adjetivos-em-ingles

Os Fundamentos dos Adjetivos em Inglês: 7 Principais Tipos de Adjetivos Que Você Deve Saber

“My cat had each of these four adorable kittens.”

Se você remover todos os adjetivos desta frase, com o que você ficaria?

“Cat had kittens.”

Louco, não é? Nós usamos adjetivos o tempo todo, às vezes sem nem perceber!

Um adjetivo pode adicionar cor e vida à sua frase, e pode adicionar informações importantes, mas isso não é tudo. Adjetivos têm muitos outros usos. Podem dizer a quantidade e a qualidade das coisas, e podem ajudá-lo a comparar as coisas. Em outras palavras, os adjetivos são maravilhosos, surpreendentes e fantásticos!

Adjetivos são usados com muito mais frequência do que os falantes nativos pensam. São ferramentas úteis para falar inglês bem, então é importante aprender a usá-los corretamente.

O que é um adjetivo?

Adjetivos são palavras que modificam substantivos, pronomes e até outros adjetivos. Na frase “he was fast”, a palavra “fast” é um adjetivo que descreve o pronome “he“. Aqui está uma frase especial que usa todas as letras da língua inglesa:

“The quick brown fox jumps over the lazy dog.”

Nesta frase, as palavras “quick“, “brown” e “lazy” são adjetivos (assim como a palavra “the“, mas vamos explicar isso mais tarde!). Todas essas palavras estão descrevendo ou de alguma forma modificando um substantivo.

Então, você já deve saber sobre adjetivos como estes, como “quick,” “beautiful” e “ugly,”, que são usados para descrever pessoas, lugares e coisas.

Mas você sabia que os adjetivos têm muitos outros usos? Palavras como “every“, “the” e “my” também são adjetivos. Quando você diz “my cat“, a palavra “my” está modificando a palavra “cat“. Está descrevendo aquele gato como sua possessão, ou algo que pertence a você. Da mesma forma, para a palavra “every” na frase “every cat“.

Como você pode ver, os adjetivos têm muitos usos!

Os 3 diferentes graus de adjetivos

Imagine mudar a temperatura do seu ar condicionado. O ar condicionado tem diferentes graus de temperatura que você pode selecionar. Adjetivos também têm diferentes graus.

Os três graus de um adjetivo são positivos, comparativos e superlativos. Quando você os usa depende de quantas coisas você está falando:

  • Um adjetivo positivo é um adjetivo normal usado para descrever, não comparar. Por exemplo: “This is good soup” e “I am funny”
  • Um adjetivo comparativo é um adjetivo usado para comparar duas coisas (e muitas vezes é seguido pela palavra than) Por exemplo: “This soup is better than that salad” ou “I am funnier than her”
  • Um adjetivo superlativo é usado para comparar três ou mais coisas, ou para afirmar que algo é o mais importante. Por exemplo: “This is the best soup in the whole world” ou “I am the funniest out of all the other bloggers.”

Estes três graus só funcionam para adjetivos descritivos.

Se um adjetivo descritivo tiver uma ou duas sílabas, você poderá transformá-lo em suas formas comparativa e superlativa adicionando er e est . Por exemplo, você pode dizer que uma música é loud, louder  (mais alta que outra música) ou the loudest  (a mais alta entre todas as outras músicas).

Adjetivos descritivos com três ou mais sílabas não usam os finais er e est . A palavra beautiful, por exemplo, não pode ser transformada em  beautifuler or beautifulest—essas não são palavras! Em vez disso, você adiciona as palavras more e most antes, para transformá-la em um adjetivo comparativo ou superlativo: Beautiful, more beautiful, the most beautiful.

Existem algumas exceções a essas regras, como na maioria das regras gramaticais. Por exemplo, good só tem uma sílaba, mas se transforma em better e best. Você pode encontrar uma lista de adjetivos irregulares comuns aqui.

Adjetivos descritivos são alguns dos mais comuns, mas os adjetivos têm muitos outros usos! Abaixo estão os diferentes tipos de adjetivos em inglês que você encontrará em suas conversas em inglês.

Para ouvi-los em situações da vida real hoje mesmo, use a barra de pesquisa na sua conta FluentU para encontrar vídeos que contenham os adjetivos que você deseja praticar. Se você não tem uma conta FluentU, pode experimentar gratuitamente com um teste de 15 dias. FluentU captura vídeos do mundo real, como entrevistas e trechos de filmes e programas de TV, e os transforma em lições personalizadas de idiomas.

7 tipos de adjetivos em inglês que todo aluno de ESL precisa conhecer

1. Descritivo

Um adjetivo descritivo é provavelmente o que você pensa quando ouve a palavra “adjetivo”. Adjetivos descritivos são usados para descrever substantivos e pronomes.

Palavras como beautiful, silly, tall, annoying, loud e nice são adjetivos descritivos. Eles adicionam informações e qualidades às palavras que estão modificando. Você pode encontrar uma lista dos 25 adjetivos mais usados no English Club.

Exemplos:

“The flowers have a smell” é apenas um fato, e não tem adjetivos para descrever como são as flores ou seus cheiros.

“The beautiful flowers have a nice smell”  nos dá muito mais informações, com dois adjetivos descritivos.

Você pode dizer “The cat is hungry,” ou “The hungry cat.” Em ambos os casos, a palavra hungry é um adjetivo que descreve o gato.

2. Quantitativo

Adjetivos quantitativos descrevem a quantidade de algo.

Em outras palavras, eles respondem à pergunta “quanto?” ou “quantos?” Números como one e thirty são esse tipo de adjetivo. Assim como palavras mais gerais como many, half and a lot.

Exemplos:

“How many children do you have?” “I only have one daughter.”

“Do you plan on having more kids?” “Oh yes, I want many children!”

“I can’t believe I ate that whole cake!”

3. Demonstrativo

Um adjetivo demonstrativo descreve “qual” substantivo ou pronome ao qual você está se referindo. Esses adjetivos incluem as palavras:

  • This – Usado para se referir a um substantivo singular perto de você.
  • That – usado para se referir a um substantivo singular longe de você.
  • These – Usado para se referir a um substantivo plural perto de você.
  • Those – Usado para se referir a um substantivo plural longe de você.

Adjetivos demonstrativos sempre vêm antes da palavra que estão modificando.

Às vezes, como quando você está respondendo a uma pergunta, você pode deixar de lado o substantivo que está sendo descrito e usar apenas o adjetivo. Por exemplo, se alguém lhe perguntar quantos bolos você quer comprar, você pode responder: “I want to buy two cakes,”, ou você pode apenas dizer: “I want to buy two.”

Exemplos:

“Which bicycle is yours?” This bicycle is mine, and that one used to be mine until I sold it.”

4. Possessivo

Adjetivos possessivos mostram posse. Eles descrevem a quem algo pertence. Alguns dos adjetivos possessivos mais comuns incluem:

  • My – pertencente a mim
  • His – pertencendo a ele
  • Her – pertencente a ela
  • Their – pertencentes a eles
  • Your – pertencendo a você
  • Our – pertencendo a nós

Todos esses adjetivos, exceto a palavra his, só podem ser usados antes de um substantivo. Você não pode simplesmente dizer “That’s my”, você tem que dizer  “That’s my pen.”. Quando você quiser remover o substantivo ou pronome sendo modificado, use estes adjetivos possessivos:

  • Mine
  • His
  • Hers
  • Theirs
  • Yours
  • Ours

Por exemplo, embora dizer “That’s my seja incorreto, dizer “That’s mine  está perfeitamente correto.

Exemplos:

“Whose dog is that?” “He’s mine. That’s my dog.”

5. Interrogativo

Adjetivos interrogativos fazem perguntas. Esses adjetivos são sempre seguidos por um substantivo ou um pronome e são usados para formar perguntas. Os adjetivos interrogativos são:

  • Which – pede para fazer uma escolha entre as opções.
  • What – pede para fazer uma escolha (em geral).
  • Whose – pergunta a quem pertence algo.

Outras palavras de pergunta, como “who” ou “how“, não são adjetivos, pois não modificam os substantivos. Por exemplo, você pode dizer “whose coat is this?” mas não pode dizer “who coat?”

Which, what e whose são considerados apenas adjetivos se forem imediatamente seguidos por um substantivo. A palavra which é um adjetivo nesta frase: Which color is your favorite?” Mas não nesta: Which is your favorite color?”

Exemplos:

Which song will you play on your wedding day?”

What pet do you want to get?”

Whose child is this?”

6. Distributivo

Adjetivos distributivos descrevem membros específicos de um grupo. Esses adjetivos são usados para destacar um ou mais itens individuais ou pessoas. Alguns dos adjetivos distributivos mais comuns incluem:

  • Each – Cada um de um grupo (costumava falar sobre os membros do grupo individualmente).
  • Every – Cada um de um grupo (usado para fazer generalizações).
  • Either– Um entre dois.
  • Neither Nem um nem outro entre dois.
  • Any – Uma ou algumas coisas dentre qualquer número de escolhas. Também é usado quando a escolha é irrelevante, como: “it doesn’t matter, I’ll take any of them.”

Esses adjetivos são sempre seguidos pelo substantivo ou pronome que estão modificando.

Exemplos:

Every rose has its thorn.”

“Which of these two songs do you like?” “I don’t like either song.”

7. Artigos

Existem apenas três artigos na língua inglesa: a, an e the. Artigos podem ser difíceis para alunos de inglês usarem corretamente porque muitos idiomas não os têm (ou não os usam da mesma maneira).

Embora os artigos sejam parte da fala, eles também são tecnicamente adjetivos! Artigos são usados para descrever a qual substantivo você está se referindo. Talvez pensar neles como adjetivos te ajudará a aprender qual deles usar:

  • A – Um item geral e singular.
  • An – Um item geral e singular. Use isso antes de palavras que começam com uma vogal.
  • The – Um item específico singular ou plural.

Simplificando, quando você está falando sobre algo geral, use a e an. Quando você está falando sobre algo específico, use tbe. “A cat” pode ser usado para se referir a qualquer gato no mundo. “The cat” é usado para se referir a um gato específico.

Aqui está uma dica rápida que às vezes pode ajudar você a decidir qual artigo usar: Tente usar um adjetivo demonstrativo antes do substantivo. Se fizer sentido, use the. Se mudar o significado do que você está tentando dizer, use a ou an.

Por exemplo, se faz sentido dizer “I don’t understand this question”, você também pode dizer “I don’t understand the question.” Por outro lado, parece estranho dizer “I need this tissue” porque você não precisa especificamente daquele lenço. O certo seria “a tissue.

Exemplos:

The elephants left huge footprints in the sand.”

An elephant can weigh over 6,000 pounds!”

Esperamos que você saia deste artigo um pouco mais inteligente e mais instruído sobre a maravilha dos adjetivos!

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close