learn-english-grammar-online

14 Sites Obrigatórios para Aprender Gramática Inglesa Online

Por que a gramática é importante?

Basta dar uma olhada na capa desta revista sobre a celebridade Rachael Ray. O texto diz:

“Rachael Ray finds inspiration in cooking her family and her dog”

Claro, o que a frase deveria significar é que Rachael encontra inspiração em seu cachorro, sua família e sua culinária. Em vez disso, pela ausência da vírgula, a frase soa como Rachael gosta de cozinhar sua família e seu cachorro para o jantar!

Boa gramática pode te salvar de mal-entendidos como esse. Gramática envolve um conjunto de regras que você usa para formar frases em qualquer idioma. Regras gramaticais ditam coisas como porque você usa slowly (e não “slow”) e quando dizer “they” ou “them”. Sem gramática, teríamos bastante dificuldade em entender uns ao outros.

Por isso, aprender gramática em inglês online é importante, mas nem sempre é fácil começar. Onde você pode conseguir todas as informações e regras que precisa (e as exceções a essas regras)?

Bem, você pode começar aqui, com esta lista de 14 sites de gramática inglesa!

4 etapas para aprender gramática inglesa

Mesmo com uma lista de ótimos recursos, o aprendizado será mais fácil se você seguir etapas específicas.

  1. Tenha um objetivo. Ter um objetivo te ajuda a criar foco. Escolha uma meta específica para seu aprendizado gramatical, como se sentir à vontade para uma entrevista de emprego ou corrigir seus erros falados no pretérito passado.
  2. Divida essa meta em objetivos menores. Agora que você sabe o que quer alcançar, pode descobrir como chegar lá. Digamos que você queira corrigir seus erros com o pretérito passado. Primeiro você precisa descobrir quais são esses erros. Para isso, pode pedir que apontem seus erros quando fala, usar um gravador e ouça atentamente, trabalhar nos tempos verbais com os quais você está menos familiarizado, e muito mais. O que quer que você esteja trabalhando, deve encontrar uma maneira de dividi-lo em pedaços menores.
  3. Concentre-se em um tópico de cada vez. Não tente aprender tudo de uma vez. Em vez disso, aprenda uma regra de cada vez e passe um tempo treinando, usando e revisando essa regra até que você a conheça tão bem que possa ensiná-la a outra pessoa.
  4. Estude alguns minutos por dia. Você não precisa estudar por horas para aprender inglês. Tudo o que precisa é de 5 a 10 minutos por dia, desde que os use com sabedoria. Todos os dias, você pode ler uma regra gramatical, fazer alguns exercícios e praticá-la pelo resto do dia. Nos próximos dias, use essa regra enquanto escreve e fala para ter certeza de que você não esqueceu. Procure exemplos dessa regra enquanto lê, assiste ou ouve qualquer coisa em inglês.

Siga estes passos, e antes que você perceba, se sentirá muito mais confortável com a gramática inglesa.

Como usar esta lista de recursos gramaticais ingleses

Reunimos uma lista de alguns sites incríveis onde você pode encontrar regras gramaticais, testar suas habilidades ou rapidamente tirar uma dúvida gramatical. Esta lista não é completa, o que significa que não contém todos os sites de gramática na Internet. Ou seria uma lista enorme!

Em vez disso, você encontrará uma boa combinação de recursos úteis para qualquer tipo de aprendizado gramatical que queira fazer. Você não irá (e não deve) usar todos os sites. Em vez disso, olhe ao redor e encontre alguns sites que você gosta.

Então – e isso é importante – use o que você aprendeu. Marque o site como favorito em seu computador e celular, faça o download do aplicativo, se houver, e inclua um ou dois no seu cronograma de aprendizado. Isso fará com que você visite os sites regularmente e continue aprendendo com eles.

14 sites incríveis para aprender gramática inglesa online

1. Grammar Bytes

Grammar Bytes tem mini aulas e exercícios de gramática apresentados de maneira bem amigável e até boba. Exercícios interativos permitem que você teste suas habilidades e também contêm explicações fáceis de entender com as respostas corretas. O site também publica um treino de gramática diário em sua conta no Twitter.

2. 5 Minute English

O design do 5 Minute English pode não ser muito chique, mas suas explicações são claras e diretas. O site tem ótimas informações sobre questões erros gramaticais comuns, como esta página, que explica quando usar “listen” e quando usar “hear”.

3. British Council

The British Council é um excelente recurso para todos os alunos de idiomas, especialmente se você estiver aprendendo inglês britânico. Há uma enorme quantidade de informações aqui sobre qualquer tipo de gramática que você possa precisar saber.

Para encontrar algo específico, você pode usar o guia de referência rápida de gramática do British Council.

4. FluentU

Uma das melhores maneiras de aprender gramática inglesa é ouví-la em situações reais. Quanto mais inglês você ouve, mais gramática você aprende – sem sequer memorizar as regras primeiro (embora isso definitivamente ajude).

No FluentU, você tem acesso a uma enorme biblioteca de vídeos de língua inglesa do mundo real, além de definições claras, exemplos e muito mais para todas as palavras usadas nos vídeos. Quanto mais você assiste, mais aprende!

Confira também os aplicativos para iOS e Android.

5. English Grammar 101

Você prefere aprender com livros, mas não quer carregar um todo o tempo? Você vai adorar English Grammar 101, que é configurado como um livro de gramática.

Cada lição (ou capítulo) fácil de entender abrange apenas um tópico por vez e é seguida por uma seção de exercícios para testar sua compreensão do tópico. A duração curta dos capítulos significa que você pode gastar alguns minutos por dia em uma regra gramatical e aprender muito em pouco tempo.

6. Alison Grammar Courses

Nem todo mundo gosta de aprender sozinho. Quem prefere aprender em sala de aula, pode tentar um curso online. Alison tem vários cursos online gratuitos para aprender gramática inglesa. Estes cursos geralmente envolvem assistir vídeos e, em seguida, completar tarefas.

A melhor parte é que você pode interagir com outros alunos e o professor. Então, se você quer tirar dúvida ou praticar com alguém, você pode.

7. Edufind’s English Grammar Guide

O guia de gramática Edufind é muito bem organizado e é um bom ponto de partida para aprender a usar partes da fala As regras em si são curtas e usam muitas frases de exemplo para mostrar como tudo funciona.

Se você aprende melhor através de exemplos do que através de regras, este é um excelente lugar para começar.

8. Oxford English Grammar Course

Este site destina-se a ser um companheiro para os Livros de gramática inglesa Oxford. Mesmo que você não use esses livros, ainda é um bom lugar para praticar sua gramática.

Não há explicações sobre as regras gramaticais, mas existem muitos exercícios de gramática interativa para que você realmente entenda cada regra. Use este site para praticar as regras que você está aprendendo em outro lugar ou para descobrir o que precisa estudar mais.

9. Daily Grammar

Daily Grammar é simples tanto no visual quanto no conteúdo. O site tem mais de 400 lições sobre partes da fala e frases, que você pode seguir em ordem, ou usar o glossário para procurar um termo. Daily Grammar também publica lições em seus blogs, juntamente com exercícios para prática.

10. English Club

English Club é outro site com aulas de gramática, e sua redação é especialmente amigável fácil de entender. Algumas lições têm questionários, e outras têm dicas especiais que explicam fatos comumente mal compreendidos sobre cada tópico.

11. Grammar Ninja

Quem diz que jogos são apenas para crianças? Se você está apenas começando com partes de fala, uma das melhores maneiras de aprender é através dos jogos. Além de Grammar Ninja, existem muitos outros jogos online (como este do Funbrain). Você pode pensar que jogos são “para crianças”, mas você pode aprender muito com eles!

12. Grammarly Handbook

Grammarly não é um site de aprendizado de inglês; é um site para falantes nativos de inglês que querem melhorar sua gramática. Por causa disso, o Grammarly Handbook pode ser um pouco avassalador para alunos iniciantes/intermediários.

É uma enorme coleção de regras, fatos e dicas sobre todos os tópicos de gramática que você possa imaginar. As explicações são escritas de maneira semelhante a um blog: de forma pessoal e usando parágrafos completos em vez de algumas linhas. Por causa de seu uso mais avançado de inglês, é um recurso fantástico para alunos mais avançados.

13. English Page

English Page não é tão bem organizada como alguns dos outros sites dessa lista, mas tem alguns dos melhores exercícios de gramática inglesa que você encontrará. Esses exercícios não apenas pedem que você escolha uma resposta correta em uma lista – você mesmo tem que escrever a resposta.

Isso faz com que você realmente use o que aprendeu e pratique em vez de simplesmente memorizar. Há uma excelente seção com regras gramaticais, com muitas frases de amostra.

14. YouTube

Alunos visuais, não nos esquecemos de você! Para aqueles que preferem ver alguém explicando as regras em vez de lê-las, existem muitas aulas disponíveis no YouTube.

Algumas ótimas aulas de gramática inglesa podem ser encontradas em EnglishLessons4U,  Let’s Talk e muitos outros canais. Para aulas sobre algo específico, pesquise no YouTube por “[assunto] grammar lesson” e você encontrará muitas opções.

Quais desses sites serão adicionados a seus favoritos? Espero que você tenha encontrado alguns sites que esteja animado para começar a usar. Lembre-se de usar esses sites junto com outros métodos de aprendizado de inglês. Boa sorte! 

 

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close