como-melhorar-seu-poder-de-fala

Como Posso Melhorar Meu Poder de Fala em Inglês?

Você já se sentiu como se simplesmente não pudesse falar? 

Mesmo que você pratique inglês em casa por horas e saiba todas as palavras para usar, às vezes elas simplesmente não saem da sua boca!

Se você já teve esse problema, pode ter se perguntado…

“Como posso melhorar meu poder de falar inglês?”

O problema pode não ser o seu inglês. Você pode precisar de mais confiança!

Ser confiante significa manter a cabeça erguida ao falar. Significa não ter medo de errar e aceitar quando você o faz. Isso significa falar inglês com poder!

Torne-se um falante de inglês mais confiante

Mas como você pode fazer isso? Você pode se tornar um falante de inglês mais confiante ao…

  • Trabalhar sua pronúncia. Pratique falar na frente de um espelho, falando junto com um vídeo. Siga as dicas dadas neste blog FluentU, ou neste (confie em mim, eles são bons!).
  • Melhorar sua fluência. Fluência é o quão bem você pode falar sem pausar ou parar. Concentre-se em obter o seu significado, em vez de cada palavra.
  • Aprenda novas palavras. Quanto mais palavras você conhece, mais fácil é falar com os outros sobre qualquer coisa!
  • Use exercícios divertidos de falar em público que constroem confiança!

Até mesmo os melhores oradores públicos precisam praticar antes de fazer um discurso – um dos mais populares Palestrantes TED praticou seu discurso mais de 200 vezes antes de subir ao palco!

Naturalmente, você não pode praticar suas respostas exatas para cada pergunta que possa ser feita durante o dia. Mas você pode praticar como respirar, falar corretamente e, o mais importante, improvisar – inventar as coisas!

Vamos começar com algo que você provavelmente nem pensa: respirar.

Melhore o seu poder de fala em inglês com 7 técnicas poderosas e comprovadas

1. Pratique sua respiração

Você sabe respirar? Claro que sabe! Está fazendo isso agora.

Respirar é uma parte importante da fala – pode ajudá-lo a relaxar e ajudar a sua fluência (se você ficar sem fôlego no meio de uma frase, terá que parar!). Muitos oradores públicos, atores e outras pessoas que usam suas vozes praticam muito a respiração antes de falar.

Para praticar sua respiração, esteja em pé ou sentado com boa postura. Conte quanto tempo você leva para inspirar e expirar. Tente fazer com que as expirações durem duas vezes mais do que as inspirações – essa também é uma técnica básica de relaxamento da ioga. Já se sente mais relaxado?

Aqueça sua garganta zumbindo ao expirar. Mova sua língua ao redor de sua boca. Sua boca precisa se exercitar também às vezes!

2. Faça sons de vogais

Prepare sua boca para falar fazendo os sons das vogais A, E, I, O e U. Faça a forma correta com sua boca enquanto faz esses sons. Exagere os sons e formas – isso significa torná-los muito grandes e óbvios.

Este exercício ajudará a sua pronúncia desses sons, uma vez que torna mais fácil ouvir a diferença entre um cat e cut.

3. Discurso rápido e lento

Este é um ótimo exercício para gravar. A maioria dos telefones vêm com um gravador básico ou câmera de vídeo, mas você também pode obter um aqui para Android e aqui para iOS.

Encontre um parágrafo curto que esteja no seu nível de leitura. Você pode encontrar três passagens de leitura que você pode usar nesta página da DePaul University Center for Urban Education, ou abra o seu livro de inglês favorito em uma página aleatória e escolha um parágrafo ou dois.

Grave-se lendo a passagem em voz alta de duas maneiras diferentes – primeiro o mais rápido que puder e, depois, bem devagar.

Ouça as gravações. Como elas soam? Você deveria ter sentido uma diferença quando estava falando também. Falar devagar ajuda você a trabalhar na pronúncia e enunciação. Falar rápido ajuda você a trabalhar em sua fluência, já que você não está preocupado com cada palavra que você diz.

4. Improvisação

Improvisação significa fazer as coisas no momento. Há muitas ideias divertidas de improvisação que são ainda mais divertidas em um grupo (um deles é agir como um animal– não vai ajudar o seu inglês, mas com certeza é divertido!).

Aqui estão duas ideias de improvisação que você pode fazer por conta própria:

  • Escolha um objeto comum (como uma caneta) e invente uma história sobre. Fale sobre o quanto é importante para você, como o ajudou a encontrar sua irmã há muito perdida ou como ela salvou sua vida. Faça algo louco!
  • Escolha uma letra do alfabeto e fale o máximo que puder enquanto inicia cada frase com ela. Ou comece com a letra A e siga o alfabeto enquanto fala. É mais difícil do que parece!

Praticar improvisação é uma boa maneira de ficar mais confortável falando com os outros, já que te ensina a falar sem preparação.

5. Fale por dois minutos

Este é outro tipo de improvisação, que pode ajudar a melhorar sua fluência e aumentar sua confiança.

Defina um temporizador (no seu telefone ou relógio) por dois minutos. Escolha um tópico aleatório – você pode encontrar tópicos cotidianos para falar em Conversation Starters ou ideias mais complexas em Writing Exercises.

Agora fale sobre esse tópico durante dois minutos completos sem ter tempo de pensar com antecedência.

O primeiro minuto pode ser difícil, mas esperamos que no segundo minuto você comece a falar com mais confiança e conforto. Tente isso quantas vezes for necessário até ficar confortável no primeiro minuto.

Da próxima vez que alguém te pedir para falar sobre você, você estará pronto!

6. Fale trava-línguas lentamente

Trava-línguas são frases são difíceis de dizer rapidamente. Devem ser ditos rápido por diversão, para ver o quão rápido você pode chegar antes que sua língua fique confusa.

Falar lentamente, porém, é uma excelente maneira de trabalhar em sua pronúncia e como você fala claramente.

Escolha um dos muitos trava-línguas encontrados neste site e fale lentamente, certificando-se de dizer corretamente e de maneira clara todas as palavras.

7. Falar sem sentido

Agora que você já praticou ser entendido, é hora de dizer alguma bobagem!

Falar em linguagem sem sentido significa falar com palavras inventadas que não significam nada. Sente-se ou fique na frente de um espelho ou de outra pessoa e tente conversar sem usar palavras reais. Você pode dizer palavras sem sentido, ou até mesmo dizer o ABC.

Como isso poderia ajudar no seu inglês? Falar não é apenas sobre as palavras – seu corpo e tom de voz fazem uma enorme diferença em quão bem você é compreendido.

Quando você fala sem sentido, use suas mãos, corpo e tom de voz para transformar as palavras sem sentido em algo significativo. Tente mostrar que você está triste, irritado, feliz, confuso. Viu quanto sentido você pode fazer quando não está usando palavras reais?

É importante conhecer a língua inglesa para falar bem. Mas também é importante saber como falar. Estes exercícios farão uma grande diferença na sua confiança e quão bem você fala inglês. E você também vai se divertir enquanto faz isso!

E mais uma coisa…

Se você gosta de aprender inglês, então você vai adorar o FluentU. FluentU usa talk shows populares, videoclipes cativantes e comerciais engraçados para ensinar inglês:

melhores apps de inglês

O que você quiser assistir, o FluentU provavelmente tem.

FluentU facilita muito assistir vídeos em inglês. Como? Com legendas interativas. Em outras palavras, você pode tocar em qualquer palavra para ver uma imagem, definição e exemplos úteis.

melhores apps de inglês

FluentU permite que você aprenda conteúdo interessante com celebridades famosas no mundo todo.

Por exemplo, se você tocar na palavra “brought“, verá isso:

melhores apps de inglês

O FluentU permite tocar para procurar qualquer palavra.

Você pode aprender o vocabulário de qualquer vídeo com o FluentU. Deslize para a esquerda ou para a direita para ver mais exemplos da palavra que você está aprendendo.

melhores apps de inglês

O FluentU ajuda você a aprender rapidamente com perguntas úteis e vários exemplos. Saiba mais.

A parte mais legal? FluentU conhece o vocabulário que você está aprendendo. Ele usa seu vocabulário para recomendar exemplos e vídeos. Você tem uma experiência verdadeiramente personalizada.

Comece a usar o FluentU no site com seu computador ou tablet ou, melhor ainda, baixe o aplicativo FluentU para iOS.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.