listen-to-english

Varie Sua Prática de Inglês Ouvindo Dialetos

Você está aprendendo inglês. Que bom!

Que tipo de inglês você está aprendendo?

Se você não sabe a resposta para isso, pode ser uma boa ideia estudar um pouco de dialetos de inglês.

Dialetos são as formas como uma língua é falada em áreas específicas ou entre pessoas distintas.

Pense no português. Você consegue identificar de onde uma pessoa é pela forma como ela fala?

Ela pode ter uma forma diferente de pronunciar algumas palavras ou sons. Ou ela pode usar frases que as outras pessoas não usam.

No inglês é o mesmo.

Existem vários países cuja língua materna é o inglês: Inglaterra, Estados Unidos, Austrália… até mesmo a Irlanda e mais alguns possuem falantes nativos de inglês.

Em cada um desses países, existem ainda mais dialetos.

Alguém nativo de Nova Iorque soa muito diferente de alguém do Texas!

Porque É Importante Aprender o Dialeto Certo de Inglês

Quando se está aprendendo inglês, é preciso decidir como aprender. Será que você deveria assistir uma série de TV americana como “Friends” ou usar os materiais de aprendizagem do British Council? Sua decisão pode fazer uma grande diferença, mesmo que você não tenha consciência disso no início.

Diferentes dialetos podem ter diferentes…

  • Ortografias
  • Frases comuns
  • Maneiras de falar (pronúncias e sotaques)

Por vezes, eles têm palavras completamente diferentes para as mesmas coisas!

Agora que você percebe a importância dessa decisão, você deve ter outra pergunta: Como escolher um dialeto?

Escolhendo um Dialeto de Inglês

Tudo depende do motivo pelo qual você está aprendendo inglês.

Você está planejando se mudar ou estudar em um país de língua inglesa? Deseja arranjar um trabalho com falantes nativos de inglês? Ou só quer poder se comunicar online em inglês?

Pense na sua razão para aprender a língua e será bem mais fácil escolher um dialeto.

Caso só queira usar o Facebook ou o Twitter em inglês, você pode aprender o dialeto que quiser. Na Internet, isso não tem tanta importância. (Até mesmo alguns falantes nativos de inglês usam uma gramática e ortografia terríveis online!).

Mas se você estiver procurando emprego na Inglaterra, o melhor a fazer é aprender sobre a ortografia e a pronúncia britânica. Se você souber para que parte da Inglaterra quer ir, melhor ainda! Existem vários sotaques diferentes e maneiras de falar somente nessa pequena ilha.

Por Que Ouvir Dialetos de Inglês?

Para sua sorte, existem vários recursos diferentes que podem ser usados para ouvir como as pessoas falam mundo afora. Ouvir as diferentes formas de falar pode ser muito interessante, além de bastante útil.

Aqui está o motivo:

  • Pode ser difícil entender um dialeto se você já não estiver familiarizado com ele.
  • Você pode se sentir mais confiante sobre como você fala inglês ao ouvir as diferentes formas que o idioma é falado pelo mundo.

Você está pronto para começar a sua jornada pelos diferentes dialetos e sotaques da língua inglesa! Leia as sugestões abaixo para conhecer ótimos sites, séries de TV e podcasts que lhe ajudarão a aprender acerca dos dialetos.

Se você quiser ler ao mesmo tempo em que ouve os dialetos, o FluentU oferece uma excelente seleção de filmes e clipes de TV com transcrições. FluentU pega vídeos do mundo real — como vídeos musicais, trailers de filmes, notícias e conversas inspiradoras — e os transforma em aulas personalizadas de aprendizagem de idioma.

 

Sites Para Ouvir Dialetos de Inglês Online

International Dialects of English Archive

listen to english

International Dialects of English Archive (ou IDEA) é um site com uma enorme quantidade de gravações do mundo inteiro. IDEA gravou pessoas lendo um conto que foi escrito especialmente para ouvir as diferentes formas que as pessoas pronunciam sons na língua inglesa.

No IDEA, é possível ouvir dialetos por país, residência (onde alguém vive), sexo ou idade. Você pode ouvir falantes nativos de inglês de todos os tipos. Pode-se até ouvir como alguém soa quando nasce em uma região mas se muda para um lugar diferente mais tarde. Navegue pelo site e aprenda acerca de todas as maravilhosas formas que as pessoas falam inglês!

Dialect Blog

listen to english

The Dialect Blog analisa como as pessoas falam em áreas dos Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Você pode encontrar uma região específica em que está interessado e descobrir que tipo de dialeto ela tem.

As explicações podem ser difíceis de entender para quem não é um linguista (alguém que estuda idiomas), mas esse é um ótimo lugar para descobrir o que torna cada dialeto tão diferente.

Por exemplo, você pode aprender que as pessoas da Nova Inglaterra (os estados do nordeste dos Estados Unidos) não costumam pronunciar o som do “r” no final das palavras. Então a palavra “car” soa mais como “cah”.

O blog também tem links para exemplos de sotaques em uso, assim você pode ouvir as diferenças entre todos os dialetos.

British Library

listen to english

British Library tem uma incrível coleção de gravações de diferentes partes do país. Cada gravação tem pessoas falando da maneira como falam normalmente, assim você pode ouvir as frases usadas nas conversas cotidianas.

Cada gravação também tem alguma explicação sobre o que torna aquele determinado dialeto único. Por isso, caso não tenha certeza sobre o que procurar quando estiver escutando, ler a explicação pode ajudar a ouvir as diferenças na fala.

Speech and Accent Archive

listen to english

Caso esteja mais interessado em dialetos americanos ou australianos, você pode encontrá-los no Speech and Accent Archive. Aqui, é possível ouvir os sotaques de pessoas de todo o mundo enquanto falam uma frase.

Para ouvir pessoas de uma área específica, você pode navegar por região. Para explorar ainda mais, você também pode navegar por idioma.

LibriVox

listen to english

Até agora, você ouviu como os falantes nativos pronunciam seu inglês. Mas e quanto as pessoas que aprenderam inglês como segunda língua? A maneira como você fala inglês tem tanto a ver com o seu lugar de origem quanto com o lugar onde você vive atualmente.

A “Celebration of Dialects and Accents” no LibriVox é uma coleção de 35 vozes lendo uma passagem. Ela permite que você ouça pessoas falando inglês com diferentes sotaques. Você pode ouvir falantes nativos de inglês de vários países, mas também pode ouvir sotaques de pessoas que são estudantes de inglês.

Sound Comparison

O inglês é uma língua germânica — faz parte de um grupo de idiomas. Outras línguas germânicas incluem alemão, holandês e iídiche. Sound Comparison é um site divertido que mostra o quão diferente (ou semelhante) o inglês é para outras línguas germânicas.

É interessante ouvir como uma palavra pode soar tão diferente em línguas que são tão intimamente relacionadas. Escolha uma palavra. Em seguida, passe o mouse por cima de uma bolha no mapa do Sound Comparison para ouvi-la ser falada por alguém daquela região. Elas podem soar diferentes, mas você também consegue ouvir as semelhanças?

Dialetos de Inglês em Séries de TV e Filmes

Os sites acima podem lhe ajudar a ouvir diferentes dialetos, mas eles estão limitados a amostras curtas. Caso realmente queira ouvir um dialeto usado de forma natural, experimente assistir séries de TV e filmes da região em que estiver interessado.

“Friends” (que mencionamos acima) é bom para o sotaque de Nova Iorque. Nancy Donovan na série “30 Rock” tem um sotaque de Boston. As cidades de Nova Iorque e Boston são, na verdade, muito próximas uma da outra, mas possuem pronúncias muito diferentes!

Você pode encontrar uma lista de séries e filmes com diferentes sotaques americanos no site TV Tropes.

“Downton Abbey” é excelente para ouvir sotaques britânicos propriamente ditos. Você pode perceber que as diferenças surgem não só da localização, mas também do estatuto social (quanto dinheiro e que tipo de emprego você tem).

Uma série que se passa nos tempos atuais, como “The IT Crowd,” é ainda melhor. Essa série tem uma fala mais realista e moderna, além de ter diferentes dialetos. (Uma das personagens é irlandesa, por exemplo).

Muitas séries misturam dialetos e sotaques. O ótimo drama “Lie To Me” tem uma personagem principal que é britânica, por exemplo.

Outra excelente série, “Leverage”, tem personagens do mundo todo. Nela, você pode ouvir sotaques que variam do sul dos Estados Unidos até o britânico.

Tenha em mente que alguns atores usam sotaques falsos. Um exemplo é Gillian Anderson (famosa pela série X-Files). Ela é americana, mas usa um forte sotaque britânico na série da Netflix “The Fall”. Pode ser divertido tentar copiar os sotaques falsos. Mas se quiser um dialeto autêntico (real), você pode verificar a naturalidade de um ator no IMDb.

Podcasts e Audiolivros

Se você ouve podcasts ou audiolivros para aprender inglês, pode ser possível encontrar um leitor que use o dialeto no qual está interessado.

Para escutar um sotaque britânico suave, você pode ouvir livros lidos por Stephen Fry. Para um excelente narrador americano, tente Ron McLarty. Você pode ouvi-lo ler  “Inherent Vice” por Thomas Pynchon.

Alguns audiolivros têm até mais de um leitor. Um bom exemplo é “The Golden Compass” de Philip Pullman. Esse audiolivro é lido pelo autor, mas também tem uma pessoa separada lendo o que cada personagem diz.

Podcasts são outra ótima maneira de ouvir diferentes dialetos. Neles, a fala tende a ser mais natural e coloquial. Para ouvir dialetos australianos, você pode dar uma olhada no site Oz Podcasts. Para uma lista de podcasts britânicos, confira o British Podcast Awards.

Podcasts podem falar sobre qualquer coisa, então é fácil encontrar um que seja do seu interesse. Talvez você goste de ouvir sobre curiosidades, como no 99% Invisible. Ou você pode até ouvir um podcast sobre cavalos. Existem várias listas de excelentes podcasts que você pode adorar. Há um que você pode conferir no site Complex e outro no Entertainment Weekly.

Agora você sabe muito mais sobre como o inglês é falado mundo afora.

Qual dialeto você está mais interessado em ouvir?

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.