ferramentas-de-aprendizado-de-ingles

Excelentes Ferramentas de Aprendizado de Inglês que Você Já Deve Ter

Se você não estiver usando seu celular para aprender inglês, está perdendo.

Exatamente. Seu smartphone é secretamente uma excelente ferramenta de aprendizado de inglês — e há várias outras bem debaixo do seu nariz.

Acessórios e gadgets que você já possui podem ser usados todos os dias para aprender novo vocabulário em e gramática em inglês ou treinar sua fala e audição. Você só precisa saber como usá-los para o aprendizado de idiomas.

Abaixo, exploraremos como transformar dispositivos do dia a dia em parte da sua estratégia de estudo em inglês.

Transforme seus gadgets favoritos em ferramentas de aprendizado em inglês!

1. Seus sites favoritos

Os sites que você gosta de visitar podem ser ótimas ferramentas para praticar seu inglês. Não me refiro a sites feitos especificamente para ajudá-lo a aprender inglês, como fóruns da WordReference ou BBC Leaning English. Não, estou falando sobre os sites que você visita diariamente ou quase diariamente para entretenimento, ler notícias ou conversar com amigos!

Pode ser que você esteja lendo os sites abaixo em sua língua nativa. Por que não mudar para o inglês e transformar seu tempo online em um treino de inglês?

  • Explore blogs. Blogger, LiveJournal e Tumblr são plataformas populares de blogs que contêm milhares de blogs (diários online) sobre praticamente qualquer assunto. Existem blogs em muitas línguas, mas a base de usuários mais ampla para essas plataformas vem de países de língua inglesa.

Se você seguir alguns blogs em inglês de seu interesse, sempre terá algo novo e interessante para ler, com muito vocabulário e gírias em inglês. Isso também vai melhorar suas habilidades de leitura em geral.

  • Confira Tweets. Twitter é uma plataforma de microblog bem conhecida que limita as postagens a 280 caracteres, o que significa que você pode literalmente ter uma sessão de estudo de cinco minutos enquanto fica por dentro das notícias de suas personalidades e marcas favoritas.

O Twitter oferece uma ampla variedade de conteúdos atualizados a cada segundo do dia, portanto, é garantido que você nunca fique entediado enquanto aprende o vocabulário da moda e aprecia a arte de ser conciso na escrita.

  • Veja e aprenda com o Pinterest. Pinterest é uma rede social que você pode não considerar como uma ferramenta de aprendizado de inglês, mas é perfeita para a construção de vocabulário. Aprender novas palavras através de gráficos e imagens não é novidade, mas o Pinterest é gratuito e oferece uma grande variedade de belas imagens que você pode pesquisar por palavras-chave.

Você pode usá-lo como um dicionário gráfico procurando por uma palavra desconhecida e vendo o que surge como resultado. Cuidado! O Pinterest é muito viciante!

  • Não se esqueça dos vídeos! Vídeos não são apenas divertidos de assistir, mas também são muito fáceis de retroceder e pausar, o que os torna ideais para desenvolver suas habilidades de compreensão e compreensão. FluentU é uma excelente fonte para a prática de inglês através de vídeos. Ele usa vídeos do mundo real — como videoclipes, trailers de filmes, notícias e palestras inspiradoras — e os transforma em experiências de aprendizado de idiomas.

Assim como blogs, há inúmeros tópicos de interesse abordados nesses vídeos e você nem percebe que está praticando inglês enquanto assiste.

2. Seu celular

Os smartphones se tornaram tão comuns que não saímos de casa sem eles. É uma forma de nos mantermos conectados, de passar o tempo, de compartilhar nas mídias sociais e até de trabalhar. Há muitos ótimos aplicativos para aprendizado de inglês disponíveis em smartphones, mas você também pode usar seu celular de uma maneira diferente!

  • Coloque seu telefone em inglês. Acesse as configurações do seu dispositivo e altere o idioma para o inglês, para que os comandos de menu e chamadas sejam exibidos em inglês. Se achou isso bobagem, lembre-se de que os menores detalhes fazem a diferença. Você se acostumará a ver a língua inglesa toda vez que olhar para o seu telefone.
  • Use seu assistente virtual do celular em inglês. Se você possui uma versão mais recente de um dispositivo Android ou um iPhone, provavelmente possui um assistente automático integrado. O recurso Siri do iPhone é o mais conhecido, mas o Android tem sua própria versão. Como as configurações do seu telefone foram alteradas para o inglês, a Siri irá entender se você falar em inglês.

Então comece a falar! Tente dizer coisas simples como “McDonald’s opening hours” ou ”what’s the weather today?” Assim você pratica sua pronúncia e usa os recursos do seu telefone ao máximo!

  • Instale um bom aplicativo de dicionário. Desta forma, você pode sempre procurar palavras inglesas quando estiver estudando. Dicionários de inglês para inglês tendem a ser os mais úteis, mas o Google Tradutor também é útil!

3. O seu aplicativo de música

Ouvir música pode ser uma ótima maneira de praticar o idioma, então se mexa com algumas músicas em inglês! Free Music Archive e Jamendo são excelentes fontes para baixar música gratuita e legalmente. Você também pode conseguir muitas músicas boas de graça na Amazon. É claro que o iTunes e o Google Music oferecem a mais ampla seleção de músicas, se você estiver disposto a desembolsar algum dinheiro pelos seus artistas favoritos.

No entanto, o seu app de música pode fazer muito mais do que apenas tocar música! Em particular, pode armazenar e reproduzir podcasts.

Podcasts são perfeitos para a prática de inglês. Pense em podcasts como programas de rádio, mas adaptados aos seus interesses e baixados diretamente para o seu dispositivo, para que você possa ouvi-los em qualquer lugar.

Existem muitos podcasts destinados especificamente ao aprendizado de inglês (por exemplo, Elementary Podcasts do British Council e 6 Minute English da BBC). Você também pode escolher o seu tema favorito e praticar suas habilidades de escuta em inglês, mantendo-se informado, entretido ou ambos! TED Blog também tem algumas excelentes sugestões de podcast.

Podcasts também podem ser baixados para o seu smartphone ou computador!

4. Seu e-reader

Se você é um leitor apaixonado, pode ser que tenha um leitor de livros eletrônicos como Kobo ou Kindle Esses dispositivos portáteis facilitam o transporte de dezenas ou até centenas de livros com você.

E adivinha? Ler livros em inglês é uma tática de estudo clássica, e um e-reader é a ferramenta perfeita para isso!

  • Se você é iniciante, procure livros que são adaptados para o seu nível, com vocabulário simples e algumas palavras e expressões explicadas.
  • Se você é um aluno intermediário, obras populares de ficção e histórias de detetive podem ser um desafio legal para você!
  • Se você é um aluno avançado, dê uma olhada nos clássicos americanos e britânicos, que geralmente têm estruturas gramaticais mais complexas e um vocabulário muito rico.

Para começar sua jornada de e-reading, tente a lista de Open Culture 800 e-books disponíveis gratuitamente (e legalmente). Kobo oferece uma seleção gratuita de e-books, e muda a cada semana.

Não possui um e-reader? Seu smartphone pode lidar com e-books também. Tanto a loja de aplicativos da Apple e o Google Livros tem milhares de livros disponíveis para download gratuito!

5. Seu caderno (e flashcards!)

O método antiquado e confiável de praticar o inglês está usando caneta e papel. Um caderninho portátil é uma ferramenta flexível de aprendizado do inglês que está disponível para você em qualquer lugar, independentemente de haver ou não um sinal Wi-Fi.

Veja como você pode usá-lo:

  • Pegue um caderno. Você vai transformá-lo em seu próprio pequeno diário em inglês (diário). Crie o hábito de escrever pequenos trechos em inglês sobre o seu dia (diariamente ou em dias alternados). É uma ótima maneira de praticar suas habilidades de escrita em inglês. Você verá rapidamente algumas fraquezas em sua gramática e vocabulário e encontrará áreas para melhorias imediatamente!
  • Faça alguns flashcards. Você os usará para estudar conceitos gramaticais, vocabulário difícil ou qualquer outra coisa em que queira se concentrar. Qualquer conjunto de pequenos cartões de papel em branco servirá para a tarefa. Quando as cartas estiverem prontas, leve-as em seu diário.
  • Aprenda! Agora você tem seu próprio conjunto de estudos para os conceitos de inglês que mais importam. E está pronto para você a qualquer hora e em qualquer lugar, contanto que você o leve com você.

Espero que essas ideias tenham inspirado você a observar mais de perto como você usa seus dispositivos e acessórios favoritos. Todos podem ser excelentes ferramentas de estudo de inglês, quando você quiser. Eles também estarão lá para entretê-lo ou distraí-lo quando precisar de uma pequena pausa.

Bons estudos!

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.