sombreamento-em-ingles

4 Curtas-Metragens para uma Prática de Sombreamento Rápida e Divertida em Inglês

“Repeat after me…” 

Quantas vezes você já ouviu isso na aula ou com o seu tutor?

Você está começando a se sentir bobo repetindo as mesmas palavras e frases antigas em inglês?

Repetir o inglês falado – também conhecido como shadowing/sombreamento – é um método eficaz de melhorar sua pronúncia, entonação e habilidades gerais na língua inglesa.

Mas talvez você esteja procurando por algo um pouco mais emocionante para sombrear.

Bem, a busca acabou! Neste post, vamos mostrar quatro curtas-metragens atraentes em inglês para treinos espetaculares de sombreamento.

Mas primeiro – qual é o objetivo do shadowing, afinal?

O que é shadowing e como isso pode te ajudar?

Shadowing, ou ‘sombreamento’, envolve repetir um trecho de um áudio em inglês palavra por palavra enquanto ouve. Você pode já ter feito isso em sala de aula ao  repetir uma nova frase junto com seu professor. Você também pode sombrear quando canta junto com suas músicas favoritas em inglês.

O sombreamento é um ótimo método para alunos de inglês iniciantes . Isso porque te faz pegar o hábito de falar inglês em voz alta desde o começo.

Embora você possa não entender tudo o que está dizendo, estará imitando a pronúncia correta em inglês, o que o ajudará a ter sucesso no inglês falado. Você também ficará mais confortável e confiante para falar inglês em geral.

Como sombrear corretamente

Antes de começar a praticar shadowing, certifique-se de estar em um local silencioso e sem distrações. Você precisa de total concentração no que está escutando para ter sucesso.

Você pode ouvir o clipe algumas vezes antes de começar a sombrear. Quando estiver pronto, aperte “play” novamente e repita o que ouvi, enquanto ouve. A ideia é falar junto com o áudio, para que você aprenda o ritmo e entonação naturais do inglês.

Alguns especialistas em sombreamento recomendam adicionar suas próprias expressões quando estiver confortável. A variação de uma ou duas palavras permite que você teste o que aprendeu e pratique participando de um diálogo em inglês.

Para evitar ficar sobrecarregado, é melhor sombrear apenas clipes de áudio curtos. Comece com apenas algumas linhas de diálogo de cada vez. Isso permitirá que você ouça com mais cuidado e faça o sombreamento com mais precisão. Quanto mais você pratica, mais tempo você será capaz de sombrear.

Não está pronto para sombrear simultaneamente? Você pode se preparar com programas de aprendizado de áudio como o Pimsleur. Usando áudios autênticos em inglês, o Pimsleur te pede para repetir as palavras e frases certas no momento certo. Dessa forma, você as absorve naturalmente. Você se sentirá confortável com a repetição do inglês rapidamente e poderá transferir suas habilidades para o sombreamento .

Por que curtas são ótimos para a prática do sombreamento

Curtas-metragens permitem que você ouça inglês do mundo real que não seja muito longo e pesado para você. Muitos curtas-metragens não tem mais que 20 minutos e alguns são mais curtos que 10. Você pode assistí-los em seu horário de almoço no trabalho e praticar o diálogo durante todo o dia. Ajuda ter uma transcrição escrita, se houver uma disponível.

Como os curtas são breves, o diálogo é tipicamente limitado e simples de seguir. E como os filmes dependem de comunicação visual, será fácil determinar o que está acontecendo, para que você possa estabelecer a conexão entre o inglês falado e a situação.

Se você tiver transcrições em seu idioma nativo e em inglês , poderá se aprofundar sabendo exatamente o que está sendo dito. Mais tarde, você pode use esses roteiros em seu estudo de vocabulário ou gramática. Se não houver transcrições disponíveis, use legendas. Você pode até achar útil copiar as legendas e analisá-las dessa maneira.

Como legendas podem ser muito úteis para a prática de sombreamento, considere adicionar o FluentU à sua prática. O FluentU é um player de vídeo único, pois foi projetado especificamente para alunos de inglês. Você terá vídeos curtos, incluindo clipes de filmes, comerciais, palestras inspiradoras e muito mais, que serão reforçados com legendas interativas.

Você pode clicar em qualquer palavra que não reconheça para uma definição instantânea e pronúncia nativa. Isso significa que você pode sombrear com 100% de precisão! Você também vai pegar novas palavras naturalmente no contexto de diálogos autênticos em inglês.

O melhor de tudo, o FluentU cria flashcards e exercícios a partir dos vídeos. Então, após praticar sombreamento, você pode usar essas ferramentas para ter certeza de lembrar todo o vocabulário do vídeo.

Você pode levar sua prática de sombreamento para qualquer lugar com o aplicativo móvel FluentU. (Mas talvez seja melhor sussurrar se estiver praticando no trem ou na sala de descanso do seu escritório!)

4 curtas-metragens divertidos para praticar sombreamento em inglês

Como há diversos curtas-metragens disponíveis, pode ser difícil encontrar um lugar para começar. Aqui está uma lista de alguns filmes para você começar. Eles variam de assunto para que você possa encontrar um que lhe interessa.

Claro, suas opções não estão limitadas a esta lista. Use-a como ponto de partida para encontrar muito mais para praticar suas habilidades de falar inglês. Se já estiver usando filmes em inglês no seu aprendizado de idiomas, a técnica de sombreamento é uma maneira de você praticar ainda mais.

“If Women Ruled the World”

Este é curta-metragem é sobre uma jovem profissional que se encontra em um mundo governado por mulheres.

O que ouvir:

  • Sotaque americano
  • Vocabulário de escritório.
  • Diálogo estilo debate

Esta comédia ocorre em um ambiente de escritório, então você terá a chance de praticar o vocabulário para o local de trabalho e inglês de negócios. Como a mensagem do filme é a igualdade de gênero, grande parte do diálogo e do vocabulário será centrada nesse tópico.

Note que há também alguns palavrões ingleses comuns ao longo deste filme.

“The Gift”

Este curta de animação é sobre uma jovem garota que quer presentear seus pais. É bem fofo e um ótimo começo se você é novato em sombreamento.

O que ouvir:

  • Perguntas
  • Verbos simples

Este filme contém pouquíssimos diálogos, pois está centrado principalmente em ação, mas o pouc diálogo que você ouve é simples de sombrear. Você praticará verbos como “to be” (I am/I was) e I need.

“The Expert”

Este é um filme sobre uma reunião de escritório.

O que ouvir:

  • Sotaque britânico
  • Vocabulário de escritório.
  • Apresentações em Inglês

Você vai achar esse um pouco desafiador, mas deve se esforçar se quiser aprender, certo?

Os personagens não só usam inglês britânico, como também falam rapidamente. Ainda assim, você terá a oportunidade de usar suas novas habilidades de sombreamento enquanto ouve inglês falado de forma cômica.

Você sempre pode diminuir a velocidade do áudio no YouTube (clique no ícone da engrenagem, depois em “Velocidade”), apenas lembre que isso pode distorcer um pouco a entonação. Pratique o sombreamento em uma velocidade lenta e gradualmente aumente até a velocidade normal.

“Post-It”

Este curta é encantador. Ele foca em uma mulher curiosa sobre um homem que ela conhece e uma caixa grande que ele está carregando. É um ótimo exemplo de uma conversa casual e informal em inglês.

O que ouvir:

  • Apresentações em Inglês
  • Descrições de pessoas

Este filme contém legendas geradas automaticamente pelo YouTube. Você pode escolher um dos personagens para sombrear ou, se estiver confiante, tente sombrear os dois.

Novamente, você não deve se limitar aos filmes desta lista. Pesquise mais ainda. Que tópicos te interessam? Há filmes demais para se contar. Inicie sua prática do sombreamento em inglês usando curtas-metragens e você verá suas habilidades de conversação evoluírem!

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close