pronuncia-em-ingles

10 Estratégias Simples para Pronúncia Perfeita em Inglês

Ao aprender inglês, o que você vê nem sempre é o que ouve.

Estes últimos anos foram ótimos. O mundo está se tornando cada vez mais conectado, então mais e mais pessoas estão aprendendo novos idiomas.

O inglês é uma das línguas mais populares e em demanda do mundo, e sua proximidade à outros idiomas, como francês e alemão, facilita bastante o aprendizado.

Só tem uma coisa: O inglês não é tão fácil como se poderia pensar, e a razão por trás disto é suaa infinidade de regras estranhas de pronúncia .

Ao contrário do espanhol, por exemplo, no qual as palavras são lidas e pronunciadas exatamente como são escritas, muitas palavras em inglês são ditas de maneira diferente de suas formas escritas. Algumas palavras soam completamente diferentes umas das outras, embora sejam escritas de maneira semelhante. Por exemplo, as palavras tough” (“tuff”) e “though” (“thoh”) diferem em apenas uma letra, mas soam completamente diferentes.

Como todas as outras línguas o inglês está cheio de exceções e esquisitices, até mesmo na pronúncia, e pegar o jeito dessas partes complicadas parece um pesadelo — mas é um aspecto necessário e interessante do aprendizado.

Por que você deve praticar a pronúncia em inglês?

As razões para praticar a pronúncia são numerosas e significativas:

  • Melhorar sua pronúncia ajuda na leitura, escrita e comunicação
  • Uma melhor compreensão da pronúncia leva a menos confusão, especialmente durante conversas
  • Mais importante, é um sinal de progresso e faz você se sentir mais confortável e confiante ao se comunicar em inglês.

10 estratégias simples e úteis para dominar a pronúncia em inglês

Dominar a pronúncia do inglês pode ser o objetivo, mas isso não significa que haja apenas uma maneira de alcançá-lo. Como tudo o mais na vida, todo mundo tem seu próprio caminho para alcançar seus objetivos. Não importa quais sejam suas necessidades e desejos, essas estratégias te ajudarão a alcançá-los.

1. Saiba como você quer soar

O inglês usa muitos sons diferentes. A pronúncia do inglês pode variar dramaticamente de uma região para outra. Por exemplo, o Reino Unido pode ser relativamente pequeno em tamanho, mas é rico em diferentes sotaques que carregam suas próprias personalidades, como visto neste vídeo.

Dependendo de onde você vai e quanto tempo você ficará, o primeiro passo a dar é entender como os habitantes locais soam. Treine soar como eles. Isso te ajudará a se encaixar e entender completamente o que estão dizendo.

Se você não conhece ninguém que fale no sotaque que deseja aprender, continue assistindo a vídeos como o acima. Você também pode visitar sites como este guia para pronúncias americanas.

2. Concentre-se nas palavras que estão lhe dando problemas e domine-as

Você encontrou um monte de letras confusas? Você está esquecendo quando dizer algumas palavras de forma diferente?

Sempre que você bater em uma parede e não souber como pronunciar uma palavra estranha, apenas pare, faça uma pausa e preste muita atenção às características dessa palavra. Os recursos incluem ortografia, sílabas e significado.

Você deve pegar essa palavra longa e complicada e dividi-la em pedaços. Então, lentamente, monte-a de volta.

Por exemplo: uma das palavras com mais erros de pronúncia em inglês é February. As pessoas continuam pronunciando como Feb-yu-airy. Se você olhar de perto, notará o r no meio da palavra, e dividí-la revela que na verdade é pronunciada Feb-ru-airy.

Você também deve olhar para o número 1 dessas palavras. Os americanos nunca pronunciam o r em February. Pronúncias regionais podem não ser necessariamente adequadas.

Mesmo assim, usar esse método te ajudará a entender quantas palavras devem ser pronunciadas.

Tenha em mente, no entanto, que as palavras em inglês nem sempre são ditas como estão escritas, então pratique essas palavras devagar e mantenha um dicionário por perto para o caso. Se você ainda tem dificuldade em dividir as palavras, então este guia te ajudará.

3. Leia em voz alta e grave a si mesmo

A melhor maneira de progredir em qualquer desafio é acompanhar suas melhorias. Para praticar a pronúncia do inglês, a melhor maneira é gravar a si mesmo lendo e falando alto e claramente, obtendo uma excelente referência de seu progresso.

Uma vez que tenha superado o som da sua própria voz (todos nós odiamos a forma como soamos em gravações), você se verá dando mais passos do que faria de qualquer outra forma. Ao se gravar falando inglês daqui a meses ou anos, você realmente ouvirá o quanto melhorou.

4. Ouça atentamente a música das palavras

Tudo na vida segue alguma forma de organização. A vida tem um ritmo forte. Caso contrário, tudo seria aleatório e desorganizado.

Assim como nós memorizamos e entendemos músicas, ouvindo atentamente as letras e outras características, também podemos dominar palavras difíceis, ouvindo atentamente o seu ritmo e a forma como certas sílabas soam.

As palavras mudam com as emoções, e ouvir como cada uma é falada lhe dirá mais do que apenas seus significados.

A entonação das palavras também afeta seu significado. Dependendo de qual parte da palavra é enfatizada e de onde ela é colocada em uma frase, pode ser tanto um substantivo como um verbo.

Entender isso pode até tornar a pronúncia de uma palavra mais clara. Por exemplo, as palavras refuse e refuse. Falada como REH-fyuz, se refere a lixo (substantivo), mas como reh-FYUZ significa dizer “não” ou declinar algo (verbo).

A chave aqui é ouvir atentamente como as palavras são usadas. Divida cada uma ao praticar, até que você esteja confortável o suficiente para usá-las em conversas.

5. Inscreva-se em sites, podcasts e canais do YouTube em inglês

Quando se trata de aprender idiomas, a internet é sua melhor amiga. Ele contém uma variedade extremamente ampla de recursos para ajudá-lo a dominar o idioma inglês.

FluentU é um ótimo lugar para começar. Oferece uma excelente seleção de vídeos do mundo real, gravações de áudio e podcasts para ajudá-lo em sua jornada de aprendizado de inglês. E não se trata apenas de assistir a vídeos passivamente – trata-se de aprender e praticar ativamente o idioma inglês.

As ferramentas ativas de aprendizado são provavelmente a melhor parte. Clique em qualquer palavra legendada para uma definição na tela e um clipe de áudio demonstrando sua pronúncia nativa. Então você pode estudar e se reforçar com novas lições de idiomas usando flashcards de multimídia e as listas de vocabulário feitas sob medida a partir do vocabulário e da gramática encontrada nos vídeos escolhidos.

Se você gostou da ideia, então eu tenho ótimas notícias para você — você pode entrar no grande sorteio agora para uma chance de ganhar uma assinatura vitalícia para FluentU. Você só tem até o dia 28 de maio para entrar, então aproveite essa oportunidade antes que seja tarde demais.

Há também vários sites e grupos de redes sociais dedicados a ajudar as pessoas a se tornarem fluentes em inglês e outras línguas. Enquanto estamos nesse assunto…

6. Comunicação é fundamental: Sempre pratique com alguém

A melhor maneira de falar inglês como um nativo é simplesmente conversar com um. Sempre que estiver na aula ou passeando no parque, certifique-se de falar apenas inglês.

Se você não conhece nenhum falante nativo que mora perto de você, não deixe que isso atrapalhe seu progresso. Como mencionei anteriormente, existem muitos fóruns e outros sites que permitem que os alunos se conectem e ensinem uns aos outros.

Google+ é um ótimo exemplo disso: pessoas de todo o mundo se reúnem em uma sala de aula global como alunos e professores. Isso cria um ambiente confortável e divertido para melhorar sua pronúncia e também fazer novos amigos em todo o mundo.

7. Veja as notícias

Embora você possa não gostar de assistir às notícias o tempo todo, você pode usá-las como uma ótima ferramenta para dominar sua pronúncia. Os apresentadores tendem a falar devagar e claramente. Se legendas estiverem disponíveis, melhor ainda. Assistir às notícias ajuda a colocar as palavras em inglês em seus contextos usuais e permite que você ouça como elas soam na vida real. Além disso, noticiários usam muitas fotos e vídeos para ajudar a tornar suas mensagens mais fortes, o que facilita a compreensão das coisas para você.

Um bom site para usar é o da BBC (inglês britânico) ou da CNN (inglês americano).

8. Esqueça o que você sabe sobre leitura e pronúncia

Como mencionei anteriormente, o inglês é conhecido por ter palavras que parecem muito diferentes de como são faladas. Se a sua língua nativa é como o espanhol, onde o que você lê é o que você ouve, então aprender a dizer algumas palavras em inglês pode se tornar um quebra-cabeça desafiador (lembra de though and through?).

É por isso que você não deve levar o que sabe de um idioma para outro. Ler a língua inglesa como se fosse espanhol só vai confundir você.

9. Dicionários são amigos

Quando as coisas ficam difíceis, os dicionários estão sempre lá para ajudar. É sempre bom manter um por perto, especialmente se você tiver um smartphone. O aplicativo do dicionário Merriam-Webster é um ótimo exemplo que inclui um guia de pronúncia simples, mas muito eficaz para cada palavra.

Embora dicionários sejam úteis e digam o que você precisa saber, estudar o Alfabeto Fonético Internacional (IPA) te dirá exatamente como pronunciar palavras. Pode ser desafiador, mas uma vez que você domine o IPA, nenhuma palavra em inglês será muito difícil.

10. Devagar é suave, suave é rápido

É fácil ficar animado e começar a falar rapidamente quando você aprende como uma palavra é pronunciada, mas a melhor coisa a fazer é ser paciente e continuar praticando essa palavra lentamente até que você possa dizê-la perfeitamente. Seus amigos e professores entendem isso, então não se preocupe em soar engraçado ou falar muito devagar. Aprender um idioma tem a ver com a jornada e não apenas o final dela, então aproveite o passeio!

Outros ótimos recursos

British Accent and Dialect Guide

BBC English Pronunciation Guide

Macmillan Online Dictionary (With British And American pronunciations)

Simple Pronunciation Guide (Wikipedia)

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.