ingles-avancado

Inglês Avançado: Como Falar e Entender Qualquer Coisa em Inglês

Ninguém gosta de se sentir desconfortável quando conversa.

Falar inglês avançado. Ser capaz de se comunicar com facilidade. Entender falantes nativos.

Isso tudo soa muito bem, não é?

Como estudante de inglês, você trabalhará no desenvolvimento de muitas habilidades.

Estudar gramática, aprender novas palavras e frases, praticar pronúncia — essas são habilidades importantes em inglês, certo?

Sim!

Estudar é uma habilidade.

Aprender é uma habilidade.

Praticar é uma habilidade.

E são as habilidades mais importantes que você pode ter, pois permitem que você melhore suas habilidades de conversação em inglês.

O que significa ser um falante de inglês avançado?

Se ser um falante avançado em inglês ainda não é seu objetivo, deveria ser! Entender e ser entendido em inglês, é por isso que estudamos o idioma, afinal.

Como falante avançado de inglês, você será capaz de:

  • usar e entender muito vocabulário específico relacionado a diferentes tópicos
  • usar e compreender inglês formal e casual
  • facilmente acompanhar conversas com falantes nativos de inglês em uma variedade de situações fora de sua sala de aula
  • mudar de sua língua nativa para o inglês sem muita preparação ou pensamento

Para conseguir dominar as conversas avançadas em inglês, você precisará ser capaz de:

  • ter conversas com muitas pessoas diferentes, com diferentes vocabulários e sotaques
  • ter conversas sem pensar ou se preocupar com gramática e vocabulário — tudo vai parecer natural

Estas são todas grandes conquistas!

Falar naturalmente em um novo idioma, sem se preocupar com detalhes, é algo difícil.

Além disso, se capaz de manter conversas é uma das habilidades mais importantes em inglês que você pode ter. Portanto, é importante se concentrar em melhorar suas habilidades desde cedo. Quanto mais você pratica, mais rápido vai progredir.

As habilidades de conversação acima são o que você precisa ter para se tornar um palestrante avançado em inglês e ter conversas avançadas em inglês. Eles não são como diálogos básicos que você pode ter com seu professor de inglês durante a aula.

Quando outra pessoa fala com você em inglês como normalmente faria, sem mudar a velocidade de falar ou a escolha do vocabulário para discutir tópicos complexos , isso significa que eles o vêem como um igual — um colega que fala inglês. Espera-se que você as compreenda, participe ativamente da discussão e use uma linguagem rica para compartilhar suas idéias e pensamentos.

Isso está longe de ser fácil!

Então, como você pode ver, habilidades de escuta, habilidades de vocabulário e estar ciente de diferentes tipos de conversação, tudo leva você a se tornar um falante avançado de inglês.

Mas por onde você começa?

Existem muitos caminhos! Esta postagem compartilhará quatro etapas simples que você pode seguir para atingir sua meta de falar como um nativo de inglês.

Fale como um nativo: 4 passos para dominar a conversação avançada em inglês

1. Antes de falar: Construindo seu vocabulário

Uma conversa é uma via de mão dupla. As pessoas estão conversando entre si, compartilhando ideias, fazendo perguntas. Para fazê-lo bem, precisam ser capazes de se expressar claramente. Simplesmente não é possível ter uma conversa se você não souber as palavras para dizer o que quer dizer.

Saber como dizer algo é importante! Tente lembrar a última conversa que você teve em inglês. Houve momentos em que você realmente queria perguntar ou dizer alguma coisa, mas não sabia as palavras certas? Talvez você tenha esquecido algo. Talvez não conhecesse um verbo ou expressão em particular.

É por isso que o primeiro passo para se tornar um falante avançado de Inglês está trabalhando em seu vocabulário!

Existem várias maneiras de fazer isso.

Uma maneira é identificar tópicos ou grupos de palavras com os quais você tem dificuldades.

Faça o seguinte:

1. Faça uma lista das últimas 10 conversas que você teve em inglês. (Dez é um número desafiador, especialmente se você só fala inglês na aula, mas faça o seu melhor.) Pode ser qualquer coisa: discutir notícias com seus colegas, dar instruções a um turista na rua ou até mesmo ter uma entrevista de emprego em inglês.

2. Imagine mais 5 conversas que você poderia ter em inglês, se você conhecesse o vocabulário correto. Por exemplo, entrevistar sua celebridade favorita em inglês, dar uma palestra sobre sua área de estudo ou falar sobre uma proposta de negócio. Deixe sua imaginação fazer o trabalho!

3. Agora, com essas 15 conversas em mente, crie grupos de vocabulário diferentes que possam ser úteis em cada um deles. Por exemplo: notícias globais, política, ciência, vendas, negócios, cinema e cultura pop.

4. Com esses grupos de vocabulário, faça listas de palavras e frases que você considera úteis, mas que ainda não dominaram. Neste ponto, a leitura de materiais sobre esses tópicos ajudará você a encontrar um vocabulário desconhecido para trabalhar.

5. Estude, estude, estude!

Se o plano acima parece muito acadêmico para você, aqui está outra boa abordagem para aprender mais vocabulário

1. Ouça o inglês avançado sendo falado. Anote as palavras que você não entende. Seu objetivo é encontrar palavras desconhecidas, então não há problema em não entender completamente o que está sendo dito. Boas fontes para praticar isso são palestras online, cursos online sobre qualquer assunto de seu interesse e especialmente documentários.

2. Faça uma lista de vocabulário para cada palestra, filme ou tutorial que você assiste.

3. Estude cada lista!

É uma boa ideia para trabalhar regularmente no seu vocabulário. Com o tempo, suas listas ficarão cada vez mais avançadas!

2. Compreensão é a chave: Melhorando suas habilidades de escuta

Com seu vocabulário crescendo, você notará que sabe dizer mais coisas. Você quase sempre saberá dizer o que quer dizer.

Mas e quanto a entender as outras pessoas?

Esta é outra parte muito importante de ter uma conversa. Nem sempre é fácil entender quando as pessoas estão falando inglês. Seu parceiro de conversa pode estar falando muito rápido ou com um sotaque desconhecido. Você deve estar preparado!

Então, como você melhora suas habilidades de escuta?

Ouvindo muitos falantes nativos de inglês!

Você provavelmente está pensando que isso não é surpreendente. Mas é verdade! Esta é a única maneira de treinar seus ouvidos para entender e entender o que está sendo dito, para que você possa mostrar suas excelentes habilidades de vocabulário.

Aqui estão algumas idéias sobre onde treinar mais sua escuta.

1. Assista a muitos filmes e programas de TV em inglês. Este pode ser o conselho mais comum que você ouve, mas os filmes que falam inglês são muito fáceis de encontrar e assistir online (grátis e legalmente), então você pode praticar o quanto quiser. Esta é também uma maneira muito divertida de construir suas habilidades de escuta.

2. Remova as legendas! O objetivo de tudo isso é treinar seus ouvidos, não com seus olhos.

3. Uma vez que você esteja confortável assistindo filmes em inglês, é hora de outro desafio. Você provavelmente está acostumado a um certo sotaque inglês – talvez seja britânico, talvez seja americano. Então, encontre filmes que são feitos em outros países de língua inglesa para aprender a entender diferentes sotaques. Busque fimes australianos, irlandeses, escoceses, sul-africanos, etc – há ótimas opç~eos por aí!

4. Se estiver se sentindo corajoso, já pode mergulhar! Encontre eventos locais em sua cidade ou cidade, onde você pode ouvir falantes nativos de inglês. Você não precisa participar ainda. Uma palestra ou um painel de discussão é uma escolha ideal, porque você só precisa ouvir.

Continue ouvindo, e logo você vai perceber que está acompanhando com facilidade!

3. Livros didáticos não estão sempre certos: Focando no inglês da vida real

Aqui está algo que você provavelmente já sabe depois de aperfeiçoar suas habilidades de escuta: O inglês falado nem sempre é como um livro didático em inglês, especialmente em conversas informais.

O inglês formal, chamado “textbook English”, é o uso gramaticalmente correto do inglês que é exigido por escrito e em qualquer comunicação formal, tanto escrita quanto oral. Este inglês formal é usado para negócios e acadêmicos.

Já o inglês informal conversacional é geralmente mais simples. Muitas vezes, é aceitável pular certos componentes da frase (incluindo verbos), usar palavras de preenchimento (fillers)mudar sua entonação para fazer perguntas quando você está conversando informalmente.

Exemplo 1

Inglês formal: Are you coming to the party tonight?

Inglês conversacional: Coming to the party tonight? (O verbo e o pronome são descartados)

Exemplo 2

Inglês formal: When my friend refused to help me with my homework, I felt upset and didn’t speak to him for several days.

Inglês conversacional: My friend refused to help me with homework, so I was, like, upset and giving him the cold shoulder for a few days. (Algumas palavras são descartadas, o verbo (“felt”) é substituído por uma palavra de preenchimento (“like“) e uma expressão idiomática (“giving the cold shoulder”) é usada.)

Isso mesmo: às vezes você pode ouvir inglês falado de forma incorreta gramaticalmente. Isso é mais comum do que você pensa! O inglês para conversação geralmente é simplificado — para comunicar informações rapidamente, para mostrar que você está à vontade ou simplesmente porque é preguiçoso.

À medida que você se tornar mais avançado, começará a pular verbos e usar preenchimentos também. E não há problema em ser casual – às vezes! Apenas tenha em mente a diferença entre uma conversa formal e uma informal. Não caia na armadilha de ser sempre preguiçoso quando ao falar inglês.

Você não precisa soar como um livro didático para ser entendido. Aqui estão algumas regras simples a seguir:

  • pronuncie tudo o mais claramente possível (enunciar)
  • tente não falar muito rápido, mesmo se você estiver nervoso
  • pare de se preocupar com o seu sotaque — não há problema em ter um!
  • use frases e perguntas completas, gramaticalmente corretas, esta é sempre uma boa prática
  • Se você não tem certeza do significado de algumas palavras, não as use — seja conservador e adicione essas palavras às suas listas de vocabulário para estudar mais tarde.

Também é muito inteligente ouvir um discurso inglês autêntico e casual sempre que puder. O FluentU é a ferramenta perfeita para isso porque traz o idioma nativo do inglês ao alcance.

Isso acontece porque o FluentU fornece vídeos reais do inglês, como trailers de filmes, comerciais de TV, vídeos hilários do YouTube e muito mais, tudo com ferramentas integradas de aprendizado de idiomas.

inglês avançado

Por exemplo, todo vídeo vem com legendas interativas. Clique em qualquer palavra para uma definição instantânea no contexto. Você também verá informações gramaticais e frases de exemplo.

inglês avançado

Ao tocar na palavra “brought” você verá isso:

inglês avançado

Após assistir a um vídeo, o FluentU fornece flashcards, testes divertidos e perguntas úteis. Dessa forma, você pode ter certeza de que vai se lembrar de tudo que aprendeu.

inglês avançado

É a maneira perfeita de aprender inglês do jeito que os falantes nativos realmente usam. Os vídeos são organizados de maneira conveniente por formato e nível (iniciante a avançado), por isso é muito fácil encontrar os que funcionam para você.

O melhor de tudo é que você pode praticar inglês de conversação no FluentU a qualquer hora, em qualquer lugar no seu computador ou com os aplicativos para iOS e Android.

4. Estude tópicos nos quais você tem interesse.

O inglês de conversação não significa apenas aprender as palavras, mas sim saber “manter uma conversa”. Isso significa que você deve fazer uma conversa rolar. Já falamos sobre como usar palavras de preenchimento e escrever scripts para ajudar você a começar. Outra maneira de criar confiança é construindo conhecimento.

Saiba mais sobre os tópicos em que você tem interesse e terá mais a contribuir para a conversa. Ler notícias e artigos informativos sobre o assunto que você está interessado é apenas o começo.

Você pode praticar seu inglês de conversação lendo blogs pessoais escritos por pessoas comuns, seguindo as contas de mídia social de pessoas envolvidas no assunto e procurando nas seções de comentários como as pessoas estão respondendo ao tópico. Não tenha medo de deixar seu próprio comentário!

5. Somando tudo: Praticando com nativos

Agora você já tem um ótimo vocabulário, excelentes habilidades de escuta e uma compreensão refinada do inglês formal e informal. É hora de colocar todas as suas habilidades em bom uso e começar a conversar com falantes nativos de inglês!

Existem muitas maneiras de treinar com outras pessoas. Mas como seu objetivo é desenvolver habilidades avançadas, você deve fazer um desafio para si mesmo. Discuta tópicos de suas listas de vocabulário. Fique longe da “conversa fiada”. Não fale sobre o tempo, hobbies ou outros assuntos que sejam fáceis para você. Faça muitas perguntas e contribua para a conversa o máximo que puder para praticar sua gramática e vocabulário.

Onde você pode praticar? Aqui estão algumas idéias:

1. Online. Você pode procurar discussões gratuitas online, já que muitos falantes nativos passam tempo online para ajudar os alunos de ESL. Voce também pode encontrar um tutor pago para praticar via Skype ou com uma ferramenta de bate-papo semelhante.

2. Com amigos. Dependendo de onde você mora, você pode ter amigos que são falantes nativos de inglês! Peça ajuda a eles. Concorda com eles que você só estará falando em inglês a partir de agora. Se eles concordarem, você vai praticar inglês toda vez que os encontrar.

3. Participando de eventos. Se você mora em uma cidade grande, isso não deve ser um problema — há muitos eventos sociais para conectar alunos de inglês e falantes nativos. Assim como com outros aspectos do seu aprendizado, tente desafiar a si mesmo. Compareca a palestras que são seguidas de discussões e faça um esforço para participar. Participe de eventos de networking para profissionais buscando novos trabalhos ou conexões de negócios. Faça visitas turísticas pela sua cidade. Há tantas possibilidades!

 

Este post é apenas um ponto de partida para a sua jornada emocionante para se tornar um falante de inglês avançado. Falar inglês avançado talvez não seja tão fácil, mas o esforço vale a pena. Quanto mais você aprende, mais oportunidades estarão disponíveis para você. Quanto mais você aprende, mais fácil vai ficar!

Então continue praticando e falando!

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.