linguagem-corporal-em-ingles

Você Parece Fluente? Aprenda Linguagem Corporal em Inglês

Você consegue traduzir uma conversa que não usa palavras?

I put my hand out toward my sister.

She crosses her arms and frowns.

I roll my eyes.

Ok, então o que aconteceu lá?

Essa conversa aconteceu inteiramente usando linguagem corporal.

Primeiro fiz um gesto amistoso à minha irmã. Mas ela não está se sentindo amigável – usou um gesto e expressão facial de infelicidade. Então fiquei aborrecido com ela e fiz uma cara sarcástica comum que os falantes de inglês usam: Eu revirei meus olhos.

Não se preocupe se você não reconhece o que tudo isso significa! Vamos explorar toda essa linguagem corporal e muito mais neste artigo.

A linguagem corporal é crucial para a comunicação, em inglês, como em todos os idiomas. Se você realmente quer ser fluente e se comunicar efetivamente com falantes de inglês, você precisará entender quais tipos de linguagem corporal eles usam.

Em outras palavras, você só precisa “ler” a linguagem corporal enquanto conversa em inglês– e este guia irá ajudá-lo com precisão.

Mas primeiro, a questão essencial …

O que exatamente é linguagem corporal?

Linguagem corporal é comunicação sem palavras. É o movimento de características faciais ou partes do corpo, que intencionalmente ou não expressam pensamentos e atitudes. Aqui estão três tipos principais:

  • Expressões faciais: Um sorriso, franzir levemente a testa ou uma cara séria são diferentes expressões que adicionam outra camada de significado ao que você está dizendo. O contato visual é uma parte especialmente importante da linguagem corporal a qual você precisa prestar atenção enquanto fala inglês ou escuta outra pessoa.
  • Gestos de mão: Quando você fala, você move suas mãos ou as mantém ao seu lado? Braços cruzados, mãos nos quadris ou nos bolsos podem criar mensagens diferentes, mesmo se você estiver dizendo a mesma coisa.
  • Posição do corpo: A posição do seu corpo também significa muito. Inclinar-se para a frente enquanto alguém está falando ou até onde você se distancia – tudo é importante.

Por que a linguagem corporal é importante para aprender inglês?

Em sua renomada pesquisa sobre comunicação não-verbal, o professor da UCLA, Albert Mehrabian, concluiu que a comunicação consiste em três elementos distintos: palavras, tom de voz e linguagem corporal.

Ele pesquisou como as pessoas comunicam sentimentos e atitudes e descobriu que apenas sete por cento dessa comunicação vem das palavras. Enquanto isso, 38% das mensagens são comunicadas por tom de voz, e 55% por linguagem corporal.

Se a linguagem corporal é responsável por mais da metade da sua comunicação, então você precisa começar a aprender e melhorar suas expressões faciais, gestos com as mãos e posições corporais hoje mesmo! A aprendizagem da linguagem corporal ajudará você a se expressar melhor e a entender outras pessoas.

É importante lembrar que a linguagem corporal será um pouco diferente em diferentes regiões de língua inglesa. Neste post, vamos explorar algumas regras gerais da linguagem corporal na comunicação em inglês – mas, acima de tudo, preste atenção ao contexto e como as pessoas ao seu redor usam expressões faciais, gestos com as mãos e posições corporais.

Como usar a linguagem corporal em inglês

Abaixo, você aprenderá sobre os tipos essenciais de linguagem corporal que os falantes de inglês usam, organizados por tema. No final da lista, forneceremos um exercício para ajudá-lo a praticar e dominar a linguagem corporal inglesa.

Aprenda esta linguagem corporal para evitar mal-entendidos

Se todos dissessem o que realmente significavam, seria muito mais fácil se comunicar em inglês (e em qualquer idioma!). Infelizmente, esse nem sempre é o caso.

Às vezes as pessoas não conseguem se expressar claramente com palavras. Às vezes, as pessoas dizem intencionalmente o oposto do que elas significam.

Portanto, aprender alguns gestos corporais comuns que indicam uma contradição, sarcasmo ou confusão pode ser útil para evitar mal-entendidos.

Revirar os olhos

A maioria das pessoas revira os olhos para mostrar desaprovação ou aborrecimento, como neste clipe do programa de TV americano “30 Rock”.

Os falantes de inglês também revirarão os olhos quando se sentirem céticos em relação a algo.

Por exemplo, se a sua amiga revirar os olhos enquanto diz “I wonder if my brother is going to be on time”, ela provavelmente está insinuando que acha que ele se atrasará como de costume.

Muitos falantes de inglês reviram os olhos enquanto usam a frase sarcástica yeah, right” Isso significa “eu duvido” ou “provavelmente não”.

“He told me he is dating a movie star.”

[revirando os olhos] “Yeah, right.”

Aspas no ar

No mundo de língua inglesa, as pessoas costumam fazer esse gesto, onde movem os dedos indicadores e médios das duas mãos para cima e para baixo. Fazem isso para enfatizar uma palavra ou frase, principalmente porque não acham que é a palavra certa a ser usada nessa situação. Aspas aéreas geralmente denotam sarcasmo.

“My roommate said that she could not come because she is [aspas aéreas] working.”

Neste caso, o orador acha que sua colega de quarto não está realmente trabalhando. Talvez ela tenha o hábito de usar essa desculpa quando não quer sair de casa.

Braços cruzados defensivamente

Se alguém cruzar os braços, isso geralmente significa que ele/ela não concorda com o que está sendo dito.

Por exemplo, imagine que você esteja discutindo com um colega porque acha que a equipe deve fazer uma tarefa de maneira diferente. Ele diz: “I hear the basis of your arguments”, mas seus braços estão cruzados. Apesar de suas palavras, ele provavelmente não concorda com a sua ideia.

Balançar a cabeça

No mundo de língua inglesa, a balançar a cabeça geralmente indica discordância ou desapontamento.

Muitas vezes, você pode fazer uma pergunta a alguém que, em vez de responder com palavras, simplesmente sacode a cabeça de um lado ao outro. Isso significa “não”.

Outras vezes, os falantes de inglês balançam a cabeça enquanto falam para enfatizar seu ponto.

“Do you think our boss was right to give us extra hours this weekend?”

[balançando a cabeça] “No, way! So unfair!”

Quando você está usando o inglês online, você pode encontrar a gíria da internet smh. Isso significa “shaking my head” e indica desaprovação.

Aprenda esta linguagem corporal para garantir que as pessoas te entendam

Às vezes, você sente que as pessoas não prestam atenção suficiente ao que você está dizendo. Seus ouvintes podem se distrair com uma notificação em seus telefones ou algo mais em suas mentes.

É útil ser capaz de ler a linguagem corporal que indica confusão e distração. Aqui estão alguns exemplos:

Falta de contato visual

A frequência e a intensidade do contato visual dependem do background cultural e da personalidade de uma pessoa. No entanto, no mundo da língua inglesa, uma pessoa geralmente mantém contato visual quando conversa com outras pessoas. Se você detectar uma falta de olhar, isso pode significar que seu ouvinte está:

  • Distraído
  • Confuso
  • Entediado
  • Não mais capaz de seguir a conversa

Se alguém estiver evitando contato visual com você, apenas sorria e confirme com a pessoa. Algumas expressões comuns para fazer isso incluem:

  • Am I making sense? (Estou falando de maneira lógica/compreensível?)
  • Are you still with me? (Você está seguindo/entendendo o que estou dizendo?)
  • Are we on the same page? (Estamos de acordo/compreendendo um ao outro?)
  • Is anything unclear? (Algo que estou dizendo está confuso?)

Coçar o rosto/esfregar o nariz

Se você está explicando um novo projeto para o seu companheiro de equipe e ele continua coçando o rosto ou o queixo, é provável que ele não esteja entendendo completamente. Ele está confuso.

Quando você vê essa linguagem corporal, pode usar uma das expressões acima para chamar a atenção e encorajar seu ouvinte a buscar esclarecimento.

Descansar a cabeça nas mãos/brincar com o cabelo

Ambos os gestos indicam que alguém está entediado e distraído. Se você está contando para sua amiga sobre sua viagem de bicicleta no fim de semana, mas ela continua brincando com seu cabelo, ela provavelmente tem outra coisa em mente, como o que cozinhar para o jantar.

Aprenda esta linguagem corporal para parecer confiante enquanto fala inglês

Compreender a linguagem corporal também ajuda quando você fala. Você pode demonstrar sua confiança não apenas com palavras, mas também com a linguagem corporal correta.

Acenar com a cabeça

Se você se lembra do que já falamos, balançar a cabeça para os lados mostra discordância. Nodding (mover a cabeça para cima e para baixo) é o oposto. Expressa que você concorda com alguém.

Portanto, certifique-se de acenar com a cabeça quando você diz algo como: “isso é uma excelente idéia” para mostrar à sua amiga que você genuinamente concorda com ela.

Sorrir

Um sorriso faz você parecer amigável e incentiva os outros a se abrirem para você. Quando você pedir feedback sobre o seu projeto, adicione um sorriso à pergunta: “What do you think of it?”

Você vai se sentir confiante sobre seu trabalho e disposto a ouvir qualquer feedback.

Gesticular com as mãos

Mova suas mãos ampla e decisivamente, e você mostrará aos outros sua propriedade do espaço e do tópico.

Por exemplo, você pode estender os braços para os lados e com as palmas das mãos para cima, movendo levemente para a esquerda e para a direita, em sincronia com o ritmo do seu discurso. Esse movimento é particularmente útil se você está apresentando algo para sua equipe. Este vídeo fornece uma ótima demonstração.

No entanto, evite fazê-lo de forma extensiva, pois isso pode desviar a atenção do conteúdo de sua apresentação.

Postura

É essencial ficar de pé ou sentar-se direito. Isso te faz parecer mais alto e mais importante. Portanto, certifique-se de ficar em pé com postura quando se apresentar com esta frase, por exemplo:

“My name is Lila and I am the new marketing assistant.”

Ombros abertos

Uma postura aberta em seus ombros e braços indica que você está aberto a sugestões, idéias e até mesmo feedback construtivo. Não se feche – isso faz com que você pareça inseguro.

Certifique-se de ficar em uma posição aberta quando pesquisar informações de alguém com uma pergunta como “O que você acha que podemos fazer melhor?”

Como Praticar a Linguagem Corporal Inglesa Em Qualquer Lugar

Enquanto aprender a língua inglesa demanda muito trabalho para dominar a gramática, aperfeiçoar a pronúncia, a linguagem corporal requer a mesma atenção e investimento.

O que torna ainda mais desafiador é que a linguagem corporal varia de cultura para cultura, como mencionamos anteriormente. (Você sabia que na Bulgária, as pessoas acenam com a cabeça para cima e para baixo para dizer “não”?)

Portanto, você precisa aprender a linguagem corporal com falantes nativos de inglês. Mas como você pode praticar se não estiver morando com falantes de inglês ou em uma região de língua inglesa?

Com a internet, claro!

Experimente o seguinte exercício enquanto assiste a qualquer vídeo do YouTube em inglês. Bons canais para explorar este exercício incluem Go BodyLanguage, Long Story Short e Chad Vader. Lembre-se também de que você sempre pode encontrar vídeos do mundo real com legendas e questionários no FluentU para um aprendizado personalizado.

  • Escolha um vídeo em inglês da vida real com legendas. Assista uma vez sem o som ou legendas.
  • Adivinhe as relações entre os personagens, bem como os sentimentos e emoções que eles expressam.
  • Reproduza o vídeo novamente, ouça a conversa, leia as legendas e reveja sua previsão . Sua compreensão da linguagem corporal corresponde ao diálogo no vídeo?
  • Faça uma pausa para que você não fique sobrecarregado .
  • Depois da pausa, volte ao vídeo e escolha um personagem para representar .
  • Grave um vídeo da sua linguagem corporal e compare-o com o original.

A linguagem corporal é uma parte significativa da comunicação em inglês. Esperamos que este guia ajude você a se expressar melhor em inglês, com e sem palavras!

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close