tipos-diferentes-de-ingles

Volta ao Mundo! Sua Porta de Entrada para 7 Diferentes Tipos de Inglês

Falantes nativos de inglês não são robôs.

Que pena, não?

Não seria ótimo se todos soassem exatamente como a Siri ao falar?

Infelizmente para alunos de inglês, todos os falantes nativos têm suas próprias maneiras de falar. Existem milhares de sotaques, gírias e hábitos de pronúncia em inglês que você pode ouvir – o que pode dificultar a compreensão de todos eles.

Mas nem tudo é ruim.

Aprender diferentes tipos de inglês pode ser realmente empolgante! Isso não só será um treino divertido ao seu ouvido, mas também descobrirá novas culturas ao explorar tipos de inglês em todo o mundo.

Nesta postagem, mostraremos sete tipos de inglês com os quais você deve se familiarizar.

Começaremos com dois tipos super comuns que você provavelmente já reconhece. Então, vamos explorar alguns outros que talvez você nunca ouviu antes.

Como entender 7 tipos diferentes de inglês falados em todo o mundo

Inglês norte-americano vs. inglês britânico

Inglês norte-americano é o que as pessoas nos EUA e Canadá falam. O inglês britânico padrão é falado no Reino Unido. Esses são os dois tipos mais comuns de inglês usados na sala de aula de ESL.

Naturalmente, os dois tipos de inglês têm suas próprias subdivisões (por exemplo, o inglês falado nos estados do sul dos EUA). Mas há algumas qualidades subjacentes em cada que os alunos de inglês devem reconhecer.

As maiores diferenças entre inglês norte-americano e inglês britânico envolvem pronúncia e ortografia.

Diferenças de ortografia:

Quando se trata de ortografia, os EUA principalmente soletram palavras de forma diferente. Embora o Canadá utilize o inglês norte-americano, geralmente segue a ortografia do inglês britânico.

  • A maioria das palavras que terminam em -or em inglês americano terminam em -our final em inglês britânico.

color (Americano) — colour (Britânico)

honor (Americano) — honour (Britânico)

  • A maioria das palavras que terminam em -ize no inglês americano terminam em ise no inglês britânico

organize (Americano) — organise (Britânico)

recognize (Americano) — recognise (Britânico)

  • Há também algumas palavras que soam igualmente em inglês americano e britânico, mas possuem grafias diferentes.

Nos EUA, seu dinheiro vai para uma conta checking account. No Reino Unido, ele vai para uma chequing account.

As ruas nos EUA têm curb, mas no Reino Unido elas têm kerb.

Um carro nos EUA tem quatro tires, mas no Reino Unido tem quatro tyres.

Diferenças de pronúncia:

Quando as pessoas falam sobre inglês britânico, estão realmente falando sobre Received Pronunciation (RP).

RP é o sotaque inglês mais comum que você encontrará quando aprender inglês britânico. É o tipo de inglês geralmente falado na BBC News, por exemplo. Compreender RP pode ajudá-lo a distinguir entre os sotaques britânico e americano.

Aqui estão algumas das principais diferenças entre RP e pronúncia norte-americana:

  • Em RP, a letra “r” é pronunciada muito suavemente quando no final de uma palavra.

Por exemplo, no sotaque britânico, você mal pronuncia a letra “r” na palavra pork. Pode até ser considerado um “r silencioso” neste contexto.

  • Em RP, a letra “t” é claramente pronunciada quando aparece no meio de certas palavras. Em inglês americano, é pronunciada mais como “d”.

Por exemplo, um britânico pronunciaria claramente a palavra water, enquanto um americano diria algo mais próximo de “wah-der”.

  • RP coloca o stress da palavra em lugares diferentes da pronúncia americana. Nos exemplos abaixo, nós colocamos a sílaba acentuada em negrito.

garage (Americano) — garage (Britânico)

address (Americano) — address (Britânico)

Recursos para aprender inglês americano e britânico:

  • FluentU é um ótimo lugar para começar a aprender inglês americano ou britânico, entre muitos outros tipos de inglês. No FluentU, você recebe vídeos de inglês do mundo real, como trailers de filmes, videoclipes, palestras inspiradoras e muito mais, transformados em uma experiência de aprendizado de idiomas.

Cada vídeo vem com legendas interativas. Basta clicar em qualquer palavra desconhecida para uma definição instantânea e pronúncia nativa. FluentU também mostrará outros vídeos com essa palavra, para que você possa ouvir como os falantes de outras regiões a usam. Além disso, o Learn Mode do FluentU fornece flashcards e exercícios para cada vídeo, para garantir que você se lembre do que aprendeu.

É uma maneira super divertida de absorver inglês autêntico da maneira como os falantes nativos realmente o usam. Confira a avaliação gratuita para começar a aprender inglês com vídeos dos EUA e do Reino Unido, além da Austrália, Cingapura e muito mais.

  • The U.S. Department of State: Alunos que desejam mais exposição ao inglês americano podem visitar este site para obter recursos de ESL e informações sobre programas de estudo no exterior.

Outros tipos de inglês que você encontrará ao aprender e viajar

Como o inglês norte-americano e o britânico padrão são os tipos mais comuns de inglês usados em programas de TV, filmes e ESL, a maioria dos alunos tende a se sentir confortável com esses tipos de inglês.

É por isso que vamos analisar outros tipos de inglês que podem levar algum tempo para se acostumar.

Inglês escocês

Ouça a estrela de “300” Gerard Butler falando em seu sotaque escocês neutro e compare isso com esse forte sotaque escocês de Glasgow. Como pode ver, há uma grande diferença entre os dois!

A boa notícia é que é muito mais provável que você encontre escoceses que falam como Gerard Butler do que o segundo exemplo.

Muitos escoceses gostam de adicionar palavras escocesas à mistura, únicas apenas para a Escócia. É por isso que até alguns falantes nativos podem ter problemas com um forte sotaque escocês.

Vejamos algumas palavras que você provavelmente encontrará na Escócia e em nenhum outro lugar :

  • Braw (Ótimo/fantástico)
  • Tidy (Uma descrição positiva semelhante a bonito/deslumbrante/adorável)
  • Baloon (Alguém chato ou idiota)
  • Bucket (lata de lixo)

Recursos para aprender inglês escocês:

  • Scots Tongue: Um guia completo para pronúncia, gíria, expressões e mais na Escócia.

Inglês irlandês

Como o próprio nome indica, o inglês irlandês é falado pelas pessoas da República da Irlanda e da região britânica da Irlanda do Norte.

Uma das características mais reconhecíveis do inglês irlandês é que o som “th” (como em thousand) é pronunciado com um “t” ou “d”. Se você gostaria de ouvir vários sotaques que encontraria na Irlanda, confira este vídeo do YouTube (aviso: a linguagem pode ser inadequada para crianças).

Vejamos algumas palavras que você provavelmente encontrará na Irlanda e em nenhum outro lugar :

  • Shebeen (Bar/pub)
  • Craic (Literalmente significa crack, mas quando as pessoas perguntam, “what’s the craic?” , estão perguntando  “how are you?”)
  • Gob (boca – pode ser usado como um insulto leve, como “shut your gob”)
  • Eejit (idiota, mas na pronúncia irlandesa)

Recursos para aprender inglês irlandês:

  • “Irish Language and Culture” – Lonely Planet: Você pode ter ouvido falar do Lonely Planet, uma das maiores e mais confiáveis fontes de informações para viajantes. Eles fazem guias para quase qualquer lugar que você queira visitar, escritos por especialistas com conhecimento em primeira mão dos locais.

Este livro lhe ensinará o vocabulário e as expressões que você ouvirá na Irlanda. Existem capítulos sobre esportes, comida e até mesmo mal-entendidos.

Quando terminar, pegue um guia Lonely Planet para qualquer outro destino que lhe interesse!

Inglês australiano

O inglês australiano está se tornando uma das versões mais populares do inglês, já que pessoas de países próximos, como a China e a Coreia do Sul, se mudam para a Austrália para estudar inglês.

Uma das maneiras mais rápidas de soar australiano é usar sons longos de vogais . Aqui está um guia para sons de vogais básicos que você ouvirá na Austrália.

As gírias na Austrália são especialmente únicas. Os australianos gostam de abreviar tudo!

Vejamos algumas palavras que você provavelmente encontrará na Austrália e em nenhum outro lugar:

  • Bogan (alguém sem sofisticação)
  • Mozzie (um mosquito)
  • Whinge (lamentar)
  • Servo (posto de gasolina)

Recursos para aprender inglês australiano:

  • ABC Radio Australia: Alunos interessados em aprender inglês australiano podem visitar este site para histórias, vídeos e atividades destinadas a aumentar a proficiência em inglês.

Inglês da Nova Zelândia

Também conhecido como o sotaque Kiwi, o inglês da Nova Zelândia é uma das versões mais neutras do inglês por aí. Embora distintamente diferente do inglês britânico, muitos estudantes de ESL que estão acostumados à RP não têm nenhum problema com o sotaque Kiwi.

Assim como sua vizinha, a Austrália, O Kiwi English está repleto de frases que você provavelmente não encontrará em muitos países de língua inglesa fora da Oceania.

Vejamos algumas palavras que você provavelmente encontrará na Nova Zelândia e em nenhum outro lugar :

  • Jandals (chinelos)
  • Chilly bin (Um cooler usado para manter suas bebidas frias)
  • Sweet as (uma expressão que significa ‘nenhum problema/tudo bem’)
  • Hardout (Usado para amplificar um adjetivo – It’s hardout hot today!” significa It’s very hot today!)

Recursos para aprender inglês da Nova Zelândia:

Singlish

O inglês é uma das quatro línguas oficiais em Cingapura e é comumente usado em negócios locais e internacionais no país. O que faz com que o inglês de Cingapura, também conhecido como Singlish, seja diferente de outras versões do inglês, é a influência de outros idiomas no país.

Para pessoas de fora, Singlish pode ser difícil de entender. Muitas das palavras e expressões usadas em Singlish na verdade vêm de outras línguas, como mandarim, malaio e tâmil. E por esse motivo, muitos cingapurianos de língua inglesa falam inglês padrão e singlish.

Vamos ver algumas palavras que você só encontrará em Singlish:

  • Lepak (Andar sem rumo)
  • Heck it (Usado quando você não se importa com algo)
  • Sia la (Uma exclamação semelhante a “wow” ou “oh my God!”)

Recursos para aprender Singlish:

Como você pode ver, há muitos tipos diferentes de inglês falado em todo o mundo – cada um com suas próprias características que o tornam único.

Se acostumar com um tipo diferente de inglês pode ser difícil no começo, mas com um pouco de prática, você poderá visitar os EUA, Irlanda, Austrália e muito mais para conversar com os moradores locais como um nativo!

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.