melhorar-ingles-com-midia-social

3 Sites Populares de Mídia Social e 11 Maneiras de Melhorar seu Inglês com Eles

Não importa onde você esteja na jornada de aprendizado de inglês, suas habilidades em inglês podem sempre melhorar. 

O progresso é muito importante para principiantes, intermediários e avançados.

Você sempre pode melhorar. Para isso, você precisará praticar regularmente.

O idioma em sua maioria é um exercício contínuo, por isso nunca terminará.

Exige esforço, mas esse esforço vale a pena! Se seu objetivo for melhorar seu inglês pouco a pouco, você sempre será o melhor falante de inglês que pode ser.

Então como fazer isso?

Uma das melhores e mais naturais maneiras de melhorar seu inglês é acompanhar as tendências do momento. Qualquer idioma evolui.  Sua gramática se adapta aos usuários. Algumas coisas, anteriormente incorretas, se tornam comuns e aceitáveis. Gírias aparecem e desaparecem. O que é considerado moderno muda a cada ano!

Hoje em dia, o que pode ser mais moderno do que as mídias sociais? Mídias sociais como Facebook e Twitter oferecem muitas oportunidades para se conectar com outras pessoas e manter contato com amigos e familiares. Também são ótimas ferramentas para praticar e melhorar seu inglês.

Use as mídias sociais para sua vantagem! Este post vai te dizer como.

Por que as mídias sociais ajudam a melhorar seu inglês?

  • Há muitas mídias sociais para escolher, cada uma com características únicas. Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Snapchat… as escolhas são infinitas e novas mídias sociais aparecem todos os dias!
  • Com tantos sites de mídia social e tantas pessoas usando-os regularmente, as mídias sociais fornecem um suprimento infinito de conteúdo que pode interessar a você. Isso torna mais fácil continuar praticando inglês lendo e assistindo coisas divertidas, mesmo que por alguns minutos por dia.
  • As mídias sociais são chamadas de “sociais” por uma razão! Milhões de pessoas em todo o planeta estão nas mídias sociais, e muitas delas são falantes nativos de inglês. Todos participam para se conectar com outras pessoas. Então, você pode se conectar com eles facilmente!
  • A grande maioria das mídias sociais é grátis para participar e usar. Então, participar é muito acessível — tudo que você precisa é de uma conexão com a internet.

Então agora você sabe porque estar nas redes sociais faz todo o sentido se você quer melhorar seu inglês. É hora de aprender como exatamente você pode fazer isso!

11 maneiras divertidas de melhorar seu inglês com mídias sociais

Facebook

melhore seu inglês

Vamos começar com o Facebook, a rede social mais popular do mundo. É usado principalmente para manter contato com amigos, familiares e colegas, compartilhando fotos, links, vídeos e mensagens de texto. Como o Facebook é o que tem mais usuários, você pode se beneficiar dele da melhor maneira!

1. Altere suas configurações de idioma no Facebook

Um bom começo para melhorar seu inglês no Facebook é mudar o idioma de exibição do site da sua língua nativa para o inglês. Por quê? Porque isso te dará mais exposição ao inglês enquanto você passa o tempo no Facebook! Mesmo que seus amigos do Facebook publiquem conteúdo em outros idiomas além do inglês, isso será útil.

Você pode facilmente mudar o idioma clicando em “Configurações” e indo para a aba “Idioma”. Você poderá escolher entre Inglês dos EUA e do Reino Unido. Há também o Pirate English, se você é um falante de inglês avançado que quer se divertir e aprender como os piratas falam.

2. Conecte-se ativamente com falantes de inglês no Facebook

Se você tem falantes nativos de inglês em sua lista de amigos do Facebook, converse! Provavelmente, eles postam em inglês e compartilham links para artigos em inglês. Você deve aproveitar todas as oportunidades para se conectar com eles — em inglês, é claro! Comente suas postagens, escreva em seus murais e participe de conversas que possam acontecer nos comentários. Mesmo que você escreva apenas uma palavra ou frase simples em inglês, essa prática é inestimável.

3. Curta páginas do Facebook para receber conteúdo

O Facebook possui vários grupos e páginas gerenciados por pessoas, empresas e marcas. O objetivo deles é se conectar com você e eles geralmente publicam conteúdo interessante para atrair sua atenção. Use isso!

Explore e goste de páginas que lhe interessam e você receberá novos conteúdos em inglês no seu feed de notícias todos os dias. Pode ser artigos (BuzzFeed, Medium), vídeos (Vox, “The Daily Show”) ou até mesmo transmissões ao vivo de eventos. Você poderá praticar inglês sem sair do Facebook… mas tenha cuidado, pois o Facebook é bastante viciante!

4. Junte-se a um grupo no Facebook

Grupos no Facebook estão focados em discussões sobre quase todos os assuntos que você possa imaginar. Desde tricô até administração de empresas, há um grupo no Facebook para todos.

Você pode se juntar a um grupo de alunos de inglês, onde poderá fazer perguntas e ajudar outras pessoas tentando melhorar assim como você. Por exemplo, os grupos English Learners Hangout e American English Learners são um bom começo.

Você também pode encontrar um grupo que se concentre em seu hobby (pode ser qualquer coisa) e melhorar suas habilidades de compreensão e leitura em inglês ao mesmo tempo em que se conecta com pessoas que pensam como você. Book Lovers, Sewing 4 Beginners, Dungeons and Dragons são apenas alguns exemplos de grupos de hobby.

Grande prática de linguagem ao redor!

5. Crie um evento no Facebook

Aprender e melhorar é mais divertido com os amigos! Se você decidir que quer melhorar seu inglês na vida real, pode criar um evento no Facebook para convidar seus amigos para uma sessão de treino de inglês. Pode ser um círculo de conversação, um grupo de estudo ou um encontro temático.

O Facebook torna realmente fácil notificar seus amigos sobre um evento que você está organizando “offline”. Muitas pessoas confiam no Facebook para acompanhar seu calendário social, então você deve aproveitar isso!

Para criar seu próprio evento no Facebook, faça o login em sua conta e clique em “Eventos” na coluna do menu à esquerda do seu feed de notícias. Você verá sua página “Eventos”, que pode mostrar convites para os eventos de seus amigos e eventos populares em sua rede. Clique no botão “Criar” para adicionar o seu próprio. O Facebook irá guiá-lo através do processo. Não deve demorar mais do que alguns minutos!

Twitter

melhore seu inglês

O Twitter é uma plataforma de microblog que permite compartilhar postagens curtas de até 280 caracteres. Esses posts são chamados de “tweets”. Por padrão, os tweets são visíveis para todos os usuários online, mas você pode impedir que pessoas que você não conheça os visualizem. Certifique-se de proteger suas mensagens e torná-las privadas antes de começar a escrever (se isso for importante para você).

Por que você usaria o Twitter para melhorar o inglês? Porque é um ótimo lugar para aprender o vocabulário moderno, entender as gírias e seguir as notícias em inglês. As pessoas no Twitter publicam muitos tweets, então seu fluxo de conteúdo nunca termina. E é tudo ao vivo!

Aqui estão algumas idéias para usar o Twitter para melhorar seu inglês.

6. Crie uma conta do Twitter dedicada

Se você é novo no Twitter, configure sua conta em inglês e siga usuários que falam inglês. Isso te ajudará a manter a maior parte do seu fluxo de tweets em inglês, o que tornará seus esforços de aprimoramento mais naturais.

Algumas ótimas contas para seguir incluem Merriam-Webster (sim, o dicionário), Matthew Inman (o autor de The Oatmeal) e NASA (para tweets claros e informativos sobre ciência e o espaço sideral).

Ao ver um tweet que você gosta, responda para a pessoa que postou. Pode ser um comentário, uma pergunta ou um simples “Thank you” para iniciar uma conversa. Se conectar com as pessoas no Twitter é muito divertido!

7. Poste em inglês

É quase como manter um diário em inglês, exceto que suas entradas no diário são curtas e públicas. É um ótimo exercício de escrita. Você pode twittar sobre seus hobbies, sobre o que você fez em um determinado dia, coisas engraçadas que acontecem com você, ou coisas que você viu e pensamentos que você teve.

Se você tiver seguidores, incentive-os a te responder em inglês. Você logo notará o quanto sua capacidade de formular pensamentos em inglês evolui.

8. Siga as novidades no Twitter

O Twitter é mais divertido quando segue contas interessantes. Você pode descobrir novas pessoas e também aprender sobre o que está acontecendo no mundo ao seguir as tendências do Twitter.

Para fazer isso, você pode visitar a guia “Moments”, onde uma equipe dedicada de funcionários do Twitter reúne os melhores tweets e comentários. Você também pode simplesmente olhar para a esquerda na página inicial do Twitter, onde você verá a barra lateral chamada “Trends”. Clicar em qualquer tópico mostrará os últimos tweets sobre ele.

LinkedIn

melhore seu inglês

Se o Facebook e o Twitter foram criados para diversão, o LinkedIn foi feito para negócios. É um meio social para profissionais de todas as indústrias, criado para facilitar o networking e a divulgação de oportunidades de trabalho.

O LinkedIn é ótimo para praticar inglês para negócios e melhorar suas habilidades de escrita de e-mail em inglês. É definitivamente mais orientado para os negócios e para o trabalho do que, por exemplo, o Facebook. Muitas grandes organizações e grandes empresas mantêm uma presença aqui. Isso significa que marcas e empresas publicam muitos conteúdos interessantes que são relevantes para profissionais como você! Aqui está como você pode usá-lo para aprender inglês depois de entrar.

9. Crie um perfil no LinkedIn

Perfis do LinkedIn são como currículos online. Então, escreva seu perfil do LinkedIn em inglês. Isso atrai o interesse de outros falantes de inglês, com os quais você poderá se conectar (em inglês, obviamente).

Escrever um perfil no LinkedIn é um exercício demorado, mas é um passo crucial no aprendizado do inglês básico para negócios. Cada perfil consiste em várias seções, com o LinkedIn oferecendo dicas e conselhos sobre como preenchê-las.

A conclusão do seu perfil também lhe dará uma ideia do que os empregadores de países de língua inglesa podem esperar de um possível funcionário. Se você está planejando trabalhar nos EUA, é muito bom saber disso!

Fazer um perfil no LinkedIn vale o tempo e esforço. Você pode usá-lo para procurar por vagas abertas e até mesmo para se candidatar a empregos online. Quem sabe? Alguém pode realmente gostar do seu perfil no LinkedIn e entrar em contato com você sobre uma oferta de emprego.

10. Encontre conexões no LinkedIn

Assim como no Facebook, você deve se conectar com pessoas que você já conhece no LinkedIn. Procure conhecidos que sejam falantes nativos de inglês, para que você possa aprender com seus perfis e enriquecer seu vocabulário de inglês profissional.

Se suas conexões do LinkedIn postarem atualizações, siga-as regularmente. Essas atualizações provavelmente oferecerão conteúdo interessante, o que lhe dará a oportunidade de interagir com as pessoas e conhecê-las melhor profissionalmente.

O LinkedIn é muito útil não apenas para melhorar seu inglês, mas também para sua rede profissional!

11. Siga empresas no LinkedIn

Se você não conhece ninguém que esteja no LinkedIn, tudo bem! Muitas empresas conceituadas mantém uma presença ativa na plataforma e publicam excelentes conteúdos. Por exemplo, confira Booking.com, Pixar Animation Studios ou Netflix, todos com páginas no LinkedIn.

Você deve seguir as empresas que você gosta ou admira, para que seja informado sobre os artigos, tutoriais em vídeo ou mesmo vagas de emprego que eles publicam.

Visitar regularmente a página inicial do LinkedIn permitirá que você obtenha ótimas práticas de leitura e melhore seu inglês comercial em geral!

Resumindo…

Com tantas ferramentas disponíveis para melhorar seu inglês, o uso de mídias sociais é apenas um dos caminhos. Podem ser plataformas perfeitas para melhorar habilidades de leitura e conversação, aprender novo vocabulário e até praticar o uso da gramática.

Lembre-se que querer melhorar não significa que seu inglês seja ruim. Significa apenas que você quer que seja o melhor possível… e as mídias sociais podem ajudá-lo a chegar lá!

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close