aprender-ingles-com-videos

15 Sites Inteligentes para Aprender Inglês com Vídeos

Você assistiu a todos os episódios de “Friends”.

Assistiu a muitos filmes clássicos em inglês (e leu os livros nos quais eles foram baseados).

Você tem até alguns canais de ESL favoritos no YouTube.

Agora quer algo diferente para assistir e não sabe por onde começar.

É hora de visitar outros sites incríveis de vídeos.

Alguns dos vídeos que você encontrará nesses sites vão te fazer pensar. Outros ensinarão novas informações.

Alguns são perfeitos para o vocabulário, enquanto outros são ótimos para aprender sobre cultura.

Não importa qual site você visite, aprender inglês com vídeos está prestes a se tornar ainda mais divertido e interessante!

Como melhorar seu inglês com vídeos

Nós falamos sobre os benefícios de aprender inglês com filmes, Programas de TV e videoaulas. A verdade é que você pode aprender inglês com qualquer tipo de mídia inglesa! Muitos dos sites da nossa lista têm vídeos que não ensinam especificamente inglês. Isso significa que você deve assisti-los como se fosse um filme ou um programa de TV: Mantendo seus olhos e ouvidos abertos e assistindo com o propósito de aprender (e não apenas para se divertir).

Antes de começar, é legal ter um objetivo. O que você espera aprender com os vídeos que assiste? Mantenha um caderno por perto para escrever novas palavras, frases e outras informações úteis. Após cada vídeo, descreva-o com suas próprias palavras, em voz alta ou no papel. Se o vídeo que você assistiu for curto, pode ser útil assisti-lo duas vezes — uma para entender (assistindo sem pausar) e outra para aprender (anotando ou repetindo certas partes).

O tipo de aprendizado depende do que você assiste. Aqui estão algumas idéias para você começar:

  • Assista pela linguagem. Ouça a maneira como o vocabulário, gramática e frases são usadas.
  • Assista pelas pessoas. Ouça sotaques e gírias. Fique atento à diferença entre o modo como as pessoas falam e o que isso diz sobre seu lugar na sociedade. Em outras palavras, quem usa inglês profissional? Quem usa gírias? Isso pode dizer muito sobre as pessoas e sua cultura. Falando nisso…
  • Assista pela cultura. As pessoas falam de forma diferente dependendo de onde são. Fique atento às diferenças que o local tem no inglês das pessoas. Inglês britânico e americano são um exemplo óbvio, mas mesmo dentro dos dois países você pode encontrar muitos sotaques, frases e maneiras diferentes de falar.
  • Assista pelo conhecimento. Por fim, não esqueça de aproveitar o conteúdo dos vídeos. Absorver novas informações em inglês é uma maneira fantástica de aprender através da imersão em inglês: Se você consegue entender um novo tópico, ensinado em inglês, você está indo muito bem! E você estará adicionando um novo tópico de conversação ao seu conhecimento, que mais tarde poderá discutir em inglês com outras pessoas.

Pronto? Vamos assistir!

15 sites para aprender inglês com vídeos

TV 411

Este site oferece vídeos divertidos sobre leitura, escrita e vocabulário — basta escolher um tópico e assistir. O site é dedicado a fazer vídeos educativos para adultos. Ensina habilidades e conhecimentos que os adultos precisam saber para ter sucesso na vida e em suas carreiras.

Os vídeos têm uma grande seleção de diferentes vozes e opiniões. Cada vídeo tem uma lista de habilidades que você pode aprender e algumas delas têm downloads ou planilhas relacionadas para serem concluídas. Assista a um vídeo e fortaleça suas habilidades. Em seguida, faça uma atividade de acompanhamento para obter o benefício completo deste site.

Coursera

Coursera é um site de cursos online com uma enorme variedade de aulas gratuitas e acessíveis. A maioria dos cursos é ministrada usando vídeos, o que torna esse excelente recurso para alunos de inglês.

Você pode fazer um curso específico para o aprendizado de inglês, ou optar por fazer um curso sobre qualquer coisa que lhe interesse, como história, ciências, matemática ou escrita. Você estará aprendendo sobre algo com o qual você se importa, enquanto fortalece seu inglês.

Os vídeos são combinados com tarefas, questionários e às vezes até projetos para uma experiência universitária completa.

FluentU

Você pode encontrar uma enorme seleção de vídeos aqui mesmo no FluentU. FluentU pega vídeos do mundo real — como videoclipes, trailers de filmes, notícias e palestras inspiradoras— e os transforma em lições personalizadas de aprendizado de idiomas. Isso significa que você tem acesso aos mesmos vídeos divertidos que encontra no YouTube, mas com recursos incríveis adicionados para alunos de inglês. Assista a vídeos sobre qualquer assunto do seu interesse!

Cada vídeo tem uma lista de vocabulário que você pode navegar antes de assistir e legendas completas em todo o vídeo. Se você ouvir uma palavra que não conhece, não há necessidade de procurar no dicionário: Basta verificar a definição diretamente no vídeo enquanto ele está sendo reproduzido (ou pausado).

FluentU tem muitos outros recursos para tornar o aprendizado de inglês ainda mais fácil e divertido, incluindo flashcards e questionários. Você pode até levar o site em qualquer lugar usando o app.

British Council

British Council é um recurso fantástico caso esteja aprendendo inglês britânico. Os vídeos deste site não ensinam apenas o idioma — ensinam sobre o povo e cultura britânicos. Assista a vídeos sobre a cultura e os locais britânicos e veja pessoas reais falando sobre suas vidas na Inglaterra. Saiba mais sobre o idioma e o país.

O site LearnEnglish do British Council é um ótimo lugar para aprender em geral. Após navegar pelos vídeos, confira o restante do site para jogos, aulas de gramática e vocabulário, inglês relacionado a negócios e trabalho e outras informações úteis.

CNN Video News

A CNN é uma popular fonte de notícias internacional. Há muitos lugares para receber suas notícias nos dias de hoje, mas a CNN continua sendo um clássico (isso significa que é uma escolha antiga, porém boa!). A página inicial do site exibe vídeos em destaque das principais notícias do dia, para que você receba informações sobre eventos atuais enquanto aprende inglês.

Você também pode assistir aos vídeos originais da CNN sobre temas como esportes e vida familiar e assistir a muitos vídeos de notícias mais antigas. Use o site para acompanhar o que está acontecendo no mundo (com foco maior na América do Norte). Ou use-o para assistir notícias antigas que você já conhece, para que possa se concentrar melhor no inglês usado.

Discovery

Quer pequenas partes de shows programas da rede Discovery? Veja aqui, em alta definição. O Discovery Channel mostra reality shows que analisam pessoas comuns fazendo coisas interessantes. Também tem documentários e programas sobre o nosso mundo e meio ambiente.

Os programas da Discovery são sobre pessoas comuns de cenários ou culturas únicas, para que você possa ter uma visão das muitas coisas que a América tem a oferecer com esses clipes curtos. O site também tem um serviço que permite assistir episódios completos, e alguns estão disponíveis gratuitamente.

Funny Or Die

O que torna algo engraçado? Os vídeos no Funny Or Die têm muitos tipos diferentes de humor. Alguns clipes são paródias (versões engraçadas de eventos reais). Alguns usam o humor para comentar sobre eventos atuais. Outros são apenas bobos!

O site tem muitos vídeos e artigos exclusivos, e reúne alguns dos vídeos mais engraçados da web. Para entender algumas das piadas, você precisará entender referências culturais — e, se você entender, saberá que seu aprendizado está indo muito bem!

CollegeHumor

Como Funny Or Die, CollegeHumor tem muitos vídeos engraçados. Ao contrário de Funny Or Die, este site se concentra no tipo de humor que espectadores mais jovens (nos seus 20 anos) acham engraçado.

Os atores do CollegeHumor atuam em esquetes, transformando situações cotidianas em absurdas. Outros vídeos tiram sarro das coisas, muitas vezes por serem bobos ou grosseiros (com o chamado “humor de banheiro”) Esses vídeos podem mostrar como as pessoas mais jovens falam e analisam a cultura americana de uma maneira divertida.

PBS

O canal PBS é conhecido por seus fantásticos programas educacionais e belos especiais da natureza. E agora você pode assistir a muitos dos seus programas (e trechos deles) no site da PBS. Você pode encontrar shows sobre comida, artes, natureza, história, dramas e muito mais. Se você está buscando um lugar para aprender inglês de forma divertida, este é o site ideal para isso.

Big Think

O que faz de alguém um gênio? Por que nosso estômago é como um segundo cérebro? Os vídeos do Big Think respondem a essas perguntas e muito mais. Este site publica vídeos sobre ciência, biologia e vida que fazem você pensar.

As ideias nos vídeos são muito grandes, mas são explicadas de uma forma que muitas pessoas conseguem entender. É recomendado para alunos de inglês intermediário-avançado e avançado, e é uma ótima maneira de encontrar coisas interessantes para aprender — e falar sobre, se estiver procurando tópicos para iniciar conversas.

TED

Como o Big Think, o TED tem vídeos feitos para você pensar. TED é uma série de palestras de mentes brilhantes de diferentes setores, desde tecnologia e ciência à literatura e humanas, que se concentram na disseminação de novas idéias.

Todos os vídeos do TED mostram uma ou mais pessoas palestrando em um palco, e possuem duração de 2 ou 3 minutos a uma hora. Se você está tentando melhorar suas habilidades de falar em público, ou mesmo apenas suas habilidades de conversação, pode aprender muito assistindo aos palestrantes do TED.

O que torna uma palestra interessante para o público? Você também pode aprender muitas novas ideias e encontrar novas maneiras de pensar sobre as coisas. Depois de assistir a um vídeo, faça uma pequena pesquisa sobre o apresentador: Você aprenderá sobre algumas pessoas novas e importantes dessa maneira.

Wonder How To

Este site reúne vídeos úteis de toda a internet que mostram como fazer quase tudo. Se você está interessado em culinária, arte, tecnologia ou qualquer outra coisa que exija um guia prático, provavelmente encontrará um artigo e um vídeo sobre o assunto. Acompanhe os vídeos para aprender uma nova habilidade e teste sua compreensão das instruções em inglês.

Snagfilms

Até agora, compartilhamos principalmente vídeos mais curtos. Os vídeos no Snagfilms são um pouco mais longos: São documentários de longa metragem. Caso queira aprender mais sobre uma cultura, um período na história, um atleta ou qualquer outro tópico, você pode encontrar um filme sobre o assunto aqui. Alguns programas de TV também estão disponíveis, tornando Snagfilms um site com uma enorme quantidade de pessoas diferentes que você pode assistir.

Sony Crackle

Se você quer ter acesso um serviço de streaming de vídeo como Netflix ou Hulu, mas não quer gastar dinheiro todos os meses, o Sony Crackle é um ótimo site.

Como outros sites de streaming, Sony Crackle tem uma boa seleção de filmes completos, programas de TV, muitos clássicos (filmes e programas antigos) e até mesmo algum conteúdo original. Sony Crackle está disponível em muitos dispositivos para você assistir em qualquer lugar e levar o tempo que quiser em um filme ou programa sem se preocupar com uma assinatura mensal.

Adam Savage’s Tested

Adam Savage faz parte da equipe por trás do programa de TV “Mythbusters”. Este site é uma coleção de vídeos com Adam testando, construindo, inventando e muito mais. Sua voz é clara e fácil de entender, e os programas são divertidos de assistir, principalmente se você gosta de ver as coisas sendo feitas. Há episódios completos ou trechos, caso queira algo mais curto.

Com todas as opções acima, você certamente encontrará algo do seu interesse.

Use esses sites para tornar o inglês uma parte regular e agradável da sua vida!

 

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close