praticar-conversacao-em-ingles

6 Maneiras de Praticar Conversação em Inglês o Dia Todo, Todos os Dias

Por que falar inglês é tão difícil? 

Você sabe as palavras, já as ouviu muitas vezes antes.

Você até passou por eles usando todos os tipos de estratégias de aprendizado.

Você provavelmente pode pensar no que quer dizer – mas sua boca simplesmente não consegue produzir as palavras.

Então, por que essa habilidade aparentemente simples é tão difícil de dominar?

Por que o inglês de conversação é tão desafiador?

Para melhor responder a essa pergunta, você deve saber que o aprendizado de idiomas consiste em duas etapas: Input e Output (Entrada e saída.)

Input (Entrada) é toda a escuta e leitura – tudo sobre a língua inglesa que você absorve. Output (Saída) é toda a escrita e fala. As pessoas tendem a ter mais dificuldade em lidar com a saída, que é o que vamos abordar hoje.

Quando chega a hora de falar – e para algumas pessoas, escrever – há um bloqueio mental que impede as conversas. Você tem uma frase simples em sua mente, mas de alguma forma se torna tão difícil dizer como um trava-língua. Aqui está o porquê:

Você não está recebendo informações suficientes no mundo real.

Quando você está estudando inglês de um lugar onde o inglês não é muito falado, pode ser difícil receber uma entrada de inglês do mundo real suficiente. Então, como exatamente os falantes nativos falam durante uma conversa?

Livros didáticos – juntamente com qualquer outro material didático feito especificamente para alunos não nativos – tornam a conversa mais clara e simples. As gírias, expressões idiomáticas, sotaques, velocidade rápida e gramática imprópria são deixados de fora, para facilitar a compreensão do inglês para você.

Antes mesmo de começar a praticar a fala, você precisará praticar a compreensão do que é o inglês do mundo real.

Felizmente, é para isso que o FluentU foi criado. FluentU captura vídeos do mundo real – como entrevistas, diálogos, programas de notícias e palestras inspiradoras – e os transforma em lições personalizadas de aprendizado de idiomas. Você pode simplesmente sentar, relaxar e acompanhar as legendas.

Como alternativa, você pode usar os recursos interativos de aprendizado, como flashcards e listas de vocabulário. Tudo é personalizado para o seu nível de inglês e estilo de aprendizado com base nos vídeos que você assistiu. É perfeito para praticar conversação em inglês!

A fala é a habilidade menos praticada.

Talvez você pratique sua fala menos pois prefere se segurar e apenas ouvir durante uma conversa. Talvez seja porque você não se sente confiante o suficiente em sua capacidade de falar. Ou talvez seja porque você estuda em casa ou em sala de aula, e a maior parte do tempo de aprendizado é gasto lendo, escrevendo e ouvindo. A menos que você tenha um bom parceiro de conversação ou viva em um país de língua inglesa, praticar bastante a língua inglesa pode ser um desafio.

É por isso que, em geral, essa forma de saída é a menos praticada. Pode parecer muito básico apenas participar de uma conversa, mas por alguma razão esse nem sempre é o caso.

Conversas podem ser estressantes.

Digamos que você se encontra em um círculo de pessoas falando em inglês. É divertido ouvir a conversa, você entende o que estão dizendo e gostaria de participar.

No entanto, quando você realmente tem que dizer as palavras, você fica nervoso e suas palmas ficam um pouco suadas. Quem sabe o que podem pensar se você disser a coisa errada ou pronunciar algo incorretamente? E se eles não te entenderem? E se você fizer a conversa divertida se tornar esquisita?

Essas são coisas muito comuns e compreensíveis para se preocupar quando se está tentando falar. Isso pode ajudar a explicar por que falar é a parte mais difícil do aprendizado de idiomas. Então, não se sinta mal por isso — é totalmente normal. Há uma tonelada de coisas que você pode fazer para aprender a superar esse bloqueio mental.

6 maneiras de praticar conversação em inglês o dia todo, todos os dias

1. Use sua tecnologia favorita

A tecnologia tornou nossas vidas muito mais fáceis. Torna tudo muito mais eficiente, incluindo aprender inglês. Claro, você pode praticar qualquer um dos quatro aspectos do idioma (ler, escrever, falar e ouvir) sem qualquer tecnologia, mas nossos computadores, smartphones, TVs e tablets nos ajudam a acelerar nossa prática de aprendizado e a fazer as coisas de maneira mais rápida e eficaz.

Então, como usar a tecnologia para praticar inglês?

  • Ao usar o Google, use a opção de fala. Se você tiver um dispositivo com microfone, como um smartphone ou computador, poderá fazer isso facilmente. Veja se o Google entende o que você disse e coloca as palavras corretas no texto.
  • Encontre um parceiro de conversação online para praticar em um site como My Language Exchange.
  • Faça encontros no Skype com amigos e familiares que falam inglês.
  • Converse com amigos usando serviços de mensagens como WhatsApp, usando mensagens de voz em inglês para as pessoas.

2. Experimente o site Verbling Community

B6 maneiras de praticar conversação em inglêsasicamente, Verbling Community é repleto de bate-papo que variam em tamanho. O tamanho de cada depende de quantos usuários o criador do grupo permite. O criador também pode selecionar um nível de habilidade desejado. Isso significa que as pessoas estão criando grupos para atender às suas próprias necessidades linguísticas pessoais. Podem escolher se querem falar com dois alunos avançados ou quatro iniciantes.

Essencialmente, você pode usar este site para falar com falantes nativos e outros estudantes de inglês gratuitamente. As pessoas estão sempre dispostas a ajudar com erros e não há julgamento por cometê-los. Todo mundo lá é um aluno de idioma, então sabem como é!

As conversas podem ser totalmente abertas e fluidas, abrangendo qualquer assunto que seus parceiros de conversas tenham vontade de conversar. Alternativamente, o tópico da conversa pode ser selecionado pelo criador do grupo.

Normalmente, todos começam com saudações de “hello” e “how are you“, então esses aspectos da conversa logo se tornarão muito fáceis para você. Cumprimentar pessoas em inglês se tornará algo natural!

À medida que você investe cada vez mais (sem se sentir envergonhado de erros), verá que está fazendo grandes melhorias ao falar inglês. Uma capacidade de fala aprimorada significa que você está pronto para avançar para o próximo nível de conversação mais avançada.

3. Visite HelloTalk

H6 maneiras de praticar conversação em inglêselloTalk é um aplicativo baseado em texto que ensina conversas usando um formato do tipo messenger. Ele combina você com falantes nativos reais com os quais você pode ter conversas que variam dependendo do nível de habilidade.

Qualquer idioma pode ser escolhido. Felizmente, a maioria das pessoas está lá para praticar a língua inglesa como você, então há muitas pessoas com quem você pode praticar. Mas se você quer praticar particularmente sua fala, como esse aplicativo pode ajudar?

Bem, há uma ótima opção no teclado que permite enviar mensagens de voz. E as pessoas também podem responder com uma mensagem de voz. No entanto, se seu parceiro responder apenas com texto, há uma opção para que a mensagem seja lida pelo aplicativo. Isso pode ser extremamente útil com a pronúncia, pois o aplicativo faz um bom trabalho ao falar claramente.

4. Faça o download do aplicativo WordReference Dictionary

W6 maneiras de praticar conversação em inglêsordReference é uma ótima ferramenta que é um salva-vidas conhecido para estudantes de idiomas. Mas há mais do que apenas o site em estilo de dicionário para você aproveitar!

O aplicativo tem alguns benefícios especiais. Vai aonde você vai. Você não terá que carregar um livro gigantesco que demore muito para pesquisar. WordReference realmente se diferencia de outros aplicativos similares, pois possui dois recursos específicos que permitem praticar a fala.

Primeiro, o aplicativo irá reproduzir a palavra para você. Esta é uma ótima ferramenta para entender como uma palavra é pronunciada. No entanto, para aproveitar ao máximo esse recurso para melhorar suas habilidades de conversação em inglês, você precisará repetir a palavra em voz alta, imitando a maneira como ela é pronunciada pelo aplicativo. Há também uma opção para ouvir uma voz britânica ou americana, então escolha o que se encaixar no sotaque de inglês que você gostaria de aprender.

A segunda característica é que você pode facilmente procurar palavras e ver como elas são usadas em contexto. Sempre que você procurar por uma palavra específica, terá uma definição e frases de exemplo. E não são apenas frases básicas, vão te mostrar um monte de exemplos do mundo real sobre como usar o novo vocabulário. Você nunca se perguntará se está usando a palavra certa novamente. Parece bom, não é mesmo?

Além disso, há fóruns onde alunos de idiomas podem fazer suas perguntas ao mundo – e o mundo responde! Confira esses fóruns para ver como os falantes nativos explicam suas próprias maneiras de usar o vocabulário em inglês. Isso te ajudará a entender os contextos culturais e a etiqueta por trás das palavras.

Tudo isso é perfeito para praticar suas habilidades de fala, porque você pode dizer a frase em voz alta para si mesmo, ou pode se lembrar de uma ocasião em que a palavra foi falada e você não entendeu porque foi usada naquele momento.

5. Narre seu dia como um reality show

Às vezes, queremos nos afastar de toda a tecnologia em nossas vidas diárias.

Não se preocupe, existem muitas maneiras divertidas e criativas de praticar falar sem tecnologia.

Por exemplo, já se perguntou como seria sua vida como um reality show?

Pegue um dia normal. Conforme as coisas acontecem, pratique seu inglês falando sobre o que você faz, assim como as pessoas, coisas e às vezes problemas que você encontra. Fale sobre tudo como se você tivesse um milhão de espectadores na plateia, interessados em sua vida. Se algo foi difícil em uma determinada parte do dia, fale sobre como esse obstáculo foi fácil ou difícil de superar.

Talvez enquanto estiver cozinhando, você pode dizer ao público o que você está fazendo e como fazê-lo. Explique a receita passo a passo e fale sobre o motivo pelo qual você a ama tanto. Enquanto assiste a esportes, tente narrar tudo o que acontece como um apresentador real.

Você verá que essa prática de conversação é divertida e eficaz e pode ser aplicada a inúmeras coisas básicas que você faz ao longo do dia. Você verá quantas palavras você pode lembrar quando precisar delas. Você vai perceber onde você se confunde e quais pontos gramaticais são difíceis para você descobrir enquanto fala.

Quando você tiver que pausar por não conseguir se lembrar de uma determinada palavra ou frase, continue falando usando outras palavras para descrever o que você quer dizer. Isso te ajudará a ser mais criativo. Se você tiver como tomar notas no momento, anote quais palavras e frases você esqueceu. Então, você pode procurá-las e estudá-las para uso futuro na conversa.

Então, apenas se divirta com isso e verá sua capacidade de falar evoluir sem você perceber.

6. Traduza tudo – Ao vivo!

Este é um exercício que pode ser trabalhado em muitas partes diferentes da sua vida, assim como o do reality show. Muitas vezes, quando feito com bastante frequência, quase se torna um hábito. Ótimo hábito para se ter, não acha? Por exemplo: Você está dirigindo na estrada e vê um cartaz com uma frase engraçada. Veja se você pode traduzir para o inglês e falar em voz alta com excelente pronúncia.

Não se esqueça de usar os aplicativos incríveis listados acima, se precisar de ajuda!

Assim como antes, isso pode ser aplicado a muitas coisas diferentes. Veja o que você pode fazer ao longo do dia com esses exercícios sempre que estiver pronto para finalmente melhorar suas habilidades de conversação em inglês e começar a seguir em direção à fluência total!

Ah, e mais uma coisa…

Se você gostou dessas dicas, deve conferir o aplicativo FluentU. Como no site, o aplicativo FluentU permite que você aprenda inglês com programas de entrevistas populares, videoclipes cativantes e comerciais engraçados, como você pode ver aqui:

melhores apps de inglês

O que você quiser assistir, o aplicativo FluentU provavelmente tem.

O aplicativo FluentU facilita muito a visualização de vídeos em inglês. Possui legendas interativas. Isso significa que você pode tocar em qualquer palavra para ver uma imagem, definição e exemplos úteis.

melhores apps de inglês

FluentU permite que você aprenda conteúdo interessante com celebridades famosas no mundo todo.

Por exemplo, ao tocar na palavra “brought“, você vê isso:

melhores apps de inglês

O FluentU permite tocar para procurar qualquer palavra.

Aprenda todo o vocabulário em qualquer vídeo com questionários. Deslize para a esquerda ou para a direita para ver mais exemplos da palavra que você está aprendendo.

melhores apps de inglês

FluentU te ajuda a aprender rapidamente com perguntas úteis e vários exemplos. Saiba mais.

A melhor parte? O FluentU lembra o vocabulário que você está aprendendo. Ele recomenda exemplos e vídeos baseados nas palavras que você já aprendeu. Você tem uma experiência verdadeiramente personalizada.

Comece a usar o FluentU no site com seu computador ou tablet ou, melhor ainda, baixe o aplicativo FluentU na loja do iTunes.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close