imersao-em-ingles-em-casa

10 Passos Fáceis para Obter Imersão em Inglês em Casa

Você sabe nadar?

A melhor maneira de aprender a nadar é pular na água.

Esta é uma estratégia igualmente boa para muitas outras situações, incluindo o aprendizado de inglês.

Se você está tentando aprender inglês, um dos métodos mais eficazes é se cercar completamente com o idioma. Assim como para aprender a nadar, você vai ter certas dificuldades no início, mas logo descobrirá que já possui a maioria das habilidades que precisa para sobreviver.

Ao perceber que você pode sobreviver, você aprenderá ainda mais — e antes que perceba, estará entendendo tudo e falando Inglês como um nativo.

Existe um nome para este método: O método da imersão.

O método de imersão para o aprendizado de idiomas acredita que você deve mergulhar (ou seja, cercar-se) com o inglês  — mesmo quando não está estudando. Você deve fazer o máximo que puder em inglês. Nas aulas de imersão em inglês, até mesmo outros assuntos são ensinados em inglês.

A melhor maneira de obter este tipo de imersão completa é estudar ou morar no exterior, mas com um pouco de esforço você pode encontrar maneiras de trazer imersão para sua casa. Cerque-se de inglês em sua própria casa e você aprenderá inglês ainda mais rápido.

Os benefícios da imersão em inglês em casa

A imersão em inglês tem muitos benefícios. Levá-los para casa só os torna ainda mais eficazes! Algumas razões pelas quais a imersão é eficaz incluem:

  • Faz você praticar mais: Quando você só pode falar inglês, ganha muita prática no mundo real.
  • Faz você praticar passivamente: Isso significa que, mesmo quando não está sentado e estudando, você está recebendo os benefícios, pois o idioma está ao seu redor.
  • Reforça o que você aprendeu: Em outras palavras, você usa as coisas que aprendeu em conversas.
  • É uma maneira natural de aprender: As crianças aprendem a falar estando cercadas pelo idioma. Aprendem palavras e estruturas gramaticais apenas ouvindo a fala em em sua volta. Ao usar a imersão, você estará aprendendo dessa maneira — sem perceber o quanto está realmente aprendendo.

Ter um ambiente de imersão significa que você não precisa ir a nenhum lugar para aprender; você está sempre cercado pelo idioma inglês quando está em casa. É uma maneira fantástica de praticar mais inglês. Mas como você transforma sua casa em um ambiente de imersão?

Como criar um ambiente de imersão em inglês em casa

1. Comece com seus dispositivos.

Em qual idioma seu Facebook está definido? E o seu celular?

Nossa conexão com a internet pode vir conosco onde quer que formos, mas também se tornou uma parte importante da nossa casa. Então, para criar um ambiente de imersão em inglês em casa, você precisa começar com sua presença online.

Chegou a hora de alterar os idiomas do seu telefone, navegador e conta de mídia social para o inglês. Fazer isso manterá o idioma sempre à sua frente e é uma boa maneira de aprender algumas palavras novas: você já conhece todas as palavras do seu idioma e agora as verá em inglês.

Aqui estão alguns links para você começar:

  • Altere o idioma dos aplicativos individuais que você usa dentro de cada um.

Parabéns, você acabou de dar o primeiro passo para a imersão na língua inglesa!

2. Use um dicionário de inglês para inglês.

Se você estiver usando um dicionário de inglês com traduções para seu idioma nativo, mude para um dicionário de inglês para inglês. Estes são os dicionários que os falantes de inglês usam para procurar novas palavras. Seu objetivo é usar o inglês o tempo todo, e ficar traduzindo para um idioma diferente só irá atrasá-lo.

Sabemos que alguns dicionários usam palavras difíceis em suas definições, mas há muitos dicionários excelentes, amigáveis ao aluno de inglês, para você escolher.

  • Vocabulary.com é um ótimo recurso com definições amigáveis, usando palavras cotidianas
  • Você pode encontrar uma lista de outros ótimos dicionários para o seu celular aqui

Para outra maneira fácil de aprender sobre as palavras inglesas em inglês, você pode conferir Visual Thesaurus. É uma ferramenta de vocabulário visual que você pode usar para explorar palavras semelhantes entre si. Visual Thesaurus coloca as palavras em “mapas” para mostrar melhor as conexões entre elas. Como a exibição é mais visual, você pode realmente ver como as palavras se relacionam umas com as outras, mesmo que não entenda tudo o que lê.

3. Designe um espaço ou tempo “apenas em inglês”

Está planejando transformar toda a sua casa em uma experiência de imersão em inglês? Ou você pode mudar apenas uma parte dela?

Quanto mais espaço você tiver preenchido com a língua inglesa, mais eficaz será esse método de aprendizado. Se toda a sua casa pode ser preenchida com livros, filmes, músicas e outros materiais em inglês, essa é a melhor situação possível.

Se você fica sobrecarregado pela ideia de estar constantemente cercado por inglês, pode escolher uma determinada sala em sua casa para transformá-la em sua área de aprendizado. Toda vez que você entra naquela sala, seu cérebro sabe que é hora de mudar para o inglês.

Você também pode escolher um certo tempo para mudar para o inglês em vez de (ou junto com) um espaço físico. Escolha uma ou duas horas por dia para sua imersão em inglês. E realmente faça isso! Isso significa que por uma ou duas horas você só pode falar, ler e escrever em inglês.

Vai ser difícil no começo, mas você vai se acostumar!

4. Preencha sua casa com materiais de leitura em inglês.

O que você lê no seu tempo livre?

Você pode estar no meio de um bom livro. Durante momentos de silêncio, talvez você pegue uma revista que tenha por aí.

Agora imagine o quanto de inglês você teria se cada um desses livros e revistas estivesse em inglês! Faça algumas mudanças na sua casa:

  • Assine uma nova revista ou jornal em inglês. Você pode encontrar ótimas idéias para revistas em inglês para qualquer interesse neste artigo. O jornal britânico The Guardian entrega para vários outros países, enquanto alguns serviços como este, permite receber jornais em praticamente qualquer lugar do mundo. Muitas revistas como o clássico A TIME Magazine só entrega para os EUA, mas você também pode encontrar versões digitais no iTunes ou Google Play.

Se você estiver nos EUA, Magazine Line  é uma opção mais barata para encontrar e assinar revistas. Oferecem grandes descontos em um monte de revistas populares em inglês, e até mais se você for um estudante universitário.

  • Se você puder, compre produtos e marcas inglesas também! Até mesmo itens simples como aveia instantânea ou cereais são excelentes pois trazem instruções fáceis de entender e outros textos. Você pode não pensar que algo como a parte de trás de uma caixa de cereal irá ajudá-lo a aprender inglês, mas toda criança já passou um café da manhã lendo caixas de cereal.

Mude a sua casa (ou uma área especial da sua casa) para refletir uma casa inglesa. Seu objetivo é ver a língua inglesa ao seu redor!

5. Desative as legendas de programas em inglês.

Nós temos tantas recomendações de filmes e programas de TV aqui no blog da FluentU que não tem fim para a fantástica mídia inglesa que você pode assistir. Mas a melhor maneira de realmente aprender com tudo isso é desativar as legendas em português.

Em vez disso, use legendas em inglês. Ou melhor ainda — não use legendas!

São necessárias diferentes partes do cérebro para processar o inglês escrito e falado, e ao remover as legendas, você estará exercitando o seu cérebro. Afinal, não há legendas na vida real. Isso irá te preparar para entender conversas reais.

6. Encontre amigos para aprender com você.

Aprender sozinho é bom, mas aprender com outra pessoa é ainda melhor.

Chame um amigo ou dois para trabalhar com você em seu novo projeto de imersão em inglês, e todos serão beneficiados. Vocês ajudarão uns aos outros a seguir as regras (como apontar se alguém trapaceou com uma alguma palavra que não lembra!) e isso torna o processo de aprendizagem mais divertido.

Se nenhum dos seus amigos estão aprendendo Inglês, você pode encontrar alguém online para falar com através de um programa de intercâmbio linguístico. Encontre um professor de inglês online e peça que fale apenas inglês com você.

Não sabe como fazer isso? Verbling pode ajudar. Verbling é especializada em ajudar você a encontrar o professor de idiomas online perfeito para você. Você pode ter suas aulas diretamente no site, para não precisar se preocupar em se encontrar no Skype ou em outra plataforma externa.

Se você mora nos EUA e gostaria de contratar um professor perto de você para falar inglês pessoalmente, Wyzant é um ótimo recurso para encontrar professores de inglês em sua região. Muitos dos tutores neste site têm certificações profissionais, por isso esta é uma boa opção para estudantes que estudam para exames de admissão em faculdades ou outros testes.

Quanto mais pessoas trabalharem com você em sua imersão em inglês, mais fácil será.

7. Faça anotações em inglês.

Que idioma você usa para fazer anotações? Se você costuma escrever suas anotações em português, é hora de mudar isso também.

Use o inglês quando estiver escrevendo qualquer coisa, da sua lista de compras às anotações de aprendizado. Defina palavras de vocabulário em inglês (lembre-se de usar dicionários de inglês para inglês).

Toda vez que escrever alguma coisa, tente fazê-lo em inglês. Como você já está usando suas habilidades de conversação com parceiros de aprendizado e suas habilidades de leitura com itens em sua casa e dispositivos digitais, fazer anotações em inglês usará suas habilidades de escrita.

Você não precisa escrever redações ou parágrafos. Você ficaria surpreso com o quão eficaz apenas fazer anotações de uma palavra ou duas palavras pode ser para seu aprendizado de inglês.

8. Etiquete tudo.

Falando de anotações, faça algumas e cole-as na sua casa!

Marque eletrodomésticos e móveis se tiver dificuldade em lembrar seus nomes em inglês. Cole uma etiqueta que diz “WC” no banheiro, ou uma que diz “mirror” no espelho do seu quarto. Uma forma fácil de começar é encomendar o conjunto de autocolantes em inglês de Vocabulary Stickers. Este conjunto inclui etiquetas coloridas das palavras em inglês mais comuns para objetos em sua casa e escritório. Vocabulary Stickers são entregues com frete grátis em todo o mundo, assim você não vai pagar extra, não importa onde você está.

Cole uma lista de palavras de vocabulário na porta do banheiro para que você possa estudá-las sempre que tiver alguns minutos.

Coloque uma lista de palavras relacionadas ao ambiente em cada cômodo. Ou apenas deixe palavras aleatórias de vocabulário em lugares que você as verá, como acima da sua máquina de café. Mesmo que você não leia essas palavras, você as verá e seu cérebro se lembrará “Ah, sim, estamos usando o inglês agora”.

9. Reproduza áudio em inglês.

A transformação de inglês da sua casa está quase terminada! Adicione uma etapa final e você estará pronto para aprender por imersão: ative um pouco de áudio em inglês.

Ouça suas músicas e podcasts favoritos em inglês, ou simplesmente sintonize uma uma estação de rádio de língua inglesa.

Deixe esses áudios tocando em segundo plano (desde que o ruído de fundo não distraia seu pensamento). Isso funciona da mesma forma que a rotulagem. Você estará aprendendo inglês sem nem pensar nisso, em sua vida cotidiana.

10. Pense em inglês.

O passo final é com você. Uma vez que sua casa esteja preparada, seu objetivo é começar a pensar em inglês. Isso nem sempre é fácil, e será necessário um esforço extra de sua parte. Em vez de traduzir tudo em sua mente, tente usar o inglês.

Se tiver dificuldades nisso, comece com apenas alguns minutos por dia. Passe algum tempo todas as manhãs planejando seu dia em inglês, ou passe algum tempo à noite pensando em como foi seu dia.

Quanto mais tempo você passar dentro do seu espaço apenas em inglês, mais fácil será pensar em inglês. E uma vez que você estiver pensando em inglês, terá dado um grande passo para falar como um nativo.

Terminou? Olhe a sua volta.

É quase como se você tivesse se mudado para o exterior, para um país de língua inglesa, não é?

Nem sempre será fácil, especialmente no começo.

Mas se você trabalhar duro para manter a imersão em inglês em sua casa, aprenderá inglês com muito mais eficiência!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close