas são usadas de modo natural em uma conversa. Quanto mais você as escutar, melhor se vai lembrar delas. FluentU reuniu um monte de vídeos em inglês tirados do mundo real, tais como clipes musicais, filmes, desenhos animados, noticiários, entrevistas ao vivo e mais. Isso quer dizer que você poderá escutar expressões idiomáticas inglesas sendo usadas em várias situações diferentes.

E Mais Uma Coisa…

Se você gosta de aprender expressões idiomáticas em inglês, então você vai amar FluentU. FluentU usa talk shows populares, clipes musicais legais e anúncios engraçados para ajudar você a aprender inglês:

best English apps

If you want to watch it, FluentU’s probably got it.

Com FluentU, é muito fácil assistir vídeos em inglês. Porquê? Porque existem legendas interativas. Ou seja, você pode tocar em qualquer palavra e ver uma imagem, definição e exemplos úteis.

best English apps

FluentU lets you learn engaging content with world famous celebrities.

Por exemplo, se você tocar na palavra “brought”, você verá o seguinte:

best English apps

FluentU lets you tap to look up any word.

 

Você pode aprender o vocabulário de qualquer vídeo com FluentU. Arraste a tela para a esquerda ou direita para ver mais exemplos de usos para a palavra que você está aprendendo.

best English apps

FluentU helps you learn fast with useful questions and multiple examples. Learn more.

A melhor parte? FluentU sabe o vocabulário que você está aprendendo. Ele usa esse vocabulário para recomendar exemplos e vídeos especialmente para você. Você tem uma experiência verdadeiramente personalizada.

Comece a usar FluentU no website através de seu computador ou tablet ou, melhor ainda, baixe o aplicativo FluentU na loja iTunes.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.