ordem-de-adjetivos-em-ingles

Entre em Ordem! O Guia Passo a Passo para Ordenar Adjetivos em Inglês

Imagine um mundo sem ordem.

Mesmo as atividades mais simples falhariam desastrosamente.

Por exemplo, se vestir.

Você não pode colocar seus sapatos antes de suas meias, sua gravata antes de sua camisa ou suas calças antes da roupa íntima.

Bem… você até poderia, mas pareceria um louco e se sentiria muito desconfortável.

Então, como evitamos esses problemas na vida, não importa quão grandes ou pequenos sejam?

Aprendemos a fazer as coisas na ordem correta.

Sabemos a sequência das coisas, seja colocando nossas roupas ou colocando palavras inglesas em uma frase.

A ordem de adjetivos em inglês é algo particularmente complicado para alunos de idiomas.

No entanto, ao memorizar as regras, fica fácil aplicá-las a qualquer frase que você queira criar.

Neste post, mostraremos 10 passos simples para colocar qualquer adjetivo em inglês no lugar certo.

Entre em ordem! O guia passo a passo para ordenar adjetivos em inglês

Como funciona a ordem de adjetivos em inglês

A maioria dos alunos de inglês não tem dificuldade em adicionar adjetivos às suas frases. Mas assim que você quiser usar mais de um adjetivo, as coisas podem ficar complicadas (como você verá abaixo!). Incorporar corretamente vários adjetivos a sua fala e escrita fará com que você pareça mais fluente.

A posição de um adjetivo depende do seu tipo. O adjetivo que descreve a aparência do substantivo? Está dizendo a quantidade do substantivo? Está dizendo do que o substantivo é feito? Todos esses fatores influenciarão na posição do adjetivo.

Para tornar as coisas ainda mais complicadas, muitos falantes nativos de inglês nem percebem que essas regras existem. Eles apenas instintivamente sabem que certos tipos de adjetivos vêm antes ou depois dos outros!

Neste artigo, discutiremos cada tipo de adjetivo da língua inglesa na ordem em que aparece em uma frase. Aqui está a lista de cada tipo adjetivo, em ordem, para você consultar:

Quantidade, opinião/valor, tamanho, temperatura, idade, formato, cor, origem, material, finalidade

Agora, vamos analisar essas categorias.

Os 10 tipos de adjetivos ingleses em ordem

A ordem do adjetivo abaixo é uma regra ligeiramente flexível — esteja ciente de que há algumas exceções e podem haver pequenas variações entre os diferentes tipos de inglês (como americano, britânico e australiano).

Em caso de dúvida, coloque os adjetivos mais generalizados primeiro, seguidos pelos adjetivos que fornecem detalhes mais específicos sobre os substantivos.

Se você quiser aprender essas regras naturalmente, como falantes nativos, confira FluentU. FluentU oferece vídeos do mundo real em inglês, como trailers de filmes, vídeos musicais, palestras inspiradoras e muito mais, que foram transformados em experiências de aprendizado de idiomas.

Você ouvirá como os falantes de inglês criam frases em muitos contextos diferentes — os vídeos são organizados por gênero e nível de aprendizado, por isso é fácil encontrar os que funcionam para você. Melhor ainda, você pode clicar nas legendas para uma definição instantânea e pronúncia de qualquer palavra que você não reconhece. Há também flashcards e exercícios para ajudar você a lembrar o que aprendeu.

Como você está aprendendo sobre adjetivos, confira este vídeo meio bobo, onde um homem se descreve com vários adjetivos seguidos. Você pode explorar a biblioteca de vídeos completa gratuitamente com uma avaliação FluentU.

1. Quantidade

Adjetivos que descrevem a quantidade do substantivo vêm em primeiro lugar. Estes incluem números (one, 4.5, 100) ou adjetivos como muitos , vários , poucos , etc.

Se há apenas um dos substantivos que você está se referindo, você pode usar “a” para significar um único objeto.

A chair

2. Opinião/Valor

Esses adjetivos comunicam como o substantivo é visto por você ou pelos outros. São termos subjetivos. Adjetivos como wonderful, unusual, annoying ou delicious descrevem opinião/valor.

A wonderful chair

3. Tamanho

Adjetivos que descrevem o tamanho do substantivo são colocados a seguir. Esta palavra diz ao leitor ou ouvinte quão grande ou pequeno é o substantivo. Uma variedade de palavras pode ser usada para explicar isso, incluindo large, huge, tiny e mini.

A wonderful little chair

Uma exceção que você pode notar é a palavra “big“, que muitas vezes vem antes de uma palavra de opinião/valor. Por exemplo, “the big bad wolf” é um personagem da história “Os Três Porquinhos.”

4. Temperatura

Os adjetivos colocados em seguida dão informações sobre a temperatura, caso necessário. Cold, cool, freezing, warm ou hot  pode descrever a temperatura.

A wonderful little cold chair

5. Idade

A idade não precisa ser um número. Também pode ser comunicada com palavras que explicam o período ou era em que o substantivo viveu ou foi criado. Adjetivos usados aqui poderiam ser new, young, antique e prehistoric.

A wonderful little cold antique chair

6. Formato

Em seguida, estão os adjetivos que descrevem formato. Angular, round e square são algumas das palavras que você pode usar para comunicar a forma com que este substantivo se parece.

A wonderful little cold antique square chair

7. Cor

Adjetivos descrevendo cor, como brown , blue ou silver, são posicionados em seguida. Isso também inclui cor de cabelo ou pele. Palavras como brunette e blonde podem ser usadas quando se descreve a coloração do cabelo de uma pessoa ou pelo de animal.

A wonderful little cold antique square red chair

8. Origem

Adjetivos que descrevem de onde substantivo vem dizem ao leitor ou ao ouvinte sobre sua origem. Adjetivos adequados aqui podem incluir American, British, Dutch, Indian ou Australian.

A wonderful little cold antique square red American chair

9. Material

Esses adjetivos simplesmente indicam de que o substantivo é feito. Adjetivos para este exemplo podem ser wood, metal, paper, silk ou rubber.

A wonderful little cold antique square red American wood chair

10. Finalidade

O último adjetivo antes do substantivo descreve seu propósito ou finalidade. Isso explica para que o substantivo é usado. Por exemplo, tennis ball é usada para jogar tênis. Stirring spoon é usada para mexer. Diving pool é usada para mergulho. Você entendeu a ideia.

A wonderful little cold antique square red American wood rocking chair

Por que não usamos vírgulas entre os adjetivos?

Quando você usa múltiplos adjetivos de categorias diferentes, como fizemos acima, eles funcionam como adjetivos cumulativos. Você não precisa colocar vírgulas entre adjetivos cumulativos.

No entanto, se você usou vários adjetivos da mesma categoria, eles seriam adjetivos coordenados. Você precisa de vírgulas entre adjetivos coordenativos, e a ordem não importa.

Por exemplo:

The stupid, pointless, frustrating homework assignment

Estes são todos os adjetivos de opinião/valor, então precisam de vírgulas e podem ser rearranjados como desejar:

The frustrating, pointless, stupid homework assignment

Como escolher adjetivos com sabedoria

Eu sei o que você está pensando.

“A wonderful little cold antique square red American wood rocking chair”  é uma baita de uma frase !

É por isso que é importante não usar muitos adjetivos. O uso excessivo de adjetivos transmite uma mensagem confusa para leitores e ouvintes. Em vez disso, se concentre em aprender onde cada tipo de adjetivo se encaixa e, quando você precisar de um, saberá exatamente onde colocá-lo.

Veja este exemplo:

A magnificent huge newly-opened blue American water swimming pool

Nem todos esses adjetivos são relevantes. Sabemos que piscinas são cheias de água e são azuis.

Por outro lado, cadeiras podem ser feitas de uma variedade de materiais e podem ser de qualquer cor. Usar um adjetivo que descreva o tipo de material do qual a cadeira é feita é fornecer ao ouvinte ou ao leitor informações que eles ainda não possuem. Esta informação é relevante. É necessário criar uma imagem mais detalhada em suas mentes.

Como regra geral, tente se concentrar em apenas dois, três ou quatro adjetivos que adicionarão mais descrição à sua frase. Ao selecionar esses adjetivos, basta colocá-los na ordem indicada acima.

A wonderful antique wood rocking chair

A large brown American reclining chair

An antique Chinese chair

A cold blue metal chair

A melhor maneira de aprender é tentar! Preste atenção em como falantes nativos de inglês ordenam seus adjetivos. Ouça atentamente e tente usar frases descritivas que você ouviu outras pessoas usando. Desafie-se e, acima de tudo, divirta-se criando frases interessantes!

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close