como-melhorar-seu-ingles-falado

14 Métodos para Melhorar seu Inglês Falado sem Ajuda

Então, você está sozinho. “Forever alone.” 

Ok, talvez não esteja forever alone, mas agora você precisa praticar seu inglês sozinho.

Como você pode treinar seu inglês sem ninguém para ajudá-lo?

Escrita, leitura, listening—essas habilidades podem ser praticadas por conta própria. É fácil.

Bem, você já sabe escrever frases bonitas. Memorizou centenas de palavras de vocabulário.

Mas quando abre a boca para falar, nada sai!

Todos os livros, sites e aplicativos do mundo não podem ajudá-lo a aprender a falar inglês fluentemente.melhor coisa a se fazer é conversar com um falante nativo.

Mas, às vezes, não temos essa opção! E se você não conhece ninguém? E se não tiver tempo? E se você simplesmente não se sentir confiante o suficiente para praticar com um nativo?

Não se preocupe, você ainda pode melhorar seu inglês falado, mesmo sem um parceiro de fala.

Nós vamos explicar como. 

Sem parceiro? Sem problema!

14 Métodos para melhorar seu inglês falado sem um parceiro

1. Pense em inglês.

Às vezes, o difícil de falar em um novo idioma não é o idioma em si, mas como você pensa nele.

Se você pensa em seu idioma nativo e tenta falar inglês, sempre terá que traduzir entre os idiomas. Traduzir não é uma coisa fácil de fazer! Até pessoas fluentes em dois ou mais idiomas têm problemas para alternar entre eles.

A solução é pensar em inglês.

Você pode fazer isso em qualquer lugar, a qualquer hora. Tente usar o inglês quando estiver pensando no seu dia ou quando estiver tentando decidir o que pedir para o jantar. Até mesmo tente usar um dicionário de inglês para inglês para procurar palavras. Assim, você nunca precisará usar seu idioma nativo e traduzir palavras. Você notará que, quando pensa em inglês, fica mais fácil falar em inglês.

2. Fale sozinho.

Sempre que estiver em casa (ou sozinho em outro lugar), pode praticar seu inglês com sua pessoa favorita: você mesmo.

Se você já está pensando em inglês, tente falar em voz alta. Leia em voz alta também. A prática é prática e, mesmo que você não tenha ninguém para corrigir seus erros, apenas o ato de falar em voz alta ajudará você a se sentir mais à vontade falando inglês.

3. Use um espelho.

Sempre que puder, tire alguns minutos do seu dia para ficar na frente do espelho e falar. Escolha um tópico, defina um timer para 2 ou 3 minutos e apenas fale.

O objetivo deste exercício é observar sua boca, rosto e linguagem corporal enquanto fala. Também faz você se sentir como se estivesse falando com alguém, então você pode fingir que está conversando com um colega de estudo.

Fale durante 2 ou 3 minutos completos. Não pare! Se ficar preso em uma palavra que não conhece, tente expressar sua ideia de uma maneira diferente. Você sempre pode procurar como dizer essa palavra após o final dos 2 ou 3 minutos. Isso definitivamente te ajudará a descobrir com que tipos de palavras ou frases você tem problemas.

4. Concentre-se em fluência, não em gramática.

Quando você fala em inglês, com que frequência você para?

Quanto mais você para, menos confiante você parece e menos se sente confortável. Experimente o exercício do espelho acima, mas desafie-se a falar sem parar ou gaguejar o tempo todo.

Isso pode significar que suas frases não serão gramaticalmente perfeitas, e não tem problema! Se você se concentrar em falar fluentemente ao invés de corretamente, ainda será entendido e soará melhor. Você pode preencher as regras gramaticais e de palavras corretas à medida que as aprende melhor.

5. Tente alguns trava-línguas.

Trava-línguas são uma série de palavras difíceis de dizer rapidamente. Um exemplo é: “The thirty-three thieves thought that they thrilled the throne throughout Thursday.” Tente dizer isso algumas vezes! Não é fácil.

Jogos de palavras como este irão ajudá-lo a encontrar o posicionamento certo para a sua boca e língua, e podem até ajudar a sua pronúncia. Você pode encontrar uma lista ótimos trava-línguas aqui.

6. Ouça e repita.

Você assiste a programas de TV ou vídeos do YouTube em inglês? Use-os para melhorar sua fluência. Escolha uma parte curta de um programa e repita linha por linha. Tente imitar o tom, a velocidade e até mesmo o sotaque (se puder). Não importa se você perder algumas palavras, o importante é continuar falando. Tente soar como os falantes nativos no programa.

FluentU é uma ótima maneira de praticar ouvindo e repetindo.

FluentU captura vídeos do mundo real – como clipes musicais, trailers de filmes, notícias e palestras inspiradoras – e os transforma em lições personalizadas de aprendizado de idiomas.

Videos em inglês com FluentU

Sempre que você assistir a um vídeo, verá todas as palavras faladas na tela.

melhores apps em inglês

Isso torna audição e repetição ainda mais fáceis. Basta desligar as legendas quando quiser um desafio!

Se você vir uma palavra que não conhece, toque na palavra para ver uma imagem, definição, exemplos e outros vídeos em que a palavra é usada.

Por exemplo, se você tocar na palavra “brought”, verá isso:

melhores apps de inglês

FluentU permite tocar para procurar qualquer palavra.

Você pode aprender o vocabulário de qualquer vídeo com o FluentU. Deslize para a esquerda ou para a direita para ver mais exemplos da palavra que você está aprendendo.

melhores apps de inglês

FluentU ajuda você a aprender rapidamente com perguntas úteis e vários exemplos. Saiba mais.

Com FluentU, você pode decidir como você aprende. Você terá a liberdade de escolher quais vídeos são mais interessantes para a sua experiência pessoal de aprendizado.

Quanto mais você ouvir este inglês autêntico, melhor entenderá como falar inglês naturalmente.

Comece a usar o FluentU no site , em seu computador ou tablet, ou baixe o aplicativo FluentU na loja do iTunes.

7. Preste atenção a sons com “stress”.

Inglês usa stress em palavras e frases. Isso significa que você precisará enfatizar certas palavras e sílabas (sons) para dar significados diferentes a palavras e frases.

Ouça onde os falantes nativos colocam a ênfase quando falam. Tente repetir da mesma maneira.

Isso não apenas ajudará você a falar bem, mas também poderá reduzir os mal-entendidos. Às vezes, colocar a ênfase na sílaba errada muda completamente a palavra. A palavra “ADdress”, por exemplo, não é igual à palavra “adDRESS”. “ADdress” refere-se a um local físico em que alguém mora e “adDRESS” significa falar formalmente com um grupo de pessoas.

Aprenda a ouvir a diferença!

8. Cante músicas em inglês.

Cantar suas músicas favoritas em inglês ajudarão você a se tornar mais fluente.

Quando você puder cantar junto com Taylor Swift e Jason Mraz, já pode testar suas habilidades com algo um pouco mais difícil: rap!

Rap é uma ótima maneira de praticar o inglês, porque muitas vezes as palavras são ditas como frases normais. No entanto, o rapper usa um ritmo mais forte e velocidade mais rápida. Algumas das palavras podem não fazer sentido, mas se você conseguir acompanhar o rapper, estará no caminho certo para se tornar fluente!

9. Aprenda diferentes formas de palavras a partir de novas palavras.

Alguns treinos vem antes mesmo de você abrir a boca. Torne a fala mais fácil aprendendo as diferentes formas de qualquer palavra que você aprende. Você deve fazer isso quando estiver aprendendo novo vocabulário. Por exemplo, se você acabou de aprender a palavra “write”, você também deve aprender algumas outras formas, como “wrote” e “wrote”.

É importante conhecer a maneira correta de usar uma palavra em todos os tipos de frase. Esse conhecimento irá ajudá-lo enquanto fala. Você não terá que parar e pensar em palavras diferentes – saberá exatamente quando usar cada palavra enquanto fala.

10. Aprenda frases, não palavras.

Uma idéia ainda melhor é aprender frases, não apenas palavras.

Você pode estar usando gramática e vocabulário corretos, mas ainda não é como um falante nativo falaria.

Por exemplo, para dizer “how do you feel today?”, um falante nativo poderia dizer “how’re you doing?” ou “what’s up?”. Frases e expressões podem ser úteis para parecer mais natural quando você fala.

11. Aprenda os ditados mais comuns.

Tire algum tempo para realmente notar como você fala em sua língua nativa.

Quais palavras e frases você usa com mais frequência?

Aprenda a dizer suas frases e palavras mais comumente usadas em inglês. Conhecê-las em inglês te ajudará a falar tão bem em inglês como em sua língua nativa.

12. Prepare-se para situações específicas.

Você está aprendendo inglês por um motivo específico? Por exemplo, está aprendendo inglês para conseguir um emprego em uma empresa de língua inglesa? Nesse caso, pratique inglês que o ajudará em uma entrevista. Está aprendendo inglês para fazer amigos na América? Então você precisaria de um tipo diferente de inglês.

Antes de ir a um lugar onde você tem que falar inglês, você pode praticar o que pode ter a dizer. Caso esteja se preparando para ir a um restaurante, como seriam as conversas lá? Responda às perguntas que um garçom faria. Tente falar sobre comida e cardápios.

Você se sentirá mais confiante se estiver preparado!

13. Relaxe!

Você pode ser seu melhor ajudante ou seu pior inimigo ao aprender a falar fluentemente! Sabemos que é difícil, mas você deve tentar não se preocupar em como soa quando fala. Apenas relaxe!

Se ficar preso ou confuso, basta respirar fundo e começar de novo. Fale mais devagar se for necessário. Reserve um tempo para parar e pensar em sua próxima frase.

Faça o que for preciso para se sentir mais confortável em falar inglês.

14. Conte uma história do seu idioma em inglês.

Aqui está uma maneira divertida de testar o quanto seu inglês falado se desenvolveu: escolha uma história que você conheça muito bem e conte em inglês.

Lembre-se de pensar em inglês enquanto estiver contando sua história. Concentre-se em falar fluentemente em vez de corretamente. Diga cada frase em voz alta para si mesmo.

Mesmo que você não tenha ninguém com quem conversar em inglês, você ainda pode criar confiança e dominar a fluência em seu próprio tempo.

De certa forma, praticar a fala é ainda mais fácil sozinho!

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.