melhorar-comunicacao-em-ingles

4 Ideias Criativas para Melhorar suas Habilidades de Comunicação em Inglês

Aprender inglês é como uma deliciosa fatia de bolo.

Quando você vê pela primeira vez, parece incrível.

Com cobertura de glacê e uma cara ótima. O cheiro doce domina o ambiente, dando água na boca.

Mas com o passar do tempo, seus sentimentos em relação ao bolo mudam.

Após algum tempo, a cobertura começa a derreter. O cheiro doce desaparece e o bolo seca.

Não parece mais tão impressionante. Você não se sente mais animado para comer o bolo.

De fato, depois de algum tempo você começa a considerar se realmente quer comer o bolo!

Assim como esta fatia de bolo, aprender inglês pode parecer que está ficando obsoleto. Você pode perder seu entusiasmo e a língua inglesa pode começar a ficar um pouco chata.

Se este é seu caso, não se preocupe! Isso acontece com todos nós e é algo que pode ser facilmente corrigido.

Explorar técnicas mais criativas de se expressar é uma ótima maneira de tornar seu aprendizado mais empolgante enquanto melhora ativamente suas habilidades em inglês.

Trouxemos quatro técnicas de aprimoramento do idioma que aumentarão seu interesse na língua inglesa e levarão suas habilidades de leitura, escrita e compreensão para o próximo nível.

4 Ideias Criativas para Melhorar suas Habilidades de Comunicação em Inglês

Chega um momento em que você sente que seu vocabulário atinge um limite e está constantemente contando com as mesmas palavras ou frases para se comunicar. Estas quatro técnicas divertidas ajudarão a quebrar o tédio que vem de usar as mesmas palavras repetidamente em inglês.

Eles ensinarão as nuances (diferenças sutis) de palavras e frases no idioma inglês. Você pode usá-los para adicionar mais detalhes e significados ao se comunicar, o que permite que você se expresse mais como um falante nativo.

1. Pare de dizer “good” e “nice” todo o tempo! Use sinônimos para energizar seu inglês

Você acabou de ter um dia maravilhoso no trabalho. Todos adoraram sua apresentação e seu chefe te deu um aumento.

Se eu te perguntasse como você se sentiu no final do dia, o que você diria?

Sua resposta pode ser: “I feel good,” “I feel great,” “I am so happy” ou “I am fantastic!”

Então, qual é a resposta correta?

Todas elas!

Cada resposta usa sinônimos em inglês, palavras que têm significados semelhantes.

O aprendizado de sinônimos é necessário para aumentar seu vocabulário em inglês. Eles permitem que você se expresse de maneiras mais variadas e interessantes. Sinônimos também facilitam a compreensão de falantes nativos de inglês, já que eles costumam usar palavras semelhantes de forma intercambiável quando falam ou escrevem.

Apenas esteja ciente de que os sinônimos são semelhantes, mas não são os mesmos. Isso é importante lembrar. O uso de sinônimos corretos pode ser muito claro em algumas situações, mas não em outras.

Por exemplo, um sinônimo para a palavra  “commute” é “travel.” Ambos estão corretos no contexto de ir trabalhar pela manhã:

I commute to work by bus.

I travel to work by bus.

No entanto, usar a palavra “commute” em outras situações seria incorreto, porque ela é usada especificamente para quando você está indo trabalhar. Usá-la em qualquer outra situação, como “I commute to the beach for a holiday”, está incorreto.

Agora, não se preocupe demais com isso! Tentar e testar novos sinônimos faz parte da diversão! As idéias práticas e recursos abaixo irão ajudá-lo a pegar o jeito dele.

E não se segure se você não tem certeza se um sinônimo está absolutamente correto, porque a maioria das pessoas ainda vai entender você. Ter uma experiência em situações sociais é uma maneira rápida de aprender o contexto correto no qual usar cada palavra apropriadamente.

Onde aprender sinônimos em inglês

  • Smart Words: Este site tem várias listas de palavras, incluindo sinônimos, para pesquisa rápida. As listas são categorizadas por tema, como palavras de ação, palavras positivas e negativas, etc. O site também tem a opção de baixar e imprimir as listas para levar com você aonde quer que você vá!

Procure as palavras que você usa com frequência e tente substituí-las por outras mais descritivas da lista.

  • FluentU: FluentU fornece vídeos autênticos em inglês, como trailers de filmes, videoclipes, palestras inspiradoras e muito mais, que foram transformados em lições de idiomas personalizadas. É o recurso mais abrangente e inovador deste artigo — você pode começar a usá-lo para aprender sinônimos e continuar usando para melhorar seu vocabulário, compreensão e pronúncia em inglês de maneira geral!

Cada vídeo vem com legendas interativas — passe o mouse sobre qualquer palavra e o FluentU pausará automaticamente o vídeo para mostrar uma definição e sinônimos. Você também ouvirá como pronunciar a palavra e verá outros vídeos. Isso significa que você ativamente construirá seu vocabulário e encontrará novos sinônimos, enquanto absorve inglês da maneira como os falantes nativos realmente o usam.

O FluentU também fornece flashcards e exercícios para todos os vídeos, então você se lembra do que aprendeu quando acaba de assistir. E como os vídeos são organizados por gênero e nível de aprendizado, é fácil encontrar algo que funcione para você. FluentU até sugere novos vídeos com base no que você já aprendeu.

O melhor de tudo, você pode levar o FluentU a qualquer lugar com o aplicativo móvel. Comece a explorar a biblioteca de vídeos gratuitamente com uma avaliação FluentU.

Como praticar sinônimos em inglês

Você pode facilmente fazer desta prática uma parte de sua rotina diária em casa!

Cole algumas notas post-it (em branco) em uma janela em sua casa com vista para o exterior. Certifique-se de que é uma janela que você vê todos os dias. Tome um momento sempre que passar por ela, pare e olhe o tempo lá fora. Escreva uma única palavra que descreva o tempo para aquele dia específico em um dos post-it.

Separe as palavras em diferentes notas, por exemplo, uma nota de post-it para palavras que descrevem o bom tempo e uma para palavras que descrevem o mau tempo. Todos os dias, adicione um sinônimo que descreva o tempo na nota apropriada.

Uma vez que você tenha um grande banco de palavras com sinônimos para o clima, siga a mesma atividade com outros objetos e temas ao redor da casa.

Uma leve advertência: tente não memorizar muitos sinônimos de uma só vez! Mantenha apenas um ou dois novos sinônimos de cada vez para ajudá-lo a lembrar cada palavra e ter uma compreensão mais clara de seus significados.

2. Deixe o “Not” de lado Procure os opostos das palavras

Você usa a palavra “not” para descrever o oposto de alguma coisa? Por exemplo, “not good“, “not nice“, “not happy “, etc.?

Por que não usar as palavras “bad,” “mean” or “sad?” Estes são antônimos, ou opostos, para as palavras acima.

Antônimos destacam as diferentes características das coisas. Eles comparam objetos, ações e sentimentos. Podem permitir que você fale com mais precisão , em vez de confiar na palavra “não” o tempo todo.

Alguns pares de antônimos comuns com os quais você já pode estar familiarizado incluem:

happysad

confidentnervous

hotcold

movingstill

Parece bem simples né? Bem, é na maior parte do tempo. No entanto, pode tornar-se complicado ao lidar com certas palavras.

Existem dois grupos básicos de antônimos. Um grupo inclui antônimos que são vistos como um par. As palavras são exatos opostos umas das outras, como “light” e “dark“.

O outro grupo tem palavras em que o oposto não é tão claramente compreendido.

Por exemplo, a palavra “overwhelmed” não tem um oposto definido. Existem vários opostos que você poderia usar, como “capable” ou “calm“, mas não há uma única palavra que seja um antônimo claro.

Por isso, é importante lembrar que antônimos às vezes podem ser subjetivos (com base na opinião pessoal). Assim como os sinônimos, pratique usá-los sempre que possível e não seja muito duro consigo mesmo se tiver dificuldades no começo.

Onde Aprender Inglês

  • Thesaurus.com: Este é um site realmente útil quando se trata de melhorar suas habilidades de fala, escrita e compreensão. Basta digitar uma palavra na barra de pesquisa e ele mostrará todas as formas da palavra, listas de vários sinônimos e antônimos e links para suas definições.

É ótimo para acesso rápido e até tem uma função de áudio que te ajuda a aprender a pronúncia correta de palavras inglesas mais difíceis.

  • AntonymsWords.com: Este é um dicionário online projetado especificamente para sugerir antônimos. Digite qualquer palavra e você terá uma lista mais longa e completa de antônimos do que os dicionários comuns.

Como praticar antônimos em inglês

Desenhar uma árvore de antônimos é uma ótima maneira de tornar esses pares de palavras opostas mais memoráveis.

Em um pedaço de papel, escreva uma palavra que possa ter vários antônimos possíveis. Pense em três antônimos que podem se ramificar a partir da palavra principal. Coloque no seu bolso e adicione ou inicie um novo ramo de palavras quando surgirem novas palavras em conversas!

Você pode até envolver seus amigos! Uma pessoa seleciona uma palavra em sua mente e depois diz ao grupo dois ou três antônimos daquela palavra. A primeira pessoa a adivinhar a palavra escolhida é o vencedor!

Tente não aprender sinônimos e antônimos juntos, pois isso pode se tornar muito confuso! Continue aprendendo dois ou três antônimos de cada vez, para palavras que você já conhece.

3. Inglês tão claro quanto cristal: Use símiles

Você já ouviu alguém dizer que alguém ronca como uma motosserra (ronca alto) ou come como um pássaro (não come muito)?

Essa pessoa está realmente roncando tão alto assim? Na verdade, não.

O orador está usando um símile, comparando dois conceitos usando “como” (“like” ou “as” no inglês)

Estar confortável com símiles te ajudará instantaneamente a soar mais fluente. Eles demonstram um entendimento avançado das comparações em inglês, bem como palavras relacionadas ao vocabulário. São especialmente úteis se você planeja estudar em um ambiente de língua inglesa, uma vez que os símiles são frequentemente encontrados na literatura inglesa e até na escrita de não-ficção.

Além disso, há muitos símiles em inglês que são importantes de saber simplesmente por serem muito usados por falantes nativos. Esses incluem (com seus significados em seguida):

Light as a feather — Leve como uma pena (fino ou pequeno; leve, não pesado)

Fits like a glove  — Se encaixa como uma luva (uma combinação ideal; que se encaixa perfeitamente)

Eats like a pig — Come como um porco (muito faminto e bagunceiro)

Hot as the sun — Quente como o sol (muito quente)

Clear as crystal — Claro como cristal (óbvio; fácil de entender)

Onde aprender símiles em inglês

  • Complete English: Este aplicativo é perfeito para alunos que procuram explorar um inglês mais complexo. Oferece explicações claras e detalhadas de todos os tipos de técnicas de linguagem e gramática inglesa, incluindo símiles. Use-o para aprimorar sua prática de escrita e criar confiança em suas habilidades de compreensão.
  • 100 Similes on EReadingWorksheets: EReadingWorksheets é um ótimo site para quem aprende melhor com caneta e papel. Fornece muitos exercícios de inglês e recursos para download. Esta lista de 100 símiles é um recurso fantástico para se sentir confortável em reconhecê-los e usá-los.

A lista é dividida em categorias intermediárias e avançadas.

Como praticar símiles em inglês

Prepare seus símiles todos os dias!

No início do dia, anote três símiles que você sabe que vai poder usar em algum momento durante o dia. Podem ser sobre o tempo (certifique-se que não mudou no momento em que você o dizer!), um objeto (a xícara de café que você usa com os colegas de trabalho) ou do jeito que você está se sentindo naquele dia em particular (“I am as happy as _____”)).

Símiles também oferecem outra oportunidade para praticar com amigos. Junte alguns amigos e nomeie uma pessoa para começar um símile. Por exemplo: “It is as hot as…” Invente três finais diferentes para criar três símiles.

4. Dê vida ao seu inglês: Personifique substantivos em inglês

Você sabia que um bolo pode falar? Bem, na verdade não.

Mas quando alguém diz “that slice of cake is calling my name”, definitivamente soa como se eles estivessem descrevendo um bolo com incríveis habilidades humanas!

Isso porque essa pessoa está usando personificação para tornar seu inglês mais vivo.

Personificação significa descrever substantivos não humanos com qualidades semelhantes às humanas. Como em um filme da Disney, os objetos comuns ao seu redor assumem traços humanos quando você usa a personificação.

Frases personificadas são provavelmente mais comuns do que você pensa em inglês. Depois de ouvir mais de perto a linguagem dos falantes nativos, você encontrará personificação em todos os lugares. Reconhecer frases personificadas é importante para eliminar a falta de comunicação ao ler, escrever e conversar em inglês.

Aqui estão alguns ditados comuns em inglês que usam personificação (com seus significados em seguida):

The traffic is crawling — O trânsito está rastejando (o tráfego está se movendo muito lentamente)

The wind is howling  — O vento está uivando (o vento está fazendo muito barulho)

The plants are thirsty — As plantas estão com sede (as plantas precisam ser regadas)

Em seu próprio discurso, a personificação permite adicionar profundidade e detalhes descritivos que prenderão a atenção das pessoas. Sinta-se livre para ser criativo e fazer as suas próprias! E não apenas com ações humanas — tente usar emoções, pensamentos e aparências humanas ao usar a personificação.

Onde começar a usar a personificação

  • Flocabulary: Pronto para libertar o seu rapper interior? Flocabulary é um site divertido que usa música hip-hop e vídeos envolventes para ensinar técnicas de linguagem! Confira esses vídeos de personificação e aproveite para adicionar um vocabulário ao hip-hop interessante.

Como praticar personificação:

  • Personificação surpresa! Use um gerador de palavras aleatórias para selecionar um substantivo e invente uma descrição dele usando de personificação. Aqui está um gerador de substantivos aleatórios que você pode usar. O aplicativo Parrot também é legal, pois tem suporte multi-idioma.
  • Eu espio: Em um grupo, escolha um objeto visível e crie três frases personificadas para descrevê-lo. Divirta-se vendo seus amigos competirem entre si para pesquisar e descobrir a resposta!
  • Pesquise suas músicas favoritas: Ouça atentamente às letras de suas músicas favoritas e você ficará surpreso com quantos cantores usam personificação! Não parece encontrar nenhuma? Acesse LiteraryDevices.com para começar.

Com estas quatro maneiras divertidas de melhorar o seu inglês, você nunca terá que deixar que o seu aprendizado fique velho, obsoleto e chato. Essas técnicas de linguagem melhoram suas conversas e aprimoram sua compreensão de maneira criativa, interessante e envolvente.

Assim como uma fatia de bolo fresca e deliciosa, torne o seu aprendizado algo irresistível e agradável!

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.