estudar-ingles-por-conta-propria

9 Ferramentas e Dicas para Estudar Inglês por Conta Própria Efetivamente

É hora de se perguntar:

Quão confiante você é?

Sua resposta deve ser:

Totalmente confiante

E se isso for verdade, você sabe que pode definitivamente aprender inglês sozinho, certo?

Isso é ótimo! Porque onde quer que você vá, o idioma inglês é sua melhor arma para se comunicar com outras pessoas.

E se você está confiante o suficiente, você pode pular todos os cursos de inglês caros e livros enormes e tentar fazer as coisas do seu jeito.

Por que experimentar o inglês autodidata?

Muitos alunos de inglês se sente hesitantes em estudar sozinhos.

Mas logo você percebe que todos os recursos que você precisa podem ser encontrados em casa.

A verdade é que a internet não é apenas sua melhor fonte para aprender inglês, mas também a maneira mais fácil de estudar em casa quando você quiser.

E você nem precisa ficar em casa o tempo todo só para estudar. Depois de ter os recursos necessários, você pode levá-los consigo e estudar onde quiser.

A melhor parte é que você também pode estudar no seu próprio ritmo, sem ter que seguir o cronograma de um professor ou o progresso de colegas. Você começa a estudar em um ritmo confortável, o que torna uma experiência de aprendizado mais eficiente para você.

O mais importante de tudo é que você se torna menos dependente dos outros para aprender inglês. Como você está estudando sozinho, há mais motivação para você provar que pode aprender inglês sozinho. Se você se mantiver motivado, não será difícil alcançar o sucesso.

9 maneiras de continuar motivado enquanto estuda inglês por conta própria

Então, como você pode começar sua jornada de estudos por conta própria? Primeiro, você deve encontrar uma maneira com a qual se sinta mais à vontade e algo que você goste ao mesmo tempo.

Isso deve aumentar sua motivação até que você esteja pronto para usar outras abordagens ao inglês autodidata.

Aqui estão 9 maneiras de começar hoje mesmo:

1. Ouça música e aprenda todas as letras

Todo mundo gosta de música. No entanto, para aprender inglês, você deve focar em músicas em inglês .

Quais são suas músicas favoritas no momento? Você gosta de Ed Sheeran ou Maroon 5?

Praticar com canções de artistas populares é sempre melhor porque você sempre às ouve tocando no carro, na mercearia, no shopping… Você também pode escutar estações de rádio de língua inglesa online. Quanto ao gênero musical, você pode querer evitar rock e rap, porque as letras são geralmente muito rápidas ou difíceis de ouvir. Não será ideal para praticar sua dicção e pronúncia.

Para começar, acesse o YouTube e procure um vídeo ou áudio que você goste. Ouça repetidamente até conhecer a música muito bem.

Depois disso, procure por uma versão lírica da música. Por exemplo, você pode pegar o videoclipe  ou a apenas a música de “Thinking Out Loud” de Ed Sheeran, e depois cantar junto com a versão com letras .

Quando estiver pronto para encarar a música inteira sozinho, talvez seja hora de cantar acapella (sem música) ou com uma versão de karaokê da canção.

2. Assista a vídeos em inglês sobre seus interesses

Aproveitando que você já está no YouTube, pode continuar assistindo a qualquer tipo de vídeo que te interesse

Este é um bom treinamento para sua compreensão e comunicação em inglês. Assistir entrevistas e resenhas te ajudará a se familiarizar com o inglês de conversação (como você deve se comunicar com outras pessoas).

Não precisa ser algo sério. Talvez você goste de tecnologia e queira saber mais sobre um modelo específico. Por que não ouvir uma crítica? Por exemplo, você pode assistir à análise do iPhone 6 por The Verge.

Se gosta de filmes, pode assistir a entrevistas com seus atores e atrizes favoritos. Que tal assistir esta entrevista de Robert Downey Jr. para “Vingadores: Era de Ultron? Realmente não importa se a entrevista ou resenha é recente, o importante é que você esteja ouvindo e aprendendo com conteúdo real em inglês.

Falando em conteúdo real em inglês, O FluentU captura vídeos do mundo real — como videoclipes, trailers de filmes, notícias e palestras inspiradoras — e os transforma em aulas de inglês personalizadas.

Com os vídeos do FluentU, você pode escolher qualquer coisa que gostaria de assistir e usar as legendas clicáveis para melhorar o vocabulário, escuta, pronúncia e fluência. Como? Praticando com sombreamento, flashcards interativos, listas de vocabulário e um recurso de “loop” para repetir partes de vídeos que você não conseguiu pegar. Use-os como uma maneira mais “ativa” de estudar!

3. Assista a filmes e programas de TV em inglês

Assistir filmes e programas de TV em inglês também ajudam a melhorar a maneira como você fala e entende o idioma.

Você poderá ouvir muitas pessoas falando umas com as outras nas formas mais atuais de inglês. Isso te ajudará a aprender gírias  e expressões idiomáticas e frases comumente usadas, e isso te ajudará a ampliar seu vocabulário.

Caso esteja com problemas para entender o que os atores estão dizendo, você pode tentar usar legendas no começo. Quando estiver mais familiarizado com as palavras, tente remover as legendas e testar sua compreensão.

Além disso, você pode tentar praticar as falas o máximo que puder. Se você não entender as linhas, sempre poderá pesquisar a transcrição do filme online. O Internet Movie Script Database (IMSDb) tem uma boa lista de roteiros de filmes que você pode escolher. Basta procurar por qualquer filme e ler enquanto assiste aos filmes.

4. Teste sua gramática com questionários online em inglês

Quando você estuda sozinho, um possível problema é que você pode não perceber os erros que comete.

Por outro lado, é por isso que o estudo individual da língua inglesa é tão bom — você sempre pode checar se está certo ou errado. Para estudantes autodidatas, há sempre a pergunta “Estou certo?”

Uma maneira fácil de testar seus conhecimentos é fazer questionários em inglês online gratuitos. Eles testarão sua gramática, construção de frases, compreensão e muito mais .

Faça estes questionários semanalmente ou mensalmente para se certificar de que está no caminho certo.

5. Converse com amigos online

Conversar com amigos online é uma maneira divertida de estudar inglês sem perceber. É diferente de falar com um professor, ou estudar em sala de aula, ou até mesmo usar o inglês no trabalho, pois é descontraído e a linguagem é fácil.

Você pode conversar pelo Facebook Messenger, através do Twitter ou até mesmo com chamadas de voz do Skype.

Conversar é uma maneira incrível de aprender inglês porque você está colocando em prática o que aprendeu de maneira casual e sem estresse.

Por meio do bate-papo do teclado, você verifica erros de gramática antes de clicar em “enviar”. Com chamadas de voz online, você está praticando inglês conversacional.

Além disso, fazer com que seus amigos falem em inglês com você torna essa tarefa mais motivadora. Não só você pode provar que seu inglês está melhorando, mas também se sente mais satisfeito sabendo que pode falar inglês livremente com seus amigos a qualquer momento.

6. Leia e-books, artigos e revistas online

Ler é tão importante quanto ouvir ao aprender inglês. Ambos aguçam a mente e treinam você a pensar em inglês.

Falantes de inglês não nativos sempre precisam traduzir o inglês em suas mentes, o que causa o atraso em suas respostas. No entanto, se a mente for treinada para pensar em inglês, será mais fácil entender e falar a língua. Quanto mais você lê, mais exposição à estrutura das frases em inglês, novo vocabulário e padrões de fala formais e casuais. Isso significa que você tem muitas frases para escolher quando começar a falar inglês.

A internet é um tesouro de e-books, artigos e revistas em inglês. Encontre um recurso com um tema em que você esteja realmente interessado.

Você gosta de cozinhar, jardinagem ou ler sobre relacionamentos?

Você pode ler o que quiser, porque cada nova palavra aprendida re-aprendida é conhecimento adicionado e treino para você.

7. Escreva sobre algo que você está pensando

Eventualmente, você terá que colocar em prática o que aprendeu através do estudo por conta própria.

Uma ótima maneira de começar é escrever algo de sua autoria.

Não precisa ser um artigo publicado online, você pode simplesmente começar com um diário pessoal. A escrita junta todo o seu aprendizado — o quanto você sabe sobre gramática, vocabulário e compreensão geral.

Depois de escrever, sinta-se à vontade para verificar seu próprio trabalho por quaisquer erros. Para fazer isso, é melhor colocar sua composição em um arquivo para que você possa usar ferramentas de verificação gramatical para localizar erros no seu trabalho.

8. Participe sites de troca de idiomas online

Alunos de inglês querem falar com outros alunos de inglês, e a boa notícia é que existem inúmeros sites que se concentram especificamente em trocas de idiomas.

Junte-se à comunidade de intercâmbio de idiomas para poder se comunicar com outros estudantes como você.

Um dos sites que você pode experimentar é  Speaky, onde você pode encontrar falantes nativos de inglês que ficarão felizes em conversar com você e ajudá-lo.

Você também pode experimentar o Coeffee, que é um site onde você pode jogar jogos online de vocabulário e pronúncia em inglês com outras pessoas.

9. Fala inglês onde quer que você vá

Praticar e aprender inglês não deve parar em casa ou com pessoas que você conhece.

Se você estiver em um país de língua inglesa e estiver indo ao shopping para encontrar um item específico, fale com uma vendedora em inglês e não fique nervoso! Para se preparar, antes de sair de casa, procure todo o vocabulário necessário para fazer perguntas e comprar seu item. Isso ajuda a explicar o que você quer e também ajuda a entender as respostas que você ouvirá.

E se você estiver perguntando sobre um serviço ou produto pelo telefone, fale em inglês.

Tanto quanto possível, tente falar inglês onde quer que esteja e onde quer que vá, mesmo que a pessoa com quem você esteja falando não seja realmente fluente. É tudo sobre comunicação!

Aprendendo Inglês por Conta Própria

Não me entenda mal, estudar inglês sozinho não é fácil — mas é definitivamente possível.

Com muito trabalho e determinação, este é um desafio que você pode superar. Você deve sempre manter-se motivado e incentivado. Lembre-se por que você quer aprender inglês.

Além disso, definir um objetivo em mente te fará seguir em frente. Você pode definir uma meta semanal para si mesmo, como aprender 20 novas palavras em uma semana ou falar em inglês puro em uma conversa. Isso deve ajudá-lo a ficar motivado.

Se você quiser um pouco mais de ajuda, tente algumas dessas opções.

É claro, fazer com que seus amigos se juntem a você em sua jornada de aprendizado de inglês e encontrar maneiras divertidas de aprender inglês também ajudarão. Mas, no final do dia, a paixão deve sempre vir de você.

Você consegue! Acredite!

E mais uma coisa…

Se você gostou dessas dicas de aprendizado, vai adorar o FluentU. FluentU permite que você aprenda inglês com talk shows populares, videoclipes cativantes e comerciais engraçados, como você pode ver aqui:

melhores apps de inglês

O que você quiser assistir, o aplicativo FluentU provavelmente tem.

O aplicativo FluentU facilita muito a visualização de vídeos em inglês. Existem legendas que são interativas. Isso significa que você pode tocar em qualquer palavra para ver uma imagem, definição e exemplos úteis.

melhores apps de inglês

O FluentU permite que você aprenda conteúdo interessante com celebridades famosas no mundo todo.

Por exemplo, ao tocar na palavra “brought“, você verá isso:

melhores apps de inglês

FluentU permite tocar para procurar qualquer palavra.

Aprenda todo o vocabulário em qualquer vídeo com questionários. Deslize para a esquerda ou para a direita para ver mais exemplos da palavra que você está aprendendo.

 

melhores apps de inglês

FluentU ajuda você a aprender rapidamente com perguntas úteis e vários exemplos. Saiba mais.

A melhor parte? FluentU lembra o vocabulário que você está aprendendo. Ele recomenda exemplos e vídeos baseados nas palavras que você já aprendeu. Você tem uma experiência verdadeiramente personalizada.

Comece a usar o FluentU no site com seu computador ou tablet ou, melhor ainda, baixe o aplicativo FluentU na loja do iTunes.

 

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close