entonacao-em-ingles

Entonação para Alunos de Inglês: Quando Mudar e como Aprender

Duas pessoas acabaram de passar por você, falando em uma língua estrangeira.

Você não entendeu uma palavra sequer, mas de alguma forma ainda sabe que língua estavam falando.

Como é possível?

Todos os idiomas têm sua própria melodia, ou música, distinta. Para entender o que quero dizer, dê uma olhada neste vídeo. A garota no vídeo não está realmente falando nenhuma das línguas, ela está apenas usando sons com a velocidade, o tom e as tensões corretas.

Essa música dos idiomas é chamada de entonação , e é algo que você nem pensa ao falar sua língua nativa. A entonação é a ascensão e queda da sua voz quando você fala. Muitas vezes, é tão importante quanto suas palavras para expressar o que você quer dizer.

É por isso que quando você está aprendendo inglês, não deve apenas aprender o que falar, mas também aprender como falar.

Então, para te ajudar, trouxemos sete situações em que a entonação é importante em inglês, com exemplos de cada tipo.

Como a entonação muda significados

Usar a entonação correta pode realmente alterar o significado de suas palavras. Imagine sua voz como um instrumento musical. Conforme você fala, sua voz fica mais alta e mais suave, enfatiza certas partes e sobe e desce as notas. Suas notas vocais são chamadas de pitch e a mudança de tom é o que chamamos de entonação.

Por exemplo, diga esta frase em voz alta:

“How you doin’?”

Parece uma simples maneira informal de perguntar como alguém está. Não é gramaticalmente correto (deveria dizer “How are you doing?”), mas é fácil de entender.

Quando você diz isso em voz alta, provavelmente começou com uma nota baixa e subiu para uma nota mais alta no “doin’ ”.

Agora escute o Joey, da série de TV “Friends”, falando neste vídeo. Ele enfatiza a palavra “you“, o que dá à frase um significado completamente diferente. Sua versão desta simples saudação é sugestiva (insinuando algo sexual) e com um pouco de flerte. (Claro, sua expressão facial não ajuda!).

E isso não para por aí! Algo tão simples quanto a palavra “really” pode ter muitos significados diferentes, dependendo de seu tom. Um tom de subida mostra surpresa, um tom de queda mostra descrença. Não mudar de tom pode soar sarcástico (quando você diz uma coisa, mas significa o contrário).

Então, imagine que seu amigo acabou de te dizer que ganhou na loteria. Como você diz a palavra “really” influenciará como ele acha que você se sente sobre isso (e pode influenciar se ele vai compartilhar seu prêmio em dinheiro!).

Também pode explicar porque às vezes as pessoas parecem não te entender mesmo quando você usa gramática e palavras corretas.

Os Principais Padrões de Entonação em Inglês

Existem dois padrões principais de entonação no inglês americano:

  • Queda: É quando sua voz baixa de tom no final da frase e é o padrão mais comum no inglês americano. Use isso para a maioria das declarações e perguntas regulares que não podem ser respondidas com um simples sim ou não. Ouça aqui.
  • Subida: É quando sua voz aumenta de tom no final da frase. Use quando estiver fazendo uma pergunta de “sim ou não” ou para demonstrar descrença ou raiva. Ouça aqui.

Esta é uma explicação simplificada, e há várias outras maneiras diferentes de usar seu tom para alterar significados. Mas se você puder aprender bem estes dois padrões principais, o resto seguirá! Você descobrirá mais sobre eles daqui a pouco, mas primeiro é importante aprender a estudar entonação.

Dicas para praticar entonação em inglês

Para melhorar sua entonação, primeiro você precisa se conscientizar disso. Então, antes de fazer qualquer coisa, grave-se falando. Escolha um parágrafo que tenha diferentes tipos de frases, como as primeiras frases de um livro que você esteja lendo (aqui está um que você pode ver online, basta clicar na capa do livro à esquerda).

Agora que você tem uma gravação de si mesmo falando, pode ouvi-la e ouvir onde precisa trabalhar. Sua voz soa plana? Ela sobe e desce de uma maneira que parece natural? Você “soa” como um falante nativo?

Aqui estão algumas dicas que te ajudarão a obter o som certo em seu inglês falado:

  • Faça leitura em sombra com um vídeo. Leitura em sombra é quando você lê junto com um videoclipe ou áudio. Encontre um vídeo com legendas no YouTube ou escolha qualquer um dos vídeos no FluentU (todos eles são convenientemente legendados!). Assista a um segmento curto e, em seguida, assista novamente e fale junto com o vídeo. Tente imitar a velocidade, tensão e tom.
  • Marque seu texto. Faça marcações no texto que mostram onde o seu tom deve subir e descer. Você pode desenhar setas acima das palavras ou usar linhas – o que quer que funcione para você.
  • Exagere. Pratique sua entonação exagerando-a, o que significa torná-la muito maior do que deveria. Por exemplo, quando seu tom deve subir, vá muito alto! Você não falará assim em uma conversa, mas é uma boa maneira de se tornar mais consciente da entonação quando fala.
  • Use um detector de tom. Um detector de tom como o Get Instinct é geralmente usado para afinar instrumentos musicais. No entanto, já que sua voz é um instrumento, esta é uma boa chance de ver os altos e baixos da sua voz (e talvez verificar o quão afinado é o seu canto).
  • Tente diferentes entonações. Escolha uma frase e fale de muitas maneiras diferentes. Levante e abaixe seu tom, coloque tensões em palavras diferentes e apenas brinque com isso. Tente se gravar e depois ouça como está. O que te faz parecer zangado? Surpreso? Você pode aprender muito apenas tentando coisas diferentes.

Usar essas dicas devem torná-lo mais consciente de como está falando. Mas quando você usa qual tipo de entonação? Que bom que você perguntou!

7 casos onde a entonação é importante na língua inglesa

Lembre-se de que existem outras maneiras de usar sua voz e pitch para mudar o significado de suas palavras. Por exemplo, o ritmo e a velocidade da sua voz, ou onde você coloca a tensão na frase, também podem alterar o significado. As situações abaixo devem te dar um bom lugar para começar, mas fique sempre atento a outras maneiras de melhorar sua maneira de falar inglês!

1. Fazendo perguntas

Para perguntas de ‘sim ou não’, use uma entonação crescente no final da frase.

“Are you going to school tomorrow?”

Para a maioria dos outros tipos de perguntas, use uma entonação decrescente no final da frase.

“Why are you going to school tomorrow? It’s Saturday!”

Ouça: Neste clipe, as primeiras perguntas usam uma entonação decrescente, mas quando o falante pergunta “Can I get a tour?” sua entonação aumenta, pois é uma pergunta de ‘sim ou não’.

2. Fazendo afirmações

A maioria das afirmações regulares (aquelas que apenas declaram fatos ou informações; não declarações que esclarecem ou enfatizam algo) usam uma entonação decrescente no final da frase.

“I’ve been playing the violin for seven years.”

Ouça: Neste clipe de “America’s Got Talent”, o jovem comediante Leo responde a perguntas dos juízes com esta entonação. Quando ele diz quantos anos tem e o que faz, suas respostas são declarações, e você pode ouvir sua voz mais baixa na última palavra.

3. Listando coisas

Itens em uma lista usam entonação ascendente até o item final, que usa entonação decrescente.

“I love chocolate, strawberry and pistachio ice cream.”

Ouça: Você pode ouvir o tom ascendente e decrescente neste vídeo, quando a vlogger Estee lista o que ela gosta sobre o pão e quais ingredientes tem. Ouça a voz dela ao dizer as palavras “like,” “bread,” “Voegels” e os diferentes ingredientes do pão. Sempre que seu tom sobe, é um sinal de que ela ainda não terminou a lista.

4. Expressando sentimentos

Emoções de alta energia como felicidade, empolgação, medo e aborrecimento geralmente usam uma entonação crescente. O exemplo abaixo, por exemplo, pode ser alegria, empolgação ou aborrecimento, dependendo da situação.

“I can’t believe he gave you a ride home!”

Tédio, sarcasmo e desinteresse costumam usar uma entonação decrescente. Por exemplo, a frase abaixo soaria muito sarcástica se você dissesse em tom baixo. Com um tom sarcástico, significaria que o orador na verdade não está nem um pouco animado.

“I am so excited for you.”

Ouça: O filme da Disney Pixar “Inside Out” é sobre expressar sentimentos e emoções, e este clipe é um ótimo exemplo de como sua voz trai suas emoções. Aos doze segundos, Disgust diz: “Hold on, what is that?” com uma entonação crescente em “that”. Isso mostra repugnância, já que não é uma pergunta de ‘sim ou não’, então não deve aumentar o tom. Mais tarde, por volta dos 00:35, Anger começa a falar e sua voz sobe na metade de suas frases para mostrar como ele está com raiva.

5. Enfatizando a importância de algo

Use entonação crescente em palavras específicas de uma frase para enfatizar sua importância. O primeiro exemplo abaixo enfatiza a palavra “red” e sugere que havia opções quanto a cor. O segundo enfatiza o “scarf” e sugere que havia opções quanto aos itens.

“I hope you got the red scarf.”

“I hope you got the red scarf.”

Ouça: A primeira fala neste clipe é um exemplo de enfatizar algo usando entonação. Ênfase é colocada nas palavras “name“, “safe” e “what” como uma maneira de clarficiar seu argumento. (O argumento é que nomes fazem as coisas parecerem seguras e nomear algo como um dinossauro o torna menos ameaçador.)

6. Contrastando entre as coisas

Use entonação ascendente e ênfase nas duas coisas que deseja contrastar.

“I thought he liked dogs but he actually likes cats.”

Você também pode usar essa entonação para apontar coisas que parecem de um jeito, mas são de outro.

“You should exercise every day, but I know you don’t have the time.”

Ouça: Este vídeo explica como comparar e contrastar. Comece aos 0:42 e observe como o falante enfatiza as palavras em negrito na seguinte frase: “When people talk about a book versus a movie made from the book, they are…” para enfatizar as duas coisas comparadas.

7. Usando perguntas de tag

Use entonação crescente em perguntas no final de uma frase que exija o esclarecimento ou a opinião do seu parceiro falante. Essas são chamadas perguntas de tag .

“It’s a beautiful day, isn’t it?”

Ouça: Este vídeo destaca as perguntas de tag na conversa, para que você possa ver e ouvir exatamente como elas funcionam e como são.

Lembre-se, a entonação pode transformar um comentário feliz em sarcástico, ou transformar uma afirmação em uma pergunta. Preste atenção ao modo como você fala e você será compreendido muito melhor!

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close