falar-em-publico-em-ingles

5 Técnicas para Falar em Público Perfeitamente em Inglês

O que poderia ser mais temido que a morte?

Aparentemente, para algumas pessoas, é falar em público!

O medo de falar em público tem seu próprio termo: glossophobia.

Você pode entender esse medo caso seja um aluno que já teve que fazer um discurso ou apresentação em inglês.

It is hard enough in your own language, let alone a foreign one!

Mas você pode não ser capaz de evitar falar inglês em público, então você também pode aprender a superar o medo.

Felizmente, será mais fácil do que você pensa.

Neste artigo, vamos compartilhar cinco técnicas para prepará-lo para ser inspirador, e confiante falando em público em inglês.

Quais são as chaves do sucesso?

Qualquer discurso que você precise fazer, de um   apresentação de negócios para uma apresentação pessoal na frente de novos colegas, requer mais do que apenas as palavras faladas. Bom discurso público tipicamente também compreende três tipos principais de comunicação: física, visual e a história.

  • Fisica: Isso inclui sua linguagem corporal e, por vezes, o ambiente que você escolhe para a sua apresentação. Isso diz aos ouvintes como você está confiante sobre o tema e como acessível você será, se tiver alguma dúvida.

Por exemplo, encarar o público com um sorriso e uma postura direta ajudará você a parecer confiante e amigável, fazendo com que o público tenha mais probabilidade de ouvir e confiar em seu discurso . Muitas pessoas tendem a ignorar esse aspecto enquanto se preparam para o discurso público, mas a comunicação física pode deixar uma impressão duradoura na platéia.

  • Visual: Isso inclui fotos, tabelas e gráficos, slides do PowerPoint — qualquer elemento visual que reforce sua fala e ajude o público a acompanhar. Você pode usar uma apresentação de slides projetada em uma tela ou levar objetos físicos para o palco com você.
  • História: A história é o cerne do seu discurso. Envolve tanto as palavras que você diz quanto o conteúdo emocional delas — assim também determina sua comunicação física e visual.

Por exemplo, se você está contando uma história inspiradora, sua expressão facial deve ser edificante e não séria. Da mesma forma, se você apresentar os resultados de negócios do primeiro trimestre, seus recursos visuais provavelmente deverão incluir gráficos e gráficos, mas não fotografias.

5 técnicas para alcançar a perfeição de falar em público em inglês

1. Aprenda as principais frases em inglês para discursos

É aterrorizante quando você tem que dar uma palestra na frente de um grupo de pessoas em uma língua estrangeira. Além das preocupações padrão como “E se eu for muito chato” ou “E se minha mente ficar em branco”, você tem uma preocupação extra: a barreira do idioma.

Ao memorizar estas frases-chave, você tem um conjunto de ferramentas para manter seu discurso no caminho certo. Sempre que você começar a se sentir nervoso, apenas use uma dessas frases para adicionar alguma estrutura ao seu discurso . Contanto que você ensaie muito bem, lembrar destas frases em momentos críticos não será nenhum esforço e você ficará surpreso com o modo como essa operação suave ajudará sua confiança.

Você pode até gravar a si mesmo dizendo essas frases. Se possível, obtenha feedback de outras pessoas sobre as gravações.

Aqui estão algumas frases para diferentes fases de uma apresentação.

Se aqueça agradecendo ao público:

É sempre difícil começar uma apresentação, pois o público nem sempre está totalmente focado. Algumas pessoas podem se distrair porque chegaram um pouco tarde, outras podem deixar sua mente vagar, pois não sabem o que esperar. Não inicie seu conteúdo imediatamente, comece com a atenção total do público.

Você pode usar uma das seguintes frases para aquecer e agradecer aos seus ouvintes:

  • Thank you all for being here today.
  • I’m happy to see you all today.
  • It’s my honor that you are joining me for this presentation.

Apresente seu tópico ou o motivo do seu discurso:

Depois de agradecer ao público, deixe claro que você está começando sua conversa com uma dessas frases.

  • Let me begin with…
  • I’d like to start by telling you about…
  • Today I am going to present…

Interaja com o público:

Embora seja o seu palco, você não deve simplesmente falar o tempo todo. Convide o público a fazer perguntas, dar feedback e fornecer comentários. Essa é uma ótima maneira de mantê-los envolvidos. Aqui estão algumas frases para dar espaço para a interação do público, em momentos específicos ou em todo o seu discurso:

  • Before I move on, does anyone have any questions?
  • I’d like to pause now and give you an opportunity to respond.
  • Please feel free to raise your hand if you have a question at any point during my talk.

Certifique-se de abordar as opiniões deles, mesmo que sejam diferentes das suas. Aqui estão algumas frases que você pode usar nessa situação.

  • I hear what you are saying, but let me draw your attention to…
  • Would you like to explain more about…
  • Are there any other comments about this point before I give my response?

Conclua a apresentação:

Não esqueça de agradecer novamente ao público antes de terminar. Use uma das seguintes expressões:

  • Thank you all for your time and attention.
  • With that, I want to wrap up (end) my presentation. Thank you for listening.
  • I’d like to end my presentation here. Thanks for coming and if you have any more questions, I’d be happy to answer them afterward.

2. Domine a Arte de Contar Histórias

Por que estamos esperando ansiosamente pela próxima temporada de “Game of Thrones” ou choramos ao ler “The Hunger Games?”

É tudo sobre a história. Se você quer engajar seu público, também precisará aprender a arte de contar histórias. Mesmo algo tão seco quanto uma revisão de desempenho trimestral deve ter uma história sobre como e porque esses números existem.

Por exemplo, analise alguns grandes discursos e seus componentes da história. Talvez você possa começar com um dos seguintes procedimentos:

É claro que contar histórias não é algo que você pode aprender rapidamente e dominar depois de algumas horas, mas podemos ajudá-lo a entender uma boa história e aplicar os princípios ao seu próximo evento .

Introduce characters and the problem:

Você precisa apresentar os personagens de sua história e seu problema o mais breve e claramente possível. Por exemplo, se você apresentar um projeto para construir uma nova escola em áreas remotas em seu país, deve informar seu público sobre algumas crianças que vivem nessas áreas e sobre os problemas que elas enfrentam devido à falta de educação formal. Antes de mergulhar em quão benéfico seria seu projeto, permita que o público se conecte com essas crianças e entenda sua situação.

Aqui está um exemplo do que você pode dizer:

“Let’s first meet Ching. She is 10 years old. Every day, instead of going to school like other children her age, Ching goes to the field.”

Explique o plano para resolver o problema:

Dizer às pessoas sobre um problema é apenas o começo. Você precisa armar seu público com um plano e mostrar a ele como esse problema pode ser resolvido.

Ao orientar os ouvintes em cada etapa de resolução do problema, você aumenta o ritmo e os mantém engajados. Você pode usar essa estrutura para descrever seu plano:

First, we will [do X]. Then, when [X] is ready, we can follow up with [Y]. Providing that everything goes as planned, after three months, we can start [Z].”

Ofereça um final feliz:

Por que ainda contamos contos de fadas?

Porque seus finais felizes nos trazem esperança. Você quer dar o mesmo sentimento ao seu público. Portanto, você deve explicar como seu plano ou as informações em sua apresentação ajudarão a alcançar um final feliz para sua história.

Você pode dizer algo assim:

“Based on the statistics, I believe that this plan could work to help the children in need and solve their education problem in the long run.”

3. Aprenda Inglês Linguagem Corporal com FluentU

Comodiscutido acima, você precisa expressar confiança quando fala em público. Sua crença em sua própria capacidade e em suas opiniões pode ser ainda mais evidente na maneira como você segura seu corpo do que em suas palavras.

Mas toda cultura tem regras diferentes para comunicação física. Se você não cresceu em um ambiente de língua inglesa, talvez não saiba em quais tipos de linguagem corporal seu público responderá.

FluentU é uma ótima ferramenta para aprender rapidamente usando vídeos autênticos em inglês. FluentU oferece vídeos reais em inglês, incluindo discursos e palestras, além de trailers de filmes, clipes do YouTube, videoclipes e muito mais, que foram transformados em aulas personalizadas de inglês.

Isso significa que você pode observar como os falantes nativos de inglês se posicionam, se movimentam e gesticulam ao fazer discursos públicos, sem se preocupar que você não entenderá a fala em si. Você recebe legendas interativas e pode clicar em qualquer palavra para uma definição instantânea e ajuda visual. Há também transcrições completas, flashcards e testes divertidos para ajudar você a construir ativamente suas habilidades linguísticas enquanto assiste.

Você pode começar com vídeos como essa palestra do ex-presidente dos EUA Barack Obama ou deste discurso de aceitação de um prêmio por Oprah Winfrey. Ao assistir a esses e outros vídeos, preste atenção especial ao seguinte:

  • Postura
  • Gestos de mão
  • Contato visual

Os vídeos são organizados por gênero e nível de aprendizado, por isso é fácil encontrar os que funcionam para você. Você pode explorar a biblioteca completa gratuitamente com uma avaliação FluentU. Ao assistir algo que ressoa com você, grave a si mesmo imitando a fala, bem como a linguagem corporal do orador. Assista ao seu vídeo e compare-o com o original. Qual versão você acha que o público preferiria?

4. Incorpore Pausas e Tensões

Às vezes, você faz impressiona mais ao parar do que falando. As paradas oferecem intervalos em sua palestra e dão ao público tempo para processar suas ideias. Às vezes, eles também ajudam a aumentar a pressão ou liberá-la.

Oradores públicos, especialmente comediantes, usam muito essa técnica.

Em particular, tente pausar:

  • Depois de palavras-chave e ideias críticas
  • Durante as transições de um segmento do seu discurso para outro
  • Após notar algo em um gráfico, tabela ou outro visual

Tensão é outra maneira de dar ritmo a sua fala e ajudar seu público a entender. Por outro lado, se você ignorar a tensão ou colocá-lo nos lugares errados, isso pode distrair seu público.

Para praticar isso, escolha um discurso inspirador em inglês e identifique as pausas e palavras ou sílabas tensionadas. Grave a si mesmo fazendo o mesmo discurso e compare-o com o original. Gosto de fazer este exercício com apresentações de comédia, pois acredito que os comediantes são os mestres das pausas e do estresse. Caso queira experimentar, aqui está uma Playlist do YouTube com promoções especiais populares para você escolher.

5. Prática, Prática, Prática

Por último, mas não menos importante: a prática leva à perfeição.

A melhor maneira de melhorar sua fala em inglês é praticar palestras em inglês em público. Você descobrirá com o que você mais sofre, seja mantendo a linguagem corporal dominante, elaborando uma história convincente ou qualquer outra coisa. Você também descobrirá as situações em que você pode ter perdido a atenção de seu público.

Antes de ir ao público, você também deve praticar em casa. Se você for fazer uma apresentação, faça quantas vezes puder em casa, na frente do espelho ou de uma câmera. Observe-se em ação ou revise sua fala depois.

Se você gravar sua fala, pode ser útil para obter feedback de outras pessoas, especialmente falantes nativos de inglês. Eles podem apontar quaisquer problemas com sua pronúncia e os lugares que você coloca o stress da palavra. Também podem te deixar ciente de linguagem corporal que pode parecer negativa para um público falante de inglês.

Se você quer mais treinos para falar em público antes de ter que fazer um discurso importante no trabalho ou na escola, pode participar de grupos como o Toastmasters International ou reuniões de fala em público em sua área. Você conhecerá outras pessoas que estão entusiasmadas com falar em público e que estão dispostas a ajudá-lo a melhorar suas habilidades.

Falar em público é uma grande habilidade para se ter, mas não é algo fácil de dominar. No entanto, aprendendo as técnicas deste artigo, você adquirirá as ferramentas e ganhará confiança para a próxima vez que precisar falar diante de um grupo de pessoas em inglês.

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.