aprender inglês roteiros de filmes

Torne-se uma estrela! 5 Sites para Aprender Inglês com Roteiros de Filmes

Não é ótimo relaxar, pegar um pouco de pipoca e ler um bom filme?

Espera, o quê?

Não devemos assistir a filmes…?

Bem, normalmente sim. Mas com roteiros de filmes – que fornecem todas as ações e diálogo – você também pode lê- los.

Roteiros de filmes são uma maneira divertida e diferente de praticar seu inglês. Você pode ler sozinho ou ler enquanto assiste a um filme para desenvolver várias habilidades.

Se estiver um pouco cansado de livros em inglês, ou apenas quer algo novo para praticar inglês, roteiros de filmes são uma ótima opção. Trouxemos cinco sites com roteiros em inglês que te ajudarão a aprimorar suas habilidades no idioma.

Hollywood, aqui vamos nós!

Como roteiros de filmes podem melhorar suas habilidades em inglês?

  • Impulsionam sua motivação de aprendizado. Usar roteiros é uma maneira interessante para lembrar o que você aprende. Como? Porque permite seguir seus interesses.

Você pode escolher um filme que prenda sua atenção, o que é definitivamente melhor do que adormecer em cima de sua lição de inglês!

  • Combinam suas habilidades de leitura e compreensão auditiva. Você aprenderá novas palavras ao ler o texto e ouvir as falas, o que ajudará a gravar elas na memória. Isso também significa que você aprenderá a pronunciar e soletrar novas palavras para poder usá-las em qualquer contexto.
  • A emoção nos filmes pode apoiar sua aprendizagem. Você já foi tão cativado por um filme que sentiu que os personagens praticamente se tornaram seus melhores amigos? Filmes têm o poder de criar grandes conexões emocionais dentro de nós. E essa pesquisa mostrou que esses tipos de conexões emocionais podem aumentar sua motivação para aprender.

Quando algo parece significativo e importante para você, mesmo em uma história inventada, você vai se lembrar mais efetivamente.

  • Você é exposto a novas palavras e frases em contextos autênticos. Você ouvirá como os falantes nativos constroem frases, pronunciam palavras complicadas e se adaptam a diferentes estilos de fala.

Essa é uma ótima maneira de aprender não apenas o que dizer em inglês, mas também como dizer em situações sociais que você provavelmente vivenciará. Com a prática, você não sentirá mais o constrangimento de usar gírias em situações formais (não se preocupe, todos nós estivemos lá!)

Como usar roteiros de filmes para aprender idiomas

Siga estas etapas básicas para transformar qualquer roteiro em uma aula de inglês.

  • Escolha o roteiro de um filme familiar. Ter conhecimento prévio sobre um filme ajuda você a se preparar para o tipo de linguagem que você aprenderá. Se você não estiver familiarizado com o filme, assista a trailers para ter uma ideia do que é.
  • Combine seu nível de habilidade. Não tente entender um roteiro que seja complexo demais para você. Use trailers, resumos e resenhas para verificar se a história e o idioma do filme corresponderão ao seu nível de inglês.
  • Prepare o roteiro. Imprima ou baixe uma versão digital que você possa acessar facilmente. Escaneie-o (leia-o rapidamente, mas não completamente) procurando palavras que você não reconhece. Realce essas palavras.
  • Leia o roteiro e divirta-se fazendo previsões sobre o filme. Se estiver aprendendo com amigos, veja quem consegue adivinhar corretamente como os personagens irão agir, como será o cenário, etc. Uma pequena competição amistosa é sempre uma ótima maneira de aumentar seu aprendizado!
  • Assista ao filme enquanto lê o roteiro. Não tenha medo de fazer uma pausa e repita quando necessário. Com base no contexto do filme, tente definir as palavras destacadas anteriormente.

Nota importante: alguns roteiros nesses sites são rascunhos (versões anteriores), portanto podem ser um pouco diferentes do filme. De um modo geral, isso significa que você pode ter que pular cenas no roteiro que não acontecem no filme.

  • Crie uma folha de dicas. Com a ajuda de um dicionário, crie uma folha de dicas com tudo de novo que você aprendeu. Ter sua folha de cola à mão é uma maneira extremamente útil de incorporar novas palavras e frases à suas conversas em inglês.
  • Faça sua própria atuação! Você está com o roteiro bem na sua frente, então o que está te impedindo? Veja se você consegue imitar a pronúncia e os estilos de fala que você ouviu no filme.

Torne-se uma estrela! 5 Sites para Aprender Inglês com Roteiros de Filmes

The Screenplay Database

Nível: iniciante a avançado

Este site oferece mais de 400 roteiros, com novos sendo adicionados diariamente.

Os roteiros de filmes são agrupados alfabeticamente e por gênero. Esse site também agrupa filmes na data em que foram adicionados. Então, se você quiser usar os melhores e mais recentes roteiros de filmes para praticar inglês, esse recurso é para você.

Screenplay Database é um ótimo site para alunos, pois fornece informações muito claras. Quando você seleciona um filme, é levado a uma página separada, que fornece um breve resumo em inglês, o que é apropriado para alunos iniciantes e intermediários.

Para alguns filmes, até oferece um link da Amazon para comprar e baixar o filme.

Sugestão de Roteiro: “Kung Fu Panda”

Este hilário filme de animação é perfeito para alunos que querem avançar além do nível iniciante. As imagens do filme suportam a linguagem usada no script e as expressões aprimoradas dos personagens ajudam você a seguir o enredo facilmente.

Movie Scripts and Screenplays

Nível: intermediário a avançado

Este site oferece uma ampla gama de roteiros de filmes para atender ao seu gênero de filme preferido .

As listas fáceis de navegar são divididas em três seções alfabéticas. Encontrar um filme específico é fácil, basta digitar o título na barra de pesquisa “Find It!”.

Movie Scripts and Screenplays não oferecem resumos com seus roteiros, embora forneçam um link prático para o IMDb (o Internet Movie Database) ao lado de todos os títulos de filmes. IMDb é um ótimo recurso para informações básicas, resumos detalhados e trailers em vídeo que explicam cada filme.

Sugestão de Roteiro: “Gladiator”

Com os altos e baixos do amor e da guerra, este filme cheio de ação e emocional é o melhor para alunos de inglês intermediário. O enredo é previsível e as conversas do personagem são fáceis de seguir , pois geralmente incluem apenas duas ou três pessoas.

The Daily Script

Nível: intermediário a avançado

Não deixe a aparência básica deste site te enganar. Ele oferece uma grande variedade de filmes fantásticos e Scripts de TV.

O design muito simples permite pesquisar roteiros em duas listas alfabéticas. Não há opção para pesquisar por gênero, por isso, se você estiver procurando algo específico, terá que percorrer as longas listas de títulos de filmes.

Como não há resumos de filmes disponíveis no site, o Daily Script é melhor usado se você já estiver familiarizado com o filme que está procurando.

Sugestão de Roteiro: “Slumdog Millionaire”

Aventuroso e emocionante, este filme expõe os alunos a palavras essenciais do vocabulário cotidiano . O roteiro tem detalhes adicionais sobre o cenário do filme. Os alunos podem usar essas informações para praticar seus adjetivos e advérbios e associá-los a exemplos visuais.

Screenplays for You

Nível: intermediário a avançado

Este site é atualizado regularmente e fornece roteiros em PDF, o que facilita o download e a impressão dos que você deseja ler.

As listas de títulos de filmes são claras e com cabeçalhos grandes para tornar o processo de navegação mais simples. Você pode encontrar uma grande variedade de roteiros aqui, incluindo filmes e programas de TV menos conhecidos.

Nem todos os filmes incluem um resumo e os que possuem são bem curtos. No entanto, links são fornecidos para informações mais detalhadas sobre cada filme.

Sugestão de Roteiro: “Ferris Bueller’s Day Off”

Ótimo para alunos de inglês intermediário, este filme usa a típica linguagem de conversação americana. Os alunos serão expostos a palavras e expressões usadas em situações engraçadas, bem como a diferença entre linguagem formal e informal.

SimplyScripts

Nível: iniciante a avançado

Os botões grandes na parte superior da página principal deste site facilitam bastante a pesquisa em diversos gêneros cinematográficos . A linguagem no próprio site é fácil para os alunos de inglês seguirem e pesquisar o leque de filmes é bastante simples.

De todos os cinco sites de roteiros de filmes, o SimplyScripts oferece os melhores resumos de filmes. A linguagem é detalhada sem ser muito desafiadora. Cada título exibe uma imagem do filme, tornando extremamente fácil coletar mais informações sobre o enredo e os personagens.

Sugestão de Roteiro: “The Martian”

Esse roteiro ajudará alunos intermediários a aprimorar suas habilidades em inglês. O filme contém muitas conversas amigáveis, bem como linguagem mais técnica falada por profissionais. As cenas mais longas que têm apenas um caractere são benéficas para os alunos, pois fornecem seções mais longas do inglês para se concentrar.

A melhor coisa sobre aprender inglês com roteiros de filmes é a infinita variedade para mantê-lo interessado!

De ação e suspense até romance e comédia, você tem a chance de realmente desafiar a si mesmo com diferentes gêneros de filmes. Assistir a um filme sobre magia, guerra ou história lhe apresentará vocabulário novo e fascinante.

Então diga adeus aos dias de memorizar inglês palavra por palavra. Fique online, escolha um roteiro de filme e prepare-se para a aula de inglês mais memorável que você já teve!

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.