jokes-in-english

6 tipos de piadas populares, engraçadas e educativas em inglês

“A comic says funny things; a comedian says things funny.” — Ed Wynn

Se esta citação te fez sorrir, pode ficar orgulhoso.

Entender palavras como “comic” e “comedian” não é suficiente para entender o verdadeiro significado dessa frase. Você também precisa entender como mudar a ordem das palavras em inglês altera o significado.

Esse é um nível bem complicado de compreensão e você pode construir seu conhecimento dessas coisas usando a comédia .

Caso você não entenda bem, a citação está explicando a diferença entre um humorista e um comediante.

Um humorista faz as pessoas rirem dizendo coisas engraçadas. Enquanto um comediante faz as pessoas rirem tornando qualquer coisa engraçada, mesmo que não seja engraçado por si só. Por exemplo, falam sobre coisas normais que fazemos em nossa vida cotidiana e as fazem soar engraçadas. Qual você acha que é mais difícil de fazer?

Humor é parte importante de qualquer cultura. Rir juntos nos faz sentir mais próximos e nos dá algo para compartilhar com amigos e desconhecidos. A melhor maneira de compartilhar algo engraçado é com uma piada .

Uma piada é uma afirmação ou história engraçada. Entender uma piada como um aluno de inglês é um grande passo para entender o idioma como um nativo. Hoje, graças à Internet, as piadas estão ao nosso redor.

Explore o mundo engraçado das piadas na internet e aprenda inglês enquanto isso!

O que faz uma boa piada?

Uma boa piada – muito simplesmente – faz as pessoas rirem!

Piadas geralmente têm uma premissa e uma parte final chamada de “punchline”. A premissa configura ou apresenta o cenário ou a história, fornecendo qualquer informação necessária para entender a parte engraçada. O punchline é a parte engraçada.

Existem muitos tipos de piadas, e você pode não achar todas engraçadas. Em geral, uma boa piada apresenta informações de maneira inesperada. Alguns usam humor bobo, enquanto outros zombam de assuntos mais sérios. As piadas geralmente usam eventos atuais ou assuntos universais, tópicos que todos podem entender, como casamento, trabalho, escola ou amigos.

Nem todas as piadas são positivas, também. Algumas piadas são ofensivas – podem fazer com que algumas pessoas se sintam mal. Alguns usam estereótipos – declarações gerais sobre pessoas que não são necessariamente verdadeiras. Entender por que essas piadas são ofensivas ou o que as torna engraçadas (mesmo que você não ache que elas são engraçadas) é um sinal de que você está mais perto de entender inglês como um nativo.

Como aprender inglês com piadas

Piadas são uma excelente ferramenta de aprendizado de inglês, pois geralmente têm vários significados. Para entender uma piada, você precisa entender:

  • O vocabulário que ela usa.
  • Significados alternativos de certas palavras.
  • Referências culturais ou cultura pop.

Por exemplo, leia esta piada:

“A man walks into a bar…

…and breaks his nose!”

Por que é engraçada? Porque é inesperadamente óbvio!

Começa por criar um tipo clássico de piada (muitas piadas inglesas começam com “um homem entra em um bar” (“a man walks into a bar), no sentindo de que ele entra em um lugar para tomar uma bebida. Em seguida, ele usa o outro significado da palavra “bar“. “Bar” pode significar um lugar onde você vai para bebidas, ou pode ser um pedaço redondo longo de madeira ou metal (barra).

Nesta piada, você espera que “bar” tenha a primeira definição, então você acha que o homem está entrando em um bar para tomar uma bebida… mas então como ele quebrou o nariz? Ele quebrou o nariz porque entrou no outro tipo de bar – uma barra de metal ou madeira – e se machucou!

Viu o quanto você precisa saber só para entender uma piada boba?

Aqui estão algumas dicas para aprender com piadas:

  • Pesquise nomes. Pesquise no Google qualquer nome mencionado em uma piada. Piadas sobre Trump, Target ou Hamburger Helper são mais engraçadas quando você sabe quem ou o que eles são.
  • Verifique um dicionário para vários significados de palavras. Algumas palavras têm mais de um significado e muitas piadas fazem uso disso.
  • Procure palavras de vocabulário. Muitas piadas são curtas, então é importante entender cada palavra.

Piadas são uma ótima maneira de aprender enquanto se diverte também!

Como a internet mudou as piadas

Antes da Internet, piadas eram feitas principalmente em programas de TV, por comediantes, entre amigos ou em festas. Agora, graças à Internet, somos todos comediantes! Sites de mídia social, seções de comentários e até mesmo alguns sites de notícias estão cheios de piadas por pessoas comuns como eu e você.

Isso também mudou a aparência das piadas. Piadas costumava ser algumas frases longas. Piadas de internet geralmente são mais curtas (às vezes nem sequer usam frases completas) e podem combinar palavras com imagens e vídeos curtos.

Antes da Internet, você poderia criar uma piada dizendo algo como “me interrompa se já ouviu essa antes…” Online, não há necessidade de fazer isso. Algo sobre a Internet nos faz querer fazer comentários espirituosos (comentários engraçados de maneira inteligente).

Você pode encontrar (e fazer) piadas em todos os lugares online!

6 tipos de piadas hilárias em inglês encontradas na internet

1. Tradicionais

Piadas tradicionais são piadas que já existem há algum tempo. Não são mais tão populares por causa da internet, mas ainda são “clássicas”. Piadas tradicionais geralmente parecem um conto ou uma pergunta e resposta.

Algumas das piadas tradicionais mais famosas incluem:

  • A galinha e a rua

A piada clássica é:

“Why did the chicken cross the road?” (Por que a galinha atravessou a rua?)

“To get to the other side!” (Para chegar ao outro lado)

Você espera algum tipo de resposta engraçada para a pergunta, mas a resposta é realmente óbvia. É claro que ela está atravessando a rua para chegar ao outro lado. Por que mais atravessaria? Algumas pessoas também dizem que “o outro lado” (the other side) é a morte, porque ela morrerá atravessando a rua.
Essa piada foi reutilizada muitas vezes com outros animais e pessoas. Basta substituir a galinha com qualquer coisa e adicionar uma resposta apropriada. Exemplo: “Why did the duck cross the road? Because it was the chicken’s day off.” (O pato está fazendo o trabalho da galinha de atravessar a rua!).

  • Piadas de lâmpada.

As piadas de lâmpadas perguntam: “how many people does it take to screw in a light bulb?” (quantas pessoas são necessárias para trocar uma lâmpada?) Trocar uma lâmpada é um trabalho bem fácil e você geralmente não precisa de ajuda. Essas piadas usam lâmpadas como medida de inteligência, usando estereótipos de certos tipos de pessoas como advogados, loiras ou policiais.

Cuidado, elas às vezes podem ser ofensivas! Exemplo:

Pergunta: “How many policemen does it take to screw in a light bulb?” (Quantos policiais são necessários para trocar uma lâmpada?)

Resposta: “None” (Nenhum) It turned itself in.” Nesse caso, “turning itself in” pode significar que a lâmpada se enroscou sozinha, ou que visitou a delegacia de polícia e admitiu ter cometido um crime.

  • Piadas de toc-toc

Essas piadas usam sons de palavras para criar o punchline. As perguntas seguem sempre a mesma ordem. Alguém diz “toc-toc” e outra pessoa responde “quem é?” A pimeira pessoa então dá uma resposta sobre quem está na porta. Isso pode ser qualquer coisa, como um animal, uma objeto ou apenas um som. O som é repetido com a pergunta “quem?” e então vem o punchline.

Exemplo:

A: “Knock, knock.”

B: “Who’s there?”

A: “Lettuce.”

B: “Lettuce who?”

A: “Lettuce in, it’s cold out here.” (“Lettuce in” soa como “Let us in”)

Você provavelmente não contaria essas piadas em uma festa porque elas são tão antigas que todo mundo já as ouviu. Você pode, no entanto, contar uma piada tradicional sobre um tópico moderno, como esta piada sobre funcionários da Apple:

Pergunta: “How many Apple employees does it take to change a light bulb?” (“Quantos funcionários da Apple são necessários para trocar uma lâmpada?”)

Resposta: “Seven. (Sete) One to change the bulb and six to design the T-shirt.” (Um para trocar a lâmpada e seis para desenhar a camiseta.”)

Essa piada tira sarro da maneira como a Apple administra seus negócios, concentrando-se em design e marketing.

Encontre online: Ainda existem muitos sites dedicados a piadas tradicionais. Sites como Comedy Central e  Reader’s Digest tem uma enorme coleção de piadas, algumas das quais falam sobre tópicos modernos.

2. One-liner

Um one-liner tem apenas uma linha ou frase. Por ser tão curta, é muito importante entender cada palavra ou você pode perder o significado.

Para alguns grandes exemplos de one-liners, Assista alguns vídeos do falecido comediante Mitch Hedberg. Hedberg era um comediante de stand-up, um tipo de comediante que conta suas piadas em pé, na frente de uma platéia. Essas piadas são geralmente anedotas (mais sobre isso depois!), Mas quase toda a rotina de Hedberg era composta de frases simples. Veja essa, por exemplo:

“I tried to walk into Target… but I missed.”

(“Tentei entrar na Target … mas errei.”)

Target é uma loja, mas a palavra “target” também é um objeto que você usa para mirar. Este one-liner e muitos outros frequentemente usam trocadilhos. Um trocadilho – “pun” no inglês – é um jogo de palavras, como usar uma palavra de uma maneira inesperada. Por exemplo, a expressão “very punny“, é um trocadilho … mas também é engraçado.

Se você não consegue entender porque um one-liner é engraçada, tente procurar as palavras em um dicionário. Tem mais do que um significado? É usada de uma maneira diferente? Procure no Google quaisquer nomes ou referências que você não entenda (por exemplo, pesquisar “Target” explicaria que é uma loja, se você ainda não sabia disso).

Encontre online: A rede social Twitter só permite aos usuários escrever 140 caracteres (letras ou números), o que torna o local perfeito para one-liners. Os comediantes Summer Ray e Jen Doll tem ótimas one-liners que usam observações sobre a vida para fazer comentários engraçados.

Às vezes, você pode encontrar trocadilhos nas seções de comentários de muitos sites. Você também pode encontrá-los no site de compartilhamento social Reddit, como esta página de one-liners.

3. Anedota

Uma anedota é um conto sobre algo que realmente aconteceu com você ou alguém que você conhece. São engraçadas porque realmente aconteceram.

Para entender anedotas, você precisa “put yourself into someone else’s shoes,” o que significa que você deve imaginar ser a pessoa na anedota. Também ajuda a saber como as pessoas se comportam, já que as anedotas costumam mostrar pessoas fazendo coisas inesperadas ou bobas.

Aqui está um exemplo de uma anedota que precisa de um pouco de conhecimento da cultura americana:

“When the coffee shop clerk asked for his name, my brother-in-law answered, ‘Marc, with a C.’ Minutes later, he was handed his coffee with his name written on the side: Cark.”

(“Quando o atendente do café pediu seu nome, meu cunhado respondeu: ‘Marc, com C.’ Minutos depois, ele recebeu seu café com o nome escrito: Cark)

Você já deve saber disso, mas quando você pede uma bebida no Starbucks, eles escrevem seu nome no copo para que possam te chamar. Marc apontou que seu nome é escrito com um “C” porque o nome geralmente é escrito com um “K” no final, como “Mark”. Em vez de escrever “Marc”, o funcionário escreveu Cark … o que não faz sentido!

Encontre online: Você pode encontrar anedotas em qualquer site onde as pessoas compartilham histórias sobre suas vidas. Facebook, Tumblr e outros sites de blogs como WordPress estão cheio de pessoas compartilhando anedotas sobre suas vidas.

Às vezes, uma anedota se torna tão popular que é compartilhada entre muitas pessoas online. Um exemplo recente é Lindy West, que compartilhou sua história ao descobrir um possível ninho de aranha no Twitter, o que significa que ela postou atualizações ao vivo, e o resultado foi hilário.

Você pode encontrar anedotas mais tradicionais na Reader’s Digest, onde os usuários enviam seus próprios contos engraçados sobre suas vidas.

4. Non Sequitur

Este é um tipo de piada especialmente divertido porque usa o absurdo! Non sequitur é um termo do latim que significa “não segue”. Um non sequitur é quando você tenta conectar dois pontos que não têm nada a ver um com o outro.

Uma das mais famosas piadas non sequitur foi escrita pelo autor Lewis Carroll em seu livro “Alice no País das Maravilhas”, quando ele perguntou:

“How is a raven like a writing desk?”

(Como um corvo é como uma escrivaninha?)

Não há resposta certa aqui porque um corvo e uma escrivaninha não têm absolutamente nada a ver um com o outro. Muitas pessoas ofereceram suas próprias respostas, e cada uma faz menos sentido que a última, como esta:

“Because there is a ‘b’ in both.”

(“Porque há um ‘b’ em ambos.)

Nenhuma das palavras tem um “b”.

A resposta do próprio Carroll foi:

“Both are nevar put back-end front.”

(Ambos são “nevar” colocados ao contrário)

Nevar” é “raven” (“corvo”) soletrado de trás para frente, e uma escrivaninha não deve ser colocada ao contrário ou não poderá escrever nela.

Não tente entender, porque é impossível! E esse é o ponto – não deve fazer sentido. Esse tipo de piada pode ser frustrante para alunos de inglês, porque é difícil dizer quando uma piada é um non sequitur. Um bom sinal de que algo não deve fazer sentido é quando o punchline parece ser sobre um assunto completamente diferente.

Encontre online: Um meme (pronunciado “meem” no inglês) é uma imagem, vídeo ou texto que as pessoas compartilham pela internet, geralmente com alguma pequena alteração. Alguns memes usam non sequiturs (esteja avisado que alguns memes usam linguagem adulta!).

Você pode encontrar non sequiturs em memes como este. Você pode encontrar outros memes em Know Your Meme (novamente, atenção para a linguagem utilizada).

5. Paródia

Uma paródia tira sarro de alguma coisa ao copiá-la de maneira engraçada.

O popular programa “Saturday Night Live” usa paródias para tirar sarro de programas atuais, filmes e eventos do mundo real. Comediante Weird Al Yankovic cria paródias de músicas usando a mesma melodia, mas mudando a letra.

Por exemplo, a música “Tacky” de Weird Al usa a mesma melodia de “Happy.” de Pharrell. Até tira sarro do videoclipe.

Compreender uma paródia geralmente requer conhecer o original. Você pode descobrir o original pesquisando a música, piada, esquete no Google

Encontre online: Existem sites de paródia online, como The Onion, que escreve histórias falsas que parecem notícias (e às vezes enganam as pessoas!)

Twitter tem muitas contas de paródia também, onde as pessoas fingem ser fictícias ou pessoas famosas como essa conta falsa de Mark Zuckerberg (o criador do Facebook).

Às vezes você pode ver uma foto compartilhada nas redes sociais com muitas versões editadas, como o meme  McKayla não está impressionada que mostra a medalhista olímpica de prata McKayla Maroney fazendo uma expressão pouco impressionada. As pessoas amaram tanto sua expressão que começaram a fazer imagens dela fazendo o rosto na frente de coisas impressionantes demais para serem engraçadas.

6. Pontuais

Graças à internet, sabemos o que está acontecendo no mundo em tempo real.

Claro, isso significa que também podemos tirar sarro de qualquer coisa como está acontecendo. Mesmo coisas que “não são motivo de riso”, ou muito sérias, não podem escapar do desejo da Internet de tornar tudo engraçado.

Piadas pontuais ou tópicas são feitas durante ou logo após algum grande evento. Elas podem ser controversas, e algumas usam humor negro (humor que usa comentários negativos ou tristes). Você pode até ver uma piada sobre uma tragédia seguida da frase “too soon? ou seja, é cedo demais para fazer piadas com algo ruim?

Talk shows noturnos usam esse tipo de humor para ridicularizar coisas como política e outros eventos atuais. Aqui está uma piada do “Late Night with Jimmy Kimmel”, de 18 de fevereiro:

“IKEA is being accused of evading over $1 billion in taxes.

(“A IKEA está sendo acusada de evadir mais de US $ 1 bilhão em impostos.)

Prosecutors have actually been after IKEA for years.

(Na verdade, os promotores estão atrás da IKEA há anos)

They’ve just been having a hard time putting their case together.”

(Eles só estão tendo dificuldade em montar o caso”.)

IKEA é uma loja de móveis sueca famosa pela venda de móveis que você monta sozinho em casa. A piada é que até mesmo os advogados estão tendo dificuldade em reunir evidências e montar seus processos legais contra a IKEA. Essa piada usa algum acontecimento atual como premissa para um trocadilho.

Encontre online: Humor pontual está em toda a Internet, especialmente em sites de mídia social onde as pessoas compartilham eventos atuais como o Twitter e o Facebook. Para ver alguns comentários engraçados, tente olhar para qualquer “trending topic” no Twitter (lembre-se de mudar o local para um de língua inglesa). Normalmente, pelo menos um consiste em pessoas dizendo coisas engraçadas sobre algo que aconteceu recentemente.

Abril passado, todos falavam sobre o álbum de rap do Hamburger Helper que a empresa de macarrão lançou no dia 1º de abril (também conhecido como “April Fool’s Day”). Isso por si só é bem engraçado, mas todo mundo ainda tem algo engraçado a dizer.

Você provavelmente não achará graça em todas as piadas deste artigo.

Mas se consegue entender porque são engraçadas, já está indo muito bem!

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close