melhorar-pronuncia-em-ingles

Como Melhorar Sua Pronúncia em Inglês em 8 Passos

“What?” 

“Can you say that again?”

Quantas vezes você ouve isso quando está falando? Mesmo que seu vocabulário e gramática inglesa sejam perfeitos, ainda pode ser difícil para as pessoas entenderem você por causa de sua pronúncia.

Aprender a pronunciar palavras em inglês corretamente pode ser uma das partes mais difíceis do aprendizado de inglês.

A língua inglesa tem alguns sons que a sua língua nativa pode não ter, então você terá que aprender como fazer sons completamente novos.

Além disso, as vogais inglesas tornam realmente complicado saber como dizer uma palavra. “Way”, “weigh” e “whey” são pronunciados exatamente iguais, por exemplo, enquanto “comb“, “bomb” e “tomb” são pronunciados de forma diferente.

Ah! Sim, sabemos que isso pode deixar você louco.

Então é por isso que temos oito dicas para você, para ajudá-lo a pronunciar melhor as palavras inglesas.

Como melhorar sua pronúncia em inglês: 8 dicas para falar como um nativo

1. Aprenda a ouvir.

Antes de aprender a falar, você precisa aprender a ouvir. Alguns sons podem ser difíceis de distinguir quando você está ouvindo. Sleep ou slip? Chin ou shin? Se você puder ouvir a diferença, será mais fácil falar a diferença.

Existem muitos guias para você começar a aprender a ouvir. Temos alguns ótimos artigos aqui sobre como aprender com filmes, músicas e podcasts. Você também pode encontrar exercícios de audição online, como este de Rong-chang.

O treino de pronúncia em Many Things é realmente fluido, especialmente sua enorme seleção de lições sobre pares mínimos. Pares mínimos são pares de palavras como sleep e slip, que são diferentes apenas por um som. Você pode clicar em cada palavra para ouvir uma frase completa com cada uma, depois testar seus conhecimentos, clicando na resposta correta.

Quando você quiser ouvir inglês autêntico em vez de exercícios de pronúncia, pode assistir a vídeos no FluentU. FluentU é uma plataforma de imersão online que captura vídeos do mundo real, como vídeos musicais, trailers de filmes, notícias e palestras inspiradoras, e os transforma em lições personalizadas de aprendizado de idiomas.

Cada palavra vem com uma definição em contexto, imagem, áudio e frases de exemplo, para que você tenha suporte suficiente para tornar o inglês nativo acessível a você. O “Learn Mode” do FluentU considera seu histórico de aprendizado e faz perguntas com base no que você já sabe, o que o prepara para o sucesso.

Quanto melhor você ouvir as palavras, melhor ficará sua pronúncia.

2. Observe como sua boca e lábios se movem.

Quando você fala, você move sua boca. Como você move sua boca afeta como sua pronúncia.

O primeiro passo para melhorar isso é prestar atenção. Existem algumas maneiras de verificar se sua boca e seus lábios estão fazendo a formas corretas:

  • Use um espelho. Esta é de longe a maneira mais simples de ver o que sua boca está fazendo enquanto você fala.
  • Coloque um dedo na frente dos seus lábios (como se estivesse dizendo “shh”). Enquanto fala, não mova o dedo. Você deve sentir seus lábios se afastando ou empurrando o dedo.

Observe outras pessoas e observe as formas que suas bocas e lábios fazem quando falam. Tente acompanhar o seu programa de TV ou filme favorito. Consegue repetir as expressões faciais e sons que os atores estão fazendo?

Há guias e fotos online que te ajudarão a aprender como mover sua boca. Sounds of English tem algumas boas explicações para pronunciar palavras específicas. Este guia é para profissionais de animações 3D, mas as fotos são um ótimo começo para entender como sua boca deve ficar quando você fala.

3. Preste atenção na sua língua.

A principal diferença entre rice e lice está na sua língua. Quando você fala, move sua língua para fazer sons. Você provavelmente nem percebeu isso, já que você faz isso sem pensar. Para melhorar sua pronúncia em inglês, é uma boa ideia verificar o que sua língua está fazendo.

Alguns sons difíceis para falantes não nativos são as letras “L” e “R” e o som “TH”. Pronunciar eles corretamente é trabalho da língua!

  • Para fazer o som de “L”, sua língua deve tocar a parte de trás dos dentes da frente e a parte superior da boca, logo atrás dos dentes. Tente agora: Diga a palavra “light“. Repita algumas vezes. Sinta onde sua língua está. Certifique-se tocar o céu da boca.
  • Para fazer o som de “R” , sua língua não deve tocar o céu da boca. Mova sua língua para o meio da boca, perto de onde ela descansa naturalmente. Ao emitir o som, seus lábios devem estar um pouco arredondados. Tente agora: Diga a palavra “right” algumas vezes. Você deve sentir o ar passando entre a língua e o céu da boca enquanto fala. Você também deve sentir seus lábios ficarem um pouco mais arredondados quando fizer o som.
  • Agora para o som de “TH”. Este pode parecer estranho se você não tiver um som similar em sua língua nativa. Para fazer este som, coloque sua língua entre os dentes superiores e inferiores. Sua língua deve aparecer um pouco entre os dentes e, ao empurrar o ar para fora da boca, deixe escapar um pouco de ar entre a língua e os dentes — é isso que faz o som. Tente agora: Diga a palavra “think“. Repita algumas vezes. Certifique-se de empurrar sua língua entre os dentes.

Agora que você sabe o posicionamento correto da língua, consegue ouvir a diferença?

Para uma explicação mais detalhada sobre como fazer esses três sons corretamente, confira este vídeo da Universidade de Woosong, este do Club English, ou qualquer outro guia de pronúncia que você possa encontrar no YouTube.

Se você não consegue descobrir o que fazer com a sua língua para fazer o som certo, tente perguntar a alguém. Peça que digam uma palavra com esse som e depois te ensinem o posicionamento da língua Eles provavelmente nunca pensaram nisso antes!

4. Divida palavras em sons.

Palavras são compostas de sílabas ou partes. A palavra “syllable“, por exemplo, tem três sílabas: syl-la-ble. Transformar palavras em partes pode torná-las mais fáceis de pronunciar.

Para verificar quantas sílabas tem uma palavra, coloque uma mão bem debaixo do queixo. Diga a palavra devagar. Cada vez que seu queixo toca sua mão, é uma sílaba.

Você pode até escrever a palavra em partes. Deixe um espaço ou desenhe uma linha entre cada sílaba (cada sílaba deve ter pelo menos uma vogal: a, e, i, o, u, y). Agora tente dizer a palavra. Fale devagar e faça uma pausa depois de cada sílaba. Não é mais fácil?

Se você está tendo dificuldades com sílabas, pode conferir How Many Syllables. Este site mostra as sílabas de qualquer palavra que você procurar e até mostra como pronunciá-las.

5. Adicione ênfase aos sons e palavras.

Inglês é uma língua baseada em tonicidade. Isso significa que algumas palavras e sons são mais importantes que outros. Você pode ouvir isso ao dizer uma palavra em voz alta. Por exemplo, a palavra “introduce” é pronunciada com ênfase no final, então soa assim: “in-tro-DUCE.”

Às vezes, onde você coloca o estresse em uma palavra pode alterar o significado da palavra. Diga esta palavra em voz alta: “present.” Se você disse “PRE-sent”, está falando de um substantivo que significa “neste exato momento” ou “um presente”. Se você disse “pre-SENT”, está falando sobre um verbo que significa “dar ou mostrar”.

Existem regras de ênfase para todas as palavras. Aqui está uma regra:

  • A maioria dos substantivos de duas sílabas é enfatizado na primeira sílaba, e a maioria dos verbos de duas sílabas é enfatizado na segunda sílaba.

Isso é como a palavra “presente”. Aqui está outro exemplo: o substantivo “ADDress” é o lugar onde você mora, e o verbo “addRESS” é para falar com alguém.

Se tudo isso parece muito complicado, não se preocupe em memorizar todas essas regras — a melhor maneira de aprender é ouvindo e praticando. Lembre-se que a maioria dos falantes nativos de inglês também não conhece as regras, eles apenas dizem o que “parece certo”. Com bastante prática, você também vai saber o que parece certo.

Frases também têm estresses; algumas palavras são mais importantes e são ditas com mais clareza e força do que o resto da frase. Tente ler esta frase em voz alta: “I ate some toast with butter in the morning.”

A frase deveria ter soado assim (as palavras em negrito são as que recebem ênfase): “I ate some toast with butter in the morning.” Perceba como você diminui a velocidade sempre que chega em uma palavra importante e passa rapidamente sobre os menos importantes?

Continue praticando a leitura em voz alta, conversando e ouvindo bem onde as pessoas colocam ênfase ao falar.

6. Use podcasts e vídeos de pronúncia.

Existem alguns excelentes guias de áudio e vídeo sobre as pronúncias em inglês que você pode usar para melhorar. O English Language Club tem vídeos que mostram como fazer os diferentes sons do inglês. Rachel’s English tem vídeos amigáveis sobre como falar e pronunciar inglês americano em conversas cotidianas.

Se você gosta mais de podcasts, Pronuncian tem mais de 200 arquivos de áudio que ajudam com tudo, desde pronúncia à ênfase e tom (como você aumenta e abaixa sua voz enquanto fala).

Se nada disso é o que você está procurando, existem muitas outras opções. Encontre a certa para você.

7. Grave a si mesmo.

Uma maneira de saber se todo seu treino está funcionando é se gravar com uma câmera. Use uma câmera e não apenas um gravador de som, porque é importante ver como você fala, não apenas ouvir.

Você não precisa baixar nenhum software especial para gravar a si mesmo; a maioria dos computadores e dispositivos móveis possui gravadores de vídeo embutidos. Você pode usar PhotoBooth em um Mac ou Movie Moments em um computador com Windows. Seu celular ou tablet também tem um aplicativo de captura de vídeo, geralmente como parte do aplicativo da câmera.

Compare sua gravação com outra pessoa dizendo as mesmas palavras ou sons. Encontre um vídeo da sua parte favorita de um filme, como este clipe de “Earth to Echo”. Escolha uma ou duas frases e grave-se tentando corresponder à tonicidade, tom e pronúncia do vídeo. Então você pode comparar ambos e ver o que você fez de forma diferente, e tentar novamente.

Pergunte a um amigo ou assista a um vídeo para conferir. Se a sua pronúncia não soar igual, pergunte a si mesmo: Você está movendo sua boca do jeito certo? A sua língua está no lugar certo? Você está enfatizando a parte certa da palavra? Use tudo o que você aprendeu neste artigo!

8. Pratique com um amigo.

Como sempre, “A prática leva à perfeição!” E é mais fácil praticar com um amigo. Encontre alguém com quem praticar pronúncia, seja pessoalmente ou por meio de comunidades online, como Language Exchange ou InterPals.

Praticando com um amigo (amigo), você terá a chance de experimentar tudo o que aprendeu e aprender coisas novas um com o outro. Além disso, é divertido!

A pronúncia é tão importante no aprendizado de inglês quanto vocabulário e gramática. Graças a estas oito dicas, você logo estará no caminho certo para pronunciar a língua inglesa como um nativo.

E mais uma coisa…

Se você gostou dessas dicas, então você vai adorar o FluentU. FluentU usa talk shows populares, vídeos de música cativantes e comerciais engraçados para ensinar inglês:

melhores apps de inglês

O que você quiser assistir, o FluentU provavelmente tem.

 

O FluentU facilita muito assistir vídeos em inglês. Como? Com legendas interativas. Em outras palavras, você pode tocar em qualquer palavra para ver uma imagem, definição e exemplos úteis.

melhores apps de inglês

FluentU permite que você aprenda conteúdo interessante com celebridades famosas em todo o mundo.

 

Por exemplo, ao tocar na palavra “brought“, verá isso:

best English apps

FluentU permite tocar para procurar qualquer palavra.

Você pode aprender o vocabulário de qualquer vídeo com o FluentU. Deslize para a esquerda ou para a direita para ver mais exemplos da palavra que você está aprendendo.

melhores apps de inglês

O FluentU te ajuda a aprender rapidamente com perguntas úteis e vários exemplos. Saiba mais.

 

A parte mais legal? FluentU conhece o vocabulário que você está aprendendo. Usa seu vocabulário para recomendar exemplos e vídeos. Você tem uma experiência verdadeiramente personalizada.

Comece a usar o FluentU no site com seu computador ou tablet ou, melhor ainda, baixe o aplicativo FluentU na loja do iTunes.

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close