melhorar-ingles

17 Dicas para Melhorar seu Inglês de Forma Fácil

Para melhorar seu inglês, você deve lembrar das pequenas coisas.

Fazer pequenas mudanças na forma como você estuda e se comunica pode fazer uma grande diferença em sua jornada linguística.

Naturalmente, você sempre pode melhorar seu inglês por vias mais formais, como cursos de inglês, estudando online ou por imersão. Esses métodos podem ser muito eficazes!

Mas também há muitas ações cotidianas que você pode adotar para melhorar o inglês falado, a escrita em inglês, compreensão auditiva e leitura.

Continue lendo para descobrir 17 dicas práticas e eficazes para melhorar todas essas habilidades na lingua inglesa – do jeito mais fácil!

Como Melhorar seu Inglês: Dicas Práticas para Todas as Habilidades de Falar Inglês, Escrever e Compreensão

Considere este o guia definitivo para melhorar seu inglês.

Trouxemos dicas práticas para você evoluir em múltiplas áreas da comunicação na língua inglesa. Isso não apenas o tornará um falante fluente, mas também o deixará mais confiante ao usar o inglês.

Melhorando seu Inglês falado

O inglês falado é divertido porque permite que você se comunique diretamente com outros falantes de inglês. Também é um desafio! A pronúncia em inglês é muito diferente das outras línguas, e há muitas palavras pronunciadas de uma maneira única! Então, como você melhora então?

1. Divida palavras inglesas difíceis de pronunciar em partes.

Palavras inglesas longas podem ser assustadoras, mas se você olhar mais de perto, elas podem ser divididas em partes. Essas partes são geralmente mais fáceis de pronunciar e soam mais familiares. Por exemplo:

Wholesome = whole + some

Antiestablishment = anti + establish + ment

Psychotherapy = psycho + therapy

Tudo o que você precisa fazer é praticar pronunciando-as separadamente e depois montá-las de volta. O truque é que você já sabe pronunciar a palavra longa porque sabe como pronunciar partes dela! Você está melhorando sua capacidade geral de pronunciar palavras em inglês com confiança e sem esforço.

2. Pratique combinações de letras que estão lhe dando problemas.

Quando uma palavra longa inclui uma combinação de letras que você não pode pronunciar, você tropeçará. Uma maneira de melhorar é adquirir o hábito de praticar essas combinações de letras separadamente.

  • Por exemplo, “beautiful” é difícil de dizer por causa de suas vogais:  b-eau-t-i-f-u-l.Pode parecer um trava-língua. Então você deve focar no som do / u / no meio e dizer quantas vezes precisar.
  • Outro exemplo é o th que muitas vezes é pronunciado como um t. Dizer o “the” pode ser fácil, mas dizer “thorough” é difícil. Sua língua precisa se ajustar a esta combinação “th”peculiar.

Qualquer som ou par de letras pode lhe causar problemas, já que é algo muito individual. A chave é reconhecê-los e dar-se um pouco de tempo para se acostumar com eles. Este guia lista outras combinações complicadas de letras encontradas no idioma inglês para ajudá-lo com a pronúncia.

3. Repita palavras difíceis em voz alta. E então repita novamente.

Para melhorar a probabilidade de pronunciar palavras em inglês corretamente, você precisa dizê-las em voz alta várias vezes. Escolha algumas palavras para focar de cada vez e repita-as lentamente quantas vezes precisar.

Repetir palavras em voz alta para si mesmo também é importante para se acostumar a se ouvir. Pode não soar certo no início, mas logo você se acostumará até mesmo com as palavras inglesas mais difíceis.

A prática é a única coisa que ajuda. Isto é feito melhor em particular para que você não se preocupe com o seu som!

4. Use o Google Tradutor para ouvir palavras desconhecidas.

melhorar inglêsQuando se trata de palavras que você não reconhece, o Google Tradutor é seu melhor amigo! Mesmo que você não precise traduzir a palavra, digite-a na caixa do Google Tradutor à esquerda. Você verá o ícone na parte inferior, junto com um microfone e um ícone de teclado. Bata o sinal sonoro e você ouvirá a voz automática dizer a palavra para você.

Este recurso é inestimável para alunos de inglês. O Google Tradutor nem sempre é o melhor quando se trata de outros idiomas, mas o inglês fica bem certo todas as vezes. (Observação: O software que pronuncia palavras usa um sotaque americano padrão.)

5. Ouça como outras pessoas pronunciam palavras que você não conhece.

Se você não tem idéia de como pronunciar uma determinada palavra, mas há uma chance de que alguém a diga na conversa, ouça com muita atenção. De fato, ouvir com atenção é garantido para ajudá-lo a melhorar suas habilidades de compreensão e fala em inglês.

Depois de ouvir a palavra, não tenha medo de repetir em voz alta. É assim que você aprende a pronunciar cada palavra em inglês!

6. Se você não sabe pronunciar algo, adivinhe!

Você já esteve em uma situação em que só precisava dizer algo, mas não sabia como pronunciá-lo? Isso é algo comum! Você poderia ser solicitado a ler alguma coisa na aula. Talvez você precise pedir direções para um lugar com um nome desconhecido (como Leicestershire).

Pode ser uma situação desconfortável, com certeza. Seja corajoso e adivinhe! Se você pronunciar errado, é provável que alguém o corrija. Se não, você pode sempre anotar essa palavra e praticá-la mais tarde em particular. É assim que você continua melhorando.

7. Enuncie

Enunciar’ significa pronunciar suas palavras de maneira clara e articulada, com a intenção de ser compreendido por seu público. A enunciação desempenha o papel mais importante de ser um falante de inglês de sucesso, apesar do seu sotaque (mais sobre seu sotaque abaixo!).

Às vezes até mesmo falantes nativos de inglês não enunciam o suficiente. É preciso um pouco de prática. Quando você fala, respire de maneira uniforme, projete sua voz e aproveite seu tempo para pronunciar cada sílaba das palavras que você sabe que causam problemas. Não apressar ajudará você a falar naturalmente e sem esforço.

8. Pare de se preocupar com o seu sotaque!

A dica mais importante para melhorar seu inglês falado é parar de se preocupar com seu sotaque! Todo mundo tem um. Até mesmo falantes nativos têm um! Sotaques regionais em inglês é uma coisa real, sem mencionar as diferenças entre inglês americano, britânico, australiano, sul-africano e muitos outros.

Você pode pronunciar algo errado. Você pode tropeçar. Não faz diferença e ninguém se importa. Contanto que você siga a dica sete e enuncie, você estará absolutamente bem! Seu sotaque se tornará mais e mais inglês quanto mais você melhorar, e você só pode melhorar falando mais, então vá em frente.

Dicas para melhorar o inglês escrito

Falar inglês pode ser o mais difícil para os estudantes de inglês, mas concentrar-se em melhorar a escrita não é menos importante. Aqui está o que você pode fazer, independentemente do seu nível de idioma!

9. Atualize sua gramática periodicamente.

Infelizmente, as regras gramaticais em inglês são exatamente como qualquer outro conhecimento obtido: se você não atualizar esse conhecimento de tempos em tempos, você o esquecerá. Se você escreve em inglês com frequência, muitas regras gramaticais estão sempre na sua cabeça. Alguns outros podem não ser. Isso é completamente normal! Tudo o que você precisa fazer é voltar ao seu livro de gramática preferido e folheá-lo a cada duas semanas ou a cada mês.

Ao contrário do vocabulário ou gírias, as regras gramaticais do inglês não mudam. Isso torna muito mais fácil para você melhorar gradualmente sua gramática e melhorar a qualidade de sua escrita em inglês em geral.

10. Estude seu passado escrevendo para identificar erros comuns.

Se você não tiver certeza de que tipo de regras gramaticais precisa observar, confira a escrita no passado. Pode ser o seu trabalho de inglês, ensaios que você escreveu, cartas ou mensagens para seus amigos.

Finja que você é outra pessoa lendo este trabalho e procure por erros e erros gramaticais. Você provavelmente encontrará pelo menos alguns. Mais uma vez, isso é normal! Trabalhe com eles. Corrija os erros e identifique a regra gramatical correspondente. Essas áreas da gramática poderiam usar sua atenção. Muito provavelmente você não cometerá o mesmo erro novamente, não importa o que escreva!

11. Pratique escrever em inglês todos os dias, da maneira divertida!

Pense em toda a tecnologia divertida e aplicativos para dispositivos móveis que permitem que você fique conectado aos seus amigos e familiares. Por que não usar email, mensagens, mensagens de texto para melhorar seu inglês escrito?

A maneira de melhorar com a tecnologia é praticar, praticar e praticar. Concentre-se nas coisas curtas e divertidas que lhe permitem fazer:

  • envie e-mail para seus amigos que falam inglês
  • envie um texto ou dois para seus amigos mais próximos em inglês
  • peça feedback sobre o seu trabalho, se você quiser, ou rever o que você escreveu depois de alguns dias (como na dica 10) para trabalhar em sua gramática por si mesmo

melhorar inglêsExperimente instalar o App Grammarly no seu navegador. Ele irá apontar erros gramaticais e ortográficos que você faz enquanto você está digitando e-mails, deixando comentários em mídias sociais ou fazendo qualquer outro tipo de escrita online. Esta é uma ótima maneira de aprender gramática ao fazer as coisas que você já faz no seu computador todos os dias.

Você nem vai perceber que está praticando regularmente a escrita!

12. Não desista da caligrafia!

Sim, toda essa tecnologia que temos acesso a esses dias é incrível! Sua vantagem — poder digitar e enviar uma mensagem de qualquer tamanho muito rapidamente — também é sua desvantagem. Muitas pessoas simplesmente não escrevem nada em suas próprias mãos. É uma pena: a caligrafia tem muitos benefícios!

Escrever algo à mão melhora a quantidade de informações que você lembra, ajuda você a ser mais criativo, soletrar melhor e memorizar coisas difíceis com mais facilidade. Então use isso!

Escreva notas manuscritas para seus amigos. Crie o hábito de escrever em cartões (em inglês, claro). Tome notas na aula escrevendo em vez de digitar no seu laptop. É um ótimo exercício que você pode fazer em qualquer lugar a qualquer momento.

13. Leia mais em inglês.

Costuma ler para melhorar a escrita? Mesmo?

Como Oscar Wilde escreveu certa vez: “A imitação é a forma mais sincera de bajulação.” É também uma das melhores maneiras de melhorar suas habilidades no idioma. Leia em inglês. Leia o máximo que puder e preste atenção enquanto lê!

Escolha autores ingleses cujo estilo de escrita você gosta e observe como eles escrevem. Você pode aprender muito analisando a estrutura das frases, as escolhas de palavras e até mesmo o tamanho dos parágrafos. Não tenha medo de imitar o que você observa em sua própria escrita.

Dicas para melhorar sua compreensão auditiva em inglês

Ouvir como uma habilidade de linguagem é difícil. É quase tão difícil quanto falar. Na verdade, ouvir é uma das principais habilidades para melhorar sua fala. Quando você entende o que está sendo dito ao seu redor, pode contribuir para a conversa de maneira produtiva e competente. Há muitas maneiras de melhorar sua compreensão em inglês!

14. Assista a programas de inglês semanalmente.

Escolha pelo menos um programa de áudio ou vídeo em inglês para assistir ou ouvir todas as semanas. Fazê-lo semanalmente é perfeito, porque você será capaz de encontrar tempo para isso e não se sentir oprimido por ele ao mesmo tempo.

Não importa o que você assiste ou ouve. Pode ser um filme, um documentário, uma palestra ou até mesmo um curso online. O que importa é que você está se expondo ao discurso do inglês e aprendendo a melhorar sua compreensão, passo a passo!

melhorar inglêsPara tornar isso ainda mais fácil, use os clipes de áudio e vídeo em inglês no FluentU. Isso inclui uma autêntica mídia inglesa — como trailers de filmes, notícias, discursos inspiradores e muito mais —, mas eles também vêm com ferramentas internas de aprendizado de idiomas.

Por exemplo, existem legendas interativas. Você pode clicar em qualquer palavra desconhecida nas legendas e o FluentU mostrará automaticamente uma definição in-context e uma foto memorável. Quando você terminar de assistir, há flashcards e testes divertidos para se certificar de que você se lembra das palavras que acabou de aprender.

Existem milhares de vídeos em inglês no FluentU, convenientemente organizados por gênero e nível de linguagem. Isso torna muito fácil encontrar um vídeo em inglês que funcione para você toda semana. Além disso, o FluentU irá sugerir novos vídeos com base no que você já assistiu.

O melhor de tudo, você pode assistir a qualquer hora, em qualquer lugar com os aplicativos FluentU para iOS ou Android.

15. Jogue programas em inglês em segundo plano.

Pode parecer bobo sugerir ter uma TV ligada quando você trabalha ou estuda, mas a ideia é a seguinte: quando você ouve ruídos de fundo em inglês sem prestar atenção ativa neles, você está realmente aprendendo a se sentir confortável com eles. Você pode não entender o que está sendo dito e não precisa fazê-lo. O que você está fazendo é treinar seus ouvidos para sintonizar facilmente conversas em inglês quando precisar. Seu cérebro ainda processa conversas de fundo mesmo quando você está ocupado fazendo outra coisa.

Canais de notícias britânicos funcionam melhor para esse tipo de exercício. Você também pode sintonizar estações de rádio britânicas!

16. Trabalhe na expansão do seu vocabulário.

Melhorar sua compreensão em inglês anda de mãos dadas com a expansão do seu vocabulário. Quanto mais palavras você souber, mais fácil você será capaz de entender o que está sendo dito ao seu redor! A expansão do seu vocabulário também ajudará a melhorar a qualidade de sua pronúncia.

A maneira mais fácil de expandir o seu vocabulário é observar as palavras desconhecidas que você encontra (conhecer) e trabalhar com elas quando tiver tempo. Você pode:

  • traduzí-las
  • pronunciá-las em voz alta
  • colocá-las em contexto
  • formar frases com elas

Também pode criar cartões de vocabulário para voltar às novas palavras no futuro!

melhorar inglêsOutra maneira fácil de expandir seu vocabulário é com Thesaurus Visual. Você já deve saber que um dicionário de sinônimos é um livro ou recurso que ajuda a encontrar sinônimos (palavras semelhantes). O Visual Thesaurus leva isso um passo adiante e coloca palavras em “mapas” visuais, permitindo que você veja as conexões entre eles. Isso torna mais fácil descobrir mais sobre os significados das palavras que você já conhece e descobrir novas palavras relacionadas no processo.

17. Pratique com pessoas desconhecidas!

Como seu objetivo é melhorar a compreensão do inglês, é muito importante que você pratique com pessoas que você não conhece com a maior frequência possível. Ouvir seu professor de inglês ou seus amigos ingleses é ótimo, com certeza. No entanto, você provavelmente está muito acostumado com a maneira como eles falam. Você está acostumado com os sotaques deles!

melhorar inglêsPara melhorar, você precisa ouvir estranhos cujos sotaques não lhe são familiares, cujo ritmo de fala pode ser muito rápido ou muito lento. De um modo geral, você pode obter esse tipo de prática apenas seguindo a dica 14, mas não substitui as conversas face a face.

Círculos de conversação em inglês local e Meetups são ótimos para isso. Palestras universitárias em inglês também podem ser muito úteis. Você também pode considerar participar de eventos em outras escolas de inglês além da sua para obter exposição em conversação em inglês em um ambiente amigável para iniciantes.

 

Melhorar o seu inglês é um processo ao longo da vida e você, como estudante, sabe o quanto pode ser difícil. Mas não tem que ser todo o trabalho e não é divertido o tempo todo! Seguindo algumas dicas que descrevemos acima, você logo verá melhorias não apenas na forma como fala, escreve e ouve em inglês, mas também na maneira como aborda suas estratégias de estudo e planeja suas rotinas diárias de linguagem.

Boa sorte!

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.