como-falar-ingles-sem-sotaque

10+ Recursos para Aprender a Falar Inglês sem Sotaque

Não há nada mais frustrante do que não ser entendido.

Morei na Coréia do Sul por quatro anos. Durante esse tempo, fiz aulas de coreano na universidade local e pratiquei minhas habilidades de conversação todos os dias.

E não importava o quanto eu tentasse dominar a língua coreana, sempre havia pessoas que não me entendiam por causa do meu sotaque.

Mesmo que sua pronúncia seja quase perfeita, algumas pessoas terão problemas para te entender por causa do seu sotaque.

Não é porque você está falando mal, mas porque eles simplesmente não estão esperando que você tenha um sotaque, então isso os confunde.

Por esta razão, muitos alunos de inglês tentam perder seu sotaque estrangeiro e falar como um nativo.

Continue lendo para saber como você também pode fazer isso.

Por que é importante dominar seu sotaque em inglês

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que todos têm sotaque, até mesmo falantes de inglês.

Sotaques são ótimos.

Eles acrescentam personalidade ao inglês e, sem eles, conversas seriam chatas. No entanto, nem todos os sotaques são fáceis para o falante mediano de inglês entender, e por isso é uma boa ideia aprender a falar como um falante nativo de inglês.

Dominar pronúncia e entonação em inglês é o primeiro passo para falar inglês sem um sotaque estrangeiro.

Basta lembrar que falar como um nativo não é algo que acontece de uma hora para a outra. Vai levar muito tempo e prática. Mas se trabalhar duro e continuar a melhorar sua fala, começará a perceber que as pessoas terão mais facilidade para entender seu inglês em conversas!

Como você que soar em inglês?

Falantes nativos de inglês têm sotaques diferentes dependendo de onde são. Você precisa escolher o tipo de sotaque que deseja aprender e ficar com ele. Caso contrário, você corre o risco de misturar dois ou mais sotaques ingleses e parecer ainda mais confuso.

Os três sotaques mais comuns encontrados em material ESL são os americano (AmE), britânico (UK) e australiano (AUS). Clique nos links abaixo para ver um exemplo de cada um.

Como pode ver, os três sotaques são diferentes uns dos outros, e é por isso que você quer continuar dominando apenas um sotaque de cada vez.

Você pode encontrar um treino de escuta mais autêntico em FluentU. FluentU captura vídeos do mundo real – como vídeos musicais, trailers de filmes, notícias e palestras inspiradoras – e os transforma em lições personalizadas de aprendizado de idiomas. Use os vídeos para ouvir diferentes acentos na natureza. E não se esqueça de todos os outros recursos que FluentU disponibiliza para alunos de idiomas: flashcards, listas de vocabulário, legendas anotadas e muito mais!

Como falar inglês sem sotaque e soar como um falante nativo

Embora não seja impossível, aprender a falar inglês como um nativo levará muito tempo e prática – especialmente para adultos. Por alguma razão, estudos mostram que crianças dominam a pronúncia e aprendem a segunda língua mais facilmente do que adultos. Portanto, se seu objetivo é ensinar seu filho a falar inglês sem sotaque, deve iniciá-lo o mais cedo possível.

Se você quer aprender a falar inglês sem sotaque, aqui estão alguns recursos para ajudá-lo a começar.

1. Ouça o sotaque desejado

Dominar um sotaque nativo em inglês exige que você ouça falantes nativos e pratique falando com a entonação e pronúncia correta.

Para obter melhores resultados, certifique-se de praticar o uso do sotaque enquanto escuta podcasts e assiste a programas de televisão. A melhor maneira de fazer isso é pausar e repetir o que estão dizendo repetidas vezes. Você também pode gravar a si mesmo e ouvir como fala, depois compará-lo com os sotaques que está ouvindo.

Podcasts

Se você não tem nenhum falante de inglês com quem possa conversar, tente ouvir podcasts para praticar.

  • Podcasts para alunos de inglês (AmE e UK): Neste post, listamos alguns dos nossos podcasts favoritos em inglês britânico e americano.
  • OzPodcasts (AUS): Este diretório de podcasts australianos abrange uma ampla gama de tópicos liderados por autênticos falantes de inglês australiano.

Programas de TV

Outra ótima maneira de melhorar seu sotaque é assistir a programas de televisão.

  • Programas de TV britânicos e americanos para aprender inglês (AmE e UK): Tanto a TV americana quanto a britânica são populares em todo o mundo, então você não terá problemas em encontrar programas de televisão desses dois países. Neste post, você encontrará alguns dos melhores programas para aprender inglês, bem como lugares para assisti-los online.
  • The Katering Show” (AUS): Para um bom programa de TV australiano, confira este. É uma comédia sobre dois amantes de comida com personalidades muito diferentes que se encontram em uma série de situações incomuns. Os episódios podem ser assistidos online visitando o site e descendo até a metade da página.

2. Pratique pronúncia com o YouTube

Boa pronúncia é importante para falar como um falante nativo. Infelizmente, muitos alunos ignoram exercícios de pronúncia de livros didáticos para outras atividades, como gramática e vocabulário.

A boa notícia é que praticar pronúncia não precisa ser entediante quanto os exercícios de ouvir e repetir encontrados em livros didáticos. Aqui estão três canais do YouTube que tornam a pronúncia em inglês divertida e envolvente:

  • Speak English with Vanessa (AmE): Um ótimo canal com lições de pronúncia sobre como falar como um americano.
  • BBC Learning English’s (UK): Mais de 100 vídeos dedicados à pronúncia e como falar com um sotaque britânico padrão.
  • Aussie English (AUS): Aprenda um pouco sobre a Austrália e a cultura australiana enquanto assiste a mais de 40 vídeos ensinando como falar como um australiano.

3. Preste atenção na entonação

Todos sabem que boa pronúncia é importante para aprender a falar inglês como um nativo, mas muitos alunos cometem o erro de se concentrar apenas na pronúncia e ignorar completamente a entonação.

Entonação é o tom que você fala e a tensão que você coloca em diferentes partes de uma palavra. Falantes de inglês têm diferentes entonações, dependendo de onde são. Por exemplo, ao dizer “garage“, um falante de inglês americano dirá “ga-RAGE“, enquanto um falante de inglês britânico diz “GAR-age“.

Usar a entonação incorreta não apenas confunde falantes nativos de inglês, como pode também mudar o significado da sua frase completamente. Além disso, as pessoas saberão muito mais facilmente que você não é um falante nativo pela sua entonação incorreta do que se pronunciasse erroneamente uma palavra ou duas.

Confira este vídeo para ver um exemplo de uma boa pronúncia com entonação incorreta. Enquanto o homem no videoclipe acha que não tem sotaque, sua entonação imediatamente o entrega como estudante de inglês. Claro, ele fala muito bem e é entendido tão facilmente quanto um falante nativo, mas ele tem um sotaque.

4. Treine para melhorar sua entonação

Você pode praticar sua entonação da mesma maneira que melhora sua pronúncia: ouvindo falantes nativos e repetindo o que eles dizem enquanto tenta soar como eles.

Exceto que, com a entonação, você não está se concentrando em como eles dizem vogais e consoantes, mas sim em palavras inteiras – se eles estão sendo mais altos no início ou no fim da palavra ou se suas vozes soam mais altas ou baixas no final de uma frase.

Alguns bons canais do YouTube para ajudar você a praticar sua entonação incluem:

Lembre-se, a única maneira de falar inglês sem sotaque é praticando. Tente falar inglês sempre que puder. Fale com seus amigos, com outros alunos ou falantes nativos online ou até fale sozinho, se necessário – apenas certifique-se de estar sempre falando inglês.

Quanto mais você ouvir falantes nativos e imitar sua pronúncia e entonação, mais fácil será para você falar inglês como um nativo.

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close