aprenda-ingles-assistindo-tv

5 Métodos Apoiados pela Ciência para Aprender Inglês Assistindo TV

Quem disse que assistir TV é uma perda de tempo?

Com os programas certos e as técnicas corretas de aprendizado, a TV pode ser uma ótima ferramenta para aprender inglês.

Não tem certeza se deve acreditar em mim?

Então confira essa pesquisa!

Existem muitas pesquisas de idioma que encontraram maneiras únicas e eficazes de melhorar o processo de aprendizado que você pode aplicar enquanto assiste ao seu programa de TV ou filme favorito.

Seja revendo o vocabulário de um programa durante os intervalos ou simplesmente ligando as legendas, você pode sobrecarregar suas sessões de visualização com métodos de aprendizado apoiados pela ciência.

Então pegue o controle remoto e comece a aprender!

O que a TV oferece aos alunos de inglês

A TV pode ajudar os alunos de inglês a melhorar várias habilidades, incluindo compreensão auditiva, construção de vocabulário e até conversas.

Quando você assiste a um filme, por exemplo, pratica ouvir palavras e frases em contexto. Elementos visuais fornecem pistas para ajudá-lo a entender vocabulário e expressões desconhecidas. À medida que seu vocabulário aumenta e você fica mais exposto à fala nativa, você também pode aumentar suas próprias habilidades verbais.

Outra coisa ótima sobre a TV é que há uma grande variedade de material envolvente para você aprender. Aqui estão apenas alguns exemplos das diferentes séries, filmes e gêneros que você pode explorar:

5 maneiras de aprender inglês na TV (apoiado pela ciência)

Agora que sabemos o que assistir, aqui está o que a pesquisa diz sobre como assistir.

1. Use a técnica de repetição espaçada com seus programas favoritos

Pesquisas sobre aquisição de idiomas como este estudo no Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior apoia uma técnica popular de aprendizado de idiomas chamada “repetição espaçada”.

Em suma, a repetição espaçada envolve a revisão de novo material (como uma lista de vocabulário, por exemplo) em intervalos regulares durante um período de tempo. Normalmente, os intervalos entre as revisões ficam mais longos a cada vez.

E, de fato, o estudo acima descobriu que o aprendizado de idioma está diretamente ligado à prática repetitiva e ao espaço entre as repetições. Mais espaço entre as repetições levou a uma melhor retenção dos conceitos do idioma.

Então, ao invés de empurrar 100 novas palavras todos os dias, os alunos devem espaçar suas sessões de treinamento ao longo de uma semana ou até um mês.

Por exemplo, se você encontrar uma frase que não conhece hoje, procure-a no dicionário e faça um flashcard para revisar novamente no final do dia. Depois, revise a frase dentro dos três dias seguintes, seis dias, etc. Como a pesquisa mencionada acima indica, esse processo ajuda a incorporar a frase à sua memória de longo prazo, o que significa que você aprende com mais eficiência.

Como assistir TV com a técnica de repetição espaçada:

Passo 1: Escolha um episódio (ou uma cena) do seu programa favorito.

Passo 2: Assista uma vez e anote novas palavras ou expressões.

Passo 3: Assista novamente depois de um dia, três dias e seis dias, até que as novas frases e seus sons fiquem gravados. É melhor deixar sempre com legendas, para que você veja as palavras repetidamente enquanto relembra seus sons.

Passo 4: Se estiver buscando levar sua visualização de repetição espaçada para o próximo nível, experimente uma ferramenta como FluentU. Disponível na web ou para iOS e Android, FluentU transforma conteúdo autêntico em inglês, como programas de TV e trailers de filmes, em experiências de aprendizado de idiomas.

Há legendas interativas que fornecem definições em contexto, para que você possa aprimorar seu vocabulário ao mesmo tempo em que é exposto a TV e vídeos divertidos do mundo real. Além disso, com o recurso “Learn Monde” do FluentU, você pode praticar o que aprendeu através de atividades e questionários. FluentU também lembra o que você aprendeu e sugere novos clipes relevantes, criando uma experiência de aprendizado verdadeiramente personalizada. É como assistir TV em inglês com super poderes de aprendizado.

2. Marque sua prática de escuta usando a TV antes de dormir ou cochilar

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, Berkeley, mostrou que uma soneca de uma hora pode significativamente aumentar e restaurar o poder do cérebro.

A pesquisa envolveu dois grupos de pessoas que receberam uma tarefa difícil de aprender. Um dos grupos foi autorizado a tirar uma soneca de uma hora no meio do dia; o outro grupo não teve o cochilo. Os pesquisadores descobriram que as pessoas do grupo que cochilou se saíram muito melhor na tarefa de aprendizado e melhoraram sua capacidade de aprender.

Esses resultados apóiam a hipótese de que o sono ajuda a liberar nosso armazenamento de memória de curto prazo para criar espaço para novas informações.

A implicação deste estudo vai além do conselho de que devemos dormir o suficiente à noite e tirar sonecas durante o dia. Os alunos de inglês podem realmente ajustar seus hábitos de estudo para serem mais eficientes com base neste estudo. Especificamente, você pode fazer seu treino de listening usando a TV ao redor da sua hora de dormir ou cochilar.

Aqui está como você pode fazer isso:

Passo 1: Meia hora antes de planejar ir dormir ou tirar uma soneca, ligue um programa de TV em inglês que seja interessante.

Passo 2: Ouça ativamente, fazendo anotações ou repetindo o que você ouve em voz alta.

Passo 3: Escreva um breve resumo do conteúdo, bem como novas coisas que você aprendeu em inglês.

Passo 4: Coloque as anotações de lado e vá dormir. Deixe o sono fazer sua mágica.

Passo 5: Revise suas anotações no dia seguinte. Preste atenção à sua capacidade de lembrar novas palavras. Mantenha um registro das novas informações que você recuperou com sucesso e faça flashcards ou anotações para as informações que você não se lembra.

3. Use legendas enquanto assiste TV

De acordo com este estudo publicado no PLOS ONE, assistindo a conteúdo legendado em inglês, tem um impacto positivo nas habilidades de escuta do inglês.

No experimento, um grupo de estudantes intermediários de inglês de língua espanhola assistiu a um drama de TV de uma hora com legendas, enquanto outro grupo assistiu sem legendas. Depois de assistir, todos fizeram um teste de audição, e os resultados do primeiro grupo foram significativamente maiores do que os do segundo grupo.

O estudo mostra os benefícios da leitura de legendas como uma ferramenta para melhorar as habilidades de escuta.

Assim, você pode se beneficiar assistindo TV legendada nas seguintes etapas:

Passo 1: Encontre um programa de TV adequado ao seu nível de inglês. Se você é um aluno iniciante, comece com programas gravados que você pode pausar e voltar com facilidade. Escolha algo curto, com fala ou narração relativamente lenta. TV infantil pode ser particularmente útil.

Se você é um palestrante intermediário, pode assistir a programas mais longos, como um filme ou um documentário.

Alunos avançados podem aproveitar noticiários com reportagens detalhadas sobre um tópico específico, como economia ou política. Para algo um pouco mais divertido, você pode experimentar o drama rápido e cheio de gírias de reality shows.

Passo 2: Certifique-se de que as legendas estejam disponíveis para o material escolhido. A boa notícia é que os principais canais americanos como CBS, NBC e ABC geralmente oferecem legendas em seu conteúdo.

Se você usar um serviço de streaming como o Netflix, legendas em inglês estarão disponíveis para a maioria dos programas. É acessar “opções” ou “configurações” e ativá-las.

Passo 3: Hora de assistir ao show! Leia as legendas mesmo quando você acha que entende exatamente o que está sendo dito. Pause o vídeo e faça anotações quando necessário.

Passo 4: Revise suas anotações. Faça isso repetidamente e regularmente até você confirmar as novas informações em sua memória de longo prazo.

4. Assista ao conteúdo educacional (sobre qualquer assunto!)

De acordo com um estudo publicado no periódico Studies in Second Language Acquisition da Universidade de Cambridge, estudantes de idiomas podem aprender mais rápido quando estão aprendendo no idioma de destino do que com o idioma de destino.

Em outras palavras, se você gosta de história, pode aprender inglês mais rápido fazendo um curso de história em inglês, em vez de fazer um curso formal de inglês.

O estudo comparou dois grupos de estudantes de francês: um grupo estava em uma aula tradicional de francês e o outro em um curso não-lingüístico que foi ministrado em francês. Os pesquisadores descobriram que não só o segundo grupo se tornou muito melhor em falar francês, como também tiveram uma atitude muito mais positiva sobre aprender francês.

O que a pesquisa significa para você, como aluno de inglês, é que você pode melhorar suas habilidades mais rapidamente se optar por aprender um assunto em inglês. Não estou dizendo que você deva abandonar totalmente os métodos tradicionais de estudo – de fato, a pesquisa indica que os cursos de idiomas tradicionais são cruciais para habilidades de escrita. No entanto, aprender disciplinas em inglês pode ser uma ótima prática adicional ao seu discurso de inglês, bem como para sua motivação em continuar aprendendo.

Considere isso da próxima vez que  escolher algo para assistir na TV! Assistir material educacional em inglês fará com que você se envolva com o idioma e aumente suas habilidades de fala sem perceber.

Como fazer isso:

Passo 1: Escolha um programa de TV educacional que lhe interessa. Mais uma vez, pode ser sobre qualquer assunto, desde que o programa em si esteja em inglês. Se você gosta de cozinhar, assista “Masterchef”. Se estiver interessado no mundo exterior e procurando idéias para as suas próximas férias, considere um programa de viagem. Se gosta de carros, experimente “Top Gear.”

Há muitos outros assuntos que você pode aprender com a TV, como ciência natural, economia, política, arte e muito mais. O que mais importa é que o programa tenha algo para ensinar que você está interessado em aprender.

Passo 2: Assista e aprenda! Preste muita atenção ao vocabulário. Aprender o jargão primeiro ajudará você a construir a base para conversar mais fluentemente e entender o conteúdo quando ele se tornar mais complicado.

No entanto, como o estudo acima indica, o simples ato de aprender sobre um novo tópico em inglês ajudará a aumentar suas habilidades em inglês sem que você perceba isso conscientemente.

5. Ligue a TV tantas vezes quanto possível

De acordo com Um estudo realizado por pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Georgetown e da Universidade de Illinois, você pode aprender um idioma mais rapidamente – e pensar mais como um falante nativo – através do treinamento de imersão, ao invés de exposição em sala de aula.

Pesquisadores inventaram um pequeno idioma e testaram um grupo de adultos sobre sua capacidade de fala e compreensão. Alguns aprenderam a língua em sala de aula e outros aprenderam através de imersão (exposição constante/informal a uma nova língua).

O grupo que havia passado por treinamento de imersão mostrou um “processamento semelhante ao nativo” da gramática no cérebro, comparado ao outro grupo que aprendeu em sala de aula.

O resultado do estudo implica que você não precisa sempre estar em uma mesa para aprender inglês. Basta se cercar do som em inglês (por exemplo, ligar a TV).

Se o som do inglês, seja uma reportagem ou uma música, estiver sempre em segundo plano, o seu cérebro absorver, aprender os padrões, ritmos e até mesmo palavras e regras gramaticais que você não conhece. É como uma criança aprendendo a falar sua língua materna nos primeiros anos.

Então, ouça a língua inglesa o máximo possível!

Como fazer isso:

Passo 1: Ligue a TV enquanto estiver cozinhando, limpando, lavando roupa ou fazendo exercícios. Você não precisa parar o que está fazendo se perder uma palavra ou alguma informação. Deixe o som passar por você enquanto você continua com suas tarefas.

É só isso!

Você também pode colocar shows de música online em segundo plano enquanto trabalha ou estuda outros assuntos. Isso também ajuda!

Não importa o que você quer aprender e quais habilidades você quer melhorar, existe uma técnica para você. Tente ligar as legendas do seu filme favorito ou ligue a TV enquanto cozinha. Programe sessões de idiomas antes de tirar uma soneca e revise o que aprendeu ao longo de um período de tempo. A melhor coisa a fazer é experimentar um novo método, manter um registro do seu progresso e tirar conclusões sobre como ele funciona. Exatamente como um cientista!

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.