aprender-ingles-sozinho

10 Dicas Incríveis para Aprender Inglês Sozinho

Você adora aprender inglês, mas não tem tempo suficiente?

Ou quer aprender mais, mas não em uma aula de inglês?

Se esse for caso, temos boas notícias.

Você não precisa ter aulas formais de inglês para evoluir e aperfeiçoar sua proficiência.

Na verdade, você pode se tornar seu próprio professor!

Sim, é isso mesmo.

Sem sair pela cidade apenas só para a aula de inglês.

Sem ter que fazer exercícios chatos de gramática.

Sem ter que limpar sua casa para receber seu professor particular…

…porque existem algumas outras formas impressionantes e muito eficazes de aprender inglês — sem a ajuda de um professor.

Você pode estar pensando: “De jeito nenhum! Eu estive fazendo errado todo esse tempo?”

Não, você não tem feito errado, mas talvez não tenha feito o que funciona melhor para você.

Aqui estão algumas estratégias e dicas para ajudá-lo a aprender inglês. E o que é ainda melhor é que você também vai se divertir, tanto que você pode até dizer adeus à educação formal em inglês de uma vez por todas.

10 Dicas Incríveis para Aprender Inglês Sozinho

1. Vá devagar

Se você tomou a decisão de aprender inglês sem a ajuda de um professor, precisa fazer as coisas devagar. Não espere ler um pouco sobre a língua inglesa, ir dormir e acordar fluente.

Estabeleça metas realistas e dedique um determinado período de tempo para aprender inglês todos os dias. Trinta minutos é bom, mas se tiver mais tempo, melhor ainda. Aprender inglês sozinho significa que você pode escolher a hora, lugar e método que vai usar; no entanto, é muito fácil dizer “estou muito cansado” ou “deixa para amanhã”. Ninguém nunca aprendeu um idioma com essa atitude, então você realmente precisa querer. Você consegue!

2. Pense como uma criança

Pode parecer um pouco estúpido para você, mas usar recursos em inglês para crianças é a maneira perfeita de começar a aprender um idioma. Livros infantis, filmes e programas de TV são básicos. Quando uma criança que fala inglês aprende pela primeira vez, ela está passando pelos mesmos passos que você está agora. Tudo começa com vocabulário e sons básicos.

Quando você usa livros e filmes infantis juntamente com seus outros livros didáticos e materiais de aprendizado de idiomas, você entenderá mais. Você encontrará poucas coisas que não entende, e isso aumentará sua confiança. Não há sentimento melhor do que poder entender algo em outro idioma.

3. Ouça tudo e qualquer coisa

Outra parte ótima de aprender inglês é que quase tudo hoje em dia é em inglês. Isso nos dá mais oportunidades de estarmos conectados ao idioma todos os dias.

Se você pensar sobre isso, quando crianças aprenderem a língua materna pela primeira vez, não aprendem lendo ou escrevendo. Eles aprendem palavras com as pessoas ao seu redor — seus pais, irmãos e irmãs, desenhos animados favoritos e assim por diante. De início, eles entendem pouco ou nada. Mas com o passar do tempo, adquirem mais vocabulário. Este vocabulário lentamente se transforma em frases, e essas frases são então colocadas em períodos completos, o que eventualmente permitirá que as crianças mantenham e entendam conversas simples.

Cerque-se com a língua inglesa. Deixe o rádio ligado de fundo, em programas em inglês. Aprenda com podcasts em inglês. Assista a programas de TV em inglês e, se você mora em uma área de língua inglesa ou em uma área para a qual muitos turistas ingleses vão, basta ouvir suas conversas. Em breve, mesmo sem perceber, você também terá conversas em inglês.

4. Curta sua música favorita para aprender inglês

Todo mundo ama música. Podemos ter gostos diferentes. Você pode gostar de metal enquanto eu amo pop, mas nós gostamos de música. A maior parte da música do mundo é produzida em inglês atualmente e até mesmo artistas estrangeiros estão se juntando ao clube e produzindo seus sucessos em inglês.

Em vez de apenas ouvir a música, use-a para aprender inglês. Mesmo sem perceber, toda vez que você ouve sua música favorita, está aprendendo. A melhor coisa sobre aprender com músicas que você ama é que elas são cativantes (ficarão na sua cabeça) e, além disso, a linguagem usada é cotidiana, então você está aprendendo como um falante nativo.

Ouça e cante junto com as palavras. Procure as letras e tente sacar o que estão cantando. Escolha suas frases favoritas e anote-as em seu caderno e não se esqueça de praticá-las em todas as oportunidades.

5. Use as notícias para aprender inglês

Saber o que está acontecendo no mundo é ótimo para seu próprio conhecimento, mas também lhe dá algo para conversar com amigos, familiares, colegas e assim por diante. As pessoas geralmente discutem questões relacionadas a notícias, portanto, se você não sabe o que está acontecendo no mundo, não vai conseguir participar da conversa.

Você pode melhorar suas chances de participar de conversas em inglês simplesmente ouvindo ou lendo notícias em inglês. Isso não apenas aumentará seu conhecimento sobre o que está acontecendo, mas também será uma ótima maneira de aprender novo vocabulário.

Se você não tem inglês suficiente para entender as notícias completamente, tente ler ou ouvir primeiro em seu idioma nativo e depois em inglês. Não se preocupe se não conseguir entender muito. Você pode recorrer aos materiais infantis novamente e receber suas notícias da TIME For Kids.

Quanto mais você ouvir e ler notícias em inglês, mais poderá participar plenamente de conversas em inglês — e não será mais o estrangeiro quieto!

6. Assista filmes para aprender inglês

A maioria dos filmes vem de Hollywood – e todos os filmes de Hollywood são em inglês. Isso significa que Se você gosta de assistir filmes, os filmes em inglês são uma maneira fantástica de aprender mais inglês.

No começo, assista a filmes que você já conhece e já viu em português. Isso ajuda a se familiarizar com a história, pois isso dará contexto para palavras desconhecidas.

Mais uma vez, pegue um caderno e anote as frases que considera úteis. Pratique usá-las e depois tente imaginar suas próprias conversas com essas frases. Você poderia escrever diálogos que soam naturais ou até mesmo falar consigo mesmo no espelho (não contaremos a ninguém!). Lembre-se: quanto mais você repetir, mais se lembrará.

7. Aprenda inglês no YouTube

O YouTube tem todos os vídeos imagináveis. Sitcoms antigos, trailers de filmes, comerciais de TV, vídeos instrutivos e muito mais. Em quê você está interessado? Música? Moda? Golfe? Adestramento canino? Seja qual for seu interesse, digite-o na área de pesquisa do YouTube, selecione um vídeo e assista e ouça atentamente. Quando você está interessado em um tópico, já tem conhecimento certo sobre e, portanto, aprender e compreender será muito mais fácil.

Existem até canais do YouTube feitos especificamente para alunos de ESL. Aqui estão nove ótimos canais do YouTube para aprender inglês.

Há também cursos de inglês online feitos especialmente para alunos de inglês de outras nacionalidades que permitem que você aprenda no seu próprio ritmo. A famosa rede britânica BBC tem seu próprio canal para alunos de inglês. Se inscreva e mantenha-se atualizado com as novidades.

8. Flashcards DIY

Flashcards DIY (faça você mesmo) são uma ótima maneira de praticar as frases que você ouviu e quer aprender. Vá até a loja de material de escritório mais próxima, pegue papel cartão e escreva frases ou palavras em cada uma delas com a tradução no verso.

Sempre que tiver um momento livre, passe pelos cartões e veja o quanto você se lembra. É uma ótima maneira de se testar. Comece com o lado em inglês e tente lembrar a tradução em seu idioma nativo. Uma vez que você tenha dominado todos os cartões dessa maneira, então vire-os e tente lembrar as frases olhando a tradução — é um pouco mais difícil.

9. Clube de Inglês

Você tem um grupo de amigos que também estão aprendendo inglês? Se a resposta for “sim”, então você precisa aproveitar isso ao máximo. Organize um grupo de amigos que se reunirão toda semana, seja em casa ou em um café local. Proibir que todos falem português quando o clube se encontrar. Apenas o inglês pode ser falado. Indique uma pessoa a cada semana para trazer algo interessante (talvez algumas informações sobre novos sites em inglês que eles encontraram, um artigo legal de revista ou recomendações para filmes fáceis de entender).

Você será capaz de se comunicar naturalmente e também se divertir fazendo isso. Manter a diversão no aprendizado de idiomas é importante para sua própria motivação. Se você fizer as mesmas coisas o tempo todo, vai ficar chato. Esta é a maneira perfeita de manter as coisas interessantes.

10. Junte-se a fóruns online de idiomas

Outra maneira incrível de praticar suas habilidades de inglês e comunicação escrita é participar de vários fóruns online onde as pessoas discutem assuntos que lhes interessam. Reddit é um site amplamente usado que abrange uma ampla gama de tópicos (chamados “subreddits”), então é um bom lugar para começar. Lembre-se que existem fóruns online para tudo, no entanto. Se você quiser discutir dicas sobre como aprender inglês corretamente ou como cuidar de um Labrador, haverá um fórum online para seu interesse.

Responda a outros usuários e tente iniciar conversas ou publique algumas informações úteis às quais as pessoas vão querer responder. Não se esqueça de responder às pessoas que postarem comentários em seu tópico, porque, se não o fizer, esse método de aprender inglês sem um professor será ineficaz.

Como tudo de bom, leva tempo. Você não pode esperar se tornar fluente em inglês nos primeiros meses ou mesmo anos, mas o melhor é que, quanto mais você treinar em casa, mais rápido isso vai acontecer. Cerque-se com a língua inglesa e sempre se divirta!

Ah, e mais uma coisa…

Se você gosta de aprender inglês sozinho, então vai adorar o FluentU. O FluentU usa talk shows populares, videoclipes cativantes e comerciais engraçados para ensinar inglês:

melhores apps de inglês

O que você quiser assistir, o FluentU provavelmente tem.

FluentU facilita muito assistir vídeos em inglês. Como? Com legendas interativas. Em outras palavras, você pode tocar em qualquer palavra para ver uma imagem, definição e exemplos úteis.

melhores apps de inglês

O FluentU permite que você aprenda conteúdo interessante com celebridades famosas no mundo todo.

 

Por exemplo, ao tocar na palavra “brought“, você verá isso:

melhores apps de inglês

FluentU permite tocar para procurar qualquer palavra.

Você pode aprender o vocabulário de qualquer vídeo com o FluentU. Deslize para a esquerda ou para a direita para ver mais exemplos da palavra que você está aprendendo.

melhores apps de inglês

O FluentU ajuda você a aprender rapidamente com perguntas úteis e vários exemplos. Saiba mais.

A parte mais legal? FluentU conhece o vocabulário que você está aprendendo. Ele usa seu vocabulário para recomendar exemplos e vídeos. Você tem uma experiência verdadeiramente personalizada.

Comece a usar o FluentU no site com seu computador ou tablet ou, melhor ainda, baixe o aplicativo FluentU na loja do iTunes.

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.