o-que-e-ingles-academico

O Que é o Inglês Acadêmico? 3 Principais Características que Todos os Alunos Devem Reconhecer

Você está sentado na aula, ouvindo seu professor.

Tudo parece fazer sentido.

Você está concordando e escrevendo suas anotações.

Mas as coisas mudam quando você volta para casa.

De repente, suas anotações não são tão claras.

Você olha para sua próxima tarefa de leitura e não sabe por onde começar.

Quais são todas essas palavras confusas de vocabulário? Por que as frases são tão longas? Por que o autor não escreve como as pessoas falam?

Você está olhando para um tipo especial de inglês — o inglês acadêmico, usado em universidades, pesquisas e livros acadêmicos.

Se você já está aprendendo inglês como segunda língua, o inglês acadêmico pode parecer um novo idioma para dominar.

Mas mostraremos como se sentir confortável com esse tipo de inglês rapidamente, para que você possa parar de se estressar com o dever de casa e começar a tirar só A+.

Onde Praticar Inglês Acadêmico Online

Antes de explorarmos todos os recursos do inglês acadêmico, é útil saber onde você pode praticar suas novas habilidades. Os recursos online abaixo são perfeitos para exercitar seu inglês acadêmico de forma independente.

Uma das boas coisas do inglês acadêmico é que ele é usado em um ambiente escolar, onde todos estão aprendendo. Ao praticar, não seja muito autoconsciente e não tenha medo de cometer erros!

Complete os Exercícios em ESLgo.com

Este site oferece recursos gratuitos especialmente úteis para a redação acadêmica de inglês. Confira a ajuda gratuita em redação em inglês, incluindo uma aula sobre gramática para redações. A página inicial também indica vários outros sites para ajudar a melhorar sua redação em inglês.

Ouça inglês autêntico em FluentU

A maneira mais fácil de aprender inglês acadêmico é ouvir como os falantes nativos o utilizam. FluentU is the perfect tool for this. FluentU oferece vídeos ingleses do mundo real , como palestras, discursos inspiradores e muito mais, que foram transformados em lições de idiomas personalizadas.

Cada vídeo vem com legendas interativas. Você pode clicar em qualquer palavra para uma definição instantânea, imagens e pronúncia. Os recursos visuais e o contexto do vídeo tornam cada palavra muito mais memorável. O FluentU também cria flashcards e exercícios para cada vídeo, para que você lembre o que aprendeu quando terminar de assistir.

Então quem disse que aprender inglês acadêmico tinha que ser chato? Comece com vídeos como nessa palestra deste professor na “menor sala de aula do mundo” ou esta entrevista sobre os desafios enfrentados pelos estudantes universitários do primeiro ano.

Além disso, há muitos outros materiais divertidos no FluentU para todos os tipos de inglês, como trailers de filmes, videoclipes, transmissões de notícias e muito mais! Confira a videoteca completa gratuitamente com uma avaliação FluentU.

Como melhorar seu inglês acadêmico como estudante

Já está matriculado em um programa acadêmico de língua inglesa ou pensando em se matricular? Veja como aproveitar ao máximo o seu tempo dentro e fora da sala de aula para obter o máximo de inglês acadêmico.

Faça Cursos Especificamente para Inglês Acadêmico

Muitos estudantes universitários, até mesmo falantes nativos de inglês, fazem cursos que os ajudam a entender como escrever, formatar e referenciar suas pesquisas em trabalhos acadêmicos. Se você já está matriculado em uma universidade, pergunte ao seu consultor ou ao departamento de inglês se você pode fazer uma aula dessas.

Muitas universidades também têm cursos de inglês como segunda língua ou até mesmo cursos de inglês acadêmico para seus estudantes internacionais, então não deixe de procurar por eles também.

Se você ainda não estiver matriculado em uma universidade, ainda poderá fazer ou auditar (acompanhar de graça ou pagar uma pequena taxa sem receber uma nota) um curso de inglês acadêmico.

Grave e reveja as aulas

Não basta prestar atenção à cada aula e fazer anotações — tente também gravá-las e ouvi-las mais tarde.

Isso não ajudará apenas a lembrar das lições, mas também te ajudará a entender os termos acadêmicos em inglês que talvez tenha perdido em aula. Você notará as palavras que seu professor usa repetidamente, ou palavras desconhecidas cujas definições você precisa procurar.

Você pode até mesmo tentar comparar suas anotações de aula às palestras para garantir que você entendeu tudo corretamente na primeira vez.

Apenas lembre-se que primeiro você deve pedir permissão ao seu professor para gravar palestras. Alternativamente, muitos departamentos universitários gravam as aulas para seus alunos e as publicam online, para que as coisas fiquem ainda mais fáceis.

Obtenha um parceiro de aprendizado

Use seus colegas de classe. Eles estão aprendendo com você e vocês podem trabalhar em conjunto para ajudar uns aos outros. Essa pesquisa mostrou que os alunos que trabalham juntos aprendem melhor.

Estudar com outra pessoa pode ajudá-lo a entender melhor cada aula ou até mesmo a ver um ponto de vista que talvez você não tenha considerado de outra forma. Quando se trata de escrever, ter um colega de classe revisando seu trabalho é útil porque eles podem encontrar erros que você não viu.

O que é o inglês acadêmico? 3 principais características que todos os alunos devem reconhecer

1. Tom formal e uso de palavras

Seu estilo individual realmente não tem lugar no inglês acadêmico. Em vez disso, o inglês acadêmico usa um tom formal e estabelecido.

Pense no ambiente acadêmico como o ambiente profissional. Você não falaria com seu chefe da mesma maneira que fala com seu melhor amigo. Mesmo na escrita acadêmica, seu tópico ditará o que é aceitável e o que não é. Basta usar discrição. Em caso de dúvida, mantenha-se formal.

Isso significa que você não usará gírias ou expressões casuais. Isso também significa que você usará a gramática correta — e, em alguns casos, seus professores podem até pedir que você evite as contrações (por exemplo, do not ao invés de don’t).

Não sabe como expressar suas ideias dessa maneira? Oxford Royale Academy tem uma ótima lista de termos e frases em inglês que podem ajudá-lo a conectar suas ideias de maneira formal e profissional.

Além disso, os alunos devem dominar o vocabulário técnico específico de seu curso. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é procurar um glossário (lista de vocabulário abrangente) para o seu campo. Por exemplo, um estudante de biologia ou pré-medicina pode aproveitar este glossário online de termos de biologia.

2. Formatação Específica e Regras de Estilo

Inglês acadêmico tem regras rígidas quando se trata da escrita. Não é apenas uma questão de usar gramática e ortografia corretas. Você também tem que se certificar de que formata suas redações de acordo com normas de escrita específicas. A formatação refere-se a como você apresenta palavras em uma página — pode envolver desde o uso de itálico ou negrito, até as margens da página e a capitalização.

Talvez você já tenha ouvido falar de estilos de escrita como APA, MLA, AMA e Chicago. Cada um é usado em diferentes configurações ou campos acadêmicos. Dois estilos de escrita muito comuns que você encontrará no nível universitário são APA e MLA .

O formato APA (American Psychological Association) é tipicamente usado nas ciências sociais. MLA (Modern Language Association) é frequentemente utilizado nas artes liberais e humanas. As diferenças nesses estilos de escrita incluem regras específicas de formatação, citações e muito mais.

Por exemplo, digamos que você usou este artigo do New Yorker ao pesquisar para um artigo acadêmico. Você precisará criar uma citação para dar crédito ao artigo e seu autor. Veja como seria uma citação para esse artigo no estilo MLA:

Gawande, Atul. “The Cost Conundrum.” The New Yorker, 1 June 2009, pp. 36–44.

Uma citação APA para o mesmo artigo seria assim:

Gawande, A. (2009, June 1). The Cost Conundrum. The New Yorker, 36-44.

Geralmente, seus professores dirão quais estilos de redação eles querem que você use em trabalhos acadêmicos. Tenha em mente que seus instrutores terão grandes expectativas e serão muito rigorosos quanto a você seguir as regras do formato designado.

O Purdue Online Writing Lab fornece explicações abrangentes sobre diferentes estilos de escrita acadêmica. Você também pode obter citações automaticamente no estilo correto com uma ferramenta online chamada Citation Machine.

3. Uso pesado de referências e citações

Se você já leu um trabalho acadêmico, pode ter notado que havia muitas citações. Você verá que o inglês acadêmico geralmente faz referência a outros escritores. Seus professores também farão referência a outras pessoas em suas palestras.

Inglês acadêmico é sobre apoiar suas idéias com evidências. Você não pode apenas declarar sua própria opinião — para um trabalho acadêmico persuasivo e forte, você precisa fornecer descobertas de pesquisa e/ou citações que mostrem por que sua opinião é importante.

Isso significa que o inglês acadêmico envolve muita pesquisa, a qual você precisa demonstrar em seus trabalhos. Você incorporará citações de outros textos ou oradores em sua escrita. Pode usar aspas diretas (as palavras exatas de alguém, entre aspas) ou parafrasear (explicando o que alguém disse em suas próprias palavras).

De qualquer maneira, você precisa dar uma citação adequada à pessoa cujas idéias você está referenciando, de acordo com as regras de estilo discutidas acima.

Lembre-se que, se você não fizer referência explícita às pessoas cuja pesquisa você está usando, seu professor pode pensar que você está tentando roubar aquelas ideias! Sempre dê crédito ao trabalho de outros para evitar ser acusado de plágio.

Para fazer tudo certo, você terá que ler muito sobre os tópicos que está estudando. Esses tópicos podem ou não sempre lhe interessar. No entanto, se você tiver em mente o resultado final ou o motivo pelo qual você começou a estudar em primeiro lugar, você pode achar que vai se divertir muito.

Para resumir as coisas, se você quer ser um estudante, a compreensão do inglês acadêmico é obrigatória. Para alunos de inglês, o inglês acadêmico é difícil porque não o usamos todos os dias. Você precisa aprender novas palavras e conceitos para realmente entendê-lo.

Ainda assim, sendo ou não um estudante, desenvolver uma compreensão do inglês acadêmico aumentará seu conhecimento da língua inglesa como um todo. Embora você possa achar desafiador, o inglês acadêmico ampliará os horizontes de suas habilidades de leitura e escrita em inglês.

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.