Pirates-of-the-Carribean

Aprenda Inglês com Filmes e Vídeos: O Guia Completo

Qual o jeito mais divertido de aprender Inglês?

Se você está cansado de ir às aulas ou ler livros, não há nada melhor que aprender inglês através de filmes e vídeos.

Aprender Inglês com Filmes e Vídeos É o Melhor Para Mim?

Aprender uma língua estrangeira já é difícil. Além disso, a cultura é diferente da sua, portanto, de vez em quando, você pode ter problemas para entender o que os atores estão dizendo e fazendo na tela.

Por causa disso, hoje eu quero compartilhar com você algumas dicas sobre como aprender inglês com filmes. Eles te ajudarão a aprender novas palavras e frases, mas vão te divertir ao mesmo tempo também.

Beleza, vamos nessa!=)

3 Razões Pelas Quais Aprender Inglês Com Filmes Funciona

Talvez, você esteja se perguntando se é possível realmente aprender alguma coisa em Inglês vendo filmes.

Afinal de contas, filmes costumam ser divertidos, certo? Então, como é possível aprender enquanto se diverte ao mesmo tempo com o filme? E, mais importante, por que você deveria aprender Inglês com filmes em vez de livros e apostilas?

Aqui estão três razões pelas quais eu acredito que funciona e recomendo aprender dessa maneira.

1.Você aprenderá o Inglês real… não o Inglês dos livros e apostilas.

O Inglês que você aprende com os livros ou em aulas de cursinho não é aquele que você ouvirá as pessoas falando. Por exemplo, em aulas para iniciantes, você deve ter aprendido a dizer coisas como “it’s a quarter to seven” ou “it’s raining cats and dogs”. Embora seja correto, nós quase nunca dizemos isso na vida real.

Por outro lado, o Inglês falado nos filmes é bastante natural. Muito parecido com o que você ouvirá se conversar com nativos falantes de Inglês também. Isso ajudará a melhorar suas habilidades de fala em Inglês.

2. Você aprende as palavras em Inglês pelo contexto.

Essa é uma das vantagens em assistir filmes que eu mais gosto. Digamos que você curta filmes policiais (eu adoro!!!). Após assistir a dez ou vinte filmes, você começará a aprender o vocabulário relacionado ao contexto, ou assuntos, de crimes.

Normalmente, quando nós aprendemos palavras do jeito tradicional (ex.: na escola), nós estudamos listas de vocabulário e glossários. O problema em aprender novas palavras com glossários é que você pode descobrir o que as palavras significam, mas não onde e como elas são usadas.

Por exemplo, digamos que você aprenda a palavra “detective”. No dicionário, você descobrirá o que ela significa “a person who investigates crimes”. Mas, a não ser que você a use, ela poderá ser facilmente esquecida. Além disso, você não terá uma ideia clara de onde a palavra é mais frequentemente usada e como ela é usada.

Por outro lado, se você aprender a palavra “detective” em um filme policial, você descobrirá que “detective” pode significar muitas coisas. Por exemplo, ela pode ser o título de uma pessoa (ex.: “Detective Beckett”). Ou talvez seja o substantivo referente ao trabalho (ex.: “he’s a detective”). Pode ser que você escute coisas que te ajudem a forma uma opinião sobre a palavra (ex.: “you lousy detectives”).

Dessa forma, você não aprenderá apenas o que cada palavra significa, você também saberá como ela é utilizada.

Matando dois coelhos com uma cajadada só.

Você jamais conseguiria isso com os livros e apostilas.

3. Você escutará como as coisas são ditas.

Em Inglês, as pessoas normalmente dizem que só 30% é expressado em palavras.

E os outros 70%?

Bem, os outros 70% têm a ver com como você diz. Sabe, coisas como expressões (tipo um sorriso, um franzir de testa) e o tom de voz (quando soa zangada ou nervosa).

Como você pode imaginar, o como é normalmente mais importante que o que se diz em Inglês.

Deixe-me dar um exemplo.

Eu tenho certeza que uma das primeiras frases que você quis aprender em Inglês foi “Eu te amo”. Mas você sabia que dependendo da forma como você diz, ela pode significar coisas bem diferentes?

“I love you” – você pode escutar isso entre duas pessoas brigando (principalmente amantes)! Uma pessoa pode estar tentando dizer a outra”I really love you…why don’t you believe me!?”.

“I love you” –  uma pessoa pode realmente querer dizer “I love you (and not anyone else…don’t worry!)

“I…LOVE…YOU” – pode ser uma pessoa dizendo “I love you” bem alto… enquanto tenta realmente se declarar para outra!

“I LOVE YOU!!” – a pessoa pode estar dizendo “I love you”… enquanto elas estão realmente zangadas!

Como você pode notar – se você tentar aprender isso lendo – pode ser bastante confuso. Embora as quatro frases sejam escritas de maneira diferente, elas utilizam exatamente as mesmas palavras.

Apesar disso, se você ouvir essas frases ditas em voz alta, elas farão sentido perfeitamente!

Saber o que alguém está falando é importante, mas saber como estão falando é ainda mais. Nós chamamos o “como” de nuances do inglês.

Observando atores em filmes, você poderá não só aprender palavras novas, mas também entender como elas são ditas. Os personagens podem estar tristes, felizes, surpresos, zangados. E você será capaz de entender isso imediatamente.

7 Dicas Para Aprender Inglês com Filmes e Vídeos

1. Escolha um filme interessante. Isso deve parecer óbvio, mas se você escolher um filme chato, você vai ficar enjoado. E se você ficar enjoado, vai ser difícil prestar atenção… por mais de uma hora e meia!

Eu lembro que quando era pequeno tinha que assistir horas e horas de filmes muito velhos como “Singing in the Rain” e “Mary Poppins” para aprender Inglês. Se você não conhece esses filmes – sinta-se a vontade para tentar – eles são muito antigos! Eu não odiava-os completamente, mas não me sentia nem um pouco animado para assisti-los.

Por isso, eu realmente recomendo que você escolha filmes dos quais goste. Para isso, você pode visitar um site chamado Rotten Tomatoes, que tem ótimas resenhas e críticas sobre dezenas de milhares de filmes.

2. Escolha um filme adequado ao seu nível atual de Inglês. Por exemplo, para estudantes iniciantes, eu normalmente recomendo que estudem com animações. A principal razão é que o Inglês costuma ser bastante amigável, leve e tranquilo para entender.

Por outro lado, se você tentar assistir algo como “Romeo and Juliet”, você ficará bastante confuso. O Inglês Shakesperiano (usado há muitos séculos atrás) é bem difícil de entender, mesmo para estudantes avançados de Inglês.

3. Use um dicionário. Talvez eu escreva um ponto 3.1 também – escolha um filme com legendas! Daí, quando você ouvir uma palavra que te interesse, consulte-a! Como você teve dificuldade de entendê-la… você vai lembrar dela por mais tempo também!

4. Repita frases curtas! De vez em quando, você pode escutar alguma frase legal em um filme. Por exemplo, algumas expressões ou gírias como “hell yeah”, “sure thing” ou “you betcha!” que são muito utilizadas em Inglês. Se você gostar de como elas soam, isso vai ajudá-lo a repeti-las! Após dizê-las em voz alta algumas vezes, você irá lembrar delas por mais tempo! É um exercício útil e prazeroso – um dos meus favoritos também.

5. Sem legendas. Eu sei que pode ser realmente difícil assistir um filme em língua estrangeira sem legendas. Então, lá vai minha dica: quando você assistir o filme pela primeira vez, use as legendas; mas se você puder assistir o filme de novo, tente não utilizá-las.

Assim, você já vai saber a história por conta da primeira vez que assistiu. E, na segunda, você pode tentar ouvir algumas palavras individualmente que podem ter chamado a sua atenção na primeira vez. Ou tentar descobrir o quanto você entende do filme sem as legendas.

6. VLC player. Eu realmente recomendo esse programa para assistir filmes no computador. É uma das minhas ferramentas favoritas. A maioria das pessoas utiliza apenas para assistir filmes, mas eu uso de uma maneira um pouquinho diferente. (E se você puder, baixe o VLC player, é grátis.)

Eu faço o seguinte – se você baixar um filme e assisti-lo, você saberá as partes que não entendeu, certo? O VLC Player permite que você assista uma parte novamente a meia velocidade ou um quarto da velocidade. Então, se houver partes que você não tenha entendido, você pode assisti-las novamente numa velocidade mais lenta! É muito útil para praticar suas habilidades de audição.

7. É normal perder algumas palavras… deixe passar. Por último, lembra-se do que dissemos no início? Assistir filmes deve ser divertido… então, se você perder uma palavra, uma frase ou mesmo várias partes do diálogo, está tudo bem! Apenas siga as legendas e aprenda dessa maneira. Não se imponha um sentimento de culpa… filmes devem ser divertidos!

Um Maneira Melhor de Aprender com Filmes e Vídeos

Eu admito – embora estudar Inglês possa ser divertido, há algumas desvantagens também. Alguns problemas que você pode encontrar, são:

1. Não haver legendas. Isso é muito raro atualmente. Mas se você assistir um filme sem legendas, pode ser difícil entender o que está passando.

2. Ter que ficar parando e voltando para entender. Pode levar muitas tentativas para entender alguma coisa dita na tela, porque às vezes o filme é fácil, mas em outras ele pode ser difícil de entender. (Por exemplo, personagens de “professores universitários”  podem usar muitas palavras que você nunca ouviu antes.)

3. Ter que ficar checando palavras. Você pode querer procurar cada palavra que não sabe no dicionário. Embora seja muito mais rápido procurar por palavras em nossos celulares hoje em dia, pode ser bastante chato ficar parando e checando palavras.

4. Não conseguir lembrar as palavras depois.  Pode ser difícil guardar tudo o que você aprendeu porque leva tempo e esforço fazer anotações e nós queremos ter uma experiência agradável assistindo ao filme, sem ter que ficar interrompendo a cada minuto para escrever uma palavra!

5. Não saber se você lembrará dessas palavras depois. Após uma semana, um ou dois meses, você pode se esquecer do que aprendeu! E por não ter tomado nota, você não poderá se testar.

Se isso tudo parecer muito trabalhoso, e você quiser assistir a novos vídeos divertidos, você deveria experimentar o FluentU. O FluentU tem uma coleção dos melhores vídeos para aprender Inglês da internet, incluindo trailers, clipes musicais e programas de TV.  Todos os vídeos têm legendas, definições e frases de exemplo.

O FluentU é perfeito para estudar com vídeos difíceis como trailers. O FluentU tem excelentes vídeos em Inglês sempre a mão. Ele também oferece um player de vídeo desenvolvido especialmente para aprender Inglês. Você pode usar partes do vídeo para revisar vocabulário. E o FluentU armazena o seu progresso e o utiliza para recomendar vídeos para você.

7 Filmes Excelentes Para Aprender Inglês

Esl learn english through movies film

1. Finding Nemo [Procurando Nemo]
Finding Nemo é um filme de animação sobre um peixe-palhaço chamado Marlin que perde seu filho Nemo. Na busca, ele encontra uma peixinha chamada Dory. Juntos, eles passam por incríveis aventuras para procurarem Nemo pelos oceanos! Não quero dar spoilers, mas esse filme é realmente excelente para todos os públicos – uma das melhores animações de todos os tempos!

 

Esl learn english with movies film

2. Terminator [Exterminador do Futuro]
A série Terminator  é sobre a história da guerra entre as máquinas com inteligência artificial e humanos que se passa no futuro. Quando os humanos começam a vencer a guerra, os robôs enviam máquinas de matar para o passado. O objetivo delas é encontrar e matar o líder da resistência humana, John Connor, e sua família. Um filme de ficção científica emocionante que é realmente único em seu gênero.

 

Esl learn english through film movies

3. Titanic
Titanic é um dos filmes mais premiados da história do cinema. Baseado numa história real, ele conta o romance entre Rose DeWitt Bukater (a filha de uma família rica) e Jack Dawson (um artista pobre que entra no navio como clandestino). O filme também tem cenas emocionantes dos acontecimentos a bordo do RMS Titanic ocorridos antes dele afundar (um dos maiores navios de passageiros da época). Titanic tem na trilha sonora a famosa  “My Heart Will Go On” de Céline Dion, que você já deve ter ouvido. Um clássico atemporal e uma obra-prima tecnicamente complexa!

 

Esl learn english with film movies

4. Harry Potter
Se você gosta de magia, Harry Potter vai levá-lo pelos mistérios de  Hogwarts e do mundo da bruxaria. Uma série de sete livros (e oito filmes) sobre a batalha entre os bruxos bons e malvados. A história gira em torno dos personagens principais Harry Potter e Lord Voldemort. Depois de assisti-lo, a magia nunca mais será a mesma.

 

Esl learn english through film movies

5. Star Wars
Star Wars é outra série de filmes épica, mas um pouco estranha – a série não foi filmada em ordem. Se você quiser assisti-lo do começo ao fim, é melhor seguir nessa ordem: 4, 5, 1, 2, 3, 6. Acontecendo no universo Star Wars, essa história retrata a longa batalha entre duas forças opostas desse universo – “the Jedi Order” e “the Sith Lords”.

Na série Star Wars, acredita-se que existe a “Force” [Força] que mantém o universo em ordem. Enquanto a ordem dos Jedis acredita na compaixão e bondade ao usar a “Force”, os Sith Lords usam a Força através do ódio, raiva, inveja e outros sentimentos negativos.

Nessa batalha milenar entre os dois lados, os guerreiros Jedis e os Sith Lords lutam numa sequência emocionante de seis filmes. Não há outro filme parecido com  Star Wars… você com certeza deve assistir!

 

Esl learn english with film movies

6. Lord of the Rings [O Senhor dos Anéis]
Lord of the Rings é outra grande série de filmes que trata sobre magia. Situadas na Terra Média (Middle Earth), há três raças principais – anões, humanos, elfos, assim como outras raças, por exemplo os Hobbits, orcs e lobos.

O filme mostra a história da rebelião liderada por Sauron, o mais vil dos seres em todas as terras daquele tempo. Para lutar contra ele, um pequeno grupo de guerreiros assumem a difícil missão de destruir o anel que contém a força do próprio Sauron, o que resultaria na destruição do vilão.

 

Esl learn english with movies film

7. Pirates of the Caribbean [Piratas do Caribe]
Pirates of the Caribbean é uma série de filmes sobre piratas. Os filmes mostram as aventuras de Jack Sparrow, capitão do Black Pearl (“pérola negra” é o nome do barco de Jack), e tudo começa no primeiro filme com a busca de Jack por reconquistar seu barco, que fora roubado dele. Nos filmes seguintes, Jack vai em busca do Dead Man’s Chest, que guarda o coração do Captain Davy Jones, alguém para quem o protagonista deve um favor. Finalmente, Jack é forçado a buscar a Fountain of Youth, uma fonte mágica que promete a juventude eterna àqueles que dela bebem a juventude eterna.

Não existe um filme de piratas mais divertido do que esse.

Eis aí, nossa lista dos sete melhores filmes para aprender Inglês!

Esses são alguns dos filmes mais premiados da história do cinema, eu espero que você goste de assisti-los.

Mais Uma Coisa

Se você gosta de estudar Inglês com vídeos, experimente o aplicativo FluentU. Assim como o site, o aplicativo FluentU permite que você aprenda com desenhos, jornais, clipes, filmes, vídeos divertidos do youtube e muito, muito mais:

English Videos with FluentU

Use o FluentU para ouvir falantes nativos. Você escutará como eles usam a língua de diferentes formas. Vai entender melhor como o Inglês é falado no mundo real, fora das salas de aula e dos livros e apostilas. Então, por que aprender inglês com livros quando você pode ter o Hugh Jackman como professor?

Learn Real English with FluentU

É difícil entender os falantes nativos, certo? Nós facilitamos o entendimento com legendas. Mas isso não é tudo! Enquanto você assiste os vídeos em Inglês, você pode ver as definições de cada palavra que escutar.

Learn Real English with FluentU

A melhor parte? O FluentU te lembra o vocabulário que você está aprendendo. Ele recomenda exemplos e vídeos baseado nas palavras já aprendidas. Você realmente terá uma experiência personalizada.

Comece a usar o FluentU no site através do seu computador ou tablet, ou melhor ainda, baixe o aplicativo FluentU na iTunes store.

Como você pode perceber, nós estamos empolgadíssimos com a ideia de aprender Inglês com vídeos, filmes e outros recursos audiovisuais. Assim, eu espero ter te convencido que aprender Inglês com filmes pode funcionar. Mais que isso, eu espero ter te convencido que pode ser útil para te ajudar a aprender Inglês, embora seja fora do comum.

E com sorte, que você tenha ficado mais motivado para assistir filmes em Inglês.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.