aprende-ingles-com-canais-do-youtube

Aprenda inglês com o YouTube: Desfrute de 11 canais de inglês divertidos para alunos de inglês

Já ouviu a expressão “procurando uma agulha no palheiro?”

É usada quando alguém está procurando algo muito pequeno em um grande espaço. Imagine tentar encontrar uma pequena agulha de costura em um enorme fardo de feno e você terá a ideia.

Isso é provavelmente algo que você já encontrou antes — especialmente se já tentou encontrar vídeos para aprender inglês no YouTube.

. O YouTube é enorme e você pode passar o dia todo (até mesmo o ano todo) navegando em seus vídeos. Mas você encontraria sua agulha, ou seja, o recurso perfeito de aprendizado de inglês para suas necessidades?

É definitivamente possível se você souber onde procurar!

Esta postagem fornecerá canais do YouTube que atendem a diferentes habilidades em inglês e dicas específicas sobre como aproveitar ao máximo essas habilidades.

Pronto para encontrar essa agulha?

O que torna o YouTube um excelente recurso para aprender inglês?

  • A variedade de materiais de aprendizado: O YouTube é a plataforma de vídeo número um por aí. Você pode encontrar basicamente qualquer coisa no YouTube. Como dissemos, se você souber como procurar, encontrará recursos em inglês que se encaixam em seu nível, suas necessidades de estudo e interesses.

É claro que começaremos com recomendações específicas abaixo.

  • O acesso livre: Embora nem todos os vídeos do YouTube estejam disponíveis ao público, a maioria está. Vídeos do YouTube feitos para alunos de inglês tendem a estar totalmente disponíveis gratuitamente.

Você também pode encontrar acesso gratuito a vídeos de canais em inglês como CNN, Sky News, BBC News e HBO, só para citar alguns.

  • A flexibilidade: Você pode aprender quando quiser e onde quer que esteja. Você não precisa ir a um local físico para uma aula ou seguir a programação fixa de um professor. Contanto que você tenha uma conexão com a internet, você pode conferir alguns vídeos.

A melhor maneira de aprender inglês com o YouTube: Desfrute de 11 canais de inglês divertidos para alunos de inglês

Assistir a vídeos engraçados do YouTube em inglês no seu tempo livre ajuda no seu inglês. No entanto, você pode aprender mais ativamente e se tornar fluente em inglês mais rapidamente.

Mostraremos recursos do YouTube para melhorar suas habilidades de vocabulário, pronúncia, compreensão e conversação em inglês. Também forneceremos dicas de visualização para ajudar você a aproveitar ao máximo esses vídeos.

Usando o YouTube para construir seu vocabulário

O que assistir:

ESLbasics

Este canal popular é perfeito para aprender vocabulário rapidamente, pois as lições são curtas e fáceis de seguir.

É um recurso especialmente útil para vocabulário avançado, expressões idiomáticas e verbos frasais. O apresentador fala devagar e com clareza, facilitando o entendimento dos alunos.

Idiom Land

Idiom Land compartilha vídeos curtos de frases idiomáticas em filmes, para que os alunos ouçam a expressão usada no contexto de uma história. É uma ótima ferramenta para gravar novas expressões na memória!

Idiom Land também tem aplicativos móveis que oferecem cartões de idiomas (gratuitos) para ajudá-lo a levar seu vocabulário ao nível avançado.

Como assistir:

  • Assista ao vídeo sem legendas. Tente adivinhar a ortografia de palavras desconhecidas escrevendo-as.
  • Assista ao vídeo com legendas. Compare suas anotações com a ortografia real.
  • Procure as novas palavras em um dicionário.
  • Faça flashcards para se questionar sobre as palavras para que você se lembre delas. Você também pode usar TubeQuizard para criar questionários de palavras desafiadoras em um vídeo do YouTube.

Se você gosta deste método de construção de vocabulário, outro recurso que você deve conferir é o FluentU. Como o YouTube, fornece acesso a vídeos autênticos em inglês (como trailers de filmes, clipes engraçados do YouTube, palestras inspiradoras e muito mais). Mas esses vídeos também vêm com ferramentas de aprendizado inovadoras, como legendas interativas, flashcards e questionários.

Isso significa que você ativamente construirá seu vocabulário a cada vídeo que assistir. Tudo enquanto ouve inglês como os falantes nativos realmente o usam! Além disso, FluentU lembra o que você assistiu e sugere mais vídeos com base nessas informações. Para que você tenha uma experiência de aprendizado verdadeiramente personalizada. Confira também as versões para iOS e Android.

Usando o YouTube para melhorar sua pronúncia

O que assistir:

Rachel’s English

Rachel’s English é seu recurso online de pronúncia de inglês americano. Todos os vídeos são legendados para ajudar os falantes não nativos a entender.

A lista de reprodução “Sounds: How-To” é dedicada a ajudá-lo a aprender sobre posições de boca para cada som em inglês americano.

Alunos mais avançados também vão curtir a lista de reprodução “Words that Reduce”, pois poderão aprender como os falantes nativos encurtam as palavras quando falam.

Você vai descobrir como fazer o mesmo com certas partes da sua fala e se concentrar na ênfase em cada palavra. O contraste torna mais fácil para os falantes nativos entenderem quando você fala.

BBC Learning English

BBC Learning English é um canal útil onde você pode obter ajuda sobre qualquer coisa, desde estudar para uma prova até ouvir as notícias. Caso queira se concentrar na pronúncia do inglês britânico, há algumas listas de reprodução que você deve explorar:

  • “The Sounds of English:” Isso é semelhante a lista “Sounds: How-To” do canal Rachel’s English , mas as instruções são para inglês britânico.

YouGlish

Este recurso é um pouco diferente dos outros. YouGlish não é um canal do YouTube. Em vez disso, é uma ferramenta que permite pesquisar no banco de dados do YouTube para descobrir como pessoas diferentes dizem uma palavra de sua escolha.

Por exemplo, digamos que você queira ouvir como pronunciar a palavra caught (particípio passado do verbo a to catch). Digite-o no YouGlish e você vai receber toneladas de demonstrações de vídeo, bem como guias de pronúncia e dicas.

YouGlish lhe dá a flexibilidade para verificar a pronúncia de qualquer palavra que você queira aprender e ouvi-la em contexto.

Como assistir:

  • Assista ao vídeo uma ou duas vezes para se familiarizar com o tópico .
  • Escolha três palavras ou sons e diga-os lentamente enquanto olha para um espelho. Você pode pausar o vídeo para ver a posição da boca do narrador e imitar.
  • Quando você achar que a pronúncia corresponde à do vídeo, pratique falar mais rápido, como se estivesse em uma conversa real.
  • Se o vídeo incluir exercícios de pronúncia para você seguir, conclua-os também.

Usando o YouTube para melhorar sua escuta

O que assistir:

National Geographic

National Geographic tem 6,7 milhões de assinantes porque é uma fonte importante para notícias científicas, de exploração e aventura. Seus vídeos são inspiradores e educativos. Eles contam histórias que importam e inspiram as pessoas a se preocuparem com o planeta.

Seus vídeos também são ideais para alunos de inglês. Os narradores, entrevistadores e entrevistados em seus vídeos documentais falam com clareza. É fácil de seguir, mesmo se você ainda não estiver em um nível avançado.

Compare isso com uma série de TV como “Game of Thrones”, que também é envolvente, mas contém muitos momentos onde você não tem certeza do que foi dito.

“The Ellen DeGeneres Show” on YouTube

O canal do YouTube “The Ellen DeGeneres Show” tem 21 milhões de assinantes, provavelmente devido ao senso de humor de Ellen. Em suas muitas temporadas de TV, Ellen entrevistou celebridades, jornalistas e pessoas comuns.

Você pode aprender inglês conversacional ouvindo as entrevistas. Além disso, os vídeos são engraçados, e você pode até encontrar algumas de suas estrelas de cinema favoritas lá.

StoryCorps

No StoryCorps você pode ouvir gravações de histórias de todos os diferentes tipos de americanos.

Os vídeos são ótimos para você se familiarizar com diferentes sotaques americanos. Você pode acompanhar as histórias das pessoas com a ajuda das legendas e encontrar mais informações na descrição de cada vídeo.

Como assistir:

  • Reproduza o vídeo, mas não assista a tela – apenas ouça o áudio.
  • Faça um resumo do que ouviu e previsões sobre o que você espera ver no vídeo.
  • Reproduza o vídeo novamente, desta vez assistindo e ouvindo .
  • Se precisar, assista ao vídeo novamente com legendas.
  • Compare o vídeo com suas anotações de antes. Você entendeu o áudio completamente? Suas previsões estavam corretas?

O conselho clássico para a prática de ouvir inglês é usar materiais no campo de seu interesse. Se você gosta de futebol, ouça um comentário de jogo. Se você gosta de cozinhar, assista a programas de culinária como “MasterChef.”

Bônus: Como usar seu próprio vlog do YouTube para praticar conversas

Aprender inglês no YouTube não precisa ser apenas assistir a vídeos. Você pode criar seus próprios vídeos e praticar suas habilidades de conversação ao longo do caminho.

Por exemplo, você já ouviu falar de vlogs? São blogs de vídeo ou diários em vídeo onde você pode falar sobre qualquer coisa que lhe interesse. Abaixo, você encontra abaixo alguns vlogs populares em inglês no YouTube.

Eles são ótimos recursos de aprendizado pois são inspiradores e divertidos. Os vloggers (os narradores de vlogs) falam naturalmente, como se estivessem conversando com seus espectadores. Eles são ótimos exemplos para discussões diárias de inglês que você pode copiar e recriar.

Vlogs para assistir e se inspirar:

JacksGap

JacksGap é focado em contar histórias, com ênfase em viagens e em informar outras pessoas sobre o mundo.

Você pode aprender com Jack como construir uma história de aventuras ao redor do mundo. É um bom recurso se você quiser fazer um vlog sobre viagens.

Joey Graceffa

Joey lança um novo vídeo todos os dias cobrindo tudo, desde experiências de culinária loucas a gadgets tecnológicos divertidos e muito mais. Os vídeos de Joey são muito conversacionais, e são ótimos para imitar, se você quiser que seu inglês falante pareça natural.

Preste atenção ao ritmo e à escolha de palavras e gírias.

Grace Helbig

A Grace faz revisões de moda e outros vídeos relacionados ao estilo ou cultura pop e os compartilha três vezes por semana. Os vídeos dela são outro tipo de narrativa, focados em dar dicas e conselhos.

Se você quiser fazer um vlog sobre sua experiência e o que pode ajudar os outros a melhorar, esse canal é um bom exemplo.

Como fazer seu vlog:

  • Escolha um assunto de seu interesse. Pode ser algo relacionado ao que você está estudando na escola ou em sua linha de trabalho. Você pode pedir sugestões de outras pessoas e praticar conversas sobre seus interesses ao mesmo tempo.
  • Crie um canal do YouTube. Se precisar de ajuda, aqui está um tutorial.
  • Grave seu primeiro vídeo com a webcam em seu laptop ou telefone celular. Lembre-se de falar devagar e prestar atenção aos movimentos de boca e pronúncia.

No começo, você pode gravar algumas frases por vez e assistir ao vídeo. Verifique se você soa natural ou se cometeu erros de pronúncia. Se necessário, grave de novo e de novo até não conseguir ouvir erros.

Você também pode optar por falar com ou sem anotações. Quando você fala sem usar anotações, soa mais natural – mais como conversas do dia a dia. No entanto, elas podem te ajudar a se sentir confiante. Assim, escolha o que funciona para você.

  • Faça o upload, compartilhe e obtenha feedback!

O YouTube é um centro de entretenimento, mas não precisa ser apenas isso. Você pode usar o YouTube para aprender inglês. Usando os canais e as técnicas corretas, você pode melhorar sua pronúncia, ampliar seu vocabulário, praticar a escuta e aumentar suas habilidades de fala. E mais: Você pode aprender de graça e sempre que tiver cinco ou dez minutos de folga. Divirta-se aprendendo!

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close