aprender-ingles-offline

7 Maneiras Criativas de Aprender Inglês Offline

Quer aprender habilidades na língua inglesa sem precisar de conexão com a internet?

Quer falar com clareza e entender falantes nativos de inglês IRL (na vida real)?

Se você está chegando aquele momento em seus estudos de inglês online quando seus olhos começam a ficar esbugalhados, e percebe que está lendo a mesma frase várias vezes, é hora de desligar sua conexão Wi-Fi.

Embora existam inúmeros recursos de inglês baseados na web que fornecem muitos benefícios para os estudantes de idiomas, o aprendizado online não é a única maneira de se tornar fluente.

Há uma ampla seleção de atividades offline de aprendizado de inglês criativas que você pode fazer que também são convenientes, baratas e relevantes.

Alguns deles ainda envolvem seu aplicativos de idiomas favoritos!

Vamos ver por que o aprendizado offline pode ser valioso para os alunos de inglês, além de sete maneiras criativas de incorporá-lo à sua vida.

Por que fazer o esforço para aprender offline?

Com recursos online constantemente disponíveis ao seu alcance, por que se esforçar para aprender inglês offline?

Por um lado, enquanto o aprendizado online pode ser incrivelmente útil para os alunos de idiomas em todo o mundo, ela não necessariamente fará com que você seja fluente por conta própria.

Educadores, pesquisadores e alunos estão pesquisando se é possível aprender perfeitamente um idioma online— a resposta ainda é incerta. Alguns vêem a falta de interação humana no mundo real no aprendizado online como uma barreira à fluência.

É por isso que é importante diversificar suas ferramentas de aprendizado e garantir que você tenha algum tempo offline além dos aplicativos e sites de aprendizado de idiomas.

Quais são os benefícios do aprendizado offline?

  • senso de conexão com outras pessoas que falam seu idioma de destino. Conversas do mundo real também podem fornecer exposição a importantes expressões corporais e não-verbais que acompanham o idioma.
  • reforçam sua memória ao vincular novas frases a experiências e contexto relevante.
  • elimina problemas com conectividade e outras dificuldades técnicas.

7 maneiras criativas de aprender inglês offline

Experimente essas atividades. Seu sucesso no aprendizado também depende de quão bem você combina suas atividades de aprendizado offline com o seu estilo de aprendizado individual. Não sabe qual é o seu estilo de aprendizagem? Este artigo identifica 13 diferentes estilos de aprendizado e as atividades que funcionam melhor para cada um.

1. Inicie um registro de vocabulário

Esta é uma ótima técnica de aprendizado offline para pessoas que estão visitando ou estudando em um país de língua inglesa. Com um registro de vocabulário, você pode transformar experiências cotidianas em oportunidades de aprendizado de idiomas.

Todos os dias, você encontrará vocabulário desconhecido. Pratique escrever rapidamente a palavra ou frase em um pequeno diário ou caderno. Então, todas as noites, passe algum tempo procurando as definições das palavras e frases. Registre essas definições em seu diário.

Há fortes evidências de que o ato de escrever algo fisicamente nos ajuda a lembrar, portanto, seu registro de vocabulário deve ajudá-lo a memorizar rapidamente essas novas palavras. A melhor parte deste método é que você terminará com um dicionário personalizado com vocabulário relevante para suas experiências.

Dê um passo além e crie flashcards para prática adicional (aqui estão alguns modelos de flashcards gratuitos que você pode imprimir).

2. Aproveite o modo “Aprendizado offline” em seus aplicativos

Se você gosta de usar aplicativos de aprendizado de inglês online, pode passar algum tempo “fora da tela” aproveitando o modo “offline”. Os apps que possuem este modo permitem que você ouça lições de áudio, histórias ou diálogos, mesmo que não esteja conectado à internet. Você pode usar isso quando sair para passear ou ir ao trabalho. Por exemplo:

  • Duolingo disponibilizou um modo de aprendizado offline em 2013, oferecendo a maior parte da funcionalidade do aplicativo sem uma conexão com a Internet.
  • FluentU oferece diálogos de áudio autênticos para audição offline. Você poderá ouvir como o inglês é usado por falantes nativos, juntamente com aulas dedicadas sobre vocabulário e gramática em inglês. Basta baixar e ouvir enquanto você está dirigindo, fazendo tarefas ou andando pela casa! Você também pode baixar transcrições em PDF dos vídeos e áudios do FluentU para obter mais aprendizado offline.

Quando estiver de volta ao Wi-Fi, terá acesso à biblioteca de vídeos do mundo real do FluentU. Todos esses vídeos têm legendas interativas que ensinam qualquer palavra que você não reconhece, além de exercícios e flashcards para garantir que você se lembre do seu novo vocabulário. É um mundo de aprendizado de inglês, tudo no seu bolso, com ou sem internet!

3. Participe de um grupo de Reunião ou de Conversação

Dê um salto corajoso em direção à imersão no idioma! Muitas vezes, o medo de vergonha nos impede de usar uma nova linguagem em cenários da vida real.

Ao mesmo tempo, cenários da vida real geralmente fornecem os lugares mais eficazes e significativos para aprender, já que qualquer nova frase que você aprende está conectada a uma situação ou contexto relevante para sua vida.

A única maneira de superar o medo do constrangimento é praticar. Se você participar de um grupo de conversação, poderá interagir com outras pessoas que também cometerem erros e aprender com elas.

Como você encontra grupos de conversação em inglês? Aqui estão algumas dicas:

  • Bibliotecas públicas geralmente organizam grupos de troca de idiomas.
  • Meetup ou nas redes sociais (os eventos locais do Facebook são frequentemente um bom ponto de partida) pesquisando por um grupo de conversação em inglês. Use termos de pesquisa como “Grupo de conversação de inglês para adultos”, “Meetup de ESL” ou “Intercâmbio de idiomas”.
  • começar o seu próprio ! Recrutar membros para o seu grupo de conversação, anunciando em cafés, livrarias e escolas de idiomas locais. Se você não tiver certeza sobre o que falar, comece com alguns tópicos simples de conversas em pequenas conversas.
  • Wyzant é uma excelente opção para encontrar um tutor local ou um professor online, organizando um horário e um local para se encontrar pessoalmente. Por serem profissionais, eles podem lhe ensinar lições de inglês completas. Mas também podem passar tempo com você conversando em inglês.

4. Comece a ler livros em inglês regularmente

Dedique tempo para ler um livro real — não apenas posts em mídias sociais e artigos de notícias online rápidos. Ler um livro inteiro em inglês aumentará sua resistência – em outras palavras, você não ficará sobrecarregado ou cansado tão facilmente na próxima vez que tentar ler em inglês. Isto é especialmente importante se você planeja estudar inglês em um ambiente acadêmico.

Você pode aumentar sua motivação com materiais divertidos e emocionantes para ler.

Reforce seu aprendizado marcando palavras desconhecidas e criando sua própria lista de vocabulário. Você pode levar essa atividade para o próximo nível, iniciando um clube de leitura em inglês (online ou pessoalmente) com outros alunos de inglês para ajudá-lo a se manter motivado.

5. Visite um museu

Onde quer que você esteja, os museus geralmente têm informações fornecidas em inglês. Desafie-se a ler as descrições em inglês. Eles geralmente são escritos de maneira acessível e direta, por isso são um bom recurso para os alunos. Além disso, com fotos e exemplos físicos para guiar sua compreensão, você ficará surpreso ao ver o quanto você pode entender!

Você sempre pode comparar com as descrições do museu escritas em seu próprio idioma, se precisar de ajuda.

6. Baixe músicas em inglês para ouvir offline

Está certo! Há muitas canções populares em inglês que são ótimas para aprender o idioma inglês. Usar música é uma maneira poderosa de aprender inglês, porque combinar o vocabulário com uma música familiar pode ajudá-lo a memorizá-lo com mais facilidade. A repetição na música faz dela um bom recurso para praticar vocabulário específico ou estruturas gramaticais específicas.

Confira algumas canções populares em inglês que são excelentes para aprender vocabulário e gramática. Para fazer o download e ouvir offline, veja algumas opções:

  • CDs ou discos!

7. Jogue jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro criam um ambiente onde você pode se concentrar em estruturas específicas de vocabulário e gramática. Geralmente, há frases-chave que precisam ser repetidas ao longo do jogo, que podem ensinar palavras e frases em inglês importantes (por exemplo,go fish” no jogo Go Fish! ou “do not pass Go, do not collect $200”  em Monopoly).

Se você já tem um jogo favorito, desafie a si mesmo (e alguns amigos) para jogá-lo em inglês. Aqui está uma lista de jogos de tabuleiro divertidos que funcionam bem para reforçar sua prática de inglês.

O que quer que você faça, nunca é cedo demais (ou tarde!) para adotar o hábito de aprender offline.

O aprendizado offline nem sempre é fácil, mas é uma maneira infalível de melhorar suas habilidades no idioma — e é provável que você também melhore sua vida social!

Com essas ideias de aprendizado offline, você estará pronto para criar seu próprio currículo pessoal para continuar aprendendo inglês desconectado e no mundo real!

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.