podcasts-de-ingles-para-estudantes

11 Podcasts De Inglês Perfeitos Para Qualquer Estudante De Inglês

Quer melhorar seu inglês, mas não quer ter de continuar olhando para livros?

Se é esse o seu caso, eu tenho a solução para você – podcasts de inglês.

Por Que Aprender com Podcasts de Inglês?

Podcasts de inglês são uma excelente forma de aprender inglês rapidamente.

Você pode escutá-los onde e quando quiser – seja sentado enquanto trabalha ou enquanto se desloca para algum lugar. Por acaso, existe melhor forma de ocupar o tempo em uma longa viagem do que escutar atentamente um podcast bem divertido?hhh

Com um pouquinho de empenho, podcasts de inglês ajudarão você a melhorar sua fluência e capacidade de compreensão auditiva. Uma das vantagens de usar podcasts é que eles muitas vezes estão transcritos (têm uma versão escrita do áudio). Isso quer dizer que você pode ler e escutar ao mesmo tempo ou dar uma olhada na transcrição sempre que não consiga entender alguma parte do podcast.

Em FluentU, nós amamos esta combinação de ler, observar e escutar. Se você quer praticar mais sua compreensão auditiva do inglês antes de avançar para os podcasts, veja os vídeos na biblioteca de FluentU. Temos centenas de vídeos em inglês disponíveis neste exato momento e cada um deles tem ótimas legendas que tornarão sua aprendizagem bem mais fácil.

Quando você estiver pronto para escutar podcasts, confira aqui alguns dos melhores podcasts da Internet, selecionados por mim. Cada um tem seu próprio estilo e abordagem, mas todos eles oferecem ensino e orientação de alta qualidade:

11 Podcasts de Inglês Para Estudantes de Inglês

The English We Speak

(iTuneswebsite)

podcasts-de-ingles-para-estudantes

Largue seu livro ou apostila por um momento e aprenda com alguns dos maiores especialistas na língua inglesa, a BBC (British Broadcasting Corporation). Esta série de podcasts para aprender inglês se foca em frases e gíria comuns do dia a dia. Nessa série, você ouve o tipo de inglês que as pessoas reais falam o tempo todo e, por isso, ela vai ajudar você a falar mais como um falante nativo.

Os podcasts são publicados uma vez por semana e cada um tem uma curta duração de 3-4 minutos. Algumas das expressões comuns em inglês que a série explora são: “use your loaf”, “skeletons in the closet” e “take the mickey”.

O inglês é falado um pouco mais lentamente do que o normal. Cada sílaba é pronunciada de modo claro. O formato habitual consiste em dois apresentadores que conversam um com o outro. É frequente o uso de efeitos sonoros para criar a sensação de que os professores estão em locais diferentes.

Podcasts in English

(iTuneswebsite)

podcasts-de-ingles-para-estudantes

A variedade é o tempero da vida e é exatamente isso que estes podcasts fantásticos têm para oferecer – inglês falado em uma variedade de contextos. Quem disse que aprender idiomas não pode ser divertido?

Podcastsinenglish.com é uma série de podcasts muito completos para aprender inglês, com programas para estudantes iniciantes e intermédios. Também tem podcasts para aqueles que precisam falar inglês em um contexto profissional. As lições são curtas, totalmente em inglês e à base de conversas entre dois falantes de inglês.

As lições cobrem uma grande variedade de assuntos, abrangendo quase todas as facetas da vida. Você poderá escutar conversas sobre temas como as Olimpíadas de Inverno, experiências com cavalos e o Facebook. Os podcasts são curtos, desafiantes e acompanhados de transcrições, exercícios escritos e tarefas sobre vocabulário.

EnglishClass101 (Innovative Language)

(iTuneswebsite)

podcasts-de-ingles-para-estudantes

Esta série de podcasts tem algo a oferecer para todos, visto que foi feita para todos os níveis de experiência. Você pode escolher entre quatro níveis de aprendizagem, de acordo com suas necessidades – iniciante absoluto, iniciante, intermédio e avançado. Os podcasts são apresentados por dois apresentadores que também dramatizam diferentes cenas. Cada vez que uma cena é apresentada, ela é depois repetida a uma velocidade muito mais baixa.

A seção seguinte de cada podcast apresenta alguma informação culturalmente relevante. De seguida, os podcasts se focam em vocabulário e frases, assim como nos significados de algumas das palavras que o ouvinte acabou de escutar. A seção final de cada podcast é sobre gramática. Estes podcasts de inglês têm um ritmo moderado.

Elementary Podcasts pelo British Council

(iTuneswebsite)

podcasts-de-ingles-para-estudantes

Os nossos parabéns para o British Council, do Reino Unido, que concebeu uma série muito útil de podcasts sobre a língua inglesa, tanto para estudantes iniciantes como intermédios. Ao contrário do que é comum em podcasts de aprendizagem de idiomas, estas lições são bastante longas, com cerca de 25 minutos. É claro que você pode escutá-las por inteiro de uma só vez. Mas uma das coisas boas dos podcasts é a liberdade de pausar onde você quiser e continuar noutra altura, quando tiver mais tempo.

Os apresentadores de cada edição encaminham o ouvinte através de vários cenários diferentes. Estes cenários são dramatizados em diálogo e são o tipo de situações que as pessoas vivem no dia a dia. Os podcasts também incluem discussões mais alargadas sobre alguns dos assuntos. A apresentação é animada e cativante e o inglês é falado a uma velocidade quase normal. Existe muito material de apoio de boa qualidade, sendo que você pode ler alguns desses materiais previamente para poder tirar o máximo proveito de cada lição.

Splendid Speaking

(iTuneswebsite)

podcasts-de-ingles-para-estudantes

Aperfeiçoe ao máximo suas competências linguísticas escutando os podcasts intrigantes de Splendid Speaking. Eles foram feitos para estudantes avançados que já saibam falar um inglês razoavelmente bom. Os podcasts usam uma abordagem fascinante para a aprendizagem do inglês. Cada lição inclui entrevistas e conversas com falantes não-nativos de inglês. Eles também incluem comentários de especialistas que avaliam o desempenho deles. Não só é uma forma muito instrutiva de aprender, como também deixa você escutar como outros estudantes estão se saindo em seu aprendizado. Talvez você até consiga detectar alguns dos erros deles!

Better at English

(iTuneswebsite)

podcasts-de-ingles-para-estudantes

Better at English é uma mistura eclética de podcasts para aprender inglês que apresentam conversas reais entre falantes nativos. Os assuntos vão desde os mais sérios aos mais bobos e as conversas são feitas a uma velocidade normal. Poder escutar conversas reais e naturais é um grande complemento para a aprendizagem na sala de aula e através dos livros. Ao contrário de tudo o resto, isto permite que o estudante se familiarize com o ritmo do idioma e com algumas de suas expressões comuns e expressões idiomáticas. Better at English é adequado para estudantes intermédios e mais avançados, ou para iniciantes que queiram um grande desafio. Estes podcasts de inglês vêm acompanhados de transcrições e notas sobre vocabulário.

Voice of America Learning English

(iTuneswebsite)

podcasts-de-ingles-para-estudantes

Esta é uma ótima série de podcasts que combina inúmeras coisas. A variedade é tanta que o ouvinte até tem mais opções do que as que precisa.

Voice of America é um serviço de notícias e informações sobre a língua inglesa com séries de programas em inglês de diversos gêneros. Na seção de áudio, existe 1) um programa semanal sobre notícias globais 2) um programa sobre ciência 3) programas sobre a história dos Estados Unidos da América e a cultura americana e 4) uma série sobre expressões idiomáticas do inglês americano. Todos os programas são narrados em inglês, a uma velocidade mais lenta que o normal.

Voice of America é uma ótima adição para o arsenal de ferramentas de qualquer estudante de inglês, por trazer mais variedade em comparação com lições estruturadas e aprendizagem à base de conversas. Tal como programas de rádio convencional, cada podcast está dividido em segmentos e contém música e efeitos sonoros para enriquecer a experiência auditiva.

Business English Pod

(iTuneswebsite)

podcasts-de-ingles-para-estudantes

Se você vai estar em contextos profissionais em países onde se fala inglês, esta série de podcasts é brilhante para ajudar você a se preparar.

Business English Pod faz você mergulhar na linguagem e convenções do mundo dos negócios. Esta série aborda todos os aspectos essenciais da língua que serão necessários em qualquer situação profissional. Os episódios seguem uma estrutura simples, com um apresentador que fala por alguns minutos sobre um tema específico. Todos os podcasts são acompanhados de transcrições, questionários e orientações sobre vocabulário.

A série parte do princípio que o estudante já tem um conhecimento razoável de inglês, mas não espera demasiado dos estudantes. O inglês é falado a cerca de três quartos da velocidade normal e, por isso, é muito fácil de acompanhar. Como você provavelmente esperava, a dicção é perfeita. Business English Pod dá a você uma boa ideia de como se fazem negócios em empresas onde se fala inglês. Além disso, as lições são uma forma valiosa de você praticar sua compreensão auditiva.

Culips ESL Podcast

(iTuneswebsite)

podcasts-de-ingles-para-estudantes

Não importa se você mal consegue dizer “olá” em inglês ou até consegue falar fluentemente por alguns minutos, existem algumas verdadeiras preciosidades para você aqui — uma série de podcasts para todos os níveis de aprendiz de inglês. A melhor parte do Culips é que há vários estilos diferentes de podcast. Os podcasts Catch Word se concentram em expressões casuais, expressões idiomáticas e gírias para fazer com que você soe mais como um falante nativo. O Chatterbox apresenta conversas reais entre as pessoas. O Simplified Speech é um podcast dedicado a conversas em inglês natural em um ritmo lento e fácil de seguir.

Estes são podcasts inteligentes, práticos e bem juntos. Eles são todos conduzidos em inglês e na maioria das vezes isso é falado com uma velocidade ligeiramente menor que a normal.

ESL Pod

(iTuneswebsite)

podcasts-de-ingles-para-estudantes

O podcast English as a Second Language tem uma grande coleção de episódios (mais de 900 e o número continua aumentando). O apresentador do podcast ESL é o Dr. Jeff McQuillan e a outra voz que você irá escutar muitas vezes é da Dra. Lucy Tse. Ambos são doutorados em linguística aplicada. A base de cada podcast é um diálogo encenado entre duas personagens. O resto do episódio depois se concentra em certas palavras chave e em seus usos e significados. O inglês é falado a metade da velocidade normal e é, por isso, muito fácil de acompanhar. Cada podcast é acompanhado de um guia de aprendizagem.

Luke’s English Podcast

(iTuneswebsite)

podcasts-de-ingles-para-estudantes

Luke é um professor de inglês qualificado e um humorista stand-up que oferece uma série de podcasts cativantes e divertidos.  O objetivo dele é “fazer você rir enquanto aprende” e ele aborda uma mistura rica de assuntos. Uma olhada rápida pelos títulos de alguns dos podcasts permite achar coisas como “Doctor Who Episode – Language Analysis”, “The Prawn Story” e “English Premier League Football”.

Em muitos dos podcasts, Luke é o único narrador, embora também sejam apresentadas conversas reais. Ele tem uma voz calorosa e cativante que prende a atenção do ouvinte. Além do mais, suas histórias são tão bem estruturadas que você fica ansioso por escutar a frase seguinte. O inglês é falado a uma velocidade normal e existem transcrições disponíveis.

Outros Recursos para Aprender com Podcasts de Inglês

Precisa de mais informações sobre podcasts para aprender inglês? Basta seguir os links e logo achará outros ótimos recursos para melhorar seu inglês.

Os melhores podcasts educacionais: Esta lista traz alguns bons podcasts em inglês que não foram mencionados aqui. Seu foco é em podcasts educacionais criados para falantes nativos de inglês, para que você tenha ótimas práticas de escuta com inglês falado casual e natural.

Smart Learning: Os 10 melhores podcasts de inglês para negócios e recursos de áudio gratuitos: Se você quer melhorar seu inglês profissional, você tem de consultar esta lista. Tenha em mente que ela contém sobretudo conteúdo autêntico para falantes nativos, não tanto para estudantes de inglês não-nativos.

E Mais Uma Coisa…

Se você gosta de aprender inglês através de podcasts, você precisa conhecer FluentU. FluentU ajuda você a aprender o verdadeiro inglês. Você aprende através de talk shows populares, clipes musicais legais e anúncios engraçados:

melhores apps de inglês

O que você quiser assistir, o aplicativo FluentU provavelmente tem.

Com FluentU, é fácil ver vídeos em inglês nativo. Os vídeos têm legendas interativas. Você pode tocar em qualquer palavra para ver uma imagem, uma definição e exemplos úteis.

melhores apps de inglês

FluentU permite que você aprenda conteúdo interessante com celebridades famosas no mundo todo.

Se tocar na palavra “brought”, por exemplo, você pode ver o seguinte:

melhores apps de inglês

FluentU permite tocar para procurar qualquer palavra.

Os vídeos se tornam lições de inglês. Com as questões de FluentU, você pode sempre ver mais exemplos de como a palavra que você está aprendendo é usada.

melhores apps de inglês

O FluentU ajuda você a aprender rapidamente com perguntas úteis e vários exemplos. Saiba mais.

E a parte mais interessante? FluentU memoriza o vocabulário que você está aprendendo e recomenda para você exemplos e vídeos com base nessas palavras. Você tem uma experiência 100% personalizada.

Comece a usar FluentU no site com seu computador ou tablet ou, melhor ainda, baixe o aplicativo FluentU na loja iTunes.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close