perguntas-em-ingles

O Guia de 5 Etapas para Formular Perguntas em Inglês

As perguntas estão em toda parte na cultura pop da língua inglesa.

Você as ouve em músicas. (“Can you feel the love tonight?”)

Você as vê em títulos de filmes. (“Who framed Roger Rabbit?”)

Mas você consegue formar suas próprias frases em inglês?

Se sua resposta for “não”, estamos aqui para ajudar.

Você já pode reconhecer perguntas em inglês quando as vir. Talvez você até tenha uma ideia de como as perguntas são formuladas. Mas há muitos tipos diferentes de questões na gramática inglesa, cada tem suas próprias regras.

Neste post, vamos mostrar cinco tipos de perguntas essenciais em inglês que você deve saber, além de dicas de gramática para formá-las corretamente.

A próxima vez que você tiver uma pergunta importante para um falante de inglês, você saberá como perguntar!

O método de inversão para formar perguntas em inglês

Se você é pelo menos um iniciante de inglês, provavelmente sabe como formar frases simples (aqui está um guia se você precisar de um lembrete). Felizmente, também podemos usar essas mesmas habilidades de construção de frases para formular perguntas em inglês.

O truque é formar uma frase básica e, em seguida, inverter a ordem das palavras para criar uma pergunta. Aqui está um exemplo muito básico:

Frase: It is windy today.

Pergunta: Is it windy today?

Esta é a fórmula que usaremos ao longo deste post – mostraremos como é feito, dependendo do tipo de pergunta que você precisa .

Onde Praticar Formação de Perguntas em Inglês

  • Ao aprender as regras gramaticais abaixo, você pode colocá-las em uso em Oxford University Press. Esta planilha de exercícios online fornece as palavras para uma pergunta e você precisa colocá-las na ordem correta.

O player de vídeo foi projetado para alunos de inglês, com legendas interativas, flashcards e exercícios baseados no diálogo de vídeo. Os vídeos são organizados por nível de aprendizado e tema, por isso é sempre fácil encontrar algo que funcione para você. FluentU também personaliza seu aprendizado lembrando o que você assistiu e sugerindo novos vídeos que você pode gostar.

Confira a avaliação gratuita para assistir a vídeos com perguntas de entrevista de emprego, a resposta de um YouTuber a perguntas pessoais, perguntas de fãs para uma atriz e muito mais.

  • Quando você se sentir pronto para um desafio, experimente exercícios interessantes em  englisch-hilfen. Esses exercícios farão com que você crie os tipos de perguntas que abordaremos abaixo em vários tempos diferentes.

Como formar 5 tipos essenciais de perguntas na gramática inglesa

Agora vamos passar para as estruturas usadas para formar cinco tipos comuns de perguntas.

1. Perguntas de Sim/Não 

As perguntas de sim/não são as mais básicas. Você pode usá-las para solicitar um simples sim ou não. Geralmente começam com um verbo, incluindo verbos auxiliares (um verbo “auxiliar” que vem antes do verbo principal) ou verbos modais (como can ou would).

Como formar uma pergunta de sim/não

Vamos começar com a frase de exemplo que usamos acima.

It is windy today.

Para transformar esta frase em uma pergunta, simplesmente mova o verbo para o começo. Se a frase tiver um verbo auxiliar ou modal, esse é o que você precisará mover.

Is it windy today?

Vamos dar uma olhada em mais algumas inversões para formar perguntas do tipo sim/não:

She is sad. Is she sad?

The boat is sinking. Is the boat sinking?

He can bake. Can he bake?

Se a frase não possui verbo auxiliar e o verbo principal não é “to be“, as coisas são um pouco diferentes. Você precisará colocar “do” ou “does” no início da pergunta. Certifique-se de usar tempo e forma corretos, por exemplo, “did” se a frase estiver no tempo passado.

Nina plays the violin. Does Nina play the violin? (Observe a nova forma de “play” para acomodar a nova estrutura.)

Nina played the violin. Did Nina play the violin?

Nina and Thomas play the violin. Do Nina and Thomas play the violin?

Uma vez que você tenha mais prática transformando frases básicas em perguntas, você pode pular o primeiro passo de começar com uma frase, e ir diretamente para formar a questão.

2. Perguntas “Five W”

Os “cinco Ws” são as palavras de pergunta who, what, when, where and why. No entanto, apenas para tornar as coisas mais difíceis, existem outras palavras de perguntas também nesta categoria, como “how” e frases que começam com “how“. Então você também pode ouvir essas perguntas como “five W and H”ou simplesmente “wh-“.

Aqui está uma lista de palavras-chave comuns nesta categoria e para as quais cada uma é usada:

What? Which? (para perguntar sobre coisas)

Where? (perguntar sobre localizações)

Who? (perguntar sobre pessoas)

When? (perguntar sobre o tempo)

Why? (para pedir a razão)

How? (para perguntar sobre como as coisas acontecem ou são feitas)

How many? How much? How often? (para perguntar sobre um número ou quantia)

Como formar uma pergunta ‘five W’

Mais uma vez, vamos começar com uma frase básica. Para essas perguntas, precisaremos substituir parte da frase por uma palavra wh-. Geralmente, precisamos inverter a ordem das palavras, mas nem sempre.

Aqui está a nossa frase básica:

Nathan is playing basketball in the park.

Quando você está perguntando sobre o sujeito (neste caso, “Nathan”) formar uma frase é muito fácil. Basta substituir o sujeito com uma palavra. Já que “Nathan” é uma pessoa, nossa palavra é who.

Who is playing basketball in the park?

Se você não estiver perguntando sobre o sujeito, haverá alguma inversão de ordem de palavras.

Digamos que quiséssemos perguntar sobre o objeto nesta oração. Nós vamos substituí-lo com a nossa palavra com wh-. O objeto é “basketball“, uma coisa, então nossa palavra é what.

Nathan is playing what in the park?

Agora precisamos reestruturar a frase assim:

What is Nathan playing in the park?

Observe como o sujeito também tem que ser movido entre o verbo auxiliar e o verbo principal para este tipo de oração.

Também podemos usar where para perguntar sobre o local. Nós substituímos “in the park” por “where”, então movemos where para o começo da oração:

Where is Nathan playing basketball?

Perguntas com os ‘cinco Ws’ podem ficar bastante confusas e podem exigir muita prática para dominar. Para um guia detalhado de cinco perguntas ‘W‘ com exemplos, veja esta palestra da Georgia State University.

3. Usando perguntas indiretas para inglês educado

Uma pergunta direta é usada para pedir informações como “Which train goes to Bangkok?” ou “How much does this box of oranges cost?” Esses são os tipos de perguntas que acabamos de abordar.

No entanto, às vezes, uma pergunta direta pode parecer muito contundente ou hostil, especialmente se você está pedindo ajuda a alguém ou quando você não conhece bem a pessoa.

Mas não se preocupe, há uma maneira de você parecer mais educado e amigável. Use uma pergunta indireta. É simples: basta anexar uma frase como “Could you please tell me…” ou “Do you know…” antes da pergunta direta.

Como formar uma pergunta indireta

Pergunta direta: Where is the bookstore?

Veja como você pode transformar isso em uma pergunta indireta:

Could you please tell me where the bookstore is?

Do you know where the bookstore is?

Observe a inversão ao formular uma pergunta indireta. Na questão direta, o verbo “is” vem antes do sujeito “bookstore“. Mas na questão indireta, o verbo é movido para o final .

4. Usando ‘tag questions’

Uma ‘tag question’ é simplesmente uma frase que confirma uma pergunta no final. É usado para verificar ou confirmar que você entendeu algo corretamente. Por exemplo:

The train leaves at 9 a.m., doesn’t it?

Você também pode usá-lo para confirmar algo que você já sabe ou acha que sabe.

You will bring the cake, won’t you?

Como formar uma pergunta de tag

Para formar uma questão de tag, você simplesmente adiciona a tag de pergunta usando a forma oposta do verbo/auxiliar ou verbo modal usado na sentença. Portanto, se o verbo da frase for positivo (por exemplo, “is“), você precisa da versão negativa (por exemplo, “is not“). A fórmula básica está abaixo.

[Frase] + , + [forma oposta do mesmo verbo usado na frase] + [pronome sujeito]?

It is raining now. → It is raining now, isn’t it?

Your father isn’t working today. → Your father isn’t working today, is he?

The students are visiting the museum. → The students are visiting the museum, aren’t they?

Observe que usamos as contrações “isn’t” em vez de “is not” e “aren’t” em vez de “are not“. As contrações são geralmente usadas em tags negativas . Observe também como o pronome subjetivo é usado em vez do sujeito na tag. Nos exemplos acima, “father” torna-se “he” e “the students” tornam-se “they“.

Quando não há verbo auxiliar, use o formulário do verbo “do” na tag de pergunta.

Adam walks to class on Tuesdays. → Adam walks to class on Tuesdays, doesn’t he?

5. Fazendo perguntas negativas para confirmação

Uma pergunta negativa é uma pergunta que contém a palavra not ou uma contração verbal negativa como didn’t (did not), weren’t (were not), etc.

Semelhante a tags de pergunta, você pode usar uma pergunta negativa para confirmar algo que acredita ser verdade. No exemplo abaixo, você tem certeza que todos já ouviram a notícia, mas você só quer confirmar. Então você pergunta:

Didn’t you hear the news? Sally won the marathon.

Uma pergunta negativa também pode mostrar sua surpresa de que algo que você espera que aconteça ainda não aconteceu. No exemplo abaixo, você esperava que ele ligasse de volta em breve e você surpreso que não tenha. Então você pergunta:

Hasn’t he called back yet? It’s been two hours.

Como formar uma pergunta negativa

Contrações verbais são geralmente usadas em questões negativas. A fórmula básica está abaixo.

[Contração verbal negativa] + [sujeito] + [verbo principal] + [outra informação]?

Wouldn’t you like another cup of coffee?

Em cenários mais formais, você pode usar “not” em vez de uma contração.

[Verbo auxiliar] + [assunto] + not + [verbo principal] + [outra informação]?

Has she not handed in her assignment?

Portanto, agora que você sabe como formular perguntas, não se esqueça de voltar ao topo deste post e clicar nos links de exercícios para praticar o que aprendeu. Lembre-se, quanto mais você pratica, mais fáceis e familiares eles se tornam. Não há problema em cometer erros, contanto que você continue praticando e aprendendo com eles.

Boa sorte!

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close