aprender-ingles-radio

Aprenda Inglês com o Rádio: 13 Ótimos Programas + 4 Passos para Usá-los

É sempre legal ser um pouco retrô

Ser retrô é trazer de volta uma moda ou tendência do passado.

Você provavelmente já viu isso antes:

Pessoas vestindo roupas do século passado.

Comprando carros clássicos.

Até mesmo ouvindo música em discos de vinil.

Agora você também pode ficar um pouco retrô com o aprendizado de inglês.

Basta sintonizar uma boa rádio de língua inglesa.

Embora plataformas como YouTube, Netflix e podcasts sejam mais populares que o rádio atualmente, isso não significa que o rádio esteja morto.

Na verdade, o rádio oferece ótimas oportunidades para estudantes de inglês praticarem e crescerem. E você nem precisa de um aparelho de rádiotudo o que você precisa é de uma conexão com a internet.

Neste post, vamos listar todos os passos que você precisa seguir para melhorar o seu inglês usando o rádio. Mostraremos 13 dos melhores programas em inglês para todos os níveis de alunos e como obter o máximo deles em quatro etapas.

Como aprender inglês com o rádio em 4 passos

Passo 1: Ouça estações de rádio para estudantes de inglês

Estudantes de inglês devem sempre começar a praticar com estações de rádio personalizadas para eles. Geralmente, os apresentadores desses programas falam em um ritmo mais lento, usam vocabulário simples e discutem tópicos que introduzem/explicam a cultura dos falantes nativos. O objetivo desses programas de rádio é melhorar a compreensão geral dos ouvintes sobre a língua inglesa em um contexto natural.

Seguem algumas das estações ideais para iniciantes e intermediários:

“Learning English Broadcast” (Voice of America)

aprender inglês rádioVoice of America é um dos recursos online mais conhecidos para aprender inglês americano. Seu “Learning English Broadcast” é um programa de rádio especialmente projetado para alunos iniciantes e intermediários.

Neste programa de rádio, os apresentadores sempre falam com uma voz muito mais lenta e clara do que em programas de rádio destinados a falantes nativos. O vocabulário também é especialmente selecionado para que os alunos possam entender e compreender facilmente o significado das palavras usadas no programa.

O conteúdo de cada episódio é geralmente relacionado aos eventos atuais do mundo. Os tópicos incluem entretenimento, política, guerra, ciência, cultura e internet. Por exemplo neste episódio, eles falam sobre o Oscar. Este show também apresenta entrevistas e descrições detalhadas de eventos.

Cada episódio tem cerca de 30 minutos de duração e é perfeito para um treino abrangente de inglês.

Os iniciantes devem ouvir cada episódio com intervalos, porque pode ser difícil lembrar as palavras se você ouvir de uma vez.

“Adept English”

aprender inglês rádio“Adept English” tem como objetivo tornar o idioma inglês tão natural para os alunos quanto sua própria língua nativa. Cada episódio tem cerca de 9 a 15 minutos de duração, o que o torna ótimo para a prática de iniciantes.

O programa aborda tópicos de linguagem técnica e fatos gerais, eventos culturais e notícias. Os tópicos mais técnicos incluem expressões idiomáticas, gramática, dicas de aprendizado, acrônimos e assim por diante. Alguns tópicos mais gerais abordados no show incluem árvores de Natal, fitness e saúde, poluição e outras coisas geralmente relacionadas aos países de língua inglesa.

O programa presta especial atenção aos aspectos culturais da conversação em inglês e ao que é aceitável em diferentes circunstâncias.

O apresentador do programa “Adept English” tem um sotaque britânico, então podem aprender a versão britânica do inglês através deste programa.

“6 Minute English” (BBC Learning English)

aprender inglês rádioComo o nome sugere, este programa oferece episódios curtos para atividades de escuta rápida em inglês. Esses episódios são ideais para alunos intermediários.

O áudio em si parece com qualquer outro programa de rádio com inglês mais simples. Mas os episódios contam com atividades, questões práticas e uma lista de palavras com seus significados, que podem ser usadas para melhorar seu vocabulário.

As páginas do programa de rádio também fornecem a conversa em forma de texto, o que significa que você também pode praticar sua compreensão de leitura com este programa. Mas, como a transcrição (o texto escrito de um discurso ou uma conversa verbal) não corresponde completamente ao conteúdo do áudio, é melhor que os alunos primeiro ouçam o episódio e depois leiam a transcrição.

Passo 2: Use a técnica de shadowing (sombreamento) com seus episódios favoritos

Após ouvir um episódio, você deve tentar escutar novamente enquanto faz sombra com o diálogo. Sombrear algo é repetir o que você está ouvindo enquanto ouve. O foco está em acertar a pronúncia e recriar sons como um nativo. Isso também ajuda na diferenciação entre palavras sonoramente semelhantes.

Para começar, selecione uma seção de cinco minutos do seu episódio de rádio favorito em um dos shows acima. De preferência, você deve praticar com partes onde você não poderia entender o significado das palavras ou achou difícil pronunciá-las. Enquanto estiver tocando, grave sua voz (mais sobre isso abaixo) e ouça-a após o exercício de sombreamento.

Então você deve comparar sua voz com a voz do falante no episódio de rádio original. Anote qualquer erro ou pesquise qualquer palavra que ainda não tenha entendido. Você deve repetir o exercício até sentir que melhorou de acordo com seus padrões e é capaz de entender melhor o conteúdo.

Para um um guia detalhado sobre o processo de sombreamento no aprendizado de idiomas, confira este artigo. Abaixo estão os aplicativos e ferramentas que você pode usar para um sombreamento eficaz .

Repeat Player

aprender inglês rádioRepeat Player é um maravilhoso gravador para Android projetado para estudantes de idiomas. Você pode selecionar partes de um arquivo de áudio que você precisa focar. O aplicativo repete a parte selecionada para que você possa entender melhor o conteúdo. Você também pode definir a velocidade de reprodução para melhor atender às suas necessidades de audição.

O download deste aplicativo é gratuito.

Repeat Recorder Voice Practice

Elearn-english-radioste player é destinado a exercícios em que você precisa ouvir o que gravou imediatamente. Você só precisa apertar o registro e solte o botão para ouvir instantaneamente a gravação. Para acompanhar o rádio, você precisará fazer muitas gravações e essa ferramenta poderá ajudá-lo a se concentrar em sua prática, em vez de em seu telefone.

Para um aplicativo semelhante em dispositivos iOS, confira Voice Recorder & Audio Editor.

FluentU

aprender inglês rádioJá que o sombreamento te obriga a ouvir ativamente e pronunciar com muito cuidado, é algo difícil e requer muita prática. Se você procura ferramentas adicionais para melhorar o sombreamento, o FluentU é uma ótima opção.

FluentU oferece vídeos autênticos em inglês, como programas de notícias, palestras inspiradoras, videoclipes e muito mais, transformados em experiências de aprendizado de idiomas. Cada vídeo vem com legendas interativas que você pode clicar para uma definição instantânea e pronúncia nativa de qualquer palavra. O vídeo pausa automaticamente enquanto você está aprendendo, tornando o sombreamento muito mais fácil e com menos distrações.

Os vídeos são organizados por gênero e nível de aprendizado, por isso é fácil encontrar algo que funcione para você. FluentU também sugere novos vídeos com base no que você já assistiu, criando aulas verdadeiramente personalizadas.

O melhor de tudo, já que você está aprendendo com conteúdo real em inglês que os falantes nativos assistem, o FluentU é o caminho perfeito para nossa próxima atividade de aprendizado usando o rádio: ouvir rádios nativas em inglês.

Há até alguns diálogos de áudio se você quiser ficar o mais próximo possível do rádio. Confira a biblioteca completa gratuitamente com uma avaliação FluentU.

Passo 3: Ouça as estações de rádio de países de língua inglesa

Depois de dominar o básico e familiarizar-se com o idioma inglês, é melhor começar a ouvir programas de rádio destinados a falantes nativos.

A diferença mais marcante que você notará nessas estações é que a velocidade da fala costuma ser muito mais rápida do que as estações criadas para os alunos de inglês. Portanto, é melhor começar seu exercício de escuta selecionando uma pequena seleção de programas que você pode ouvir repetidamente.

O vocabulário, formato, ritmo e estilo de falar variam de acordo com o gênero da emissora. Isso torna muito importante que os alunos decidam que tipo de inglês querem aprender e por quê.

Selecionamos uma série de estações de rádio com excelente conteúdo para alunos de inglês com interesses variados.

Esportes

“ESPN Radio”

aprender inglês rádioESPN é uma das estações de notícias esportivas mais estabelecidas do mundo. Esta estação abrange exclusivamente esportes e apresenta comentários ao vivo, talk shows, discussões e entrevistas com várias estrelas do esporte. Ele usa o inglês americano, pois está localizado nos EUA.

O conteúdo geralmente se aprofunda nos aspectos técnicos de um esporte. É por isso que os alunos devem ouvir os programas que falam sobre os jogos que eles já conhecem. Ou você pode aprender o vocabulário básico usado em um determinado esporte antes de ouvir. Pode ser uma boa ideia começar assistindo a um jogo e depois ouvir o comentário do mesmo jogo para obter mais dicas.

Isso é recomendado para alunos intermediários, pois a maioria dos iniciantes achará muito difícil entender as conversas nessa estação.

“BBC Sportsworld”

aprender inglês rádio“BBC Sportsworld” atende a pessoas de todo o mundo. Usa o inglês britânico para todo o seu conteúdo.

Abrange quase todos os esportes, do futebol ao basquete e ao críquete. A estação sempre tem repórteres em grandes jogos. A estação tem comentários ao vivo misturados com discussões, análises, entrevistas e talk shows. A estação de rádio cobre todos os principais eventos esportivos do mundo, como as Olimpíadas, os Jogos da Commonwealth, a Copa do Mundo e assim por diante.

Você tem a escolha de ouvir a estação ao vivo ou pode usar o site para ouvir episódios pré-gravados. A emissora também gosta de interagir com seu público através de mídias sociais e telefonemas.

Cultura

WNYC

aprender inglês rádioWNYC é uma famosa estação de rádio pública localizada em Nova York, nos EUA. Ela apresenta programas de rádio de interesse geral para o público americano.

Os shows nessa estação de rádio geralmente se concentram em políticas que afetam o cotidiano dos problemas públicos e sociais que precisam ser resolvidos. Ele convida especialistas e entrevistadores para obter uma noção dos problemas culturais que prevalecem na sociedade americana.

WNYC popular mostra que cobrem esses assuntos incluem “1A” e “The Brian Lehrer Show”, ambos são shows de estilo de discussão que são melhores para alunos intermediários avançados a avançados.

A WNYC também possui programas sobre música, livros e outros eventos culturais. Também é parceira com o Serviço Mundial da BBC para entregar notícias internacionais para seus ouvintes americanos.

Você pode ouvir ao vivo pelo site e conferir a lista completa dos programas da WNYC aqui.

Os estudantes de inglês que quiserem aprender sobre a cultura americana de uma maneira séria acharão esta estação muito útil. Você pode aprender como os falantes de inglês conversam sobre assuntos sérios e que tipo de tom é usado durante essas conversas.

“The Debaters” (CBC)

aprender inglês rádio“The Debaters” é um famoso programa canadense organizado pelo comediante Steve Patterson. Embora as pessoas desta série debatam vários tópicos, é para ser engraçado. Os tópicos em si parecem ser coisas bobas, que obviamente não serão apresentadas em debates sérios. Alguns exemplos incluem debater se as pessoas devem levar os seus cães para todo o lado, se as vacas são superiores às galinhas ou se a véspera de Ano Novo é a pior noite de sempre.

O show ajuda os alunos a explorar aspectos cotidianos da vida. É uma questão leve e não séria sobre questões que todo falante nativo de inglês tem que lidar em seu país. Cada episódio geralmente é executado por 15 minutos e é bom para alunos intermediários a avançados.

Também é ótimo para pessoas que querem aprender inglês canadense e saber mais sobre a cultura canadense.

“Pop Culture Happy Hour” (NPR)

aprender inglês rádioComo o nome sugere, este programa centra-se em tudo o que é popular nos campos do cinema, música, livros ou cultura em geral. Normalmente, o programa hospeda conversas entre si sobre um programa, um evento ou uma tendência que eles observaram recentemente. Eles também entrevistam autores, cineastas, músicos e outras personalidades famosas.

Embora seja uma parte da NPR, uma emissora de rádio americana, o conteúdo do programa atrai o mundo de língua inglesa em geral. Selecionam trabalhos de todo o mundo que podem ajudar os alunos a se conectarem mais a esse programa. Geralmente, os falantes usam o inglês americano, mas isso pode mudar dependendo do convidado que for convidado a falar.

Como há vários oradores que às vezes conversam uns com os outros (fale simultaneamente), apenas alunos intermediários a avançados devem usá-lo para a prática de ouvir.

“The Documentary” (BBC)

aprender inglês rádioSe você quer aprender um tipo de inglês mais formal e sério, então esse show é perfeito para você. Possui histórias de todo o mundo sobre a história, eventos atuais e pessoas especiais.

Embora o programa seja produzido pela BBC e o host utilize o inglês britânico, seu foco é no mundo. Com sua ampla gama de tópicos, qualquer aluno é obrigado a encontrar algo sobre seu país ou cultura.

O formato do programa também é ideal para a prática de ouvir, pois geralmente apenas uma pessoa narra a história de maneira clara. Essa pessoa pode ser o anfitrião da série ou um especialista que pesquisou ou testemunhou um determinado tópico.

O show também será útil para pessoas que estão aprendendo inglês para uma carreira em organismos internacionais como as Nações Unidas ou querem estudar história ou relações internacionais. “The Documentary” usa linguagem complexa e é ideal para alunos avançados.

Notícia

“Anderson Cooper 360” (CNN)

aprender inglês rádioAnderson Cooper é um dos jornalistas mais famosos da América. Seu show “Anderson Cooper 360” está em funcionamento desde 2003 e é uma fonte de todas as últimas notícias que importam.

Ele fala com o sotaque “General American” e é conhecido por seu tom formal e neutro. Ele geralmente fornece um breve contexto aos seus ouvintes enquanto relata os últimos acontecimentos. Em seu show, seu foco principal é a política americana e as políticas do governo dos EUA. Aprendizes que estão interessados neste aspecto da América ou planejam estudar e fazer carreira neste campo acharão seu programa interessante.

Desde que Cooper é repórter desde os anos 90 e tem apresentado programas respeitáveis como “60 Minutes”, qualquer aluno de inglês que queira entrar no jornalismo obviamente obterá conhecimento valioso desse programa.

O ritmo desse programa é extremamente rápido e é recomendado apenas para ouvintes avançados.

“MSNBC News”

aprender inglês rádioA MSNBC é outra emissora de notícias americana, mas seu formato de notícias está mais próximo de um programa convencional de notícias do que “Anderson Cooper 360”. É melhor para alunos intermediários, pois a velocidade da fala é consideravelmente mais lenta nesta estação e é mais fácil acompanhar o que os apresentadores estão dizendo.

O alcance deste canal de notícias é mais amplo do que o anterior e eles falam sobre eventos gerais como acidentes, tendências, novas tecnologias e celebridades, juntamente com a política e o governo. O canal também usa palavras mais simples enquanto reporta e sua base de público é maior e mais diversificada.

Negócios

“Bloomberg Radio”

aprender inglês rádioA Bloomberg é um canal internacional de notícias focado em finanças, negócios, mercados e tudo relacionado a elas. Eles geralmente abordam casos jurídicos, política americana e mudanças de políticas que influenciam os mercados.

Este programa de rádio prefere usar uma linguagem simples e um tom firme, embora você também ouça muitos termos financeiros técnicos. Se você está tentando aprender inglês para negócios, é preferível que você ouça esta estação por cerca de 10 minutos, anote as manchetes e quaisquer palavras técnicas, depois vá ao site principal para ler um artigo sobre a notícia (você pode procurar por programas específicos ou apenas coloque o título ou as palavras-chave do episódio na barra de pesquisa).

Esta estação é útil para alunos intermediários, pois os iniciantes podem achar difícil de acompanhar.

“Your Money Matters” (Wall Street Journal)

aprender inglês rádioEsta estação faz parte do famoso jornal financeiro The Wall Street Journal . Ao contrário da estação anterior, cada episódio de “Your Money Matters” se concentra em um determinado tópico e analisa-o. Em vez de relatar notícias, ele escolhe traçar os efeitos das políticas do governo, falar sobre o mercado e dar conselhos aos ouvintes.

Centra-se na economia maior, bem como finanças pessoais. Ele também tem episódios onde explica em termos simples como certas coisas como a falta de habitação afetam a economia em geral. Seu foco é na economia dos EUA e eles usam o inglês americano.

O show tem vários elementos como narrações, trechos de áudio e entrevistas que o tornam interessante. Isso não dificulta o acompanhamento e a linguagem usada é o mais simples possível. Para a prática de escuta, isso é bom tanto para alunos intermediários e avançados.

Passo 4: Resumir e rever

Depois de ouvir esses autênticos programas e estações de rádio em inglês, é importante revisar o que você aprendeu.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é, claro, resumir o que você ouviu imediatamente depois de terminar de ouvi-lo. Para obter o resumo mais eficaz, anote o tópico principal, os vários pontos mencionados no programa, a sequência de argumentos e finalmente algumas palavras importantes relacionadas ao tópico.

Flashcards são o melhor método para memorizar as novas palavras que você encontra em todas as sessões de audição. Aplicativos de flashcards tornam todo o processo muito mais simples e conveniente.

Mas, em última análise, a melhor maneira de aprender um idioma é usá-lo. Como os programas de rádio estão constantemente fornecendo muitas informações, você pode usar essa oportunidade para compartilhar seus conhecimentos e iniciar algumas conversas online. Sites de mídia social são a plataforma perfeita para fazer isso e é um é uma boa idéia usá-los em suas sessões de aprendizado de idiomas regularmente. Basta ir à página do Facebook para o programa de rádio ou estação que você preferir e começar a comentar!

Embora tenhamos recomendado estes quatro passos para melhorar a sua audição em inglês, o seu próprio nível de aprendizagem, as necessidades e o progresso individual acabarão por decidir as suas sessões práticas. Adicione ou remova quantas coisas forem necessárias para sua própria melhoria.


Dhritiman Ray é escritor de ficção, poesia e não-ficção. Ele é especialista em tópicos como educação, psicologia e estilo de vida. Para saber mais clique aqui.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.