livros-de-gramatica-em-ingles

Os Melhores Livros de Gramática Inglesa para Aprimorar Suas Habilidades

A gramática está te dando dor de cabeça?

Se ao menos houvesse um feitiço para tirar a dor e frustração!

Se você é como a maioria dos alunos de inglês, provavelmente acha o assunto desconfortável. Não se preocupe, muitos de nós falantes nativos de inglês também não gostamos muito.

Gramática é complicada. Há muita informação para absorver e compreender, e até mesmo falantes nativos quebram regras gramaticais o tempo todo. Você pode se surpreender ao saber que muitos falantes nativos não sabem explicar os meandros da gramática, apenas sabem o que soa correto.

Não dominei as regras da gramática inglesa até me tornar professor de inglês. Antes disso, não sabia explicar de jeito nenhum a diferença entre todos os tempos verbais!

Agora essas definições estão enraizadas em mim, e não preciso pensar cuidadosamente sobre qual tempo verbal usar (como alunos de segunda língua) pois estou confortável com eles. Sei o que é certo sem ter que pensar sobre.

Aprender a dominar o complicado tópico da gramática inglesa é difícil. Vai exigir muito trabalho e dedicação. Com a ajuda de um bom livro didático, você também pode aprender como ser um mestre da gramática inglesa.

Por que você deve abraçar estudos de gramática

Algumas pessoas gostam de se concentrar em outras áreas do inglês e deixam de estudar gramática completamente. A não ser que seu objetivo seja aprender inglês de sobrevivência suficiente para fazer uma viagem a um país de língua inglesa, eu não recomendaria negligenciar seus estudos de gramática. Aqui está o porquê:

  • O significado de sua frase pode ser perdido devido à má gramática. Lembre-se, o objetivo de melhorar suas habilidades em inglês é para que você possa se comunicar efetivamente. Isso não acontecerá se as outras pessoas não conseguirem entender o que você está tentando dizer.
  • Conhecer regras gramaticais te ajuda a parecer um falante nativo, além de escrever com mais rapidez e eficiência.
  • Aprender gramática é extremamente importante se você precisar se comunicar em inglês no nível universitário ou no mercado de trabalho. Um público profissional exige qualidade profissional. Usar a gramática correta coloca você no mesmo nível de outras pessoas em seu campo.

Dicas para se tornar um mestre da gramática

Alguns alunos preferem apostilas cheias de maneiras criativas de abordar a gramática, enquanto outras gostam de ler regras gramaticais e resolver problemas.

  • Use a plataforma de aprendizado de inglês FluentU. Dessa forma, você aprende inglês através de uma ampla gama de recursos multimídia divertidos e envolventes. Adicionar FluentU ao seu material de estudo aumentará seu nível geral de proficiência em inglês e não apenas suas habilidades gramaticais.
  • Decida Como você quer estudar gramática. Enquanto você achar divertido e envolvente, terá sucesso. Misture e combine seus recursos para que sua rotina permaneça atualizada ou escolha um livro ou recurso online de que goste. Como você aprende é sua escolha!

Aqui estão alguns livros didáticos que te ajudarão a chegar onde precisa estar.

6 melhores livros de gramática em inglês para te levar ao próximo nível

“The Best Grammar Workbook Ever!” – Arlene Miller

Este livro premiado se promove como um livro de tamanho único para atender às necessidades de alunos de todas as idades. O que o torna diferente de outros livros didáticos é a abordagem fácil de entender que o autor adota para a gramática.

“The Best Grammar Workbook Ever” não te obriga a memorizar regras gramaticais chatas. Em vez disso, você aprende por meio de exemplos e contexto, assim como falantes nativos de inglês.

Além disso, se você realmente quiser aumentar seu conhecimento de gramática inglesa, tente usá-lo juntamente com “The Best Little Grammar Book Ever!”– um livro didático que explica o material abordado no livro de exercícios.

“ESL Intermediate/Advanced Grammar” – Mary Ellen Muñoz Page

Se você está cansado de aprender inglês com livros que não entendem os desafios únicos que alunos de inglês enfrentam, este livro é ideal para você. É escrito por uma autora bilíngüe que sabe como é aprender uma segunda língua e explica o conteúdo de uma forma perfeita para alunos de ESL.

O livro é uma mistura entre livro didático e de exercícios, e explica diferentes estruturas gramaticais, bem como lhe dá vários problemas relacionados aos tópicos. É repleto de estratégias de provas para ajudar os alunos a se prepararem para o Exame TOEFL e abrange os conceitos básicos de artigos, preposições e estruturas verbais.

Ele ainda vem com seu próprio glossário abrangente, para que você não tenha que se preocupar em carregar um dicionário toda vez que estudar.

Se você está se preparando para uma prova de proficiência em inglês, “ESL Intermediate/Advanced Grammar”” é um livro obrigatório para adicionar à sua coleção!

“Understanding and Using English Grammar: “Understanding and Using English Grammar Workbook (Full Edition with Answer Key)” – Betty Schrampfer Azar, Rachel Spack Koch e Stacy A. Hagen

Se o seu nível de proficiência estiver entre intermediário e avançado e você for alguém que adora estudar de forma independente, “Understanding and Using English Grammar” possui todo o conhecimento aprofundado necessário para entender a gramática.

Este livro de exercícios é repleto de problemas desafiadores e exemplos úteis que cobrem os conceitos básicos de artigos, conjugação de verbos, pontuação e muitas outras áreas gramaticais importantes que podem ajudá-lo a falar e escrever em inglês como um falante nativo.

Nem todos os livros vêm com uma chave de respostas, portanto, verifique se é a edição completa antes de encomendar sua cópia. Você pode até usar o livro de exercícios juntamente com o livro didático “Understanding and Using English Grammar” para realmente colocar suas habilidades gramaticais no próximo nível.

“English Grammar in Use” – Raymond Murphy

Embora o título completo deste recurso seja “English Grammar in Use with Answers and CD-Rom: A Self-Study Reference and Practice Book for Intermediate Learners of English”, é realmente ótimo para estudantes de todos os níveis de proficiência. Se concentra especificamente na gramática britânica, o que torna esse manual perfeito para alunos que planejam fazer o IELTS.

O que é ótimo neste livro em particular é que ele não é estritamente um livro de exercícios, mas sim uma mistura entre um livro didático e de exercícios. Os primeiros capítulos cobrem os tópicos gramaticais fáceis, mas à medida que você avança no livro, o conteúdo se torna mais desafiador.

A boa notícia é que cada capítulo começa com explicações fáceis de entender e muitos exemplos, para que você possa ter uma boa compreensão do material antes de começar a resolver os problemas.

“English Grammar in Use” também vem com um CD-ROM repleto com material suplementar bônus, incluindo explicações detalhadas e problemas extras para resolver. Se você está procurando um livro de exercícios completo, focado especificamente no inglês britânico, este é um dos melhores do mercado.

“Focus on Grammar” – Série de livros de exercícios

“Focus on Grammar” é uma série de livros de gramática divididos nos seguintes níveis de proficiência, do iniciante ao avançado:

Os livros de exercícios“Focus on Grammar” são projetados para o aluno que se beneficia de estrutura e organização. Se você é alguém que prefere explicações em vez de contexto e quer saber os prós e contras de cada regra gramatical abordada, este é o livro perfeito para você.

Os livros de exercícios “Focus on Grammar” são projetados para uso em sala de aula, bem como para estudo individual, para que os alunos se beneficiem de um livro versátil que abrange significado, forma e conhecimento prático de gramática.

“Schaum’s Outline of English Grammar” – Eugene Ehrlich

“Schaum’s Outline of English Grammar” é mais do que apenas um livro de exercícios, é um guia de gramática abrangente com material gramatical e problemas de prática. Este livro é perfeito para estudantes que gostam de memorizar regras e terminologia. O material é apresentado de forma direta com definições e explicações, mas não agrega muito para alunos que gostam de aprender através de cenários.

Por esta razão, é apenas recomendado para alunos que se beneficiam de estilos de aprendizado tradicionais e não precisam de ilustrações e atividades criativas para memorizar a gramática. Dito isso, “Schaum’s Outline of English Grammar” pode levar qualquer aluno dedicado de intermediário a avançado, desde que siga o programa de aprendizado estruturado do livro.

É ótimo até para escritores aspirantes!

Não esqueça, aprender inglês é um processo que requer tempo e dedicação. Esses recursos te ajudarão a incorporar a gramática em sua rotina de estudo e aumentar sua fluência geral.

Se você aproveitar essas ideias, estará no caminho certo para se tornar um mestre da gramática inglesa!

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close