escrita-descritiva-ingles

Quer Escrever Redações mais Poderosas? 3 Truques de Escrita Descritiva em Inglês que Você Precisa

Deixe suas palavras mais coloridas

Use inglês descritivo para tornar sua escrita mais poderosa e vibrante.

Faça o leitor dizer: “Sinto como se estivesse aí!”

Mas como?

Não é tão difícil quanto você imagina. Você pode contar histórias melhores e escrever redações melhores simplesmente usando truques de escrita descritiva em inglês, em vez de palavras básicas de vocabulário.

Textos, cartas e e-mails  vão se transformar de preto-e-branco em um arco-íris em pouco tempo.

Por que a escrita descritiva é importante?

Ser capaz de escrever de forma descritiva significa dar vida a uma imagem ou ideia usando o poder das palavras. Esta é uma habilidade que irá ajudá-lo em todos os tipos de situações, desde escrever redações escolares até apresentar idéias no trabalho, compartilhar histórias com seus amigos.

Quando você consegue se comunicar descritivamente, sua personalidade começa a brilhar em como você fala e escreve.

As técnicas descritivas também permitem que você seja criativo e experimental com o aprendizado do inglês. Praticar exercícios de escrita criativa é uma maneira divertida de melhorar sua gramática e vocabulário, mesmo sem perceber que você está fazendo isso. Você também poderá apreciar todos os tipos de textos fictícios e impressionar seus amigos com o seu conhecimento da literatura inglesa.

3 ingredientes secretos para a escrita descritiva perfeita em inglês

escrita descritiva inglêsPara cada uma das técnicas de redação descritiva em inglês abaixo, também forneceremos alguns exercícios criativos para praticar o uso imediato. Além destes exercícios, não deixe de usar os vídeos em inglês reais no FluentU para continuar construindo seu vocabulário descritivo.

Você ouvirá um inglês descritivo de discursos inspiradores, filmes cheios de ação e muito mais — tudo superalimentado com ferramentas de aprendizado de idiomas. Cada vídeo vem com legendas interativas, flashcards e testes divertidos para você aprender enquanto assiste. É uma das maneiras mais divertidas e efetivas de aprender inglês poderoso da maneira como os falantes nativos realmente o usam.

1. Imagens sensoriais

Imagens sensoriais são o que podemos identificar usando nossos cinco sentidos: visão, tato, olfato, audição e paladar. Imagens sensoriais ajudam a criar uma impressão vívida de um ambiente.

Imagine que lhe pediram para escrever um ensaio sobre um castelo que você visitou em férias. Se você descrever o castelo como “grande e velho”, a pessoa que está lendo não recebe muita informação.

Mas se você descrever isso como “frio, úmido e sombrio”, o leitor terá uma compreensão muito melhor do castelo (de repente não parece muito atraente). Imagens sensoriais mudaram completamente a atmosfera.

As imagens sensoriais devem ser específicas, detalhadas e envolventes. Os detalhes devem fazer com que o seu leitor sinta como se estivesse pisando dentro de uma fotografia e experimentando por si mesmo.

Não se pressione para dominar essa habilidade imediatamente. Como todas as coisas novas, isso simplesmente requer prática…

Como praticar o uso de imagens sensoriais: Journaling e mapas mentais

A melhor maneira de entender seus sentidos é usá-los! Manter um diário (journaling) em inglês é uma ótima maneira de rastrear suas experiências e fazer anotações de novo vocabulário descritivo. Um diário não é apenas um exercício desafiador, mas também é ótimo para sua saúde mental.

Escolha uma memória chave do seu dia. Pode ser o seu momento favorito, ou apenas algo simples como fazer uma xícara de chá no escritório. Escreva isso no meio da sua página.

Para este exemplo, vamos imaginar que você tomou café com um amigo.

Comece perguntando a si mesmo questões que envolvem cada um dos seus sentidos. O que seu amigo estava vestindo? Qual era a textura do material? Como era o aroma do café? Você poderia sentir o cheiro de alguma coisa no café, como o café da manhã? Anote tudo o que você lembra.

Depois de obter todos os detalhes importantes, é hora de começar a ramificar. Como esses detalhes fazem você se sentir? Um determinado som lembra alguma coisa ou algum outro lugar? Desafie-se a obter o mais detalhado possível e mantenha um dicionário à mão para adicionar novas palavras que você possa estar procurando.

escrita descritiva inglêsSe journaling não faz seu estilo, você pode fazer um rápido mapa mental sensorial no Wordle. Este é um ótimo exercício para quando você tem alguns minutos de folga na escola ou no trabalho.

Na caixa de texto, digite uma lista de tudo que você pode ouvir, cheirar, ver, tocar e provar na sala ao seu redor. O Wordle criará automaticamente uma nuvem colorida de palavras inglesas descritivas que você pode imprimir e usar para inspirar sua escrita.

2. Verbos dinâmicos

Os verbos dinâmicos são usados para descrever atividades e movimentos. Esses verbos descrevem ações, como correr, pular e gritar.

Os verbos dinâmicos são cruciais para a escrita descritiva. Quando você está aprendendo alguma língua, você sempre começará com os verbos mais fundamentais. À medida que avança, você verá que existem centenas de maneiras alternativas de descrever suas ações em inglês e cada uma delas cria um clima diferente.

Tome esta frase como um exemplo:

John throws the ball.

To throw” é um verbo dinâmico bastante comum. Nos diz qual ação John fez, mas não fornece muitas pistas sobre como. Agora pegue este exemplo:

John hurls the ball.

O verbo “to hurl” significa lançar algo com grande força. Ao variar nossa escolha de verbo dinâmico, agora sabemos que John é um esportista agressivo e não precisamos adicionar palavras extras.

Como praticar o uso de verbos dinâmicos: Histórias folclóricas e contos de fadas

Histórias populares e contos de fadas são um ótimo lugar para encontrar verbos dinâmicos em inglês úteis. Estas histórias são muitas vezes contadas em frases curtas e simples, porque tiveram que ser memoráveis o suficiente para passar de boca em boca. Além disso, histórias que vêm de tradição oral costuma, ser rápidas e baseadas em ações, o que as torna ótimas para este exercício.

Escolha uma história folclórica bem conhecida na sua própria língua. Pode ser um que você conhece de memória ou um livro em que você se agarrou. Escreva um esboço básico da história em inglês.

Agora observe e destaque todos os verbos dinâmicos. Como você pode variar para mudar o ritmo e o clima da história?

Por exemplo:

The witch laughs and dances around her cauldron while the children cry.

The witch cackles and cavorts around her cauldron while the children whimper.

3. Adjetivos Poderosos

Adjetivos poderosos podem ser alternativas para palavras que usamos em excesso na linguagem cotidiana, como “bom”, “ruim”, “feliz” e “triste”. Essas palavras fazem um excelente trabalho ao descrever nossos sentimentos, mas podem se tornar um pouco repetitivas.

Especialmente quando você está escrevendo um ensaio em inglês, você quer impressionar seu leitor usando palavras mais descritivas.

Olhe através de alguns de seus escritos mais antigos. É provável que você tenha usado frases como “muito bom” ou “muito interessante” para reforçar seus pontos. Estas são oportunidades para escolher adjetivos mais poderosos, para que você possa descrever muito com menos palavras.

Modificadores como “muito” e “realmente” podem ser úteis, e falantes de inglês os usam o tempo todo – então não há necessidade de jogá-los fora todos juntos. No entanto, você deve usá-los com moderação e evitá-los em ensaios descritivos.

Como praticar usando adjetivos poderosos: Corrida de palavras e “me venda esta caneta!”

Um exercício de corrida de palavras leva apenas 15 minutos ou mais. Escolha um adjetivo que você se encontra exagerando e escreva no meio de um pedaço de papel. Defina um temporizador por cinco minutos e veja quantos sinônimos você pode escrever na página.

Quando o tempo acabar, pegue uma cor diferente e use isso para adicionar outras alternativas que você encontrar no dicionário de sinônimos. Coloque o papel em algum lugar que você verá e desafie-se a substituir a palavra original por uma das novas da próxima vez que estiver prestes a escrevê-la.

Outra maneira divertida de praticar seus adjetivos é experimentar o notório desafio “Me venda esta caneta” do filme “O Lobo de Wall Street”.

Imagine que você tenha que vender a alguém uma caneta perfeitamente normal. Que tipo de adjetivo descritivo poderoso você pode usar para parecer novo e extraordinário? Este é mais complicado do que você pensa, mesmo para falantes nativos de inglês!

A escrita descritiva em inglês pode parecer assustadora no papel, mas é muito menos assustadora na prática. Se você está comprometido em alcançar um bom grau de fluência, ser capaz de escrever de forma descritiva é o caminho chave para se articular claramente. Se você pretende se divertir com a sua escrita, em breve os ensaios de inglês serão muito menos trabalhosos do que o esperado.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.