tempos-compostos-ingles

Tempos Compostos em Inglês da Maneira Fácil! 9 Explicações Simples com Exemplos

Quer viajar no tempo?

Você não precisa de um capacitor de fluxo.

Você só precisa de tempos compostos em inglês.

Esses tempos permitem que você discuta momentos muito específicos no tempo, do passado ao futuro. Permitem que você discuta eventos concluídos há muito tempo, ou que continuarão por anos e anos.

Seja contando histórias, fazendo planos ou apenas conversando sobre o seu dia, você precisará de tempos compostos ingleses para se comunicar como um falante nativo faria.

Felizmente, entender os tempos compostos não é tão complicado quanto construir uma máquina do tempo.

Vamos te guiar por nove tempos compostos em inglês e mostrar quando e como usar cada um corretamente.

Mas primeiro: O que são tempos simples em inglês?

Os eventos podem ocorrer no passado, no futuro ou agora, no presente. O tempo de um verbo nos ajudará a descobrir quando a ação do verbo ocorreu ou ocorrerá.

Você já pode estar familiarizado com os tempos simples na língua inglesa. São frequentemente os primeiros que os estudantes de inglês encontram.

O simple present (presente simples) geralmente descreve uma ação que está acontecendo agora. Não há verbo auxiliar — apenas o verbo de “ação”.

I sing.

She sings.

O simple past (passado simples) descreve uma ação concluída que aconteceu no passado. Mais uma vez, não há verbo auxiliar.

I sang.

She sang.

O simple future (futuro simples) descreve uma ação – você adivinhou – o futuro. Desta vez, você precisa do verbo auxiliar “will” junto com seu verbo de ação na forma infinitiva (base).

I will sing.

She will sing.

Fácil, não é?

Agora estamos prontos para ver o que torna os tempos compostos diferentes.

O que são os tempos compostos em inglês?

Os tempos compostos são basicamente modificações nos tempos simples que fornecem informações mais específicas sobre quando a ação ocorreu, iniciada ou concluída. Pense nos tempos simples como um baralho inicial de um jogo de cartas, e o composto se torna o novo e mais recente pacote de expansão.

Como você verá abaixo, um tempo composto também sempre requer o verbo auxiliar “to have” ou “to be além do verbo de ação.

Por exemplo, ouça a terceira frase neste vídeo, onde um homem explica como é perder um amor.

It was the saddest text I have ever gotten in my life.

O primeiro verbo (was) está no tempo passado simples e deve parecer bastante familiar para você. O segundo (have gotten) é um tempo composto que fornece informações mais profundas sobre o passado dessa pessoa.

tempos-compostos-ingles

Você aprenderá mais sobre esse tempo composto mais adiante neste artigo, mas também poderá explorar a linguagem do vídeo usando FluentU. FluentU fornece vídeos autênticos em inglês, como trailers de filmes, videoclipes e discursos inspiradores, e os potencializa com ferramentas de aprendizado de idiomas.

Clique em qualquer palavra nas legendas interativas e você terá uma definição instantânea e informações gramaticais (como o tempo em que cada verbo está). FluentU também mostrará a você outros vídeos com a palavra, para que você saiba como usá-la corretamente em qualquer contexto. Basta se inscrever para uma avaliação FluentU para explorar o vídeo acima — bem como a biblioteca de vídeos completa do FluentU — com todos os recursos de aprendizado. Confira também as versões para iOS e Android.

Tempos Compostos em Inglês da Maneira Fácil! 9 Explicações Simples com Exemplos

À medida que você se familiariza com esses tempos compostos ingleses, há exercícios e planilhas online em que você pode praticar para ter certeza de que entendeu.

tempos compostos inglêsExperimente este exercício da EnglishGrammar, onde você lê uma frase com os verbos que faltam e em seguida deve escolher o tempo correto – simples ou composto – para os verbos. Ou esta série de planilhas de verbos no Agenda Web. Para treinos verbais on-the-go, confira o aplicativo 12 Tenses. Oferece mini quizzes para todos os tempos ingleses, incluindo os simples e compostos.

1. Present Continuous (Presente contínuo)

O presente tempo contínuo é usado para denotar um evento que está ocorrendo atualmente. Se você quiser falar sobre as coisas conforme elas estão acontecendo, você deve usar este tempo verbal.

Por exemplo, se alguém perguntar “o que você está fazendo?”, você normalmente precisará responder no tempo presente atual.ser

Para formar este tempo, você precisa do verbo auxiliar to be”, conjugado para o seu assunto no tempo presente simples (I am, he is, you are, etc.). Em seguida, adicione o sufixo -ing ao seu verbo de ação.

Por exemplo, digamos que quiséssemos descrever o desempenho de uma cantora enquanto ela está acontecendo. Nosso verbo de ação é “sing” e nosso sujeito é “she“. Poderíamos dizer:

She is singing beautifully.

O verbo “to be é conjugado no tempo presente simples para “she” e nós adicionamos “-ing” ao verbo “sing”. Como você verá ao longo deste post, o sufixo “-ing” é um bom indicador de que você está em um tempo contínuo — o que significa que a ação é contínua (em andamento, ainda está acontecendo).

Nos exemplos a seguir, fique de olho no verbo auxiliar e no sufixo “-ing” que modifica o verbo original:

I am writing a letter to Marta.

Rohan is watering the plants.

They are sleeping in the guest room.

You are not paying attention in class.

We are playing a video game.

2. Present Perfect (Presente perfeito)

Este tempo é usado para descrever ações em andamento. A ação pode estar concluída ou ainda pode continuar, dependendo do contexto, como você verá abaixo.

Ptempos compostos inglêsara formar este tempo, você precisa usar o verbo to have conjugado para o seu assunto no tempo presente simples (I have, she has, they have, etc.). Então você precisa da forma de particípio passado do verbo de ação. Cabrillo College tem uma lista útil de particípios passados para verbos comuns aqui.

Aqui está um exemplo com o verbo de ação “choose“. O particípio passado de “choose” é “chosen“.

You have chosen the wrong book.

Muitas vezes você ouvirá este tempo usado com palavras como “just” para explicar precisamente quando um evento recente aconteceu.

I have just eaten my lunch.

Você também pode usar este tempo com “since” + [ponto específico no tempo] ou “for” + [tempo] para explicar há quanto tempo algo é verdadeiro.

She has felt sick for three days.

They have been friends since 2010.

Aqui estão mais exemplos. Fique de olho nos verbos auxiliares e particípios passados.

I have just finished my research paper.

They have lived in this apartment since before I was born.

Tridib has visited already.

3. Present Perfect Continuous (Presente Perfeito Contínuo)

Esse tempo composto é usado para denotar uma ação contínua, que começou há algum tempo. Por exemplo, se você passou um domingo preguiçoso assistindo TV o dia inteiro, você poderia usar este tempo para descrever seu dia.

Para este tempo, você precisa usar o verbo auxiliar “to have”, seguido por “been” e depois adicionar “-ing” ao verbo de ação.

Aqui está como isso funcionaria com o verbo “to crave” (querer muito algo, principalmente comida).

I have been craving ice cream all week.

Aqui estão mais alguns exemplos:

I have been binge-watching “Doctor Who” all day.

You have been missing work lately.

We have been working tirelessly on this project.

Laura has been writing the company newsletter for a while.

We discovered that they have been stealing from the office.

4. Past Continuous (Passado contínuo)

Este tempo é usado para representar uma ação que estava em andamento por um tempo, mas terminou.

A ação não está acontecendo agora, mas estava acontecendo no passado. Pense nisso como a maneira como você se lembra perfeitamente de uma memória. Os eventos já ocorreram, mas você está se lembrando deles como um filme que está passando na sua frente.

Para usar este tempo, você precisa do verbo auxiliar “to be e adicionar o sufixo-ing” ao verbo de ação.

Por exemplo, posso dizer:

I was singing at the concert last night.

Isso significa que embora eu tenha acabado de cantar agora, houve um longo período na noite passada quando eu estava cantando.

Aqui estão mais alguns exemplos:

Sheila was playing the flute all morning.

They were laughing at his jokes nonstop.

You were eating a pizza when I saw you.

The water was boiling, so I knew it was time to put the pasta in.

5. Past Perfect (Passado Perfeito)

O passado perfeito é usado para descrever ações que foram concluídas antes de outro evento acontecer.

Semelhante ao presente perfeito, usamos o particípio passado do nosso verbo de ação, mas com “had” antes.

Se você estivesse contando uma história e quisesse “definir a cena” para explicar o que aconteceu antes da ação principal, poderia dizer algo como:

I had gone to bed when I heard a strange noise at my door.

Gone” é o particípio passado do verbo “to go“. É claro que “I heard” está no simple past (passado simples). Muitas vezes você verá esses dois tempos — passado perfeito e passado simples — combinados dessa maneira.

Aqui estão mais alguns exemplos:

I had tried the violin but quickly stopped practicing.

Roya had dozed off when the bell woke her up.

They had eaten their dinner before the stranger arrived.

We had completed the picture in the morning so we went to the park in the evening to relax.

6. Past Perfect Continuous (Passado Perfeito Contínuo)

Semelhante ao passado perfeito, mas a palavra “contínuo” deve dar uma pista de como eles diferem.

Use-o para descrever ações em andamento que já foram concluídas em algum momento no passado. Por exemplo, se você quisesse falar sobre um mau hábito que você não tem mais, pode usar este tempo.

Para formar este tempo, primeiro usamos had”, depois been e finalmente adicionamos o sufixo “-ing ao verbo de ação. Não é tão difícil, certo?

Usaremos o exemplo do mau hábito. Nosso verbo de ação é “to smoke” (fumar).

I had been smoking so many cigarettes my doctor told me I had no choice but to quit.

Os próximos exemplos devem tornar isso ainda mais claro:

You had been skipping class for over a week before the school called your parents.

They had been drinking on the sly until Max caught them.

Vin had been making a toy cart when her brother returned home.

We had been working overtime for over a month until the manager promised us a pay rise.

7. Future Continuous (Futuro contínuo)

Este tempo é usado para denotar uma ação em andamento que só será concluída no futuro. A ação ainda nem aconteceu! Mas esperamos que aconteça.

Se você deseja falar sobre seus planos de vida ou projetos que está desenvolvendo, provavelmente o usaria.

Para escrever neste tempo, normalmente começamos com “will be” e depois adicionamos o sufixo-ing” ao verbo de ação.

Aqui está um exemplo com o verbo “to sing” (cantar).

I will be singing at the concert tomorrow evening.

Estou falando de uma ação contínua que não ocorreu no presente.

Aqui estão alguns exemplos mais simples para você entender o futuro contínuo:

He will be studying math when he starts college.

They will be headlining a major music festival next month.

We should leave now. The roads will be getting icy soon.

8. Future Perfect (Futuro perfeito)

Usamos este tempo para falar sobre uma ação que ainda não ocorreu, como se já tivesse sido concluída. Em outras palavras, estamos ansiosos para quando uma determinada ação ou evento será concluído.

Por exemplo, você pode usar esse tempo verbal ao fazer uma promessa a alguém ou ao definir um prazo final em um projeto.

Para formar este tempo, use “will” seguido de  have” e adicione a forma de particípio passado do verbo de ação.

Aqui está um exemplo que você pode lembrar dos seus dias de escola:

Mom, I will have finished my homework before I go to the movies!

Novamente, se você notar, há dois eventos acontecendo na frase (terminar o dever de casa e ir ao cinema) e o futuro perfeito é aquele que será completado primeiro.

Aqui estão mais alguns exemplos:

Let’s meet at noon. I will have submitted my report by then.

He will have eaten his pizza before the rest of the group shows up.

We will have built this house by the time our children are in school.

9. Future Perfect Continuous (Futuro Perfeito Contínuo)

Finalmente, usamos este tempo para falar sobre um evento contínuo que já começou e espera-se que dure até um certo ponto no futuro. Em outras palavras, a ação continuará até ou antes que outro evento ocorra.

Para este tempo, novamente usamos “will have” seguido de “been” e adicionamos “-ing” ao verbo de ação.

Por exemplo, poderia dizer:

By 9:00, I will have been waiting here for two hours.

Isso significa que a ação (“waiting”) está ocorrendo tanto no presente quanto no futuro, até as 9:00.

Estes exemplos darão uma idéia sobre o contexto no qual este tempo é normalmente usado:

By next spring, you will have been living in this town for five years.

We will have been working here for nine months in December.

By the end of this year, they will have been playing as a rock band for over a decade.

 

A melhor maneira de melhorar seus tempos compostos em inglês é falar e escrever sobre uma variedade de tópicos usando todos os diferentes tempos. Tente manter um diário em que você possa falar sobre você, sobre as coisas que você faz ou sobre os acontecimentos do dia. Você também pode se registrar discutindo o que aconteceu esta semana e quais são seus planos para o futuro. Não se limite apenas aos tempos simples, mas tente usar cada um dos tempos compostos conforme as circunstâncias pareçam adequadas.

Ou, se você estiver lendo um livro ou um artigo, tente identificar os tempos compostos usados em diferentes contextos. Criar um plano de estudo, faça uma lista de particípios e verbos auxiliares e misture-os.

Acima de tudo, não tenha medo de errar e confie em si mesmo. Com a ajuda deste guia, os tempos compostos em inglês serão uma segunda natureza para você!


Archita Mittra é escritora freelance, jornalista, editora e educadora. Sinta-se à vontade para conferir seu blog ou entrar em contato com ela para consultas sobre freelancing/educação.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close