
7 Poemas Engenhosos com Lições de Inglês Escondidas
“Once upon a midnight dreary, while I pondered, weak and weary…”
Muitos de nós já ouvimos alguns poemas famosos em inglês como este — “The Raven”, de Edgar Allan Poe.
Talvez você tenha lido um pouco de poesia inglesa traduzida na escola. Ou talvez você tenha ouvido alguns poemas referenciados em seus programas de TV ou filmes favoritos.
O que você achou desses poemas?
Tenha gostado ou não, você pode ter presumido que poemas em inglês são melhores para falantes nativos de inglês.
Mas isso simplesmente não é verdade.
Poemas podem ser ferramentas únicas e poderosas para aprender inglês.
Abaixo, te mostraremos exatamente como treinar inglês com poesia usando sete dos nossos poemas modernos e contemporâneos favoritos de todos os tempos.
Download: This blog post is available as a convenient and portable PDF that you can take anywhere. Click here to get a copy. (Download)
Por que estudantes de inglês devem ler poesia?
A poesia ajuda os alunos a melhorar suas habilidades de falar, escrever, ler e ouvir de muitas maneiras diferentes.
Para começar, a poesia pode ensinar toneladas de novo vocabulário. Você não só encontrará muitas palavras novas, mas também muitos poemas rimam, o que oferece um incrível potencial de aumento de memória.
A poesia também te ensinará a arte da escolha de palavras. Poemas são muito diferentes de prosa (como a linguagem é normalmente escrita). Poetas devem transmitir uma mensagem poderosa dentro de uma pequena quantidade de espaço. Por causa disso, os poetas são muito cuidadosos com as palavras que selecionam.
Ao prestar atenção à escolha de palavras de um poema, você pode aprender como escolher a melhor palavra em inglês para transmitir seus próprios pensamentos, tanto na sua fala quanto em sua escrita.
Além disso, os poetas prestam especial atenção à ênfase e entonação de palavras e frases. Se você quer melhorar essas áreas do seu inglês falado, a poesia é uma das melhores maneiras de fazê-lo.
A pontuação também é uma parte importante da poesia. Ela muda a maneira como um poema soa quando lido em voz alta e pode até alterar o significado do mesmo. Ler poesia te ajudará a saber exatamente o que a pontuação transmite e como usá-la corretamente.
Quer melhorar sua compreensão de leitura? Poemas te ensinarão sobre dispositivos literários em inglês; técnicas de escrita criativa — muitas vezes o autor discutirá algo de maneira figurativa (não-literal ou irreal). Exemplos de dispositivos literários são metáforas, alegorias e simbolismos.
Se você puder começar a identificá-los através da poesia, então terá uma melhor compreensão da maioria das coisas que ler em inglês. Você não ficará confuso interpretando algo muito literalmente.
Para alunos avançados, ler poesia em inglês é uma das melhores maneiras de aprender a experimentar com o idioma inglês. A poesia é famosa por quebrar as regras da língua inglesa. Saber como dobrar essas regras gramaticais para transmitir significado é parte do domínio da língua inglesa.
Por fim, a ler poesia é uma maneira divertida de obter insights sobre as culturas e a história da língua inglesa, uma vez que as obras literárias revelam muito sobre a sociedade.
Como transformar qualquer poema em inglês em uma lição de idioma
Acredite ou não, há muito que você pode fazer com um poema, além de simplesmente ler.
- Prepare seu marca-texto. Primeiro, você pode fazer anotações sobre quaisquer elementos que pareçam cruciais para a sonoridade do poema. Por exemplo: palavras que você acha que devem ser enfatizadas, palavras que rimam, etc.
- Ouça o poema. Depois de marcá-lo, ouça uma gravação de áudio ou vídeo do poema. Você não apenas praticará suas habilidades de escuta, mas também poderá ver se o falante segue ou não os padrões que você marcou.
Você colocou a ênfase no lugar certo? Como o ritmo do poema é diferente do que você esperava?
Vamos apontar para gravações em áudio de todos os poemas que abordaremos neste artigo. FluentU também é uma ferramenta incrível para ouvir gravações nativas de inglês e ter certeza de que você aprende com elas. Isso porque cada gravação de áudio e vídeo do FluentU vem com legendas interativas , listas de vocabulário, transcrições completas, flashcards e outras ferramentas de aprendizado.
Você encontrará poemas ingleses inspiradores como este, além de muitos outros vídeos do mundo real, convenientemente organizados por gênero e nível de aprendizado. Experimente o FluentU por 15 dias para explorar gratuitamente a biblioteca de vídeos completa.
- Recite o poema em voz alta. É sua vez! Imite o que você ouviu na gravação de áudio. Como mencionei anteriormente, a poesia está tão preocupada com a ênfase e o som que é como se fosse uma pequena lição sobre aprender a falar inglês naturalmente.
- Dê um passo além e tente memorizar o poema inteiro! Poemas geralmente são curtos o suficiente para que você possa fazer isso em um curto período de tempo — outro benefício de aprender com a poesia.
Memorizar um pequeno poema é uma maneira fantástica de aprender vocabulário novo. Isso é porque você não está apenas memorizando as palavras e suas definições. Você também tem contexto para as palavras, o que facilita a memorização.
- Pegue sua caneta! Finalmente, você pode se beneficiar enormemente de tentar escrever seu próprio poema usando a mesma forma ou estilo do poema que acabou de ler.
Escrever seu próprio poema é a melhor maneira de dominar o que você aprendeu. Poemas são geralmente curtos, então você pode rapidamente ter uma noção do estilo de escrita. Então, tente imitar o estilo em seu próprio poema.
Existem tantas formas poéticas diferentes que você nunca ficará sem escrever para tentar.
7 Poemas em Inglês para Estudantes de Inglês
Se você está pronto para experimentar algumas das grandes estratégias de aprendizado que acabamos de discutir, aqui estão sete poemas ingleses icônicos, modernos e contemporâneos, para você começar!
“This Is Just to Say” — William Carlos Williams
Sobre o poema
“This is Just to Say” foi publicado em 1934 e escrito por um dos mais importantes poetas americanos modernos, William Carlos Williams.
Williams foi inspirado por outro poeta americano, Walt Whitman, que iniciou um movimento de poesias que refletiam a vida do poeta e não seguiam regras rígidas. Williams gostou dessa idéia e decidiu escrever poemas sobre sua vida cotidiana. Ele era particularmente interessado em como era a vida nos suburbs americanos (bairros fora de uma cidade).
“This Is Just to Say” foi baseado em um bilhete que Williams deixou na geladeira para sua esposa. O bilhete era para sua esposa saber que ele havia comido as ameixas que ela provavelmente estava planejando comer mais tarde.
Você pode ler e ouvir o poema recitado por Williams em PennSound. Há uma introdução incluída no áudio e o poema começa no minuto 1:04.
Notas Poéticas
Alguns leitores consideraram se há uma metáfora (um dispositivo literário em que um objeto ou ideia representa outro) por trás desse poema que vai além das ameixas. Por exemplo, muitos acham que a fruta doce poderia ser outra maneira de falar sobre os assuntos de Williams fora de seu casamento.
Os leitores também devem prestar atenção à falta de pontuação e ao tipo de detalhes fornecidos no poema, pois mantém o poema fiel à sua natureza original: uma simples nota na geladeira.
Pratique e aprenda
Este é um poema maravilhoso para praticar a identificação de adjetivos, pois as ameixas são descritas com três palavras diferentes — veja se você consegue encontrá-las!
É também um poema extremamente curto, o que o torna perfeito para tentar memorizar.
Por fim, enquanto não há pontuação, ouvir Williams lendo seu poema é uma ótima maneira de prestar atenção às pausas naturais em inglês. O fato de que este poema vem de uma situação comum (um bilhete na geladeira) significa que ele reflete a fala natural e a escrita.
Tente recitar o poema com as mesmas pausas e entonação que Williams, um falante nativo de inglês, usa.
“The Chaos” — Gerard Nolst Trenité
Sobre o poema
“The Chaos” foi escrito por Gerard Nolst Trenité, um viajante e escritor holandês.
Este poema muito popular de Trenité destaca a difícil ortografia e pronúncia de várias palavras inglesas. Seu foco é a própria língua inglesa, tornando-o perfeito para estudantes de idiomas.
Você pode ler o poema online e ouvir o áudio com o vídeo do YouTube abaixo. Note que algumas estrofes (grupos de linhas que formam versos) são omitidas no áudio — é um poema muito longo e quase todas as gravações deixam de fora algumas partes.
Notas Poéticas
Considere o tom do poema e se você acha que o orador está sendo engraçado ou está realmente frustrado.
Vale a pena prestar atenção nas rimas no final de cada linha e a abundância de aliteração (palavras que começam com a mesma letra), ambas ajudam a moldar o tom.
Pratique e aprenda
Este poema é, naturalmente, fantástico para estudantes, o seu público-alvo. Você tem inúmeras palavras no poema para ajudá-lo na pronúncia e na ortografia.
O ponto principal do poema é mostrar as diferentes combinações de letras em inglês e o que elas parecem e soam.
Além disso, você também estará exposto a toneladas de novas e excelentes palavras do vocabulário!
“A Pizza the Size of the Sun” — Jack Prelutsky
Sobre o poema
Jack Prelutsky é um dos poetas infantis americanos contemporâneos mais conhecidos. “A Pizza the Size of the Sun” vem de um livro de poesia que ele publicou com o mesmo nome em 1996.
O poema é exatamente sobre o que seu título sugere: o orador está fazendo uma enorme pizza.
Você pode ler o poema em PoemHunter, mas eu não ouviria a gravação no site porque é apenas uma gravação de computador que não lhe dará a entonação correta. Em vez disso, ouça esta leitura de Little Readers no YouTube:
Notas Poéticas
Tire algum tempo para pensar sobre o que cada uma das metáforas neste poema significa. Depois, invente algumas outras metáforas que você poderia usar para descrever as mesmas ideias.
Pratique e aprenda
Este poema é ótimo para iniciantes, uma vez que foi escrito para o nível de inglês de uma criança. Não é apenas um conceito simples, mas as metáforas e o vocabulário também são fáceis de entender.
A simplicidade do poema e suas rimas fáceis fazem desta uma excelente escolha para prática de memorização.
Também seria um bom poema do qual copiar o estilo e escrever sua própria peça sobre um tipo de comida. O grande número de palavras de vocabulário de alimentos no poema te ajudará a começar com idéias para sua própria escrita.
“We Real Cool” — Gwendolyn Brooks
Sobre o poema
“We Real Cool”, publicado em 1960, é sem dúvida o mais famoso dos poemas de Gwendolyn Brooks.
Brooks foi a primeira poetisa afro-americana a ganhar um prêmio Pulitzer e uma autora verdadeiramente brilhante. Seus poemas deram voz à vida urbana cotidiana dos afro-americanos no século XX. “We Real Cool” tem um ritmo incrível que lhe dará calafrios (você ficará tão impressionado que vai lhe dar arrepios nos braços)!
O poema é escrito a partir da perspectiva de um casal de jovens que estão pulando a escola para sair em um salão de bilhar.
Você pode encontrar o poema e ouvir uma gravação de áudio sendo lida por Brooks em Poets.org. Brooks fala primeiro sobre sua inspiração para o poema, depois a leitura da poesia começa às 1:43.
Notas Poéticas
Aqui está outro poema que é perfeito para memorização, já que é curto e rima. Essa rima combina com aliteração como “Jazz June” e assonância (palavras com o mesmo som de vogal) como “Thin gin”, para criar um poema musical suave e fácil de lembrar.
Considere como esses sons reforçam o conteúdo do poema e como certas palavras podem ter significados mais profundos para os oradores.
Pratique e aprenda
Este poema é absolutamente perfeito para a prática de sons de vogais inglesas, o que pode ser difícil para os alunos distinguirem no início. (Basta pensar em como é fácil ser mal interpretado ao pronunciar as vogais em palavras como “bat“, “bit“, “but” e “bet“).
Muitas palavras inglesas diferem apenas pelo seu som de vogal e este poema contém uma tonelada daquelas para você praticar.
Veja se você pode usar a rima para combinar com esses sons e descobrir quais combinações e veiculações dessas vogais os produzem.
“Eating Poetry” — Mark Strand
Sobre o poema
Mark Strand é um poeta conhecido por usar imagens surreais e linguagem cuidadosamente escolhida para transmitir suas mensagens mais profundas.
O poema “Eating Poetry”, publicado pela primeira vez na década de 1960, descreve um orador que está literalmente comendo poesia.
Tanto o texto como o áudio estão disponíveis no Poetry Foundation.
Notas Poéticas
Provavelmente, o aspecto mais importante a se considerar para entender esse poema é a metáfora por trás do ato de comer um poema. Pense no que o poeta está tentando transmitir com essa idéia de comer alegremente um poema.
Há também algumas rimas usadas — veja se você pode encontrar — e muitas imagens nítidas, desde tinta escorrendo pela boca do orador até cachorros rolando seus olhos e uma bibliotecária batendo as pernas. Pense no motivo pelo qual Strand usou esses dispositivos e como eles mudam o poema e seu significado.
Pratique e aprenda
Este poema é uma ótima opção para alunos que precisam de ajuda com verbos em inglês. Ele contém muitas palavras de ação coloridas que você pode não ter ouvido antes, como “snarl,” “romp” e “stamp”.
Veja se você consegue identificar todos os verbos e, em seguida, use dicas de contexto para descobrir o que eles significam antes de procurá-los em um dicionário.
Além disso, este poema é ótimo para iniciantes para ter uma idéia de como formar frases simples. Strand usa pontuação adequada, e muitas de suas frases são curtas e doces, destacando um dos tipos mais comuns de sentenças simples em inglês: sujeito, verbo, objeto.
“So you want to be a writer?” — Charles Bukowski
Sobre o poema
Charles Bukowski foi um dos escritores mais prolíficos do século XX.
Em seu poema “So you want to be a writer”, o orador detalha exatamente o que acha um escritor de verdade precisa, e o poema é um exemplo fantástico do estilo de Bukowski.
O poema pode ser lido em Poets.org e há uma gravação de áudio disponível no YouTube.
Notas Poéticas
O que talvez seja mais impressionante nesse poema é a quantidade de imagens usadas. Considere quais imagens têm o maior impacto na mensagem do orador e por que você acha que o poeta escolheu incluí-las. A minha favorita é a do escritor debruçado sobre a máquina de escrever em busca de palavras.
Há também muitas ótimas metáforas e símiles (onde uma idéia é comparada a outra com a palavra “like” ou “as”). Um exemplo é quando o poeta fala sobre palavras saindo “da sua alma como um foguete”.
Estes dispositivos trabalham em conjunto com a repetição no poema para criar um tom forte. Em outras palavras, o orador parece muito poderoso, e é claro que eles acreditam completamente em sua mensagem.
Pratique e aprenda
O poema de Bukowski é a escolha final para alunos que precisam praticar os imperativos (comandos), interrogativos (perguntas) e condicionais (a estrutura de if/then).
O poema é, na verdade, apenas uma compilação desses três tipos de frases, e estudantes se beneficiarão muito da identificação desses e da imitação de sua entonação com base na gravação de áudio.
Além disso, o poema é cheio de vocabulário para alunos de inglês, com palavras ricas e intermediárias como “consumed,” “madness” e “gut.”
“Tell all the truth but tell it slant” — Emily Dickinson
Sobre o poema
A maioria das pessoas já ouviu falar de Emily Dickinson, a famosa poeta americana cujos trabalhos foram publicados postumamente a partir de 1890.
“Tell all the truth but tell it slant” é uma de suas peças mais importantes. É um poema complicado sobre o conceito de não dizer a verdade diretamente.
O poema pode ser lido no Poetry Foundation e há uma gravação de áudio disponível no YouTube.
Notas Poéticas
O poema de Dickinson tem muitos elementos únicos. Para começar, há seu uso do sinal de pontuação chamado de “travessão”, que pode ser interpretado de várias maneiras.
Ela também capitaliza certas palavras em todo o poema e usa metáforas. Sempre considerando o que Dickinson quer dizer em um poema, os leitores devem sempre considerar a forma do próprio poema, algo em que ela estava muito focada em toda a sua escrita.
Pratique e aprenda
Este poema, juntamente com todo o trabalho de Dickinson, é definitivamente para o aluno de Inglês mais avançado.
É um excelente poema com o qual praticar a compreensão de leitura em um nível mais alto para que você possa começar a decifrar textos mais difíceis.
Vale a pena tentar descobrir exatamente o que Dickinson quer dizer quando fala sobre a verdade sendo dita de forma “inclinada” e desenvolvendo um argumento sobre se você acha que esse conceito é certo ou errado.
Praticar com ideias difíceis como essa ajudará você a entender melhor os argumentos do inglês e a participar de discussões sobre ideias complexas.
Espero que tenham gostado desses poemas e que você não pare por aqui. A poesia é um gênero vasto e diverso que aumenta a cada dia. Quem sabe… talvez você seja o próximo famoso poeta de língua inglesa!
Camille Turner é uma experiente escritora freelancer e professora de ESL.