curtas-ingles

Aprenda Inglês com estes 11 Curtas Divertidos e Inspiradores

Todos nós amamos filmes, mas nem sempre temos tempo suficiente para assisti-los!

Afinal, eles são tipicamente uma hora e meia de duração.

Isso é muito tempo!

Você pode ter outras coisas importantes para fazer.

Ou talvez ouvir inglês por uma hora e meia parece muito trabalho, porque você se perde tentando entender tudo o que os personagens estão dizendo.

Aprender inglês com filmes curtos pode ser a solução perfeita para você.

Este post é sobre curtas-metragens e como você pode usá-los para melhorar suas habilidades em inglês.

O que são os curtas?

Primeiro, vamos nos certificar de que entendemos o que estamos falando.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas define curtas-metragens como filmes com 40 minutos ou menos de duração. Em outras palavras, são vídeos ou uma série de imagens exibidas juntas para contar uma história. Estes filmes são chamados de “curtas” ou “curtas-metragens”.

Têm todas as formas e tamanhos: comerciais, trailers de filmes, videoclipes, histórias animadas ou histórias feitas em um filme. Curtas-metragens são uma forma de arte que permite ao artista comunicar muitas coisas em um curto espaço de tempo, usando diálogos, músicas, imagens e sons.

Por que aprender inglês com curtas-metragens?

São rápidos e produtivos.

Como  ao aprender inglês com vídeos do YouTube, você pode iniciar e pausar um curta-metragem a qualquer momento. E por serem curtos, são uma ótima maneira de praticar ouvindo e pensando em inglês, mesmo que você não tenha muito tempo para estudar.

Se você está cansado da série de TV que está assistindo há meses ou se os longas-metragens são longos demais para prender sua atenção, os curtas-metragens são uma ótima maneira de praticar inglês sem ter que gastar muito tempo (ou energia) fazendo isso.

Você pratica inglês autêntico e criativo.

Kieran Donaghy, um professor de inglês que administra o site Film-English.com encoraja o uso de curtas em salas de aula de idiomas para convidar a criatividade e o pensamento criativo para o aprendizado de inglês, sem a necessidade de pensar muito sobre coisas como a gramática.

Quando você assiste a curtas, está aprendendo por meio de material autêntico, o que significa que você está aprendendo usando materiais em inglês que não foram destinados a ensinar o idioma. Aprender assim ajuda a aprender a língua mais naturalmente, em vez de confiar sempre em um livro didático.

Curtas são úteis para qualquer estudante.

Quando você assiste a um filme curto, você vê imagens de objetos ou situações em uma história que o ajudam a lembrar o vocabulário e a gramática de uma maneira mais significativa.

Se você for um aluno 8//visual , poderá pausar o curta-metragem e tentar nomear todos os objetos que você vê na imagem. Se você é um aprendiz de áudio, pode associar a música e os sons à situação e usá-los para ajudá-lo a lembrar uma frase ou um diálogo que você ouve.

E se você é incentivar seus filhos a aprender inglês, vídeos e curtas-metragens manterão a atenção, especialmente se não houver muito diálogo.

Como aprender inglês com curtas

Assim como os filmes normais e longos, há muitos tipos diferentes de filmes curtos.

Alguns são mudos. Alguns têm apenas música, sem diálogo. Alguns têm algumas linhas de diálogo e outros têm muito diálogo. Alguns são animados, alguns são live-action (com atores reais).

Hoje vamos ver alguns exemplos de cada um desses tipos de curtas. Além de questões de vocabulário e discussão para ajudá-lo ao longo do caminho.

Enquanto você assiste, tente encontrar o vocabulário e adivinhe o significado das palavras através do contexto. Não se preocupe se você não entende tudo. Você sempre pode pausar o filme para obter um dicionário e procurar as palavras para confirmar seu significado (ou pergunte a um professor, caso você tenha um).

Aumente seu aprendizado assistindo com um parceiro de idiomas. Duas cabeças pensam melhor que uma, como dizem, e isso também é verdade aqui. Se você assistir aos filmes com outra pessoa, poderá trabalhar em conjunto para identificar as palavras do vocabulário e discutir as questões em conjunto.

Tente pensar nas perguntas da discussão enquanto assiste ao filme. Como os filmes são curtos, você sempre pode assisti-los uma vez e reproduzi-los novamente quando estiver pronto para responder às perguntas. Estes curtas cobrem alguns assuntos importantes, por isso, tente responder às perguntas e compartilhar suas respostas.

Se você está assistindo sozinho, ainda pode responder às perguntas. Caso ache interessante, tente escrever um comentário no IMDb – ou até começar seu próprio blog ou site para escrever resenhas de filmes! Você também pode deixar comentários sobre o vídeo no YouTube ou Vimeo, encontrar um blog que discuta o curta ou fale sobre o filme em sua aula de inglês ou com seus amigos que falam inglês.

O FluentU é mais uma incrível ferramenta de estudo para estudantes de inglês que adoram filmes. FluentU captura vídeos do mundo real, como curtas-metragens, videoclipes, trailers de filmes, notícias e palestras inspiradoras, e os transforma em lições personalizadas de aprendizado de idiomas.

As legendas interativas, as listas de vocabulário e os decks de cartões personalizados irão ajudá-lo a aprender ativamente enquanto assiste aos seus vídeos favoritos, dando-lhe um impulso extra na prática de leitura e audição em inglês.

Comece a usar o FluentU no site com seu computador ou tablet ou, melhor ainda, baixe o aplicativo FluentU na loja do iTunes.

Se mexa! Aprenda inglês com 11 curtas-metragens impressionantes

Curtas com o diálogo

“The LEGO Story”

Este filme conta a história dos blocos de construção favoritos de todos e como a empresa começou a fazer brinquedos LEGO.

Vocabulário: to dismiss, carpenter, to give up, to put an idea into action, skilled, to help out, to keep up, the highest quality, wholesaler, in big trouble, bankruptcy, to afford, to be a blast, to manage, the last batch, to make a profit, a good bargain, in stock, moral support, groundbreaking

Questões para discussão:

  1. O que aconteceu na história?
  2. De acordo com a história, o que “LEGO” significa em dinamarquês? Em latim?
  3. O que eles querem dizer com “system of ´play“?
  4. Quem está contando a história?
  5. Qual é a mensagem da história?

“Dotty”

Uma mulher mais nova ajuda uma mulher idosa com seu telefone celular. Este curta-metragem é uma boa imagem de como a tecnologia afeta pessoas e relacionamentos entre gerações.

Vocabulário: to unlock your mobile, the star button, the menu button, to go to the main menu, to text, to enter your PIN, to scroll up/down, to select, to press a button, to delete or to get rid of it, to predict or to be predictive

Questões para discussão:

  1. Preste atenção em como a mulher mais jovem dá instruções para a mulher mais velha. Como você descreveria o uso de seu tablet, computador ou outras tecnologias para alguém que não sabe como usá-las?
  2. Como você descreveria a mulher mais jovem?
  3. Qual é a mensagem deste filme?

“The Fear of Flying”

Este curta é uma animação sobre um pássaro que tem medo de voar.

Vocabulário: to have a fear of something, heading south, to go on ahead, to end up like him/her/them

Questões para discussão:

  1. Por que você acha que Dougal (o pássaro) tem medo de voar?
  2. O que motiva Dougal a superar seu medo de voar?
  3. Como ele supera seu medo?
  4. Você tem medo de alguma coisa? Medo de altura? Medo da água? Medo de falar em público?
  5. O que você pode aprender com Dougal sobre seus próprios medos?

“Everyone’s Welcome”

Este vídeo é um comercial da CBeebies , o canal infantil da BBC. Os diretores do curta metragem entrevistaram pares de crianças que são amigas. Os cineastas perguntaram sobre como eles são diferentes de seus amigos.

Vocabulário: down the hill, up the hill, to be good at something, defender, hiking, gymnastics, swimming

Questões para discussão:

  1. As crianças usam a forma comparativa de adjetivos para responder a algumas das perguntas. (Por exemplo, “He’s got smaller toes than I do,” or “Lucy likes tomato sauce. I do like it, but not as much as Lucy does.”) Que outras comparações você pode encontrar?
  2. Quais outras diferenças as crianças mencionam?
  3. O vídeo é fofo e engraçado, mas por quê?
  4. O que te faz diferente da sua família e amigos?

“Blind Vaysha”

“Blind Vaysha” é um curta-metragem de 2017 indicado ao Oscar sobre uma jovem especial. Ela nasceu com um olho que só vê o passado e o outro olho só vê o futuro. É um filme de animação, com pinturas originais do diretor, sobre como sua aldeia reage e como ela vive com seus olhos.

Vocabulário: adoration, sighted person, blind, affliction, to convince, a gaggle of women, to reunite, to restore, vision, to topple, to lay eyes on, nightmares, to split, abyss, void, ruins, apocalypse, disability, reassuring, preceding

Questões para discussão:

  1. Qual é a mensagem do filme? Você concorda ou discorda da mensagem?
  2. Como a cor das imagens e da música afetou como você se sentiu enquanto assistia ao filme?

Filmes curtos com diálogo

“The Notebook”

“The Notebook” é sobre um menino ajudando sua mãe com as tarefas domésticas.

Vocabulário: doing the cooking, vacuuming, tidying up, making the bed, walking the dog, watering the plants, sweeping, babysitting, washing the clothes, doing the washing up, ironing

Questões para discussão:

  1. Por que o menino está ajudando a mãe dele? O que ele quer?
  2. Este vídeo é um comercial. O que a empresa está vendendo? Antes de ver o logo no final, você sabia que era um comercial?
  3. Como a história ajuda a vender o serviço ou produto?

“Allegro”

Este curta-metragem é sobre um homem mais velho aprendendo inglês e as diferentes técnicas que ele usa para fazê-lo.

Vocabulário: sticky notes, headphones, textbooks, luggage, slippers, pajamas

Questões para discussão:

  1. Quais são algumas das técnicas que o velho usa para aprender inglês? Você já tentou usar alguns deles para o seu próprio aprendizado?
  2. Por que o homem está aprendendo inglês?
  3. Este curta-metragem também é um comercial. O que a empresa está vendendo? Como a história ajuda a vender o serviço ou produto?

“Zero”

O personagem principal “Zero” vive em um mundo onde as pessoas são julgadas pelo número que têm no peito. Ele vive uma vida solitária como uma pessoa com o número “zero”, mas logo encontra outro “zero”, e aprende como ele pode mudar sua vida.

Vocabulário: matter, to effect change, mediocrity, shortcomings, to get someone down, battered and bruised, unaware, belonging, notion, forbidden, to fade, infinity

Questões para discussão:

  1. O que você achou do filme?
  2. Qual é a mensagem do filme?
  3. Qual a sua opinião sobre os problemas mostrados no filme?

Curtas sem diálogo

Com estes curtas-metragem, é importante que você comece a pensar em inglês — e eles podem ajudá-lo a fazer isso! Enquanto assiste, observe as imagens e tente nomear todos os substantivos que você vê ou descrever os eventos que estão acontecendo.

Como não há diálogo, tente escrever suas próprias conversas depois de assistir ao filme. Melhor ainda, você pode falar o diálogo que você inventa enquanto assiste! Mesmo que esses filmes usem principalmente músicas para levar a história adiante, as mensagens ainda são fortes. Se houver personagens, o que você acha que eles diriam se estivessem falando? Como você os descreveria?

“Alike”

Este curta-metragem é uma animação sobre um pai e filho passando por suas rotinas diárias enquanto vivem em uma cidade.

Vocabulário: to get ready for school/work, to go to school/work, schedules, desk, typewriter, clock, crayon, paper, backpack, briefcase, alike

Questões para discussão:

  1. O que significa a palavra “semelhante”? Tem um significado diferente no contexto deste filme?
  2. Por que você acha que o curta é chamado “Alike”?
  3. Quais adjetivos você usaria para descrever o menino? E para o pai?
  4. Como são o pai e o filho? Como eles são diferentes?
  5. Qual é a mensagem do filme? Você concorda ou discorda?

“When I Grow Up”

Esta animação é sobre uma garota que está pensando em todas as diferentes carreiras e profissões que ela poderia seguir quando for mais velha e tiver que decidir.

Vocabulário: a frase “when I grow up,” nurse, doctor, soldier, astronaut, delivery man/woman, firefighter, teacher, ballerina, lawyer, judge, fast food worker, ice cream man/woman

Questões para discussão:

  1. Quantos empregos você viu no vídeo?
  2. When I grow up”  é uma frase ensinada às crianças para descrever os sonhos que elas podem ter ou as profissões que esperam seguir quando adultas. Quando você era criança, o que você esperava ser quando crescesse? Por quê?
  3. Qual é a mensagem do filme? Por que é chamado “When I Grow Up”?

“Paris / New York”

Neste vídeo, imagens de Paris e Nova York são mostradas lado a lado, ou próximas umas das outras. É um vídeo sobre a vida nas duas cidades e como são a comida, transporte, pessoas, cultura e pontos de vista.

Vocabulário: bridge, neon lights, graffiti, metro/subway, cuisine, diversity, historic, skyscrapers, skyline, to-go/take-away cups, cocktails

Questões para discussão:

  1. Este vídeo é uma boa comparação entre as duas cidades. Quais adjetivos você usaria para descrever Paris? E Nova York?
  2. Com base no vídeo, como eles são parecidos ou semelhantes? Como eles são diferentes?
  3. “Paris / New York” também é um comercial. Como os outros comerciais que vimos, antes de ter visto o logo e o anúncio no final, o que você acha que a empresa estava vendendo? Como a história ajuda a vender o serviço ou produto?

Interessado em mais curtas? Confira esses recursos.

Caso esteja interessado em assistir a mais curtas-metragens — ou apenas a filmes em geral -, aqui estão alguns recursos para ajudá-lo a encontrar mais deles. Muitos dos sites abaixo permitem apenas ver trailers ou clipes curtos dos filmes, mas isso pode apontar você na direção certa e dar a você ideias de novos filmes para conferir.

Pixar

A Pixar é famosa por incluir seus curtas-metragens no início de seus longas-metragens mais conhecidos. Muitos de seus longas começaram como curtas. A Pixar tem muito orgulho destes curtas, então eles deram ao público um lugar para descobrir mais informações e ver alguns deles. Eles são divertidos de assistir e geralmente têm personagens que você já conhece.

Curtas indicados ao Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas destaca seus curtas-metragens favoritos todos os anos durante sua premiação anual (o Oscar). Esses curtas são elogiados por sua inovação e demonstram como os curtas-metragens podem ser usados de maneiras novas e empolgantes para fazer arte.

Short of the Week

Short of the Week é um site que destaca recentes curtas-metragens de cineastas independentes. Como o nome indica, há um novo curta-metragem postado no site toda semana. Então, se você está realmente interessado em curtas, este é um ótimo recurso a seguir para acompanhar a indústria.

Curtas-metragens são uma maneira divertida de fazer uma pausa da sua rotina normal de aprendizado de inglês. Também apresentam novas idéias e maneiras de pensar. Enquanto você pratica escutando e pensando em inglês, os curtas-metragens também incentivam você a explorar as partes mais criativas de si mesmo. Curtas-metragens podem até ensiná-lo mais do que você esperava se mantivesse a mente aberta às possibilidades.


Teresa Mupas é professora de EFL atualmente vivendo e trabalhando na Galiza, Espanha. Ela também ensinou inglês na Tailândia e nos Estados Unidos. Você pode segui-la em suas viagens aqui.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.