enfase-em-ingles

8 Regras de Ênfase para uma Comunicação Clara em Inglês

Quando você fala inglês, você diz as palavras uniformemente ou as canta?

Você deveria estar cantando!

Não, não estou falando de karaokê.

O que quero dizer é que sua entonação e tom de voz devem flutuar (subir e descer)

Você deve produzir alguns sons mais longos que outros.

Deve haver um ritmo para suas frases em inglês. Não deve soar plano, monótono (tudo no mesmo tom) e chato!

Eu sei que parece um desafio adicional, especialmente quando falar Inglês já é difícil.

No entanto, quando você pronuncia cada pedacinho de uma palavra e frase com o mesmo tom, volume e duração, pode ser difícil para os falantes nativos entenderem.

Vamos começar com um exemplo da vida real.

Por que a ênfase importa em inglês?

Para Saskia, essa frase era compreensível:

“Dessert is my favorite thing!”

Mas quando ela disse isso a um amigo falante nativo de inglês, ele pareceu confuso e perguntou a ela:

“Why? It’s just sand and has no life. It could also be dangerous!”

Foi quando Saskia ficou intrigada.

Consegue adivinhar a origem do problema?

Bem, o problema aqui é a ênfase, ou tensão da palavra. Saskia usou a palavra corretamente (“dessert” – sobremesa), mas disse isso com ênfase no lugar errado e a palavra soou como “desert” – um lugar perigoso e seco.

Este é apenas um exemplo do quão importante é a ênfase da palavra para você melhorar sua pronúncia e falar inglês como um falante nativo. Talvez você ainda não saiba muito (ou absolutamente nada) sobre a ênfase das palavras em inglês, mas, acredite, é a chave para melhorar suas habilidades de comunicação, para falar com um falante nativo de inglês e ouvir a língua inglesa.

Além disso, não estou apenas dizendo a você o quanto é importante a ênfase das palavras. Este guia mostrará o básico deste desafio de pronúncia, com oito regras para começar a fazer o certo.

O que é a ênfase em uma palavra?

Em inglês, as partes de pronúncia individuais de uma palavra (ou seja, sílabas – que discutiremos em breve) não são pronunciadas com o mesmo peso. Uma sílaba recebe mais ênfase que as outras.

Por exemplo, existem três sílabas na palavra “beautiful” / BEAU-ti-ful / e a maior tensão cai na primeira, /BEAU/. (Observe que neste guia, demonstrarei a tensão em uma palavra capitalizando todas as letras que compõem a sílaba.)

Agora que você tem a definição de enfâse na palavra, vamos mergulhar mais profundamente nas sílabas para compreender esse conceito.

Identificando sílabas para entender a ênfase correta das palavras

Uma sílaba é uma unidade de pronúncia com um som de vogal. Uma palavra pode ter uma sílaba (como “an” ou “can”) ou mais, como “po-lice” (duas sílabas), “com-pa-ny” (três sílabas), “ne-ce-ssa-ry“(quatro sílabas), etc.

Só por diversão, você conhece a palavra inglesa com mais sílabas?

A resposta é “antidisestablishmentarianism“. (A oposição da crença de que não deveria haver uma igreja oficial em um país.)

A palavra possui 12 sílabas!

Lembre-se de que as sílabas não são semelhantes às letras. Por exemplo, “scratch” tem sete letras, mas uma sílaba, enquanto “umami” tem cinco letras, mas três sílabas. Qualquer que seja a palavra, preste atenção nas vogais porque uma delas será onde você encontrará a ênfase de uma palavra.

Características de uma sílaba tônica

Agora você sabe que precisa enfatizar uma vogal específica em uma sílaba específica de uma palavra. No entanto, você ainda pode se perguntar exatamente como fazer isso. Vamos dar uma olhada no padrão de fala de um falante nativo.

Quando um falante nativo enfatiza uma sílaba em uma palavra, eles fazem o seguinte:

  • Produzem uma vogal mais longa
  • Aumentam o tom da sílaba para um nível mais alto
  • Dizem a sílaba em um volume mais alto
  • Pronunciam com clareza
  • Criam um movimento facial mais distintivo

Não se esqueça destes cinco recursos da próxima vez que pronunciar uma palavra!

Recursos para aperfeiçoar suas ênfases

Antes de entrar nas oito regras da ênfase nas palavras, aqui estão alguns recursos para aprender sobre esse importante fator da pronúncia em inglês:

  • Forvo – Forvo é definitivamente um dos dicionários de áudio mais populares no mercado. São fornecidas traduções ao digitar uma palavra em inglês, e um mapa é exibido para fornecer clipes de áudio de como as pessoas dizem a palavra em vários dialetos. Para sua conveniência, associamos as palavras do guia a esse recurso para que você possa ouvir a pronúncia imediatamente.
  • Merriam-Webster – Merriam-Webster é um dicionário bem conhecido e tem definições de alta qualidade, todas disponíveis offline. Permite que você salve favoritos, conta com uma palavra do dia e acompanha suas pesquisas recentes. Também está disponível como um aplicativo para iOS e Android. Outros dicionários com citações de pronúncia que você pode conferir são MacMillan e Cambridge.
  • English Club – English Club é um site popular para alunos e professores de inglês. Fornece lições de gramática em partes pequenas e fáceis de entender. Há também testes e jogos divertidos para que você possa praticar o conhecimento que você aprende. É totalmente gratuito. Você também pode encontrar mais testes e exercícios em Word Stress Rules e esl-lounge.

8 regras de ênfase de palavras para melhorar sua pronúncia em inglês

1. Substantivos e adjetivos com duas sílabas

A regra: Quando um substantivo (palavra que se refere a uma pessoa, coisa, lugar ou qualidade abstrata) ou um adjetivo (palavra que fornece informações sobre um substantivo) tem duas sílabas, a ênfase geralmente está na primeira sílaba.

Exemplos:

table /TA-ble/

scissors /SCI-ssors/

pretty /PRE-tty/,

clever /CLE-ver/

Exceções: Infelizmente, existem exceções a essa regra. Pode ser que uma palavra tenha sido emprestada de outra língua ou possa ser totalmente aleatória. Você apenas tem que aprender esses “outsiders” de cor. Aqui estão três palavras para você começar:

hotel /ho-TEL/

extreme /ex-TREME/

concise /con-CISE/

2. Verbos e preposições com duas sílabas

A regra: Quando um verbo (palavra que se refere a uma ação, evento ou estado de ser) ou uma preposição (palavra que vem antes de um substantivo, pronome ou a forma “-ing” de um verbo, e mostra sua relação a outra palavra ou parte da oração) tem duas sílabas, a tensão é geralmente na segunda sílaba.

Exemplos:

present /pre-SENT/

export /ex-PORT/

aside /a-SIDE/

between /be-TWEEN/

3. Palavras que são ao mesmo tempo substantivo e verbo

A regra: Algumas palavras em inglês podem ser um substantivo e um verbo. Nesses casos, o substantivo tem sua ênfase na primeira sílaba e, com o verbo, a ênfase cai na segunda sílaba.

Se você estiver prestando atenção, verá que essa regra é uma derivação das duas seções anteriores e observa algumas das mesmas palavras. No entanto, esta é uma seção separada, pois esses pares de palavras são relativamente comuns em inglês e podem causar mal-entendidos devido à mesma ortografia.

Exemplos:

present /PRE-sent/ (um presente) vs. present /pre-SENT/ (apresentar algo)

export / EX-port / (a prática ou negócio de vender mercadorias para outro país ou um artigo que é exportado) vs. export/ ex-PORT / (vender bens para outro país)

suspect / SU-spect / (alguém que a polícia acredita ter cometido um crime) vs suspect / su-SPECT / (suspeitar – acreditar que algo é verdade, especialmente algo ruim)

Existem, no entanto, exceções a essa regra. Por exemplo, a palavra “respect” enfatiza a segunda sílaba quando é um verbo e um substantivo.

4. Palavras de três sílabas terminadas em “er” e “ly

A regra: Palavras com têm três sílabas e terminando em “-er” ou “-ly” costumam enfatizar a primeira sílaba.

Exemplos:

orderly /OR-der-ly/

quietly /QUI-et-ly/

manager /MA-na-ger/

5. Palavras terminadas em “ic”, “sion” e “tion

A regra: Quando uma palavra termina em “ic”, “sion” ou “tion”, a ênfase é geralmente na penúltima sílaba. Você conta as sílabas de trás para frente e coloca ênfase no segundo a partir do final.

Exemplos:

creation /cre-A-tion/

commission /com-MI-ssion/

photographic /pho-to-GRA-phic/

6. Palavras que terminam em “cy”, “ty”, “phy”, “gy” e “al”

A regra: Quando uma palavra termina em “cy”, “ty”, “phy”, “gy” e “al”, a ênfase é muitas vezes na antepenúltima sílaba. Da mesma forma, você conta as sílabas de trás para a frente e coloca uma ênfase na terceiro a partir do final.

Exemplos:

democracy /de-MO-cra-cy/

photography /pho-TO-gra-phy/

logical /LO-gi-cal/

commodity /com-MO-di-ty/

psychology /psy-CHO-lo-gy/

7. Substantivos compostos

A regra: Na maioria dos substantivos compostos (substantivo composto de duas ou mais palavras existentes), a ênfase está no primeiro substantivo.

Exemplos:

football /FOOT-ball/

keyboard /KEY-board/

8. Adjetivos compostos e verbos

A regra: Na maioria dos adjetivos compostos (um único adjetivo feito de mais de uma palavra e muitas vezes ligado por um hífen) e verbos compostos (um verbo de várias palavras que funciona como um único verbo), a ênfase está na segunda palavra.

Exemplos:

old-fashioned /old-FA-shioned/

understand /un-der–STAND/

Dominar as ênfases corretas nas palavras não é fácil, pois existem muitas regras e exceções. Enquanto os falantes nativos fazem isso naturalmente, alunos de inglês precisam chegar lá por meio de muita prática e repetição.

Essas oito regras neste guia podem parecer um pouco esmagadoras, mas funcionam como referências. Da próxima vez que você ouvir uma palavra ou procurar algo em um dicionário, volte a essas regras.

Crie o hábito de estar mais consciente do que você aprende e em breve você aperfeiçoará sua pronúncia.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close