importancia-da-pronuncia-em-ingles

Qual a Importância da Pronúncia em Inglês? O Guia Definitivo para Evitar Falhas de Comunicação

“I am so worried”, disse minha aluna de inglês colombiana.

“My doctor is traveling abroad and I haven’t heard from her in two days!”

“Uau, ela deve realmente amar esse médico”, pensei.

Afinal, não é algo que a maioria das pessoas se preocupa!

Você consegue descobrir o erro?

Eu não percebi até mais tarde na aula. Eu li em seu caderno que sua filha estava viajando.

Sua história e sua preocupação fizeram muito mais sentido!

Eu prontamente fiz a classe praticar a diferença ao pronunciar “doctor” e “daughter“.

Naquele dia, minha turma teve uma lição que muitos alunos de inglês descobrem da maneira mais difícil. A pronúncia do inglês é incrivelmente importante se você quiser ser entendido e evitar erros de comunicação.

A pronúncia nunca deve ser menosprezada, então abaixo você encontrará um guia para as facetas mais importantes da pronúncia em inglês, erros de pronúncia essenciais a serem evitados e recursos para melhorar suas habilidades gerais de pronúncia.

E para aqueles de vocês se perguntando, a filha da minha aluna ligou mais tarde naquele dia e estava muito bem!

Qual é a Importância da Pronúncia em Inglês? O Guia Definitivo para Evitar Falhas de Comunicação 

Como evidenciado pela história acima, novos falantes de inglês podem ser facilmente mal compreendidos ao pronunciar palavras incorretamente.

Além disso, quando apenas uma palavra é pronunciada incorretamente, como no caso da minha aluna, muitas pessoas pensarão que entenderam e, portanto, não pedirão esclarecimentos. Isso pode levar à algumas falhas de comunicação muito confusas!

É por isso é importante identificar e corrigir erros comuns de pronúncia (mostraremos como em breve) para criar relacionamentos mais fáceis com novos amigos falantes de inglês, contatos comerciais, pessoas da área de serviços como garçons ou cabeleireiros, e muitos outros.

Mas primeiro, há dois elementos muito importantes da pronúncia inglesa que muitas pessoas esquecem.

Não ignore esses elementos importantes da pronúncia

Ênfase

Quando usado no contexto da linguística, ênfase se refere essencialmente à tonicidade de certa sílaba em uma palavra.

Algumas línguas, como o espanhol, usam acentos para mostrar tonicidade, mas o inglês não oferece um truque tão fácil. Isso é muito importante ao falar inglês porque uma palavra pode mudar completamente de significado dependendo de onde você coloca a ênfase.

Para o propósito dos exemplos aqui, dividiremos as sílabas com traços e mostraremos a tonicidade com texto em negrito.

Considere a palavra “contest“, que tem duas sílabas: con-test.

Você pode colocar ênfase na primeira sílaba ou na segunda, que seria a seguinte:

/con-test/

/con-test/

A palavra com ênfase na primeira sílaba é um substantivo que significa “uma competição”. A palavra com ênfase na segunda sílaba é um verbo que significa “se opor”. Note que, neste caso, a tonicidade não apenas altera o significado da palavra, mas também a parte da fala (substantivo vs. verbo).

Você pode ouvir as duas palavras comparadas lado a lado ouvindo este arquivo de áudio no Forvo, um dicionário de pronúncia online em inglês.

Vamos ver outro exemplo.

A palavra “present” tem duas sílabas que podem ser divididas e enfatizadas de maneira diferente dependendo do que você deseja dizer.

/pres-ent/ (ouça a pronúncia)

/pre-sent/ (ouça a pronúncia)

O primeiro exemplo é um substantivo que significa “um presente”. O segundo é um verbo que significa “apresentar”.

Como você pode notar pelo nome, Word Stress é um ótimo recurso para praticar a pronúncia com a ênfase correta das palavras . Eles dividem palavras em sílabas e fazem os usuários clicarem para revelar quais estão estressadas.

Eles acompanham o número de palavras certas, para que você possa ver seu progresso enquanto pratica. Além disso, você pode clicar para revelar a parte de fala, definição, ênfase e símbolos do Alfabeto Fonético Internacional (IPA).

Entonação

Se você não aumentasse ou diminuísse seu tom de voz em certas partes de cada frase, soaria como um robô!

Entonação envolve a ascensão e queda de seu tom de voz ao falar frases completas. A entonação incorreta pode alterar o significado de uma frase ou soar muito estranho para falantes nativos. É especialmente importante para transmitir sentimentos ou acrescentar nuances às frases.

Por exemplo, pense na frase: “Why are you home so late?”

Imagine perguntar ao seu cônjuge essa pergunta simples, genuinamente imaginando por que ele ou ela chegou em casa tarde. Pratique a pergunta em voz alta com um tom de curiosidade. Talvez você usasse uma entonação leve no final de sua frase.

Agora, pratique dizer isso enquanto imagina que está com raiva, acreditando que seu cônjuge esteve fora fazendo algo de errado. Ao usar um tom acusatório, sua voz pode subir e descer rapidamente.

É importante dominar a entonação inglesa se você quiser parecer natural e manter os ouvintes focados no conteúdo das suas frases. Aqui está um guia detalhado de como os falantes de inglês usam a entonação em diferentes contextos.

Os mais importantes erros a evitar para uma pronúncia perfeita

Erro 1. Pronunciar Heterônimos da Mesma Maneira

Heterônimos são palavras escritas exatamente da mesma maneira, mas com significados diferentes.

Por exemplo, a palavra “read” é grafada exatamente igual nos tempos presente e passado:

“I read a chapter from “Harry Potter” every night.”

“I read the textbook assignment before this morning’s class.”

No entanto, suas pronúncias são bem diferentes, com o tempo presente usando um “e” longo, como “reed“, e o passado usando o “e” curto, como em “red“. Forvo tem ótimos arquivos de áudio do presente e pretérito de “read” comparados lado a lado.

Para evitar esse erro, os alunos devem ter tempo para se familiarizar com alguns dos heterônimos mais usados. A Universidade de Michigan tem um lista útil de heterônimos comuns e como pronunciá-los.

Erro 2. Pronunciar cada vogal apenas de uma maneira

As vogais inglesas podem ser complicadas, com apenas uma letra tendo muitos sons diferentes.

Por exemplo, a vogal “o” tem três sons distintos, e isso sem considerar sons de vogais combinadas!

Usando os links abaixo, ouça as seguintes palavras:

dove

lose

wolf

Observe como cada “o” é pronunciado de forma diferente.

É muito importante dedicar bastante tempo para estudar todos os sons possíveis das vogais inglesas. Para um guia detalhado sobre todos os sons de vogais em inglês, confira este artigo.

Erro 3. Pronunciar “Th” apenas de uma maneira

Aqui está outro erro semelhante ao acima. A sílaba inglesa “th” tem duas pronúncias distintas, que muitos aprendizes de inglês tendem a esquecer.

“Th” pode ser sonoro (com vibração de acordes vocais) ou afono (sem vibração de acordes vocais). Veja como realmente soa:

“th” sonoro na palavra “than”

“th” afono na palavra “path”

A maneira mais fácil de perceber a diferença é colocar os dedos na garganta e ver se consegue sentir vibrações.

Você pode ver e ouvir uma lista de palavras que usam o “th” nesta página da Universidade da Califórnia em Berkeley. Eles também têm um para o “th” afono aqui.

Erro 4. Pronunciar palavras silenciosas

É importante lembrar que a pronúncia nem sempre envolve todas as letras de uma palavra. Muitas vezes, certas letras não são pronunciadas em palavras inglesas.

Considere a palavra “used” nas duas frases a seguir:

I used the last of the shampoo.

I used to hate broccoli.

Quando sozinha, como na primeira frase, você pronuncia o “d” final em “used“. No entanto, quando parte da frase “used to“, o “d” final é eliminado.

Ah! Complicado, certo? Aqui está um vídeo útil para se familiarizar com algumas das palavras silenciosas mais comuns em inglês.

Os melhores recursos para praticar pronúncia em inglês

Existem diversos recursos online que você pode usar para praticar a pronúncia do inglês e os cinco seguintes são um ótimo lugar para começar.

BBC Learning English

importância da pronúncia em inglêsPara alunos visuais ou auditivos, os vídeos deste site são uma excelente ferramenta para aprender a pronúncia britânica.

Você pode começar com a série “Tim’s Pronunciation Workshop”, que aborda vários tópicos de pronúncia e, como bônus, inclui transcrições dos vídeos.

Esses ótimos vídeos de workshop já abordaram assuntos como a pronúncia do “h” e as duas maneiras diferentes de pronunciar a palavra “the“.

Suas lições de pronúncia são ensinadas de uma maneira divertida e são sempre pertinentes à fala que você encontrará no dia a dia.

Na parte inferior deste site, você também pode encontrar instruções em vídeo para pronunciar sons individuais em inglês.

FluentU

importância da pronúncia em inglêsFluentU é a ferramenta perfeita para aprender a pronúncia do inglês diretamente com nativos — você não precisa de uma passagem de avião! FluentU fornece vídeos e áudio autênticos em inglês, como trailers de filmes, notícias, clipes do YouTube, palestras inspiradoras e muito mais, que foram transformados em lições de idiomas personalizadas.

Cada vídeo vem com legendas interativas. Passe o mouse sobre qualquer palavra e o FluentU pausará automaticamente o vídeo para que você possa ouvir a pronúncia da palavra e ver sua definição. FluentU também mostrará outros vídeos com a palavra, para que você possa ouvir pessoas diferentes pronunciarem em diferentes contextos.

FluentU, em seguida, fornece flashcards multimídia e questionários, onde você irá rever o vocabulário, juntamente com pronúncias de áudio.

Você aprenderá a dizer e usar palavras novas, tudo isso enquanto absorve inglês como um falante nativo. Além disso, como esses vídeos são feitos por e para falantes nativos, você se acostumará com os padrões naturais de ênfase e entonação das palavras inglesas.

Os vídeos são organizados por gênero e nível de aprendizado, por isso é fácil encontrar aqueles que funcionam para você. Você pode conferir a biblioteca de vídeos completa  gratuitamente com uma avaliação FluentU.

Cambridge Dictionary

importância da pronúncia em inglêsPara estudar inglês britânico e americano, você pode usar um dicionário de pronúncia como o Cambridge Dictionary, que oferece comparações lado a lado dos diferentes sotaques.

Como um incentivo adicional, o site permite que você crie listas de vocabulário e questionários que você pode salvar e trabalhar nas palavras que estiverem te dando problemas específicos de pronúncia.

ManyThings.org

importância da pronúncia em inglêsOutra ótima maneira de praticar a pronúncia do inglês é trabalhando com pares mínimos (palavras com apenas uma diferença de som) em ManyThings.org, um site com recursos para alunos de inglês. Se concentrar em pares mínimos ajuda a afinar o ouvido em inglês e captar seus próprios hábitos ruins de pronúncia.

Você pode escolher entre milhares de pares mínimos e ouvir suas pronúncias de áudio antes de testar suas habilidades no final.

Existem 24 lições de pares mínimos para conferir no site, assim você não vai ficar sem material de treino tão cedo!

Curso de Alfabeto Fonético no Memrise

importância da pronúncia em inglêsÉ uma boa ideia aprender os símbolos do Alfabeto Fonético Internacional, pois são amplamente usados para escrever anotações fonéticas. Se você conhece o IPA, pode entender a pronúncia correta de uma palavra apenas olhando-a no dicionário e lendo a sua ortografia IPA.

Você pode praticar o IPA com áudio e exercícios no Memrise, um site de aprendizado de idiomas que gira em torno da memorização.

Eles dividem o IPA em 14 aulas. Você terá a chance de testar seu conhecimento do IPA com gravações de áudio, exercícios de digitação e das formas fonéticas de palavras.

Com sorte, você reconhecer a necessidade de pronúncia estudar e estão prontos para dedicar novo tempo e energia para dominar esta habilidade essencial na língua inglesa!


Camille Turner é uma experiente escritora freelancer e professora de ESL.

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.