praticar-ingles-online

4 Sites Populares de Mídia Social para Praticar Inglês Online

O mundo inteiro está conectado pelas mídias sociais. 

Isso significa que você está conectado a milhões de falantes nativos de inglês neste exato momento.

Isso torna o aprendizado de inglês muito mais fácil do que costumava ser.

A mídia social também torna a vida moderna um pouco mais complicada no geral.

Há alguns anos, para almoçar em um restaurante, tudo o que você precisava fazer era sentar e comer.

Agora, mesmo quando você está comendo sozinho, você nunca está realmente sozinho.

Hoje em dia você se senta e tira uma boa foto da sua comida para o Facebook, e uma foto melhor ainda para o Instagram. Você conta para o mundo inteiro que seus amigos do ensino médio estão lá com você. Você pensa em algo curto e engraçado para dizer sobre o seu garçom no Twitter. Você encontra a receita da sua refeição e marca no Pinterest para que possa cozinhar em casa.

Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest são exemplos de sites de mídia social. São sites que as pessoas usam para se comunicar e compartilhar coisas umas com as outras. Eles são como nos conectamos com outras pessoas na internet.

Como mencionado anteriormente, esses tipos de sites podem ser extremamente úteis para praticar inglês. Como?

Há alguns anos atrás, encontrar alguém para praticar inglês significava encontrar um amigo de correspondência — alguém com quem trocar cartas escritas à mão. Você poderia escrever uma carta em papel, enviá-la pelo correio e esperar semanas para encontrar a resposta na caixa de correio.

Agora, todos nós temos centenas — ou até milhares — de amigos que adorariam nos ajudar a aprender um novo idioma, graças às mídias sociais.

Você só precisa saber onde procurar esses possíveis amigos de aprendizado de idiomas.

Aqui está um guia rápido para você começar a aprender inglês nos 4 sites de mídia social mais populares do mundo.

Pratique Inglês Online com 4 Sites de Mídias Sociais Populares

Twitter

praticar inglês onlineO Twitter é um lugar fantástico para conversar com outras pessoas. Os tweets (mensagens do Twitter) são limitados a 280 caracteres (letras, números, espaços e símbolos). Essas mensagens curtas fazem com que as interações no Twitter pareçam conversas reais que você possa ter pessoalmente.

Graças a esse recurso do Twitter, muitas pessoas o usam para realizar discussões, bate-papos e conversas públicas informais que qualquer pessoa pode participar.

Por causa do limite de caracteres, muitas conversas no Twitter usam abreviações — encurtamentos de palavras. Alguns tweets deixam de fora palavras para que ainda façam sentido, mas não é gramaticalmente correto. Tenha isso em mente se estiver tentando aprender a gramática e a ortografia corretas em inglês — o Twitter nem sempre é o melhor lugar para isso!

O Twitter é bom para praticar conversas. Você pode participar de conversas casuais, praticar suas habilidades de conversação todos os dias, expressar suas opiniões em inglês e se sentir mais confiante em inserir conversas no mundo real como resultado.

O legal do Twitter são seus bate-papos e comunidades. Para participar de uma grande conversa, os usuários incluem hashtags em suas postagens. Hashtags são palavras ou frases que vêm depois do símbolo # e são usadas como tags para que as pessoas possam procurar por tópicos.

Use hashtags para pesquisar itens como #english ou #firstdates. Você pode encontrar uma lista de tags populares no Twitter aqui.

Principais páginas do Twitter para os alunos de inglês:

@HappyEnglishNY: Esta conta do Twitter, gerida por um professor particular de inglês, compartilha provérbios comuns em inglês e como usá-los em conversas cotidianas. Os tweets são informativos e amigáveis, sempre fazendo perguntas para incentivar a interação.

#Twinglish: Use esta tag para praticar seu inglês no Twitter. A pesquisa por essa tag no Twitter exibirá muitos outros alunos de inglês praticando. Para participar e escrever seus próprios tweets em inglês, inclua #twinglish no final de sua frase antes de postar. Outra tag similar é #EngPls.

TweetinEng: Se você quiser que alguém verifique se seus tweets do #twinglish e #EngPls estão gramaticalmente corretos, o TweetinEng pode ajudar. Essa conta compartilha frases diárias e erros comuns, mas principalmente ajuda as pessoas a usar a tag #twinglish, corrigindo suas frases. Peça ajuda e você receberá algumas correções e dicas muito úteis.

Facebook

praticar inglês onlineAo contrário do Twitter, não há limite para o quanto você escreve no Facebook, assim você pode ter discussões longas e interessantes sobre qualquer assunto. Você poderia escrever uma redação inteira em inglês e publicá-la na sua página do Facebook.

Muitas pessoas usam o Facebook para se conectar com seus amigos e familiares, mas há muitos recursos no Facebook para alunos de inglês.

O Facebook tem páginas e grupos para quase todos os tópicos que você possa imaginar. Siga as páginas que cobrem tópicos nos quais você está interessado ou siga grupos que têm discussões e compartilham links para páginas da web interessantes sobre o tópico. Não tenha medo de participar das conversas nos comentários!

Pratique suas habilidades de inglês escrevendo suas próprias atualizações de status em inglês. Compartilhe algo interessante, uma foto engraçada ou uma pergunta que esteja em sua mente. Você pode começar uma ótima conversa.

Principais páginas do Facebook para alunos:

MENA – British Council: Esta página no Facebook tem muitos links excelentes, questões práticas em inglês e outros posts úteis. A melhor parte da página Learn English do British Council é o English Doctor.

English Doctor é um professor de inglês especializado disponível por algumas horas a cada dois dias. Este professor responderá a qualquer pergunta em inglês que você perguntar nos comentários. Mesmo que você não pergunte nada, pode aprender muito lendo as perguntas e respostas nos comentários.

VOA Learning English: Aprenda inglês através de notícias e eventos atuais (coisas que estão acontecendo ao redor do mundo e na América agora). A página de aprendizado de inglês da Voice of America compartilha artigos de notícias, vídeos, frases divertidas e palavras úteis para os alunos de inglês.

FluentU: A página de aprendizado de inglês do FluentU é um excelente lugar para encontrar blogs úteis sobre como aprender inglês. Você também pode conferir a página principal FluentU para dicas gerais sobre aprendizagem de línguas.

Pinterest

Opraticar inglês online Pinterest é um tipo diferente de site de mídia social. Em vez de compartilhar palavras e comentários, o Pinterest é para compartilhar links e fotos interessantes. É feito para mostrar a outras pessoas as coisas legais que você encontra na internet. Pinterest é ótimo se você for um aprendiz visual — alguém que aprende olhando fotos, ao invés de lendo ou ouvindo.

Muitas pessoas usam o Pinterest para coletar receitas, projetos divertidos de arte, artesanato legal e quaisquer outros sites ou projetos bonitos. Outro grupo de pessoas que amam o Pinterest são professores.

Sim, professores adoram o Pinterest. Há muitos professores no Pinterest que adoram compartilhar seus recursos para o ensino de inglês como segunda língua (ESL), por isso é fácil encontrar ótimas planilhas, folhetos e sites interativos.

O Pinterest não é tão bom para conversar como o Twitter e o Facebook, por isso é melhor para aqueles momentos em que você só quer aprender algo novo, descobrir um novo site ou jogar um novo jogo online que o ajudará a desenvolver suas habilidades em inglês.

Você pode criar seus próprios quadros do Pinterest e salvar seus blogs, fotos e recursos online interessantes. Seus quadros podem ser seu caderno online!

Melhores páginas do Pinterest para alunos:

How do you do? Learn English Every Day!: Esta conta tem uma coleção maravilhosa de palavras e expressões, organizada por tópico e combinada com ótimas fotos e definições. É um dicionário visual e, embora não seja completo, é uma boa maneira de aprender algumas novas palavras através de imagens.

We Learn English: Esta página é uma excelente coleção de desenhos animados, planilhas e outras formas visuais de aprendizado. Há muita informação aqui, a maior parte apresentada de forma colorida e memorável. Pode ser melhor escolher algo específico para procurar antes de navegar pelos mais de 1.600 pins (e contando), porque as informações não são organizadas de forma alguma. Expressões idiomáticas — ditados que não podem ser traduzidos literalmente — são um ótimo lugar para começar!

Writing Prompts: O Pinterest tem tudo a ver com inspiração em arte, e este fórum é um exemplo perfeito disso. Pratique suas habilidades de escrita em inglês escrevendo respostas para as muitas imagens coletadas neste fórum. Cada imagem tem uma sugestão sobre o que escrever, mas cabe a você — o que a imagem faz com que você sinta, pense, ouça ou cheire?

Tumblr

O praticar inglês onlineTumblr é um blog geralmente usado como um diário público — um lugar onde as pessoas podem escrever sobre coisas que acham interessantes e compartilhar seus pensamentos com outras pessoas. Pode ser usado para escrever e compartilhar todo tipo de conteúdo online, assim você pode encontrar ótimos artigos, vídeos e fotos.

Deixar um comentário no Tumblr é uma boa maneira de mostrar ao blogueiro que você reservou um tempo para ler ou ver o trabalho deles. Muitas das postagens convidam os leitores a responder com suas opiniões sobre o assunto. Você pode entrar em ótimas discussões no Tumblr.

Uma maneira ainda melhor de usar o Tumblr é começar seu próprio blog. É fácil iniciar e personalizar sua página para seu próprio estilo. Você pode praticar bastante escrevendo diariamente ou apenas uma vez por semana. Escreva sobre o seu dia, seu programa de TV favorito ou qualquer outra coisa que você queira.

Melhores páginas do Tumblr para alunos:

In The Beginning Was The Word: Este blog maravilhoso possui posts escritos em um estilo muito amigável e casual. Os blogueiros escrevem sobre o inglês cotidiano e sobre como as pessoas falam, escrevem e se comunicam, e também tem alguns blogs muito informativos sobre pequenos detalhes, como quando usar “a” ou “the” ou quando não se usa um apóstrofo.

Idiom Land: Se você quer aprender expressões idiomáticas em inglês, Idiom Land é a página do Tumblr para você. Este blog publica cartões com fotos e, às vezes, vídeos de expressões idiomáticas. Ele sempre fornece ótimas definições e mostra como usar as expressões apresentadas.

Photo Vocabulary: Aqui está outro ótimo blog se você prefere aprender com fotos. Ele apresenta lindas fotos com palavras e suas definições escritas em cada uma Em seguida, usa essas palavras em uma frase abaixo da imagem para que você possa ver como usá-las.

O poder da internet está ao seu alcance.

Converse um pouco, faça alguns amigos e aprenda inglês enquanto isso!

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.