ritmo-em-ingles

Domine o Ritmo em Inglês e Melhore sua Pronúncia Hoje Mesmo!

Quer melhorar sua pronúncia?

Então deixe os livros de lado e aprenda a sentir o ritmo da língua inglesa!

Muitos alunos de inglês se concentram em melhorar seu vocabulário e gramática sem pensar muito sobre o ritmo — mesmo isso sendo muito importante para você melhorar rapidamente sua pronúncia em inglês!

Você pode estar se perguntando: “O que é ritmo em inglês e por que isso importa?”

Abaixo você encontrará as respostas para essas perguntas, juntamente com alguns exercícios práticos de pronúncia que te ajudarão a identificar e reproduzir o ritmo e o stress-timing do inglês natural.

All Rhythm, No Blues: Uma introdução ao ritmo no inglês

Ritmo — O que é?

Ritmo é definido como “um forte padrão de sons, palavras ou notas musicais usado na música, poesia e dança”. O ritmo da língua inglesa depende de dois tipos de stress. Quando dizemos “stress” (tonicidade, tensão), queremos dizer a ênfase, como dizemos uma sílaba ou palavra mais fortemente do que as outras partes da palavra ou frase, o que faz com que aquelas sílabas e palavras “tônicas” se destaquem e se tornem mais perceptíveis.

O inglês tem dois tipos básicos de tonicidade:

  1. Syllable stress (ênfase silábica)
  2. Word stress (ênfase de palavra)

Vamos dar uma rápida olhada nos dois.

Syllable stress

Refere-se a uma sílaba (ou segmento de uma palavra) que é enfatizada mais do que as outras.

Enquanto os falantes nativos de inglês aprendem isso intuitivamente, os alunos de inglês podem se referir a padrões que os ajudarão a lembrar quais partes das palavras devem ser enfatizadas.

Os padrões de estresse das sílabas em inglês não são tão regulares quanto em algumas línguas, e memorizar as regras para o estresse da sílaba requer paciência – e muita prática de ouvir! Saber ler a versão fonética de uma palavra (encontrada em dicionários ou guias de pronúncia) também é muito útil para alunos de inglês, pois o guia de pronúncia fonética também indica qual sílaba é enfatizada. Aqui está um exemplo de sílabas tônicas, com a parte enfatizada em negrito:

Happy birthday!

English student

identification

explain

Em cada um desses casos, oradores dirão as partes em negrito visivelmente mais altas e com mais ênfase. Se você colocar a ênfase na sílaba errada — por exemplo, se disser “Happy birthday!” — ainda há uma boa chance de as pessoas te entenderem, mas definitivamente perceberão que algo estranho está acontecendo com sua pronúncia.

Word stress

Word stress (ênfase de palavra) refere-se a uma palavra (ou partes de uma palavra) que é enfatizada mais do que outras em uma frase.

Certas palavras são enfatizadas por diversos motivos. Às vezes é porque são importantes para o significado da frase, pois são uma palavra de pergunta ou esclarecem ou distinguem algo. Aqui estão alguns exemplos de ênfase de palavras em uma frase:

What time is it?

I’m going to a birthday party.

Would you like coffee or tea?

Aprender as regras de ênfase das palavras é um desafio — por enquanto, vamos simplesmente nos concentrar em praticar o timing de cada tensão para um ritmo de inglês mais natural. Se você gostaria de praticar mais, aqui estão alguns recursos adicionais:

  • Para ver exemplos desses tipos básicos de estresse, este ótimo vídeo interativo explica as noções básicas de sílaba de inglês e estresse de palavras. O vídeo é uma boa introdução para quem deseja uma melhor compreensão dos fundamentos.
  • Se estiver interessado em uma exploração mais aprofundada de diferentes tipos de ênfase em inglês, dê uma olhada neste artigo mais avançado.

O que é “stress-timing” no inglês?

Você pode ter notado que mencionamos “stress-timing” na introdução, mas pode não saber o que isso significa. O ritmo da língua inglesa é baseado em tonicidade (stress), e conhecer e praticar isso te ajudará a melhorar seu inglês falado.

Agora, você pode estar pensando: “Exatamente! O inglês me estressa o tempo todo!” Mas você deve entender que estamos falando de um tipo diferente de stress. Esse está ligado ao ritmo.

Em inglês, algumas palavras são pronunciadas com maior tom, volume e duração , enquanto outras palavras são mais curtas e silenciosas. Você provavelmente já notou isso ao assistir a filmes em inglês com legendas também em inglês. Mesmo que você possa ver uma certa palavra (como “for” ou “the”) nas legendas, quando você ouve, parece que o ator nunca as disse. Isso ocorre porque algumas palavras são silenciosas e rápidas, tornando-as difíceis de ouvir.

Isso ocorre porque o inglês é um idioma temporizado pela tonicidade. Isso basicamente significa que quando alguém diz uma frase em inglês, enfatiza certas palavras (ou partes de palavras) de acordo com a importância delas na frase. Idiomas temporizados pela tonicidade contrastam com os temporizados por sílaba (como o japonês), em que a tonicidade da palavra em uma frase segue um padrão regular e previsível.

Talvez a melhor maneira de entender esse conceito seja com um exemplo. Veja estas duas frases:

  1. I looked in the car but I didn’t see my keys.
  2. I don’t like tea unless it has milk.

As frases têm comprimentos diferentes: a primeira é mais longa e tem mais palavras. No entanto, como o ritmo da língua inglesa é baseado na tonicidade, ambas as frases levarão aproximadamente o mesmo tempo para um falante nativo dizer.

Isso ocorre porque as duas frases têm o mesmo número de palavras importantes ou de “conteúdo”. Estas palavras de conteúdo dão significado ou informações críticas à frase. Palavras de conteúdo incluem verbos, substantivos, negativos (no, don’t), palavras de pergunta (who, why, etc) e mais, dependendo da sentença e do que é importante.

Usando os mesmos exemplos, observe agora as palavras de conteúdo (em negrito):

  1. I looked in the car but I didn’t see my keys.
  2. I don’t like tea unless it has milk.

Existem quatro palavras de conteúdo em cada frase. As palavras de conteúdo são enfatizadas: pronunciadas mais longas, com tom e volume mais altos. As outras palavras não recebem ênfase: São pronunciadas em tom e volume mais baixos, e mais curtas.

Agora é hora de praticar esses conceitos com alguns exercícios simples.

Melhore o seu ritmo de inglês com 3 exercícios de pronúncia

Estes exercícios são projetados para serem simples, divertidos e envolventes! Já que você estará pronunciando palavras e frases em voz alta, pode ser legal encontrar uma sala silenciosa. Você não precisa ter uma pronúncia perfeita nesses exercícios — apenas tente relaxar para começar a sentir um ritmo mais natural ao falar em inglês.

1. Atividade do eco

Esta atividade funciona bem com um parceiro, mas você também pode fazê-la sozinho. Ela usa padrões de rima para ajudá-lo a se familiarizar com a ênfase da palavra em uma sentença.

Primeiro, você lê uma palavra com ênfase em uma sílaba. Enfatize a sílaba tônica o máximo possível — é bom exagerar para os propósitos deste exercício. Certifique-se de falar a sílaba tônica com volume e tom mais altos. Então, você irá “ecoar” a palavra com uma frase que tenha um som e padrão de tensão similar.

Palavra                Eco

interruption     Let’s have lunch now.

interruption     He’s my uncle.

interruption     I said, “under.”

Lembre-se que, como as duas colunas têm o mesmo padrão de tensão, elas devem levar aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem pronunciadas. Tente dizer as frases tão rapidamente quanto você diz as palavras. Se estiver praticando com um parceiro, uma pessoa diz a Palavra e o outro parceiro responde com o Eco. Ao terminar, invertam os papéis e repitam a atividade. Aqui estão mais alguns para você treinar:

Palavra               Eco

interact            It’s a fact.

interact            Here’s your hat.

interact           Where’s my snack?

committee       She’s pretty.

committee       It’s tricky.

committee       He’s witty.

entertain         I’ve been paid.

entertain        That’s insane!

entertain        Let me explain.

2. Atividade de movimento

Ritmo não é apenas algo que você diz — é algo que você sente. Adicione movimento à sua atividade prática de tonicidade para ajudá-lo a sentir e lembrar fisicamente do ritmo da língua inglesa.

Diga essas frases em voz alta. Ao chegar em uma parte enfatizada, levante-se rapidamente ao falar e, em seguida, sente-se. Você também pode fazer essa atividade levantando as duas mãos acima da cabeça, batendo palmas ou batendo na mesa com as duas mãos ao dizer as partes enfatizadas.

Tente passar pela lista rapidamente. Não se preocupe com a pronúncia perfeita — concentre-se apenas em enfatizar a parte correta da frase.

Vamos lá! Fique em pé, bata na mesa, bata palmas ou levante as mãos quando pronunciar as partes sublinhadas.

I love coffee.

It’s in my office.

I come here often.

Do you read much?

I don’t see it.

Try this pizza!

I didn’t check.

He hurt his neck.

We haven’t met.

Se gostar dessa atividade de movimento, obtenha mais treinos físicos de idioma com este ótimo artigo que mostra como usar a linguagem corporal natural do inglês.

3. Atividade da bola

Aqui está uma maneira divertida de praticar o ritmo: encontre uma bola que possa quicar no chão (como uma bola de basquete). Antes de começar, pratique bater a bola (em inglês, essa ação é chamada de “dribbling, a propósito) em um ritmo uniforme e constante.

Para esta atividade, ao dizer uma frase, você precisa bater a bola continuamente sem acelerar, diminuir o ritmo ou parar. Ao encontrar um padrão estável, tente dizer essas frases mais longas enquanto bate a bola.

A bola é seu guia para o stress-timing: você deve estar dizendo uma parte enfatizada da frase toda vez que a bola bate no chão. Repita cada frase pelo menos três vezes para treinar. Você terá que dizer algumas palavras muito rapidamente e outras mais lentamente, a fim de combinar sua frase com o ritmo constante da bola quicando.

The weather’s been so lovely lately!

If I finish all my work, I think I can go to the movies tonight.

I’m going to the store to buy eggs, milk, bananas and bread.

My English class is really fun. Do you go to English class, too?

I wanted to go out of town for the weekend, but the traffic on the highway was insane!

Pronto para mais? Para treinos adicionais, tente estes exercícios de ritmo.

Uma vez que você esteja confortável, pode criar suas próprias frases! Se presente ou diga uma frase sobre o que você gosta de fazer enquanto continua batendo a bola.

Como mencionamos antes, é o tipo de coisa que exige muita prática. Mas quanto mais você pratica escutar inglês e trabalhar com a tonicidade das palavras e sílabas, melhor será seu ritmo e pronúncia em inglês!

Sente o ritmo agora?

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close