livros-didaticos-de-ingles

A Contagem Regressiva dos Livros Didáticos de Inglês: 15 Recursos Incríveis para Você Escolher

Aqui está o que você não quer ver em um livro didático de inglês.

Fotos de telefones enormes. Macacões Cortes de cabelo loucos, à moda antiga.

Basicamente, qualquer coisa que grita: Este livro é super antigo!

Afinal, você está tentando aprenda inglês atualizado.

Mas existem várias outras razões pelas quais um livro em inglês pode não ser o certo para você também. Talvez pareça um manual chato ou cheio de vocabulário técnico que você nunca utilizará.

E se você não estiver interessado no livro, você o deixará de lado e nunca o terminará — o que é algo que você quer evitar a todo custo quando se trata de sua educação em inglês.

Então, como você pode escolher o livro certo, que prenda sua atenção?

Eu tenho um guia para ajudá-lo a encontrar o livro didático de inglês perfeito para você .

Neste artigo, vamos contar os 15 melhores livros didáticos em inglês para vários níveis e objetivos de aprendizado.

Coisas a considerar antes de comprar um livro didático de inglês

Há muitos fatores importantes a considerar quando se trata de procurar o livro perfeito.

Para começar, como sugerido acima, você precisa pensar sobre qual tipo de livro é relevante para você. Isso significa identificar primeiro o seu nível de inglês, feito facilmente através de um dos vários testes online confiáveis, como este usado pelo British Council.

Em seguida, você precisa buscar um livro que atenda às suas necessidades de idioma. Em outras palavras, seus objetivos são simplesmente aprender o básico do inglês, se prepar para uma viagem a um país de língua inglesa, entre em uma universidade de inglês ou aperfeiçoar seu inglês profissional? Os livros abaixo abrangem uma série de metas e níveis de aprendizado para você escolher.

Você também deve refletir sobre que tipos de recursos adicionais te atraem como aluno.

Por exemplo, alunos auditivos, procurando prática de pronúncia e/ou  qualquer pessoa que esteja procurando atividades de escuta, podem querer se concentrar em livros que tenham extras de áudio. Alunos visuais podem querer um livro que incorpore imagens vívidas para explicar conceitos da língua inglesa.

Se for importante para você testar suas habilidades ao longo do caminho, precisará de um livro didático com exercícios e questionários para verificar seu progresso. Embora muitos livros incluam a opção de pastas de trabalho complementares ou atividades sugeridas, nem todos incluem chaves de resposta, algo a ser considerado.

Por fim, há muitos livros didáticos de inglês que acompanham componentes online na forma de jogos, vídeos ou outras atividades, o que pode ser muito benéfico para alunos interativos.

Naturalmente, a maioria dos livros didáticos não conterá todas as vantagens acima. Considere a classificação da importância desses aspectos e, em seguida, concentre-se em obter algo que atenda às suas necessidades e estilo de aprendizado.

Você também pode complementar qualquer livro com um aprendizado de inglês multimídia e imersivo FluentU. FluentU fornece vídeos em inglês do mundo real, como trailers de filmes, videoclipes, palestras inspiradoras e muito mais, transformados em aulas de inglês personalizadas. Todos os vídeos vêm com flashcards, exercícios, transcrições e legendas interativas para te ajudar a aprender ativamente enquanto assiste.

É uma maneira divertida de colocar em prática suas novas habilidades dos livros de inglês. Os vídeos são organizados por gênero e nível de aprendizado, por isso é fácil encontrar os melhores para você. Além disso, o FluentU sugere novos vídeos com base no que você já aprendeu. Confira todos os vídeos e recursos gratuitamente com uma avaliaçao do FluentU.

Contagem regressiva dos livros didáticos de inglês! 15 recursos incríveis para escolher

Com tantas opções por aí, pode ser muita coisa. Por que não começar com algumas das minhas escolhas favoritas abaixo? As chances são de que você vai encontrar o ajuste certo!

Faremos uma “contagem regressiva” das principais opções, abrangendo cinco livros para iniciantes, depois quatro livros de nível superior, em seguida, três livros de gramática… você entendeu.

5 Cursos de Inglês para Iniciantes

“English for Everyone Course Book: Level 1 Beginner”

“English for Everyone” é uma série de livros didáticos da DK, a famosa editora de não-ficção com uma reputação fantástica no mundo dos livros didáticos.

Este livro para iniciantes abrange todos os tópicos básicos de inglês, como local de trabalho, vocabulário de casa, atividades de lazer e rotina. Ele é especificamente projetado para estudo por conta própria, por isso funciona bem para aqueles que precisam de algo fácil de entender e usar.

O livro também incorpora uma ampla gama de atividades que abrangem todas as habilidades linguísticas importantes: falar, ouvir, ler e escrever. Inclui muitos recursos visuais e exercícios e se concentra tanto no vocabulário quanto nas regras gramaticais.

Como bônus, “English for Everyone”  vem com atividades e lições de áudio, disponíveis online ou através de um aplicativo para dispositivos móveis.

“Cutting Edge: Elementary”

livros didáticos de inglês“Cutting Edge” é uma ótima opção para iniciantes que desejam personalizar o aprendizado de livros-texto, porque existem todos os tipos de pacotes de compra disponíveis.

Você pode solicitar qualquer combinação dos seguintes itens: livro do aluno, livro ativo, livro do professor, apostila com respostas, áudio online, acesso ao laboratório de inglês o-line e DVDs ou CDs. Os preços variam entre US$ 21,95 e US$ 75,95.

O livro didático do estudante e o DVD que o acompanha são divididos em 12 unidades e incluem atividades de conversação guiada e exercícios de áudio e vídeo. Essas atividades se concentram na aplicação de lições culturais e na consideração de questões globais.

Um dos componentes mais legais deste livro didático é o portal online que o acompanha, chamado MyEnglishLab, e eu recomendo adquirir um pacote que inclua o acesso à web.

MyEnglishLab não apenas apresenta conteúdo adicional de vídeo e áudio, mas também atividades com gravações de voz, o que pode ser muito útil para quem procura praticar habilidades de fala e pronúncia. .

“Practice Makes Perfect: Basic English”

“Practice Makes Perfect” é um livro didático muito interativo que funciona principalmente como um livro de exercícios, com lições curtas seguidas por muitas atividades práticas.

São 53 lições no total, abrangendo temas como tempos verbais, adjetivos possessivos, preposições, formas negativas e muito mais.

Para que você não fique sobrecarregado, cada lição se concentra em apenas um conceito de gramática e é criada de forma a não levar mais de 15 minutos para ser concluída.

Por exemplo, em vez de cobrir todos os verbos no passado, uma unidade simplesmente verá o verbo “to be” no passado. Essas pequenas unidades têm apenas três páginas e incorporam muitos exemplos.

Os exercícios destinam-se a ser divertidos e envolventes, incluindo desde buscas de palavras a frases embaralhadas.

Um aplicativo de laboratório de idiomas — acessível tanto no computador quanto no telefone — também está incluído. Ele contém 40 exercícios de pronúncia de áudio, um rastreador de progresso e atividades de fala gravadas.

Você pode comprar “Practice Makes Perfect” na Amazon. Os preços diferem entre o e-book ou a edição impressa, e uma cópia nova ou usada.

“English Made Easy: Volume One”

“English Made Easy” é uma série de livros didáticos especialmente perfeitos para alunos visuais. Toda a premissa de ensino é construída sobre o aprendizado de inglês por meio de imagens, e cada lição contém muitas fotos para acompanhar o texto.

O livro é dividido em 20 unidades, cada uma começando com uma visão geral do vocabulário que você pode esperar aprender e um guia de pronúncia. As lições cobrem uma ampla gama de tópicos para iniciantes, como se apresentar, iniciar conversas, discutir profissões, pedir e dar opiniões, fazer compras e conversar sobre o tempo.

No final de cada unidade, há uma atividade de leitura na forma de uma história incorporando todo o novo vocabulário e gramática aprendidos. Esta é uma ótima maneira de resumir o que você acabou de aprender e verificar sua compreensão da lição.

Cada quinta unidade é uma revisão das quatro unidades anteriores para ajudá-lo a lembrar e desenvolver as lições.

“Global Beginner Coursebook”

Uma opção única, “Global Beginner Coursebook” é publicada pela renomada editora de educação Macmillan English.

Este livro didático foi cuidadosamente projetado para incluir muitas leituras sobre vários tópicos internacionais para adultos . O livro se concentra em ensinar vocabulário rico e diversos tópicos culturais fascinantes.

Vem com um livro eletrônico para prática de ouvir e pronúncia, além de recursos e atividades adicionais. As atividades incluem exercícios de repetição, preenchimento de lacunas, questionários de múltipla escolha, pesquisas por palavras e muito mais.

4 Cursos de Inglês Intermediários e Avançados

“American English File: Level 4”

Este livro da série “American English File” abrange uma ampla gama de tópicos, como escrever e-mails, fala coloquial e diversas lições de gramática.

O objetivo principal deste livro didático é melhorar suas habilidades de comunicação em inglês, e uma grande parte do livro é dedicada à prática de pronúncia. Para ajudar com isso, “American English File” criou até mesmo seu próprio gráfico de som que associa imagens ao alfabeto fonético.

Ao comprar este livro, você também obtém um caderno de exercícios com exercícios práticos, um DVD com atividades e lições de vídeo.

“English Unlimited: Intermediate Coursebook”

“English Unlimited” é outra fantástica série de livros didáticos que visa ensinar habilidades de comunicação, concentrando-se em tópicos internacionais e lições do mundo real.

Além das lições básicas, este livro inclui ferramentas de referência adicionais, estratégias para aprender de forma independente, um treinador de vocabulário e idéias para desenvolver suas habilidades de fala.

Há até um DVD com portfólio eletrônico onde você pode gravar seu progresso. Esta é uma ótima maneira de olhar para trás até onde você chegou e comparar suas habilidades de comunicação antes, durante e depois.

“Insight: Advanced”

livros didáticos de inglêsA série de livros didáticos “Insight” utiliza textos cuidadosamente selecionados para promover a discussão sobre a cultura e a literatura inglesas.

Este livro didático de nível avançado abrange as habilidades mais complexas do idioma inglês para que você possa funcionar em ambientes acadêmicos e profissionais. Os tópicos aqui são bem interessantes, abrangendo desde linguagem figurada até prefixos comuns em palavras científicas.

Você também lerá sobre economia, ciência, arte e culturas dos países de língua inglesa, além de novo vocabulário para cada tópico.

O livro é dividido em 10 unidades. Cada unidade tem uma seção de vocabulário e revisão, e há ainda outro banco de vocabulário mais extenso no final do livro.

O livro vem com a oportunidade de adquirir material adicional, como livro de exercícios, CD e material de prática online.

“High-Level Everyday English”

livros didáticos de inglês“High-Level Everyday English” é um livro didático muito útil destinado a estudantes avançados que ainda lutam com vocabulário e expressões idiomáticas mais difíceis.

O livro é escrito especificamente para quem quer estudar sozinho e é perfeito para uma ampla gama de estudantes de inglês, incluindo aqueles que trabalham em negócios, tradução ou ensino, estudantes universitários ou quem simplesmente quer aperfeiçoar o idioma por razões pessoais.

O livro usa exemplos da vida real e diálogos para ensinar vocabulário avançado e inclui muitos exercícios de auto-teste ao longo do caminho.

“High-Level Everyday English” vem com um CD e está disponível por US$29,37 na Book Depository. Como um plus, eles oferecem frete grátis mundialmente.

3 Livros Didáticos de Gramática em Inglês

“Oxford English Grammar Course”

livros didáticos de inglês“Oxford English Grammar Course” é composto por três volumes divididos em níveis básico, intermediário e avançado.

Esses livros didáticos abrangem gramática para falar, escrever e ler. Usam explicações curtas seguidas por muitos exemplos do mundo real e estão cheios de imagens e desenhos animados para ajudar alunos visuais.

A série vem com um guia gratuito para o professor, que também é útil para quem estuda por conta própria, pois contém muitas idéias para atividades práticas adicionais.

Além do conhecimento gramatical, você ainda terá CDs para praticar pronúncia, entonação e estresse. Alguns dos tópicos cobertos pelos CDs incluem distinguir entre perguntas e declarações ou prática com backchaining para ritmo.

“Clear Grammar”

livros didáticos de inglês“Clear Grammar” é uma série composta por quatro volumes e publicada pela University of Michigan Press.

A série tem como objetivo ensinar gramática, enquanto se concentra no uso do vocabulário e habilidades de escrita, fala e leitura .

Estes livros usam gráficos, exercícios curtos e mini-lições para ensinar pontos gramaticais e conectar esses pontos a todos os aspectos da fluência em inglês.

Além disso, os livros contêm sites complementares para atividades práticas adicionais, e há lugares nos livros para registrar suas pontuações nos exercícios online. Essas atividades foram projetadas para ajudá-lo a acompanhar seu progresso e garantir que você entenda cada unidade.

“ESL Grammar”

“ESL Grammar” é para estudantes de nível avançado. Começa com lições de nível intermediário e termina com as complexas e avançadas.

Este livro didático tem como objetivo fornecer lições de gramática simples e curtas, seguidas de exercícios extensos, para que você aprenda através da prática. O livro também inclui um CD com vários gráficos e recursos, bem como jogos de construção de vocabulário.

Ao longo do livro do curso, há dicas e técnicas de teste para ajudar aqueles que estudam para exames de ESL, como o Test of English as a Foreign Language (TOEFL).

Você pode obter este livro na Amazon por apenas cerca de US$9.

2 Livros Didáticos de Inglês para Negócios

Se você está procurando mais sugestões de livros de inglês de negócios além dos abaixo, confira este ótimo artigo. É especificamente voltado para educadores, mas é muito útil para quem estudantes que buscam aprender com livros de inglês para negócios.

“New International Business English”

“New International Business English” foi projetado para alunos de nível intermediário superior que desejam usar o inglês no local de trabalho.

O livro é dividido em 15 unidades que cobrem tarefas comerciais do mundo real, como usar inglês comercial no telefone, redigir relatórios, reuniões de negócios, etc. Você também aprenderá vocabulário específico e frases para campos como marketing, comércio e vendas.

“ESL Business English”

“ESL Business English” é escrito por Lucas Burns, que ensinou inglês de negócios em todo o mundo.

Seu livro didático abrange uma variedade de assuntos importantes de inglês para negócios, como criar memorandos, enviar e-mails, falar ao telefone e fazer discursos. Inclui vocabulário para dinheiro e serviços bancários, marketing, estrutura empresarial e muito mais.

O livro é bem organizado, progredindo de conceitos simples para mais difíceis.

1 livro didático de inglês acadêmico

“Cambridge Academic English”

livros didáticos de inglêsA série “Cambridge Academic English” é dividida em três volumes para alunos intermediários e avançados, cada um mais difícil que o anterior. Estes livros didáticos visam estudantes universitários ou outros que fazem cursos acadêmicos. Abordam uma ampla gama de assuntos de diferentes disciplinas.

Os livros incluem material de áudio e vídeo composto por palestras, seminários e entrevistas com estudantes da Universidade de Cambridge.

Os temas incluem prática de escuta, habilidades de discussão e anotações em inglês, e há muitas dicas de estudo para ajudá-lo ao longo do caminho. Outra vantagem de usar esses livros é que cada unidade é independente, para que você possa aprender na ordem que preferir.

Agora que você tem algumas ótimas ideias de livros didáticos em inglês em mente, é hora de estudar!


Camille Turner é uma experiente escritora freelancer e professora de ESL.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close